Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Aprendiz/CE

O que usar para mascaras?

Recommended Posts

Prezados,

Qual plugin ou "coisa" parecida devo utilizar para trabalhar com mascaras de CPF, CNPJ, TELEFONE, VALOR MONETÀRIO, DATAS com e sem calendário (datapiker)? Sempre utilizo alguma "coisa" da internet, mas nunca me atende de forma satisfatória.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Mas nesse exemplo não existe uma critica se a data é válida ou não, correto?!

Queria algo o mais profissional possível e que fosse totalmente confiável.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Mascaras e validação... faça uma coisa de cada vez :D

pesquise, implemente e poste aqui dúvidas ou erros. Pra encontrar algo pronto, só contratando :D

Por exemplo, se pesquisar no google, existem milhares de milhares de funções que verificam se o número de um CPF é válido ou não. A mascara tem o objetivo apenas de apresentar ao usuário uma forma mais bonita de entrada dos dados. Pode forçar o usuário a digitar sempre do formato da mascara, mas tratar cada dado vai de acordo com o campo em questão.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o @Ruan Silva. Uma coisa de cada vez.

Eu uso o jQuery Mask do exemplo citado acima, e para validar as datas e outras coisas, ValidationEngine. Ambos super simples de implementar, confiáveis e com uma boa base de documentação.

E viu, de preferencia, guarde os dados no banco sem máscara nenhuma (somente numeros, ou no caso de datas, sempre Y-m-d H:i:s). Sempre (não sei se é o termo certo, mas...) sanitize os dados ao dar entrada no banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em 100% confiável, vale um alerta:

Máscaras são em Javascript. E como Javascript pode ser desabilitado, não são 100% confiáveis.

Você pode até validar no JS, mas valide no PHP também.

Pra evitar duplicação de trabalho, programe as validações só no PHP e chame-as via Ajax

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o @Ruan Silva. Uma coisa de cada vez.

Eu uso o jQuery Mask do exemplo citado acima, e para validar as datas e outras coisas, ValidationEngine. Ambos super simples de implementar, confiáveis e com uma boa base de documentação.

E viu, de preferencia, guarde os dados no banco sem máscara nenhuma (somente numeros, ou no caso de datas, sempre Y-m-d H:i:s). Sempre (não sei se é o termo certo, mas...) sanitize os dados ao dar entrada no banco.

Olá Maykel-ctba, bom dia!

As suas colocações vão de encontro com o que necessito. Legal!

Eu sempre uso uma coisa ou outra que busco google/internet, mas como nunca me atendem satisfatória, resolvi pedir a ajuda dos colega e partir para uma coisa certa e parar de ficar sempre com "ensaios".

Eu não vou utilizar as recomendações aqui passadas em site, e sim em uma WEBAPP com PHP e MySQL, então quero ver se encontro algo que seja bem legal e que eu possa adotar para hoje e sempre.

Grato e se tiver algo a acrescentar não se furte.

Forte abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em 100% confiável, vale um alerta:

Máscaras são em Javascript. E como Javascript pode ser desabilitado, não são 100% confiáveis.

Você pode até validar no JS, mas valide no PHP também.

Pra evitar duplicação de trabalho, programe as validações só no PHP e chame-as via Ajax

Olá Beraldo, bom dia!

Grato pela preocupação, mas eu sempre tento seguir o que o colega recomenda.

A questão das mascaras é que para mim são fundamentais e tenho que usa-las e para isso quero algo que eu possa passar a usar em definitivo e para com os "ensaios".

Forte abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Mascaras e validação... faça uma coisa de cada vez :D

pesquise, implemente e poste aqui dúvidas ou erros. Pra encontrar algo pronto, só contratando :D

Por exemplo, se pesquisar no google, existem milhares de milhares de funções que verificam se o número de um CPF é válido ou não. A mascara tem o objetivo apenas de apresentar ao usuário uma forma mais bonita de entrada dos dados. Pode forçar o usuário a digitar sempre do formato da mascara, mas tratar cada dado vai de acordo com o campo em questão.

Ruan, bom dia!

Eu sempre tento fazer isso, mas quero passar algo em definitivo, por resolvi pedir ajuda.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigo. Aprender algo definitivo nesta área é impossível. As tecnologias (principalmente neste ramo) estão em constante atualização. Então, o melhor a fazer é acompanhar (mesmo que pelo google) as atualizações e não se basear por um único método para a resolução de todos os seus problemas. Cada projeto tem suas necessidades especiais e cada momento tem suas soluções práticas para os projetos. Não existe solução definitiva. Existem soluções e soluções. Basta vc ver qual se adequa melhor ao seu problema e se as dúvidas surgirem estaremos por aqui :)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigo. Aprender algo definitivo nesta área é impossível. As tecnologias (principalmente neste ramo) estão em constante atualização. Então, o melhor a fazer é acompanhar (mesmo que pelo google) as atualizações e não se basear por um único método para a resolução de todos os seus problemas. Cada projeto tem suas necessidades especiais e cada momento tem suas soluções práticas para os projetos. Não existe solução definitiva. Existem soluções e soluções. Basta você ver qual se adequa melhor ao seu problema e se as dúvidas surgirem estaremos por aqui :)

Ruan,

Sei que na nossa área é assim mesmo, ou seja, se vive de constante mutação. Quando menciono "definitivo", seria somente "FORÇA DE EXPRESSÃO". Entendeu? Então pergunto: O que o amigo recomendaria para eu usar e que me atendesse de forma satisfatória para o momento? Conforme a minha familiarização com a tal solução fosse ocorrendo, eu iria acompanhando as mudanças, melhorias e tais avanços relacionados.

Grato pela sua atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O post #5 do Maykel dá boas sugestões. E é muito importante ver o que o Beraldo falou sobre a validação no lado do servidor. Pois se o javascript for desabilitado, ai suas validações e mascaras ja eram.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.