Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pedro Castro

raio de luz

Recommended Posts

Fala galera. Nosso amigo Macell Leitão não estava entendendo esse tutorial em inglês, então traduzi pra ele poder entender, e aí estou postando aqui pra galera brincar tb. Eu fui lendo o tutorial, fazendo no Photoshop, e digitando no Word pra poder explicar do meu jeito. Tá meio grandinho mas tá bem explicado. Lá vai:

Raio de Luz

1. Vamos fazer o efeito sem cor e colocamos cor depois. Comece apertando D para deixar a cor preta como foreground e branca como background. Depois aperta X para inverter isso.

Obs.: Depois q você apertar X, a cor preta ficará como background, e assim tb, será a cor do fundo da nossa imagem. Se quiser outra cor escolha, mas primeiro vamos fazer assim pra aprender.

2. Crie um novo documento [Ctrl+N] (File » New). Coloque esse valores (somente uma como exemplo, depois faça do tamanho q quiser): Width: 800 (pixels), Height: 300 (pixels), Resolution: 72 (pixels/inch), Mode: RGB Color. E marque embaixo em "Contents" a opção Background Color.

3. Selecione a ferramenta de texto (T) e digite o texto q você quiser, não se preocupe se ele está ou não centralizado, faremos isso depois. Mas deixe ele na cor branca mesmo. Coloque o nome dessa camda de "TEXTO".

4. Assim q estiver satisfeito com o tamaho, fonte e etc. do texto q digitou, vamos centralizá-lo. Na camada em q o texto está, aperte Ctrl+A para selecionar toda a camada. Depois vá clique no menu Layer » Align to Selection » Vertical Centers, e logo depois em Layer » Align to Selection » Horizontal Centers. Pronto, seu texto está centralizado.

5. Depois faça assim: Faça uma cópia de ambas as camadas, a camada de background e a do seu texto. você pode clicar na camada e segurando o botão esq. do mouse, arrasta-lá para o ícone de uma folha, do lado da lixeira, embaixo da janela de layers. Depois, coloque a camda de cópia do texto acima da camada de cópia do background e aperte Ctrl+E, ou vá em Layer » Merge Down. Renomeie essa camada para "TEXTO+FUNDO". Agora você terá uma camada com o fundo preto e o texto juntos. você irá usa-la depois pra poder escolher a cor dos raios de luz. Assim é legal q aí você pode modificar só a cor da luz como tb a do texto separadamente. Depois clique no ícone do olho ao lado da camada “TEXTO” para não visualizá-la agora.

6. Agora vamos criar os raios. Clique na camada "TEXTO+FUNDO". Agora vá em Filter » Distort » Polar Coordinates e selecione a opção Polar to Rectangular. Agora, como os efeitos de vento (Wind) só funionam na horizontal, vá em Image » Rotate Canvas » 90° CW. E depois vá em Filter » Stylize » Wind. Agora aplique esse efeito 5 vezes, do seguinte jeito: Wind - duas vezes o From the Right, duas vezes o From the Left, e mais uma do From the Right. Se você quiser raios maiores, aplique mais do From the Right no final.

Dica: Aperte Ctrl+F pra reaplicar o último efeito. E aperte Ctrl+Alt+F pra aparecer de novo a janela do ultimo filtro usado pra você escolher novos parâmetros e valores.

7. Depois de fazer os raios vamos voltar a figura ao normal. Vá em Image » Rotate Canvas » 90° CCW. E depois em Filter » Distort » Polar Coordinates agora com a opção Rectangular to Polar.

8. Agora você está vendo sua imagem com a fonte e o raio, os raios estão parecendo meio esquisitos, vamos arrumar, vá em Filter » Blur » Radial Blur e coloque os seguintes valores: Amount: 50, Blur Method: Zoom, Quality: Best.

Obs.: Todos esses efeitos são pra serem feitos na camada "TEXTO+FUNDO"

9. Agora vá na camada "TEXTO", clique na ferramenta de texto (T), e selecione o texto. Depois lá em cima altere a cor dele de branco para preto. Detalhe: A camada de texto tem q estar acima da camada q tem o texto e o fundo para q ele apareça.

10. Agora sua imagem está praticamente pronta, o resto são só detalhes pra enriquecer a imagem e deixá-la do jeito q quiser. Vou colocar aqui a seguir algumas q você pode fazer.

11. Duplique a camada "TEXTO". Agora nessa nova camada clique duas vezes em cima dela ou então clique uma com o botão dir. do mouse e vá em Blending Options, e depois em Outer Glow. Ou tb você pode clicar uma vez com o botão esq. No ícone q tem um F abaixo da janela de camadas e selecionar Outer Glow. Coloque esses valores em Outer Glow:

Blend-Mode: Screen

Opacity: 40%

Noise: 0%

Color: White [#FFFFFF]

Technique: Softer

Spread: 0%

Size: 20px

Contour: Linear ( )

Anti-aliased: Marcado

Range: 60%

Jitter: 0%

12. Agora se quiser colorir a imagem, basta selecionar a camada "TEXTO+FUNDO", e ir em Image » Adjustments » Hue & Saturation (ou apertar Ctrl+U), marque a opção Colorize, e escolha a cor q você quer. Se quiser tb altere a cor branca q você colocou no efeito de Outer Glow no item 11.

13. você pode tb colocar uma sombra a frente do seu texto pra ficar bem legal e parecer q seu texto está num lugar plano, com a luz vindo do fundo e fazendo assim a sombra do texto. Faça assim, selecione a camada "TEXTO" e duplique-a, selecione a nova camada, depois aperta a tecla V e arraste-a pra baixo do texto, deixando logo abaixo, sem nenhum espaço entre os dois textos. Agora aperte Ctrl+T ou vá em Edit » Free Transform, depois clique com o botão dir. e clique em Flip Vertical, pra fazer com q a sombra esteja projetada corretamente, como se estivesse vindo do texto. Depois clique de novo com o botão direito e clique em Perspective, e arraste uma dos quadrados da borda q vão aparecer, pra poder fazer como se estivesse num plano como eu disse. Depois q estiver do jeito q preferir, aperte Enter ou clique no V acima. Depois, nessa mesma camada (q você pode renomear para "SOMBRA") mude a Opacity pro valor q você achar mais adequado para a sombra. Agora é só arrumar os raios pra não ficarem passando pra depois da sombra. Vá na camada "TEXTO+FUNDO" e apague com a borracha (E) o q você achar desnecessário, pra fazer o efeito ficar do jeito q você quer.

E está pronto! Finalmente !! Meus dedos tão até doendo. Abaixo vai a minha imagem, sem muitas modificações, tá bem normal, só aumentei um poko mais os raios, e não tive saco de apagar alguma partes pra fingir q a luz tá passando pelas letras e tal, nem nada do tipo, é só pra vcs verem coé a do tutorial mesmo.

Imagem Postada

Espero q gostem. E se tiver algo errado, desculpa æ. Falowww :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou... alguém conseguiu fazer na boa o efeito ?? Deu pra sacar o tut ?? Foi o primeiro q eu fiz literalmente...É q ninguém respondeu... será q fiz algo errado?! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, eu comecei a explicar e fazer e acabou q me empolguei... nem reparei no tamanho... só depois q acabei. Hehehe...Mas se deu pra pegar tá bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom esse tutorialzinho ! ta bem claro e objetivo. Show mesmo !!!

Segue ai minha imagem AQUI

Valew Pheliz!!! See ya !!! :angry: :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei uns eskemas q soh usa polar coordinates e windhehehhehhehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei uns eskemas q soh usa polar coordinates e windhehehhehhehehe

diz ai como então.. B)

Compartilhar este post

Link para o post

Ah auhuhauha eh esse tuto aih tb mas esse tem mta coisa a mais ehehhe e o meu deu um resultado diferente do felizeh soh pegar o texto rasterizar dar polar/retangulardar wind, rodar 90 dar mais wind sempre dos 2 lados rodar 90 pa tras e voltar dopolar coordinates

Compartilhar este post

Link para o post

Ah auhuhauha eh esse tuto aih tb mas esse tem mta coisa a mais ehehhe e o meu deu um resultado diferente do felizeh soh pegar o texto rasterizar dar polar/retangulardar wind, rodar 90 dar mais wind sempre dos 2 lados rodar 90 pa tras e voltar dopolar coordinates

Mas eh +/- issu q ele fala mesmo...o meu naum deu muito certo deu??(eu fiz com uma letra fudida pra naum da pau)IMAGEMEu naum soube onde tem isso d perspectiva... o meu PS 7.0 é BR... alguem pode me ajudar????

Compartilhar este post

Link para o post

Dae Pheliz bele!! pô cara teu tutorial fico bom, mas como uso o meu Photoshop 7.0 apenas para coisas "pequenas" (mais o Fireworks mesmo) estou com uma dúvida quando você se referiu a perspectiva, quando clico com o botão do mouse sobre a imagem de sombra este item aparece sempre desabilitado... pq será???Valeu pelo tutorial, assim que descobrir um efeito legal também vou postar aqui no fórum pra galera curtir, falow!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou legal Topibh!!Engraçado, os q postaram as imagens colocaram a luz do raio com azul claro, coinscidencia.Enfim, perspectiva: Na camada q você quer mudar, aperte Ctrl+T pra entra no Free Transform, aí clica com o botão direito do mouse e clica em perspectiva, depois puxa um dos quadradinhos da borda pra ficar legal.Falow

Compartilhar este post

Link para o post

Mas c seguiu na risca o tutorial ??Tipo, eu fiu fazendo e escrevendo, aqui deu certo... não faço idéia pq não tá aparecendo.Alguém aí sabe ???

Compartilhar este post

Link para o post

Pheliz beleza?Kra, pra aquele negoço de perspectiva dar certo eu tive que transformar o texto em imagem e ai deu... eu acho que naum dah em texto.. você falou pra mudar isso lah?[]'sJoão Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado, os q postaram as imagens colocaram a luz do raio com azul claro, coinscidencia.

Acho q todo mundo gosta de azul....ou será so coincidencia ??? :blink: :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.