Jump to content
Fernando Rotermund

Porque programar em PHP se existem tantas plataformas prontas.

Recommended Posts

Porque continuar programando em PHP se existem tantas plataformas que dizem resolver todos os problemas.

 

Em matéria de CMS o Wordpress domina, então porque fazer o seu próprio CMS?

Fanboys do Wordpress dizem que a ferramenta tem tudo, e se não tiver é só fazer um plug-in e ta tudo resolvido. No WP tem plug-ins para tudo, e-commerce, forum, CMS bacanudo, sistema para ajudar no SEO entre milhares de opções prontas para usar.

 

Porque desenvolver um sistema de e-commerce, se na outra ponta temo Magento, OpenCart, Prestashop e etc . E mais uma vez essas plataformas resolvem quase todo o tipo de problema com seus plug-ins.

 

Então, porque fazer algo que já esta pronto, porque devo criar se posso reutilizar e copiar.

 

Não conheço nenhum assunto sobre isso na internet, o que estou querendo debater não são as plataformas prontas em si, mas o exagero de achar que uma delas pode resolver tudo e em qual momento eu devo programar meu proprio CMS ou E-commerce.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seguindo sua forma de pensar, você ensinua que: Pra que estudar matemática se a resposta está no Google.

Isso te torna preguiçoso e mais pra frente ignorante.

 

Olha, você não está errado em falar da grandeza do WordPress, que não vê necessidade de se fazer um CMS do zero, ou então uma plataforma e-commerce com a existência de tantas possibilidades gratuitas.

Concordo!

 

Mas e quando você precisar de algo específico? E quando essa ferramenta passar a dar problema? E quando for desenvolver para outra pessoa?

 

Tem que saber equilibrar isso, se for trabalhar com Wordpress, é super importante saber html/css/php/javascript, desta forma você é capaz de criar seu próprio tema, seu próprio plugin e ter seu site 100% da maneira que quer

Share this post


Link to post
Share on other sites

A grande questão disso tudo é que as pessoas sismam em acreditar que você não precisa criar nada, porque já tem tudo pronto e, afinal, é muito mais fácil pegar o que já tá pronto e modificar do que criar algo do zero.

 

Mas existe um ponto aqui que eu considero crucial: se a sua loja é exatamente igual ao Exra, ao Submarino, ao Ponto Frio, às Americanas ou qualquer outra dessas, por que diabos eu vou comprar na SUA loja e não nas que todo mundo já conhece e sabe que são confiáveis?

 

É justamente por você ter a liberdade de criação que a sua loja pode ter o diferencial necessário pra se destacar no meio dessas gigantes.

 

É justamente por ter a liberdade de CRIAR o seu próprio código, que você pode criar um gerenciador de cobranças melhor que o PagSeguro, um Marketplace melhor que o MercadoLivre etc. É justamente por CRIAR e não COPIAR que você tem a possibilidade de desenvolver um sistema de segurança eficiente sem ter que pagar os seus rins e fígados por isso.

 

Dentre infinitas outras questões, ainda temos um ponto interessante: quando VOCÊ faz, você tem certeza da qualidade, sabe como funciona, sabe utilizar a ferramenta com perfeição e não depende de pesquisar nos fóruns a todo momento coisas como "como ativar o SSL no wordpress?" no nosso amigo Google.

 

Dentre infinitas outras questões ainda, facilidade de uso, segurança garantida, eficiência, um código mais enxuto, descartando inúmeras coisas desnecessárias que os Frameworks possuem e que você nunca vai precisar utilizar, um site mais leve e, portanto, menos demora pra carregar as páginas, controle total sobre tudo que ocorre dentro do seu website, integrações ilimitadas com quaisquer ferramentas que quiser.

 

Resumindo, existem infinitos motivos pra se desenvolver o próprio código, além, é claro, da questão de que se é você quem desenvolve, você tem o direito de vender a sua ideia, o seu produto, depois. Afinal, toda boa ideia é valiosa, desde que bem estruturada, desenvolvida etc, etc e etc.

  • +1 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

E, claro, você ainda deve levar em consideração a questão de "quando meu negócio for muito mais pra frente, quando ele crescer e se desenvolver de uma forma que eu não esperava, o que eu vou fazer com todas as limitações que esses frameworks talvez me imponham?". Essa é uma pergunta interessante a se fazer.

 

Não basta fazer o que é mais fácil, tem que fazer o que dá certo, o que funciona, o que não vai te dar problemas grandiosos (nenhum problema, quem dirá os grandiosos) no futuro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Porque desenvolver um sistema de e-commerce, se na outra ponta temo Magento, OpenCart, Prestashop e etc . E mais uma vez essas plataformas resolvem quase todo o tipo de problema com seus plug-ins.

Ai está a sua resposta... as plataformas resolvem QUASE tudo... pesquise por plugins/módulos de cartão de crédito, verá que os que funcionam são pagos... integração com sistemas de análise de risco? Não existem... etc... o que é dado "de graça" é o arroz com feijão, se você quiser a carne, ai tem que por a mão no bolso, sempre foi assim e sempre será. Pesquise por ai quanto custa a hora técnica de um especialista em Magento, é um "absurdo", mesmo a plataforma estando lá de graça para baixar...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Porque PHP não se resume à WordPress, ou qualquer outro CMS pronto. Não devemos esquecer do desenvolvimento de soluções, sistemas específicos para atender necessidade específica, aplicações especiais, em fim, "PROGRAMAR É PRECISO".

 

Além disso, vejo WordPress e demais CMS como uma mesmice, sem diferencial que valia apena deixar o PHP de lado pra usá-lo. INOVAR é preciso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By th4deu
      PROGRAMADOR PHP / LARAVEL
       
      Requisitos:
      Atuar no desenvolvimento de sistemas em PHP (OO), HTML, Javascript (jQuery) e CSS; Realizar integrações com APIs de sistemas externos e migração de conteúdo / estrutura entre sistemas; Conhecimento necessário em PHP, MySQL, HTML, CSS, Javascript / jQuery, Bootstrap e Framework Laravel (preferencialmente familiarizado com padrão de arquitetura MVC); Ter boa comunicação e saber trabalhar em equipe.  
      Diferenciais:
      Conhecimento em MSSQL AngularJS Docker GIT  
      Benefícios:
      Vale Transporte, Vale alimentação e Plano de saúde  
      Salário compatível com o mercado.
      Local de trabalho: Belo Horizonte, MG.
       
      Interessados favor enviar um e-mail para rh@twtinfo.com.br.
    • By pedrohsantis
      Bom dia, estou com a seguinte dúvida, sou novo no "Mundo php" então ainda estou apanhando.

      Preciso criar um sistema simples, porém que ele faça o seguinte.
      Importe um relatório xlsx , que eu abra ele consigo editar se precisar.
      Após isso, preciso gerar um novo relatório porém com nome campos diferentes.
      Assim, temos um sistema hoje, porem ele gera um relatorio no qual os campos são diferentes no SAP, e não é necessário de todos os campos que o outro sistema gera , porém para ganharmos tempo , eu tive a ideia de criar tipo de um "conversor" para essa finalidade, importar o relatorio de um sistema, filtrar os campos que serão necessario para o SAP e exportar para o SAP.
       
       
      é possível criar algo assim ?
    • By bobzznnn
      Olá meus amigos, eu não sei onde postar minha dúvida, então vou por aqui pois talvez alguem possa me ajudar.
      É o seguinte, trabalho com sistema de Marketing em Laravel e pra cada usuário tem comissões multiniveis, ou seja
      " Pedro indicou Maria( que neste caso 'Maria' Ficaria em Baixo de 'Pedro'. Até aí tudo bem!) logo após 'Maria' Recrutou outro membro o 'Joaquin'
      ( que neste caso 'Joaquin' Ficaria em Baixo de 'Maria')<-- eu não consigo mostrar este indicado('Joaquin') ao 'Pedro' que está lá em cima.
       
      Exemplo: Suponhamos que eu sou o tal 'Pedro' e este da imagem abaixo é a 'Maria', sendo em baixo dela tem o ' Joaquin'(que n está aparecendo).
      Gostaria de saber alguma forma de como clicar na 'Maria' e aparecer o 'Joaquin'.
       
       

       
      segue meu html:
       
      <table id="example2" class="table table-bordered table-hover"> <thead> <tr> <th>Nome</th> <th>Email</th> <th>Telefone</th> <th>Situação</th> <th>Investimento</th> <th>Graduação</th> </tr> </thead> <tbody> @inject('usuarios', 'App\User') @foreach($usuarios->getIndicados() as $user) <tr> <td><b>{{$user->name}}</b></td> <td>{{$user->email}}</td> <td>{{$user->telefone}}</td> <!-- <td>{{$user->getUserDirection()}}</td> --> <td>{{$user->getStatus()}}</td> <td>{{$user->getPacote()->nome}}</td> <td>{{$user->minhaGraduacao()}}</td> </tr> @endforeach </tbody> </table>  
      Aqui o PHP:
       
      public function getIndicados($id = '') { if ($id == '') { $id = Auth::user()->id; } $reffer = Referrals::where('pai_id', $id)->get(); $users = array(); foreach ($reffer as $key => $r) { $users[$key] = $this->where('id', $r->user_id)->first(); } return $users; } public function getFilhos($id = null, $count = false) { if (!$id) { $id = $this->id; } $reffer = Referrals::where('system_id', $id)->orderBy('direcao', 'ASC')->get(); $users = array(); foreach ($reffer as $key => $r) { $user = $this->where('id', $r->user_id)->first(); $user->direcao = $this->getUserDirection($r->user_id); $users[$key] = $user; } if ($count) { return count($users); } return $users; }  
    • By winter2018
      Boa tarde galera. Como vão?
       
      Preciso de uma ajuda aqui por favor
      Estou a desenvolver um sistema de gestão de estagiários.
       
      Eu preciso ter as seguintes funcionalidades:
      1-O sistema deve ter um painel / portal do próprio estagiario aonde ele vai poder aceder os seus dados, e edita-los
      . 2- O estagiarios  pode anexar os seus documentos e actualizar a sua foto.
      3- Deve ser possível o admin enviar informações ou ficheiros para todos estagiarios 
      estou com dificuldade em implementar essas funcionalidades.
       
      Alguem ajuda por favor?
       
      Winter2018
       
       
       
    • By Fabio Montilla
      Meus caros, bom dia!
       
      Estou tendo o seguinte problema no meu projetox em php:
      Criei um projeto com Composer no php onde coloquei o php para ouvir a pasta public pelo prompt de comando. Porém, quando subo o projeto para o site ou para o htdocs do xampp, o resultado da exibição do index (dominio/projetox/public) é branco. Não exibe nada nem nenhum warning. Rodando com o servidor php via prompt ouvindo direto na pasta public o projeto roda normalmente.
      A estrutura do projeto é essa (tem uma imagem anexada também):
      projeto x -App -Controller (pasta com os controllers) -Model (pasta com os models) -View (pasta com as views) -Connection (Classe de conexão com o banco) -Route (Classe que gerencia as rotas acessadas no navegador e instancia os controllers necessários) -public -.htaccess -index.php (Página de início da aplicação que instancia a classe Route para determinar o fluxo da aplicação) -vendor -composer (pasta com os arquivos do composer) -autoload.php composer.json composer.lock composer.phar Quando incluo arquivos na pasta public e acesso diretamente, o arquivo funciona normalmente. Ou seja, o servidor está ouvindo todas as pastas.
       
      Poderiam me ajudar nessa questão? Se tenho que configurar algo no servidor ou no meu projeto? Sou novato no PHP e agradeceria demais a ajuda de vocês.
      Desde já, sou grato!

×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.