Ir para conteúdo
Fernando Rotermund

Porque programar em PHP se existem tantas plataformas prontas.

Recommended Posts

Porque continuar programando em PHP se existem tantas plataformas que dizem resolver todos os problemas.

 

Em matéria de CMS o Wordpress domina, então porque fazer o seu próprio CMS?

Fanboys do Wordpress dizem que a ferramenta tem tudo, e se não tiver é só fazer um plug-in e ta tudo resolvido. No WP tem plug-ins para tudo, e-commerce, forum, CMS bacanudo, sistema para ajudar no SEO entre milhares de opções prontas para usar.

 

Porque desenvolver um sistema de e-commerce, se na outra ponta temo Magento, OpenCart, Prestashop e etc . E mais uma vez essas plataformas resolvem quase todo o tipo de problema com seus plug-ins.

 

Então, porque fazer algo que já esta pronto, porque devo criar se posso reutilizar e copiar.

 

Não conheço nenhum assunto sobre isso na internet, o que estou querendo debater não são as plataformas prontas em si, mas o exagero de achar que uma delas pode resolver tudo e em qual momento eu devo programar meu proprio CMS ou E-commerce.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguindo sua forma de pensar, você ensinua que: Pra que estudar matemática se a resposta está no Google.

Isso te torna preguiçoso e mais pra frente ignorante.

 

Olha, você não está errado em falar da grandeza do WordPress, que não vê necessidade de se fazer um CMS do zero, ou então uma plataforma e-commerce com a existência de tantas possibilidades gratuitas.

Concordo!

 

Mas e quando você precisar de algo específico? E quando essa ferramenta passar a dar problema? E quando for desenvolver para outra pessoa?

 

Tem que saber equilibrar isso, se for trabalhar com Wordpress, é super importante saber html/css/php/javascript, desta forma você é capaz de criar seu próprio tema, seu próprio plugin e ter seu site 100% da maneira que quer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grande questão disso tudo é que as pessoas sismam em acreditar que você não precisa criar nada, porque já tem tudo pronto e, afinal, é muito mais fácil pegar o que já tá pronto e modificar do que criar algo do zero.

 

Mas existe um ponto aqui que eu considero crucial: se a sua loja é exatamente igual ao Exra, ao Submarino, ao Ponto Frio, às Americanas ou qualquer outra dessas, por que diabos eu vou comprar na SUA loja e não nas que todo mundo já conhece e sabe que são confiáveis?

 

É justamente por você ter a liberdade de criação que a sua loja pode ter o diferencial necessário pra se destacar no meio dessas gigantes.

 

É justamente por ter a liberdade de CRIAR o seu próprio código, que você pode criar um gerenciador de cobranças melhor que o PagSeguro, um Marketplace melhor que o MercadoLivre etc. É justamente por CRIAR e não COPIAR que você tem a possibilidade de desenvolver um sistema de segurança eficiente sem ter que pagar os seus rins e fígados por isso.

 

Dentre infinitas outras questões, ainda temos um ponto interessante: quando VOCÊ faz, você tem certeza da qualidade, sabe como funciona, sabe utilizar a ferramenta com perfeição e não depende de pesquisar nos fóruns a todo momento coisas como "como ativar o SSL no wordpress?" no nosso amigo Google.

 

Dentre infinitas outras questões ainda, facilidade de uso, segurança garantida, eficiência, um código mais enxuto, descartando inúmeras coisas desnecessárias que os Frameworks possuem e que você nunca vai precisar utilizar, um site mais leve e, portanto, menos demora pra carregar as páginas, controle total sobre tudo que ocorre dentro do seu website, integrações ilimitadas com quaisquer ferramentas que quiser.

 

Resumindo, existem infinitos motivos pra se desenvolver o próprio código, além, é claro, da questão de que se é você quem desenvolve, você tem o direito de vender a sua ideia, o seu produto, depois. Afinal, toda boa ideia é valiosa, desde que bem estruturada, desenvolvida etc, etc e etc.

  • +1 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E, claro, você ainda deve levar em consideração a questão de "quando meu negócio for muito mais pra frente, quando ele crescer e se desenvolver de uma forma que eu não esperava, o que eu vou fazer com todas as limitações que esses frameworks talvez me imponham?". Essa é uma pergunta interessante a se fazer.

 

Não basta fazer o que é mais fácil, tem que fazer o que dá certo, o que funciona, o que não vai te dar problemas grandiosos (nenhum problema, quem dirá os grandiosos) no futuro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque desenvolver um sistema de e-commerce, se na outra ponta temo Magento, OpenCart, Prestashop e etc . E mais uma vez essas plataformas resolvem quase todo o tipo de problema com seus plug-ins.

Ai está a sua resposta... as plataformas resolvem QUASE tudo... pesquise por plugins/módulos de cartão de crédito, verá que os que funcionam são pagos... integração com sistemas de análise de risco? Não existem... etc... o que é dado "de graça" é o arroz com feijão, se você quiser a carne, ai tem que por a mão no bolso, sempre foi assim e sempre será. Pesquise por ai quanto custa a hora técnica de um especialista em Magento, é um "absurdo", mesmo a plataforma estando lá de graça para baixar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque PHP não se resume à WordPress, ou qualquer outro CMS pronto. Não devemos esquecer do desenvolvimento de soluções, sistemas específicos para atender necessidade específica, aplicações especiais, em fim, "PROGRAMAR É PRECISO".

 

Além disso, vejo WordPress e demais CMS como uma mesmice, sem diferencial que valia apena deixar o PHP de lado pra usá-lo. INOVAR é preciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por LuanMartinsTI
      Eu gostaria de saber se existe algum problema relacionado a seguranca criando uma funcao assim, no exemplo sempre que eu crio uma funcao pre reutilizar os dados sao passados direto na chamada da funcao dentro do php, o usuario nao insere nenhum dado, quando o usuario vai inserir dados eu nao trabalho dessa forma, entao minha duvida [e, se mesmo o parametro da funcao sendo informado dentro do php no codigo pode existir algum problema.
      public function contar_cadastro($tabela, $sql){ try { if($sql == null){ $this->Select = $this->Conn->prepare("SELECT * FROM $tabela"); $this->Select->execute(); return $this->Select->rowCount(); }else{ $this->Select = $this->Conn->prepare("SELECT * FROM $tabela". " " ." $sql"); $this->Select->execute(); return $this->Select->rowCount(); } } catch (PDOException $exc) { exibeMensagens($Msg, $ErrNo); } } E as chamadas das funcoes assim
       
      $cmsPDO = new CmsPDO(); $r_userStaff = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', ' where cargo > 2'); $r_userVip = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', ' where cargo = 2'); $r_userBan = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', " where ban = '1'"); $r_usuarioPDO = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', null); $r_servVip = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where vipfree = 'V'"); $r_servFree = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where vipfree = 'F'"); $r_servInat = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where verificado = '1'"); $r_servOff = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where estado = 'Off'"); $r_servOn = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where estado = 'On'"); $r_servidores = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', null); Eu normalmente crio as funcoes assim:
      public function cadastrar_usuario($usuario){ try { if($this->veriricarnick($usuario) == false){ if($this->verificiarEmail($usuario) == false){ $query = 'INSERT INTO usuarios ' . '(id, nome, senha, email, cargo, ip)' . 'value(null,:nome, :senha, :email, :cargo, :ip)'; $this->Criar = $this->Conn->prepare($query); $this->Criar->bindValue(':nome' , $usuario->getNome() , PDO::PARAM_STR); $this->Criar->bindValue(':senha' , $usuario->getSenha(), PDO::PARAM_STR); $this->Criar->bindValue(':email' , $usuario->getEmail(), PDO::PARAM_STR); $this->Criar->bindValue(':cargo' , $usuario->getCargo(), PDO::PARAM_INT); $this->Criar->bindValue(':ip' , $usuario->getIp() , PDO::PARAM_STR); $this->Criar->execute(); if($this->Criar->rowCount() == 1){ return 1; }else{ return false; } }else{ return false; } }else{ return false; } } catch (PDOException $exc) { exibeMensagens("<b> Erro ao inserir.</b> Mensagem:{$exc->getMessage()} Código: {$exc->getCode()}", WS_ERROR); } }  
    • Por Felipe Torres
      Fala galera,
       
      Nao estou conseguindo alterar a pagina inicial do meu site.
      Da maneira normal eu teria que ir em
      Settings -> Reading
      Mas o problema e que a opcao de alterar a "Front page" nao esta aparecendo.
      Como isso pode acontecer?
      Tem outra maneira para alterar a pagina principal?
       
      obrigado.
    • Por nosredna
      Olá amigos,
       
      tenho o seguinte código:
      <html> <script type="text/javascript"> function Soma(){ var soma = 0; var ipts = document.querySelectorAll('input[oninput="Soma()"]'); for(var x=0; x<ipts.length; x++){ var valorItem = parseFloat(ipts[x].value); !isNaN(valorItem) ? soma += parseFloat(valorItem) : null; } document.querySelector('#final').value = soma.toFixed(2); } </script> <form action=""> Total produto1: <input type="text" oninput="Soma()" value="0"><br> Total produto2: <input type="text" oninput="Soma()" value="0"><br> <br> Total todos os produtos12: <input type="text" id="final"> </form> </html> Bom...para essas duas inputs funciona corretamente.
      Porém, se eu quiser colocar mais inputs como: Total produto3 + Total produto4 = Total todos os produtos34, Total produtoX + Total produtoY = Total todos os produtosXY, ...
      e usar o mesmo código JS, é possível? alguém poderia me dar uma dica de como eu faço para fazer isso? já tentei de várias maneiras, mas não estou tendo sucesso...
       
      Fico agradecido. 
    • Por moreaux
      Tenho um apache2 configurado para a minha pasta /var/www/meusite , porem quando clonaram, usaram https e nao SSH, fiz o clone do novo projeto, todos os arquivos estão iguais, porem quando renomeio as pastas para ir para o meu novo projeto, me da o erro :
       
      This page isn’t working
      Dando o erro de HTTP ERROR 500, ja tentei verificar no LOG do apache, porem não esta logando nada, alguem poderia me ajudar? 
    • Por cesaroet
      Galera, estou com o seguinte problema:
      tenho 4 redirecionamento, até a 2 funciona normal, mas a partir da 3 redireciona para o menu.php novamente.
      alguem tem uma dica?
      <?php session_start(); if(!isset($_SESSION['usuario']) /*|| ($_SESSION['nivel']) */){ session_destroy(); header("location:menu.php"); exit; } if($_SESSION['nivel'] == '1'){ header("location:checklist_gabriel/index.php"); } if($_SESSION['nivel'] == '2'){ header("location:checklist/index.php"); } if($_SESSION['nivel'] == '3'){ header("location:conferencia/controle/"); } if($_SESSION['nivel'] == '4'){ header("location:controle/index.php"); } ?>  
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.