Jump to content
marciodelefrate

Salvar dados em json dentro do mysql

Recommended Posts

Olá amigos,

Uma duvida que os usuário mais avançados podem me ajudar.

Tenho um sistema desenvolvido com php e mysql

Tenho que salvar configurações de uma empresa, tipo

modulo de vendas = true/ false

modulo de clientes = true/false

quantidade de usarios = x

Eu estou convertendo um array com esses dados em json e salvando em um campo text dentro do mysql, depois recupero e converto de json pra array.

Sendo assim, quando eu adiciono um modulo ao sistema não preciso alterar a estrutura do banco de dados.

A dúvida, posso ter problemas com esse processo que estou usando ou é viável?

Obrigado.

Bem-vindo ao fórum! :)
Recomendo que leia as regras e orientações de participação

O problema dessa estrutura é ter de pegar todo o conteúdo, processá-lo, alterá-lo e depois salvá-lo de novo. Uma simples modificação implica bastante trabalho pro sistema.

O ideal seria salvar cada configuração em um campo de tabela

Links úteis:

http://rberaldo.com.br/usando-campos-multivalorados/

http://forum.imasters.com.br/topic/140816-mini-tutorial-de-mysql/

Também vale a pena ler sobre Entity-Attribute-Value (EAV), que é um modelo usado pelo Magento para possibilitar configurações genéricas

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Diego-SLP
      Bom dia,

Estou fazendo uma tela de relatorios de registro de ponto e não estou conseguindo totalizar as horas conforme trago do banco de dados, se alguem puder me ajudar.

SELECT p.cod_obra,f.nome,o.obra, TIME_FORMAT(SEC_TO_TIME(SUM(TIME_TO_SEC(p.totalhora))),'%H:%i') AS hora, TIME_FORMAT(SEC_TO_TIME(SUM(TIME_TO_SEC(p.totalhoraextra))),'%H:%i') AS horaextra, f.funcao FROM rh_pontoFuncionario p, rh_funcionario f, rh_obra o WHERE p.data BETWEEN '2020/10/01' AND '2020/11/20' AND p.cod_obra = '20056' AND p.cod_func = f.cod AND p.cod_obra = o.cod GROUP BY p.cod_obra, f.nome Essa query me traz COD_OBRA,NOME,OBRA,HORA,HORAEXTRA,FUNCAO e eu gostaria de TOTALIZAR o campo HORA e HORAEXTRA somando todas as linhas mas não consigo
    • By landerbadi
      Olá pessoal, boa noite

Tenho uma tabela no banco de dados mysql com três colunas (id, audio, tocado) e um player de audio html5 simples.

<audio controls>
        <source src="horse.ogg" type="audio/ogg">
        <source src="horse.mp3" type="audio/mpeg">
      </audio>

Fiz uma consulta no bd para me retornar um (1) registro. Com base nessa consulta o player toca o audio correspondente.
      Preciso fazer com que após o término do audio seja gravado na coluna 'tocado' no bd a palavra 'OK'.
      Tem como fazer isso?
    • By Matheus B. Siqueira
      Fala pessoal, meu problema é o seguinte: Tento retornar os valores do json_encode via AJAX, só que na hora de armazenar no const ele da erro de:
      <b>Notice</b>: Undefined variable: videos_pendentes in <b>C:\xampp\htdocs\tcc\monitor.php</b> on line <b>504</b><br /> <br /> <b>Notice</b>: Trying to access array offset on value of type null in <b>C:\xampp\htdocs\tcc\monitor.php</b> on line <b>504</b><br /> null); Não sei qual seria a melhor forma de retornar esses dados, alguma sugestão?
      AJAX:
      $('#btn-lista-videos-carousel').click(function() { var nome_monitor = $("#nomecomp").val(); $.ajax({ url: 'pesquisar_video_pendente.php', data: {nome_monitor}, dataType: 'json', type: "POST", complete: function(data) { const videos_pendentes = JSON.parse(<?php echo json_encode($videos_pendentes[0]) ?>); let itens = ''; let indicadores = ''; $('#botaobaixar').hide(); $('#tudo_monitor').hide(); $('#carouselExampleIndicators_2').hide(); if (videos_pendentes.length > 0) { videos_pendentes.forEach(function(video, indice) { indicadores += '<li data-target="#carouselExampleIndicators" data-slide-to="' + indice + '" class="' + (indice == 0 ? 'active' : '') + '"></li>' itens += '<div data-link_video="' + video.link_video + '" data-id="' + video.idvideo_monitor + '" data-titulo="' + video.titulo_video + '" data-situacao="' + video.situacao + '" class="carousel-item ' + (indice == 0 ? 'active' : '') + '">'; itens += ' <iframe width="100%" height="350" src="https://www.youtube.com/embed/' + video.link_video + '" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>' itens += '</div>'; }); $('#tudo_monitor').show(); $('#carouselExampleIndicators').show(); $('#carousel-indicadores').html(indicadores); $('#carousel-itens').html(itens); } else { alert('Nenhum vídeo pendente'); } } }); }); E o meu PHP, a qual busca os dados no mysql:
      <?php $monitor = $_POST['nomecomp']; $servidor = 'localhost'; $usuario = 'root'; $senha = 'root'; $banco = 'onteach'; $conexao = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $banco); $consulta = "SELECT * FROM video_monitor WHERE video_monitor.monitor = '$monitor' AND video_monitor.pendente = 1 OR video_monitor.pendente = 3"; $resultados = mysqli_query($conexao, $consulta); $videos_pendentes = array(); while ($video = mysqli_fetch_assoc($resultados)) $videos_pendentes[] = $video; mysqli_free_result($resultados); mysqli_close($conexao); $videos_pendentes = json_encode($videos_pendentes); echo json_encode($videos_pendentes); ?>  
    • By Matheus B. Siqueira
      Olá, tento fazer uma requisição para atualização de item do accordion no mysql, porém apenas um item é atualizado.
      O código funciona da seguinte forma: É buscado perguntas referente ao vídeo selecionado no carousel, logo após, o código da Amostra de Código 1, cria os cards dentro do modal. Cada card é referente a uma pergunta diferente registrada no Banco de Dados.
      Porém, ao tentar atualizar um item do MYSQL, dentro do card, no textarea, o primeiro item (1º pergunta) desse accordion é atualizado, o segundo item (2º pergunta) não é atualizado.
      Cada pergunta possui um id no MYSQL, bem como, um assunto, uma resposta, uma pergunta... de acordo com a Figura 01.
      Vale ressaltar que, de acordo com a Amostra de Código 2, é buscado juntamente com o AJAX, todas as perguntas referente ao vídeo selecionado no carousel.
      Amostra de Código 1:
      $(document).ready(function() { $(function() { $('#responder_duvidas').click(function() { var codigoVideo2 = $('.carousel-item.active').attr('data-link_video'); var accordion2 = ""; $.post("buscar_duvida_monitor_resp.php", { codigo_video_monitor: codigoVideo2, }, function(data2, status) { if (data2 !== "Fail") { $("#dynamic_accordion #accordion").html(accordion2); // Adiciona essa linha $.each(JSON.parse(data2), function (index2, duvida3) { accordion2 += '<div class="card" style="margin: 5px">'; accordion2 += '<div class="card-header" id="heading'+index2+'">'; accordion2 += '<h5 class="mb-0">'; accordion2 += '<button class="btn btn-link" data-toggle="collapse" data-target="#collapse'+index2+'" aria-expanded="true" aria-controls="collapse'+index2+'">'; accordion2 += duvida3.assunto; accordion2 += '</button>'; accordion2 += '</h5>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '<div id="collapse'+index2+'" class="collapse" aria-labelledby="heading'+index2+'" data-parent="#accordion">'; accordion2 += '<div class="card-body">'; accordion2 += '<div style="background: #ddd; color #fff; padding: 10px 20px; border-radius: 5px">'; accordion2 += duvida3.pergunta; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '<hr>'; accordion2 += '<div style="background: #fff; color #fff; padding: 10px 20px; border-radius: 5px">'; accordion2 += '<form method="post" enctype="multipart/form-data">'; accordion2 += '<textarea class="form-control" name="resposta" id="resposta" required>'+duvida3.resposta+'</textarea>'; accordion2 += '<input type="hidden" id="id_duvidas" value="'+duvida3.idduvidas+'" />'; accordion2 += '<br><button type="button" id="enviar_resposta" class="btn btn-success btn-sm">Enviar resposta</button>'; accordion2 += '</form>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '</div>'; $("#dynamic_accordion #accordion").html(accordion2); }); } }); }); $(document).on("click", "#enviar_resposta",function(){ $.ajax({ url: "atualizar_resposta.php", method: "POST", data: { resposta: $('#resposta').val(), idduvidas: $('#id_duvidas').val() }, success: function(res) { var data = JSON.parse(res); alert((data.success == true) ? "Pergunta atualizada" : "Pergunta não atualizada"); $('.modal-backdrop').remove(); return; } }); // fecha modal $("#modalDuvidas").modal("hide"); }); }); }); Figura 1:

Amostra de Código 2:
      <?php if (isset($_POST['idduvidas']) && isset($_POST['resposta'])) { $id_resposta = $_POST['idduvidas']; $resposta = $_POST['resposta']; $servidor = 'localhost'; $usuario = 'root'; $senha = 'root'; $banco = 'onteach'; $conexao = mysqli_connect($servidor,$usuario,$senha,$banco); $consulta2 = "UPDATE duvidas SET duvidas.resposta = '$resposta' WHERE duvidas.idduvidas = '$id_resposta'"; die(json_encode(['success'=>(mysqli_query($conexao, $consulta2))])); } Figura 2 (FIGURA COMPLEMENTAR APRESENTANDO O ACCORDION NO WEBSITE)

Por fim, este tópico auxilia em um tema que é específico, porém, pode ser utilizado para outros fins de programação, bem como, a utilização de definição de váriantes em accordion com maiores itens.
      Desde já, agradeço.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.