Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fernando de Lucca

Exemplo Modelagem de dados Loja

Recommended Posts

Bom dia a todos!
Ha 6 anos não me envolvo com programação mas estou querendo desenvolver um programa para minha loja.
Então estou pesquisando tudo novamente. Modelagem, Dados, Linguagem, etc ..
Pretendo usar SQL Server Express 2014 com Vb.Net (Visual Studio Professional 2013)
Usando o ERwin para modelagem acabei criando o que se segue. Gostaria de opiniões como um todo e foco em uma área específica da ligação entre as contas a pagar com as compras e contas a receber com as vendas.
Acontece que nem sempre vou pagar compras e nem sempre vou receber vendas. O que me aconselham?

427061-20150428-122505.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa , pessoalmente não aconselho a fazer programa deste tipo , existem pacotes do tipo ERP para pequenas empresas que fazem isto de forma mais eficaz , sem preocupações com atualizações de legislação etc.

Ainda mais para alguém "enferrujado"

A não ser que seja muito específico e que não tenha nada no mercado disponível.

Tendo o pacote ERP e tendo tempo pensar em algo que possa ser diferencial no seu negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

Morr

Na boa , pessoalmente não aconselho a fazer programa deste tipo , existem pacotes do tipo ERP para pequenas empresas que fazem isto de forma mais eficaz , sem preocupações com atualizações de legislação etc.

Ainda mais para alguém "enferrujado"

A não ser que seja muito específico e que não tenha nada no mercado disponível.

Tendo o pacote ERP e tendo tempo pensar em algo que possa ser diferencial no seu negócio.

Motta, Obrigado pela resposta!

Mas realmente eu quero fazer. Exatamente pela questão do ser específico!
Não tenho prazo para entrega até porque sou dono da empresa. O software que utilizamos funciona mas baseando nele posso criar algo bem melhor de acordo com as necessidades!
Poderia me dar uma ajuda com o diagrama acima ?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou meio sem tempo para isto , mas o método que sempre aconselho para a validação de modelos é o de "fazer perguntas" ao modelo e ver se ele 9e como responde)

Perguntas do tipo :

o Sistema deve permitir que fornecedores foram pagos em uma data

o Sistema deve permitir que fornecedores serão pagos em uma data

o sistema deve permitir identificar qual o melhor fornecedor para um determinado produto e/ou serviço

Analise se o modelo responde e se a sql não fica muito complicada de forma desnecessária

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Motta

Estou meio sem tempo para isto , mas o método que sempre aconselho para a validação de modelos é o de "fazer perguntas" ao modelo e ver se ele 9e como responde)

Perguntas do tipo :

o Sistema deve permitir que fornecedores foram pagos em uma data

o Sistema deve permitir que fornecedores serão pagos em uma data

o sistema deve permitir identificar qual o melhor fornecedor para um determinado produto e/ou serviço

Analise se o modelo responde e se a sql não fica muito complicada de forma desnecessária

Motta, não abusando de sua boa vontade, minha maior dúvida no momento é o seguinte:

Minha tabela de recebimentos está relacionada às vendas porém terei outros tipos de recebimentos avulsos. Mesmo a grande maioria sendo das vendas. Eu crio uma terceira tabela vinculando estes e os outros recebimentos avulsos deixo por fora ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu crio uma terceira tabela vinculando estes e os outros recebimentos avulsos deixo por fora

Ajudei um amigo a pouco tempo com um software parecido. Porem ele fez em C#.

No caso de recebimentos avulsos, podem estar vinculados sim, porém, pode haver registros "órfãos"....

Não consigo ver a modelagem como um todo por falta de tempo também, mas olharei mais tarde

Compartilhar este post

Link para o post
Minha tabela de recebimentos está relacionada às vendas porém terei outros tipos de recebimentos avulsos. Mesmo a grande maioria sendo das vendas. Eu crio uma terceira tabela vinculando estes e os outros recebimentos avulsos deixo por fora ?

Se recebe avulso , recebe de alguém por algo , talvez o nome "venda" esteja improprio o que seriam estes recebimentos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Praticamente todas as entradas seriam por recebimentos de vendas, mas pode acontecer de ter uma entrada de emprestimo da outra loja por exemplo!

Esse articulação seria maior mesmo no caso de pagamentos ... pago a fornecedor (cadastrado) ou pago um item comprado na farmacia, um item comprado na papelaria ... sem ter que cadastrar o mesmo e os itens de compra .... entende ?

Compartilhar este post

Link para o post

Poderia ser um tipo de entrada , uma outra tabela para estas movimentações ou usar a tabela de vendas , esta segunda opção me cheira a gambiarra todavia.

Talvez a tabela de "vendas" ser "movimentacao" e tratar venda, devolução etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.