Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Manoel Barros

Classe Service

Recommended Posts

A única coisa que posso dizer é que UserService provê algum serviço do usuário. Mas isso depende do contexto.

Se for olhar nos exemplos do Zend 2, Service é utilizado para gerenciar um Mapper.

Introducing Services and the ServiceManager

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza gabriel

Mas no caso de um controlador login que recebe uma request, e ele empurra essa request para um service user fazer alguma coisa. então essa service user irá delegar as autenticação, verificação, loggers, regras de negocio em geral de usuário ? O Service então poderia dizer que cuida de toda a regra de negocio de usuário ?

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente o Controller utiliza, indiretamente, um Service através de um Model.

Independente de quem delega pra quem, na arquitetura MVC, as regras de negócio estão no model. Service normalmente é uma tier do model.

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel neste post: http://forum.imasters.com.br/topic/543725-checar-login-em-sistema-mvc/ está uma dúvida relacionado a minha. neste post você usou como exemplo uma model chamada de userModel que faz a autenticação e verificação de login. Então eu poderia em vez de fazer essas tarefas(autenticação, verificação e etc..) diretamente na Model User, a Model User iria delegar estás tarefas a um Service. Isto poderia ser feito ?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, perfeitamente.

Conforme há explicado no exemplo do link, é uma das muitas maneiras de se obter o mesmo resultado. Em ambos os exemplos que eu postei, as regras de negócio estão explicitamente na camada Model, em uma ou mais tiers. O que mudou foi apenas o fluxo de execução.

O único ponto a se ressaltar, é a injeção de dependência. Eu coloquei em ênfase que não iria abordar esse assunto, visto que o link adicionado possui exemplos e explicações mais que o suficientes.

As dependências, no meu exemplo, foram criadas no Controller, pois eu não estaria utilizando um dependency manager.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.