Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Manoel Barros

Regras de negócio OOP

Recommended Posts

Ola pessoal

Estou estudando OOP, e me deparei com este termo Regras de negócio ou Lógica de negócio. Bom o que seria na pratica uma regra de negócio. estou estudando este padrão "Repository" e foi num artigo que o autor comentou sobre regra de negócio sobre este padrão "Repository".

Poderiam me ajudar? uma simples indicação de outro artigo explicando isso, já seria de grande ajuda!

Agradeço desde já =)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Regras de negócio, não é complexo de explicar, mas pode ser confuso de entender.

Digamos que você esteja desenvolvendo um sistema contábil, que envolve juros, impostos, transações e demais relações contabeis.

Regras de negócio é tudo que estiver diretamente envolvido com o escopo do sistema contábil, qualquer regra, como por exemplo:

- A cada transação, deve ser calculado o imposto X e Y;

- Para cada imposto deduzido, deve ser relacionado o valor total, a porcentagem calculado e o valor deduzido;

- Todas as transações, de entrada e de saída, devem ser relacionadas a um caixa único.

Mas regras de negócio podem ser mais abrangentes que isso, dependendo do escopo que você está trabalhando.

Eu utilizei como exemplo, o escopo de um sistema contábil. Mas digamos que você esteja escrevendo uma biblioteca de acesso a dados, tudo que for relacionado diretamente a sua biblioteca, é uma regra de negócio. Vamos a novos exemplos:

- A biblioteca deve suportar conexão com os SGBDs X, Y e Z;

- Todas as conexões devem ser encapsuladas em Adapter definido através da interface A;

- As transactions devem ser implementadas utilizando a interface B;

- Todas as transactions devem suportar os comandos BEGIN, COMMIT e ROLLBACK.

Provavelmente, as regras de negócio que são comentadas sobre o Repository, são as ações/reações que são obtidas com o uso do Repository. Mas sem conhecer a intenção do autor é difícil de compreender.

Fique a vontade para realizar questionamentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.