Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

TeixeiraRamos

Para quem vai iniciar em MySQL

Recommended Posts

Sempre trabalhei com Access. Mas, agora, tenho que começar a estudar MySql.

Não tenho ideia como iniciar. O que estudar primeiro? Tenho que preparar o meu PC? Existe aqui alguma leitura recomendada?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teixeira,

Não sei como você trabalhou com Access, mas entenda que com o MySQL você vai ter que manjar um pouco daqueles básicos INSERT, WHERE, INTO, DELETE, DROP, SELECT, FROM... Por ai vai.

Recomendo a leitura: Devmedia - Introdução ao MySQL.

Em alguns casos você não precisa preparar o seu computador. Você só vai precisar de um XAMPP (Windows) ou MAMP (Mac OS) para criar um servidor local (apache). Esse server vai te fornecer um phpmyadmin (que é uma interface gráfica pra você interagir com o MySQL - isso evita de ter que usar códigos também, mas não anula o uso).

Pra configurar o XAMPP na sua máquina, recomendo assistir: Configurando XAMPP .
Pra configurar o MAMP na sua máquina, recomendo assistir: Instalação e Configuração. Descarte a parte do Joomla!

O MySQL é usado de N maneiras (via prompt/terminal, via phpmyadmin e por ai vai), mas pra inicio seria interessante você aprender com a interface gráfica, já que os comandos no terminal podem parecer complicados de inicio.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado mesmo.

Eu uso Access há muitos anos, fazendo consultas...nos sites em ASP. Há muito tempo dei uma estudada em SQL Server mas não cheguei a fazer nada tão abrangente, só algumas coisas.

Com relação MySQL desejo iniciar do zero.

Sou aposentado mas gosto muito de comprar livros, tentar entender e colocar em prática. Como estudo mesmo, com responsabilidade mas em cobrança. Já trabalhei muito agora é para aprender também mas com tranquilidade.

Vou seguir suas orientações.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Teixeira,

Boa! Aproveitando que você está em busca de aprendizado, tenho alguns links do MEGA com alguns materiais em bancos de dados, programação e por ai vai, vou deixar alguns da lista disponíveis aqui caso tenha interesse.

• Bancos de Dados - Abrange MySQL, Oracle, SQL Server, PostgreSQL, e tudo sobre banco de dados desde o início.
  • Programação, bancos de dados e formações em geral - Esse link traz tudo do mundo da programação a ativa. Se você for na pasta "Curso Superior Completo" vai achar duas pastas Banco de dados I e Banco de dados II.
  • Hacking, SQL Injection e outros - Esse também tem alguns tópicos interessantes, principalmente o de SQL Injection. Estão em inglês, mas vale a leitura.
  • Livros e apostilas em Geral - Esse também é um material que eu gostei bastante. Se você for na pasta APOSTILAS / LIVROS > Coleção "Use a cabeça" pdf > Português - vai encontrar algumas apostilas e uma delas é a de SQL.

Ainda tenho mais um monte de links disponíveis, mas seria maçante ficar postando tantos aqui. Se quiser, pode me enviar uma mensagem aqui pelo fórum mesmo com seu e-mail pra que eu consiga te encaminhar a lista de links com o material.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique,

Muito mas muito obrigado mesmo.

Meu e-mail carlos.teixeira@terra.com.br

Abraços!

Sucesso sempre!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.