Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

quantic2016

apagar ou trocar imagem do banco com php

Recommended Posts

pessoal eu nao sei como fazer para apagar uma imagem do banco de dados ou para editala , eu tenho este script que faz o cadastro do meu cliente , esta funcionando 100%% , se alguem precisar e so copiar e usar , mas em fim , ele manda minha imagem para o diretorio e grava o nome dela no banco perfeitamente porem tenho algumas duvidas que n acho um tuto certo na net entao preciso de dicas de pessoas que saibam mais que eu :

 

1: como crio um script que vai fazer a edição dessa imagem?? colocar uma imagem nova e facil , porem quando a nova chegar , tenho que apagar a imagem antiga para nao ficar ocupando espaço no servidor

 

2:deletar imagem do banco , se eu pedir para apagar o registro onde essa imagem esta cadastrada , a imagem tem que ser apagada junto : exemplo apagar a linha com id 15 ira apagar o nome da imagem no banco mas tem que apagar a imagem no diretorio tambem

 

3: esta pergunta não faz parte do topico mas se alguem quiser ajudar , eu agradeço muito , como faço a verificação de arquivo , tipo se é jpg,ou png , se for um .txt tem que dar erro na hora de guardar , n achei nada na net que funcionou

 

obrigado pela atenção

 

cadastra.php


<!-- Recebendo e gravando os dados -->
<?php

header ('Content-Type: text / html; charset = utf-8');
include "conexao.php";

 $msg = false;
//Recebendo os dados e tratando os mesmos para inserção no banco
$recebeSeuNome = filter_input(INPUT_POST, 'nome', FILTER_SANITIZE_SPECIAL_CHARS);
$confereSeuNome = filter_input(INPUT_POST, 'nome', FILTER_SANITIZE_MAGIC_QUOTES);

$recebeSeuSNome = filter_input(INPUT_POST, 'snome', FILTER_SANITIZE_SPECIAL_CHARS);
$confereSeuSNome = filter_input(INPUT_POST, 'snome', FILTER_SANITIZE_MAGIC_QUOTES);

$recebeNomeUsuario = filter_input(INPUT_POST, 'nomeUsuario', FILTER_SANITIZE_SPECIAL_CHARS);
$confereNomeUsuario = filter_input(INPUT_POST, 'nomeUsuario', FILTER_SANITIZE_MAGIC_QUOTES);

$recebeEmail = filter_input(INPUT_POST, 'email', FILTER_VALIDATE_EMAIL);

$recebeSenha = filter_input(INPUT_POST, 'senha', FILTER_SANITIZE_SPECIAL_CHARS);
$criptografada = md5($recebeSenha);

$nivel = $_POST['nivel'];

$foto = $_FILES["fotouser"];

$consultaBanco = mysqli_query($conecta, "SELECT * FROM  usuario WHERE email = '$recebeEmail'") or die (mysqli_error($consultaBanco));
$verificaBanco = mysqli_num_rows($consultaBanco);
if($verificaBanco == 1){
  session_start();
$_SESSION['msg'] = "Este e-mail ja esta cadastrado";
echo "<script>history.go(-1)</script>";
return false;
}

$consultaBanco = mysqli_query($conecta, "SELECT * FROM  usuario WHERE userlogin = '$confereNomeUsuario'") or die (mysqli_error($consultaBanco));
$verificaBanco = mysqli_num_rows($consultaBanco);

if($verificaBanco == 1){
  session_start();
$_SESSION['msg'] = "Este nome de usuario ja esta cadastrado";
echo "<script>history.go(-1)</script>";
return false;
} else {


  //erro nao esta verificando
  if ($confereSeuNome != $recebeSeuNome) {
    session_start();
  $_SESSION['msg'] = "Digite um nome valido";
  echo "<script>history.go(-1)</script>";
  return false;
  }

  else if ($confereSeuSNome != $recebeSeuSNome) {
    session_start();
  $_SESSION['msg'] = "Digite um sobrenome valido";
  echo "<script>history.go(-1)</script>";
  return false;
  }

  else if ($confereNomeUsuario != $recebeNomeUsuario) {
    session_start();
  $_SESSION['msg'] = "Digite um nome de usuario valido";
  echo "<script>history.go(-1)</script>";
  return false;
  }

  if ($recebeEmail == NULL ) {
    session_start();
  $_SESSION['msg'] = "Digite um Email";
  echo "<script>history.go(-1)</script>";
  return false;
  }

  //Nesse if, faço uma conferência em relação à senha informada. Se não for informada nenhuma, retorno a mensagem para que o usuário informe algo!
  if ($recebeSenha == NULL ) {
    session_start();
  $_SESSION['msg'] = "Digite uma senha";
  echo "<script>history.go(-1)</script>";
  return false;
  }







//Aqui faço a segunda parte da verificação: vejo se no nome de usuário foi utilizado algum caractere especial
//Isso serve para evitar uma possível invasão sql no banco de dados, possibilitando assim a proteção e integridade dos dados
//Nesse caso, eu comparo os nomes. Se forem iguais, após passarem pelos filtros, eu inicio a criptografia. Se não forem, peço que volte à página anterior


else {

// Se a foto estiver sido selecionada
	if (!empty($foto["name"])) {
		// Largura máxima em pixels
		$largura = 400;
		// Altura máxima em pixels
		$altura = 400;
		// Tamanho máximo do arquivo em bytes
		$tamanho = 10000;
    	// Verifica se o arquivo é uma imagem



		// Pega as dimensões da imagem
		$dimensoes = getimagesize($foto["tmp_name"]);
		// Verifica se a largura da imagem é maior que a largura permitida
		if($dimensoes[0] > $largura) {
		session_start();
        $_SESSION['msg'] = "A largura da imagem não deve ultrapassar ".$largura." pixels";
    echo "<script>history.go(-1)</script>";
		}
		// Verifica se a altura da imagem é maior que a altura permitida
		if($dimensoes[1] > $altura) {
		session_start();
        $_SESSION['msg'] = "Altura da imagem não deve ultrapassar ".$altura." pixels";
      echo "<script>history.go(-1)</script>";
		}
		// Verifica se o tamanho da imagem é maior que o tamanho permitido
		if($arquivo["size"] > $tamanho) {
		session_start();
        $_SESSION['msg'] = "A imagem deve ter no máximo ".$tamanho." bytes";
      echo "<script>history.go(-1)</script>";
		}

			// Se não houver nenhum erro
		if (count($error) == 0) {
			// Pega extensão da imagem
			preg_match("/\.(gif|png|jpg){1}$/i", $foto["name"], $ext);
        	// Gera um nome único para a imagem
        	$nome_imagem = user.(md5(uniqid(time()))) . "." . $ext[1];

}
		}




//Se o endereço de e-mail for válido, eu preciso verificar se o e-mail cadastrado já consta na base de dados.
//Como desejo que o e-mail seja um campo único, preciso verificar se o mesmo já foi ou não cadastrado no banco.
//A consulta segue abaixo:




//Agora vamos inserir os dados no banco
$insereDados = mysqli_query($conecta, "INSERT INTO usuario (id_usuario, nome, sobrenome, email, fotouser, userlogin, passlogin,) VALUES ('NULL', '$confereSeuNome', '$confereSeuSNome', '$recebeEmail', '$nome_imagem', '$recebeNomeUsuario', '$criptografada')") or die (mysqli_error());

        session_start();
		if($insereDados=true){
        	// Caminho de onde ficará a imagem
        	$caminho_imagem = "../img/" . $nome_imagem;
			// Faz o upload da imagem para seu respectivo caminho
			move_uploaded_file($foto["tmp_name"], $caminho_imagem);



      }


        $_SESSION['msg'] = "Usuario cadastrado com sucesso";
         header("Location: {$_SERVER['HTTP_REFERER']}");
   	 	}	else{
		 $_SESSION['msg'] = "Erro ao cadastrar";
        header("Location: {$_SERVER['HTTP_REFERER']}");
		}


}



}



?>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- Recomendo que você estude um pouco sobre a linguagem SQL. Você aprenderá a montar querys para deletar, atualizar, inserir e selecionar;

 

2- Sobre apagar a imagem ou qualquer arquivo, você tem a função unlink. Obviamente não serve para apagar o dado do banco de dados, pois para isso terá que aprender um pouco do que foi mencionado a cima. Juntando esses dois conhecimentos você conseguirá montar um script que faça exatamente isso. Aqui está a documentação da função unlink função: http://php.net/manual/pt_BR/function.unlink.php;

 

3- Sobre a validação de arquivos, você pode fazer um array com todos os MIME Types e depois verificar se tal tipo do arquivo enviado está nos tipos pré-definidos em um array utilizando a função in_array. Link da documentação: http://php.net/manual/pt_BR/function.in-array.php;

 

Para ficar um pouco mais claro esse último tópico, eu preparei um simples script:

//Armazena os tipos suportados em um array
$tipos = array("image/jpeg","image/gif","image/png");

//Armazena o tipo do arquivo enviado
$type_image = $_FILES['imagem']['type'];

//Verifica se o tipo do arquivo é válido ou não
if(in_array($type_image,$tipos))
{
    //executa script para salvar imagem
}
else
{
    //o tipo de arquivo não é permitido
}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.