Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

samuel gomes

Quando eu vou ser um ótimo programador?

Recommended Posts

Galera

Eu fico meio deprimido as vezes com minha vida de programador

Eu fico vendo sistemas muito fodas rodando, e fazendo a diferença no mundo

Ai eu penso comigo mesmo, quando eu vou conseguir fazer um sistema foda?

Mesmo sabendo que esses sistemas são feitos por muitas pessoas, e tudo mais.

Eu sei programar em php , conheço orientação a objeto, sei um pouco de javascript, e faço sisteminhas básicos, mas não consigo sair disso

As vezes eu quero pegar algum projeto no github e poder contribuir, mas não consigo, pois os código são gigantes, não consigo debugar. Fico perdido. Mesmo conhecendo design patterns, oop, e tudo mais.

O que um cara sozinho consegue fazer? Quando eu vou poder me considerar um programador foda?

Eu fico vendo por exemplo um sistema operacional como o windows. Por mais programação que eu conheça, eu duvido que um dia eu vou conseguir pegar o código fonte desses sistemas, e fazer algo de útil.

Ou quando eu vejo o zend framework 2. Eu não consigo entender o código fonte. Sei usar o framework, mas me perco no código fonte

Se continuar assim, acho q vou mudar de área. Não me sinto produtivo com programação

Será que alguem pode me ajudar com palavras positivas?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo depende da prática. Você cresce conforme a experiência.

Estudar é importante, claro. Mas colocar em prática o que estuda é fundamental.

Querer comparar uma aplicação PHP com um SO não faz sentido. São coisas totalmente diferentes. Um SO tem centenas de conceitos que não usamos diretamente em um sistema Web. A maioria deles está implementada na própria linguagem ou é gerenciada pelo próprio SO.

Quanto ao fonte de um framework, considere que ele foi escrito durante anos. Há várias técnicas e conceitos envolvidos nisso. Você não vai entender tudo de uma hora pra outra.

Eu não quero desiludir você e nem te dar falsas expectativas. A decisão sobre ser ou não programador deve vir de você,

Se você gosta disso, estude, estude e estude ainda mais. Todo dia terá coisas novas na área de TI. Isso é inevitável.

Se acha que não é pra você, não insista. Fazer o que não gosta só trará frustrações. Siga seu instinto.

Recomendo ler este artigo: http://rberaldo.com.br/boas-praticas-programacao-php/

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já foi um programador ótimo, quando todo mundo usava VB6 e quase ninguem tinha internet.. cara eu era um mestre mesmo, minha lógica ia longe.

Hoje to levando laço na web, porque infelizemnte não se consegue mais ficar apenas no php banco e javascript, todo dia surge uma nova encrenca e o código que vejo hoje pra mim é grego, agora é celular, ipad etc.. não existe compatibilidade entre os browser e a putaria rola solta entre eles..

Eu sou um cara que já foi um ótimo, hoje eu me apavoro com tanta opção.

Antes com apenas 1 hora eu resolvia o problema e já deixava funcionando.

Hoje eu preciso de uns dois dias apenas pesquisando todas as opções e anotando as ideiais, pra depois aprender como usar novos recursos que são novos que nunca usei.

Compartilhar este post

Link para o post

Como dizia Oliver W. Holmes, escritor e médico norte-americano, o mais importante da vida não é onde estamos, mas em que direção estamos nos movendo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Parte de um artigo que li o ano passado, e é um tapa na cara de muita gente, acredito que você encaixa no sétimo "Falta de confiança em si mesmo"

1. Falta de consciência: dos seus pontos fracos, das suas limitações, do que você ainda não domina, do que precisa ser melhorado, das oportunidades que aparecem, de quem você é, do quanto ainda falta para caminhar, do que já conseguiu, do seu papel na sociedade, do que o mundo espera de você.

2. Falta de educação: para entender o que acontece à sua volta, para ser mais racional e menos emotivo, para discutir com mais propriedade e discernimento, para não sair disparando bobagens a qualquer preço, para contribuir mais e destruir menos, para não ser refém dos pensamentos alheios, para sofrer menos.

3. Falta de coragem: na maioria das vezes, o desafio não é aperfeiçoar a capacidade de realizar e sim o desafio de começar e continuar caminhando. Em qualquer lugar do mundo, feito será sempre melhor do que perfeito. Você é capaz de transformar iniciativa em paixão e prática? Se não consegue, pare de reclamar do chefe, do salário e da empresa onde trabalha, isto é o melhor caminho para a depressão.

4. Falta de foco: você nunca vai conseguir agradar a todos, portanto, quanto mais você pensa, quanto mais você espera, quanto mais você muda e quanto mais você empurra com a barriga, baseado no que outros estão querendo ou dizendo, mais se distancia do seu objetivo. Quem quer ser tudo para todos acaba não sendo nada.

5. Falta de regularidade: quando você está trabalhando duro num determinado projeto, escrevendo um artigo, um plano de negócio, um livro ou qualquer coisa que o faça sair do lugar, a coisa mais contraproducente do mundo é parar para ler um e-mail idiota que acabou de chegar, entrar no Facebook ou correr para o YouTube a fim de curtir o vídeo que o amigo mandou pelo whatsapp. Sem regularidade, sua ideia morre no papel.

6. Falta de consistência: sustentar uma ideia ou uma posição requer conhecimento sobre o assunto, não basta ser mais um na multidão. Os discursos de Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King nunca mudaram. Sem consistência, a mensagem se perde, sua integridade também. Não existe nada pior do que ensinar e não praticar. Quem vai acreditar em alguém que muda de ideia e opinião o tempo todo?

7. Falta de confiança em si mesmo: se você fica o tempo todo se comparando a alguém que parece estar melhor do que você, o sofrimento triplica; pare de fazer comparações inúteis, cada um tem a sua própria história e faz o seu próprio caminho; é como abrir a Revisa Você S/A ou a Boa Forma e constatar que todo mundo está bem, menos você; em resumo, pare de sofrer, acredite mais em si mesmo.

Sendo mais prático, não espere ser escolhido, escolha você mesmo. Saia do lugar, pague o preço, seja um iniciador por natureza. Esperar por um investidor, uma oportunidade para falar, uma promoção, um aumento ou o reconhecimento do chefe pode ser uma péssima escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Williams Duarte assino em baixo em boa parte.

Mas quero deixar minha contribuição tb que se encaixa muito bem no que foi falado aqui, mas pode ser visto poor alguns como algo muito exagerado.

São dicas que voce pode pegar ou não, tudo mdepende de voce e do que voce que.

Todo que vou escrever aqui é o que recentemente estava acontdecendo comigo e acredito que nao estava dando certo.

1º ponto Começando pelo trabalho:

começa às 07:00 até meio dia, almoça na esquina porque é pertinho e nao vale a pena ir prta casa almoção pela distancia etc.. sai do trabalho às 18:00 ou 19:00.. ou seja das 07:00 até as 19:00 ou mais poi se demorar pra chegar em casa pode ser que vá ate ás 20:00...

2º ponto Casamento ou namorada

Voce está cansado de trabalhar o dia todo, mas mesmo assim tem que marcar presença com sua esposa ou sua namorada, na segunda olha um filme com ela, na terça vai jantar fora, ma quarta vai em um aniverssário de parente, na quinta vai na amiga, na ---ta já se prepara pro final de semana,

3º Outros eventos e obrigações durante a semana

Voce pode ter um cachorro para levar pra passear durante a semana , pode ser menvbro de algum clube, maçonaria, Lions, rotari, pode quere sair com os amigos pra tomar uma cervejinha, olhar um jogo no brasileirao ou nos estaduais, copa do brasil ou libertadores. ou é um fanatico religioso e tem que ir nos cultos.. etc etc..

4º Final de semana

Voce vai visitar sua avô, ou seus pais, fazer um churrasco no domindo ou uima pizza ou lasanha aos sabados, as vezes em outras cidades.

O que sobrou para voce, para suas idéias geniais e seus projetos?

Provalvelmente algumas horas tipo umas 3 horas por dia, cansado com sono e cheio de problemas na cabeça, com dores nas costas dores nos braços e pressão sobre seus ombros.

Em 10 ou 20 anos assim nessa rotina o que voce vez pra você?? Provalvelmente sobreviveu. Juntou alguns bens materiais ? quem bom.

Não deixe nenhum mulher, dogmas de religiões ou sua propria fámilia fazer voce desistir dos seus sonhos, todos nós temos capacidades, todos nós somos gênios, basta conhecermos nós mesmo e conseguir ver nossas possibilidades.

Sou solteiro, moro com os pais, acham que me envergonho disso? claro que não, estou morando com quem realmente me ama, trabalho em casa pra poder viver melhor com minha familia, e todo tempo que tenho disponívelo aplico nos meus projetos. Imagine se tivesse feito isso 15 anos atras??

Estou longe da minha meta ,mas estou caminhando.

Com 3 hoas por dia que eu tinha pra mim antes os meus projetos ficariam prontos daqui uns 300 anos, ouse fisesse de qualquer jeito por falta de tempo seria tão simples que qualquer um poderia fazer.

A escolha é sua.

Compartilhar este post

Link para o post

@SeanSIIva ótimas colocações, é o que mais acontece no dia a dia, e hoje temos o mal do século: a ansiedade

Hoje em dia efetuar alguns treinamentos de coaching ajuda e muito.

Compartilhar este post

Link para o post

@Williams Duarte

Esses treinamentos são fuindamentais mesmo para quem já tá na área.

Falo por experiencia própria, pois em 1992 eu já fazia cursos de informática e inglês, tive a oportunidade de fazer históia como muitos por ai, mas como depois fiquei no autodidatismo acabei me isolnado muito e seguindo outros rumos como(eletrônica).

Quando me formei no ensimo médio, já com diploma técnico eu passei nos vestibulares de sistemas de informação e não fiz pois me acham bom demais, achava que a universidade nãoe stava à minha altura.

Até hoje acho errado muitas universidades cobrare por materias como filosofia e religião, mas devemos passar por cima dessas enganações e aproveitar os professores e as pessoas que podemos encontrar nesses ambientes.

Hoje a gente pode ter uma idéia boa, mas as vezes é preciso conhecer alguem que lhe indique o caminho, seja através de um curso, trinamento ou uma acessoria quie seja. Isso pode mudar tudo.

Procurar pessoas mais experientes ajuda muito, poie sprecisamos estar sempre atualizados.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas palavras.

Realmente o Willians Duarte tocou em um ponto que preciso melhorar e muito

Falta de confiança em mim.

Carrego algo comigo que me atrapalha. Eu tenho que ser o melhor, e preciso da aprovação das pessoas

Na verdade as pessoas falando bem de mim é o que mais me influencia

E no mundo da programação, tem coisas tão incriveis, que me sinto pequeno, e incapaz.

As palavras que vocês deixaram aqui no post, foram ótimas. Obrigado a todos, SeanSilva, Beraldo e Willians Duarte

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já não ligo para o que pensam de mim, bem ou mal, não vai mudar nada mesmo.

Agora o que penso de outras pessoas, isso sim me pode vir me atrapalhar, pois estarei tirando alguns minutos preciosos da minha vida, e isso já tem gente de mais fazendo.

Agora cuidado com isso, se você precisa de aprovação de outras pessoas, você esta vivendo a vida delas, e não propriamente a sua.

Quem faz a minha vida sou eu!!

Mandei um link para você via MP
----------------------------------------------------------------------------

Hoje no geração de valor https://www.facebook.com/CanalGeracaodeValor

Não dependa de favores.
Não dependa de conchavos.
Não dependa de indicações.
Não dependa de politicagem.
Não dependa do governo.

Não seja refém de nada disso.
Não seja um pássaro de gaiola que se acostumou a comer alpiste.
Você pode voar com as suas próprias asas e comer o que quiser.
Você não é obrigado a engolir sapos e nem a puxar o saco de ninguém pra garantir o seu alpiste.

Seja livre deste sistema.

Muitas vezes, para não depender de nada disso é necessário abrir mão de algumas supostas garantias com as quais você se acostumou e por isso, por medo, sente-se preso. No entanto, com o passar do tempo, esta condição tem tirado gradativamente o seu brilho nos olhos.

O que vale mais, o alpiste ou o seu brilho nos olhos?
Além disso, quando se aprende a voar, a sensação de liberdade é impagável.

Ter alguns privilégios, a primeira vista, parece bom, mas a longo prazo, é degradante e não te levará a sua realização.

Voe, GV.
Voe bem alto e bem longe da gaiola. E do alpiste também.

Compartilhar este post

Link para o post

A gente tem que ter um certo preparo e muita experiência em tudo que faz de forma profisisonal.

Para ser médico tem que viver anos dentro de um hospital antes de realmente começar a agir sózinho.

Não podemos dar a cara a tapa! Fazer coisas pela metade, ou qualquer forma pela pressa da entrega do trabalho ou pela própria ignorancia do cliente que acha que está certo.

Voce tem que se impor como um profissional para os outros, mostrar que o cliente nem sempre está com a razão, isso só se consegue com experiêcnia e confiança em si mesmo.

Outra coisa, as vezes vejo pessoas com muita capacidade mas pecam por serem muito quietos ou se não saber se espressar, assim passam uma confiaça furada, mesmo sendo super capacitados e a impressão que fica não é de alguem profissional capacitado.

Existe pessoas manipuladoras, que não tem um conhecimento de uma área mas tem um preparo de comunicação social em público, são contratadas por empresas para vender cursos etc.. já vi isso muito. Gente que nunca estudou lógica, vendendo curso de programação.

Eu pequei muito quando trabalhava com assistência na rua, eu explicava demais, dava muitos detalhes, ia muito alem do que o cliente tinha que ouvir, isso ao invés de me trazer credibilidade gerava um desconforto tal que o cliente já achava que o serviço ia custar muito caro que eu ia querer mudar tudo dentro da sua realidade,

É incrível mas tudo está relacionado, temos que equilibrar tudo isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço muito ao Williams Duarte pelo link que me enviou.

Acredito que grande parte dos meus problemas vem da minha infância

Tive um pai que nunca me elogiou, e nunca reconheceu minhas conquistas.

Sempre me colocou para baixo, me criticando a todo momento

Então em tudo que eu faço, eu não dou o devido valor para mim.

Isso é um defeito que eu tenho, e preciso melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Samuel isso são crenças limitantes e enraizada, pedaço de arquivos em nossas cabeças, acompanhe o treinamento, e você conseguira dar a volta por cima amigo. ;)

Se tiver interesse em mais, me procure!

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post
samuel eu tambem passo por isso meu amigo !! Sei como é.

Confesso que eu ainda não consigo respeitar essa opnião do meu pai as vezes. Tenho certeza que ele é bem parecido com o meu, quer o teu bem acima de tudo, mas tem medo quando você sonha demais, porque acha que existe outros caminhos quem seriam mais corretos e garantidos do ponto de vista dele, baseado no que ele viveu..

Isso é um problema que ele criou baseado na vivencia dele que é diferente da nossa. Eu vivo desafiando meu pai, sei que isso parece uma afronta ao pai, mas se eu não fizesse isso talvez eu não teria tido minhas conquistas atuais, porque ele era contra.

No fundo ele acredita mas tem o lado cultural, familiar, social e isso é o problema. tenta driblar esses pensamentos dele junto com esse pensamento do tempo antigo.

Pega um exemplo assim. Voce tem um idéia brilhante, um site inovador que ninguem nunca tinha pensado mas falta investimento. Voce conhece o nicho de mercado sabe que é possível, voce ve que tudo se encaixa falta só o dinheiro.

Seu pai tem R$80.000 dando sopa no banco, e voce tem a idéia, agora, vai explicar isso pra ele, faz ele entender isso da mesma forma que voce.

Em um caso desses acho que o pai tambem deveria passar por um treinamentos ou cursos junto com o filho.

Quem sabe assim ambos iriam se entender.

As vezes eles escutam os outros melhor que a gente, mas nao uma questao de não confiar no filho mas sim de ter outras opniões de pessoas qualificadas.

É complicado eu sei bem como é isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.