tiagofrioli 0 Denunciar post Postado Maio 12, 2015 Bom dia galerinha, Estou precisando de uma ajuda num algoritmo sobre MEDIANA. Eu consigo desenrolar a logica e fazer em Java em C++ mas no VisualG ta complicado.Segue o que pede-se no algoritmo , o que eu ja fiz e o que ja tentei implementar, porém não funcionou. // Função : Crie um programa que receba no máximo 5 números em ordem // crescente ou até o usuário informar o número 0. A seguir, calcule e exiba // a quantidade de elementos presentes no vetor, a média e a mediana. var num: vetor[1..5] de inteiro i : inteiro somaVet : inteiro contVazio, contVetor : inteiro mediaVetor: real mediana: real inicio somaVet <- 0 para i de 1 ate 5 faca escreva("Informe alguns numeros em ordem crescente : ") leia(num[i]) somaVet <- somaVet + num [i] se (num[i] = 0 ) entao interrompa fimse fimpara // CONTA QUANTAS POSIÇÕES VAZIAS(0) EXISTEM NO VETOR para i de 1 ate 5 faca se (num[i] = 0 ) entao contVazio <- contVazio +1 senao contVetor <- contVetor + 1 fimse fimpara mediaVetor <- somaVet / contVetor escreval("O vetor possui " , contVetor , " elementos" ) escreval("A media dos elementos do vetor é ", mediaVetor) escreval("A mediana do vetor é " , mediana) fimalgoritmo Para calcular a mediana, eu pensei no seguinte esquema: Caso o numero de elementos n seja impar , n + 1 / 2 , ou seja, se por exemplo o vetor tenha 3 elementos pegaria o indice 3 + 1 / 2 = 2 , então a segunda posição do vetor seria a mediada. Caso fosse par a mediana será o resultado da média simples entre os elementos de índices n/2 e n/2+1. Alguém poderia me ajudar com essa solução por favor. Forte Abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
tiagofrioli 0 Denunciar post Postado Maio 13, 2015 Encontrei a solução. Foi mais simples do que imaginei. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites