Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Junior Bass

Duvida na modelagem do banco

Recommended Posts

Boa noite.

Estou começando a desenvolver um sistema web e mobile para empréstimos. Porém estou com um dúvida na modelagem. Na imagem abaixo tenho um exemplo de como eu preciso que o banco cadastre: Tenho 4 tipos de pagamento e algumas opções que só irão aparecer dependendo da forma que o usuário desejar pagar: diário, semanal, quinzenal ou mensal:

01_zpsn2gzukv3.jpg02_zpsiwl9njdp.jpg03_zps49tn2hd3.jpg04_zpscpqendtg.jpg

Porém estou com dúvidas em como fazer o modelo do tipo de pagamento. Segue abaixo como está a minha modelagem:

05_zpst7g3q5q5.jpg

Se puderem ajudar, ficarei muito agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq cidade é atributo de emprestimo ?

Como seria este pagamento diario !?

Compartilhar este post

Link para o post

É atributo pq a empresa precisa de relatório de empréstimos por cidade. Ex: Joãozinho é de Santos, mas fez o empréstimo na rota da cidade de Sorocaba. Dai eu pensei desse jeito. Mas se vc tiver outra sugestão será muito bem vinda. xD

O pagamento diário é o seguinte: Joãozinho fez um empréstimo de R$300 com juros de 3%(fictício) e dividiu em 5 parcelas diárias de R$61.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao seria o caso de ter uma tabela de Rotas ?

Falta a parte do registro do pagamento , baixa do título , titulo do pagamento etc.

Costumo dizer que a melhor forma de validar um modelo é "fazer perguntas" a ele e ver se e como ele responde a elas ?

Tipo :

Quantos empretismos tenho em aberto no Rio ?

Quantos clientes estão em aberto ?

Quanto tenho a receber dia xx.xx.xxxx ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite.

No caso, eu só coloquei realmente ai a modelagem da parte de empréstimos. O banco ainda tem outras tabelas. rsrrsr

Sobre a parte do registro de pagamento, etc, não houve solicitação por parte do cliente. O sistema é bem simples mesmo, apenas para gerenciar quanto foi emprestado e os dias de pagamento msm. Mas agradeço as ideias, vou seguir essa dicas de sempre fazer as 'perguntas' ao banco. Thanks!

Sobre a dúvida inicial, eu pensei o seguinte: crio os campos tip_diaSemana, tip_diaQuinzena1, tip_diaQuinzena2 e tip_diaMensal que recebem nulo, e faço a operação de seleção no proprio html msm. Se tiverem uma idéia melhor, agradeço. xD

Agora surgiu outra dúvida: A base que vai receber os dados ficará no computador do dono, apenas localhost, e a importação dos dados será ao fim da rota do dia. Como eu posso evitar cadastro duplicados nesse caso?

Compartilhar este post

Link para o post

O correto seria criar um registro para cada dia de pagamento , 28.29.30.31 se for diáro , 4 ser for semanal etc.

Quanto a replicação não posso opinar , conheço pouco Mysql para isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.