Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cassiamani

Porta MYSQL

Recommended Posts

Saudações, pessoal

Galera me desculpem pela pergunta esdrúxula, mas procurei no google e encontrei pouca coisa a respeito. Estou mudando algumas configurações do meu banco de dados Mysql e uma delas é a porta padrão "3306", a minha dúvida é se na hora de escolher a porta eu posso colocar um número aleatório (EX: 45768) ou simplesmente tem alguma lista predefinida de portas para o banco? Muito obrigado um abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questões de segurança, preciso acessar o banco externamente, justamente por isso os logs mostraram diversas tentativas de acesso, acredito eu que seja tentativa de invasão por força bruta, se mudar a porta torna o banco mais seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se vc quiser mudar a porta do banco basta mudar ela no my.conf/my.cnf e resetar o serviço. vale lembrar que essa porta preferencialmente nao deve ser uma porta baixa e nao deve ter nenhum outro serviço rodando nela.

Paralelamente a isso a ferramenta que deve prover segurança a sua instancia é um firewall. Alem disso vc pode restringir de qual host determinado usuario se loga no banco, e alem disso os grants do usuario do banco devem ser compativeis com as tarefas q ele realiza dentro do banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Praise The Sun! Muito obrigado por suas respostas, só uma última pergunta, eu posso usar qualquer número para escolher a porta do banco mysql? por exemplo se eu quiser escolher 5226? não tem problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode, vale lembrar que nao pode haver outro serviço usando a mesma porta e que a mudança de porta provavelmente nao ira trazer nenhum beneficio de seguranca.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.