Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Victor Fernandes

Dicas, criticas e analise do meu código php

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Tudo tranquilo?

Sou novo aqui no fórum, me perdoem se isto não for uma pratica legal, gostaria que vocês analisassem meus códigos, são bem pequenos, fiz um CRUD para um sistema de cadastro muito simples, eu faço alterações e crio algumas besteiras nos sistemas da empresa que trabalho, e estou cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas na Estácio, como PHP sempre foi minha paixão, resolvi me aprofundar na linguagem.

Comecei a ler o livro do Pablo Dall´Oglio sobre PHP OO, como tenho uma mania muito feia de correr antes de andar, me adiantei um pouco e passei a estudar um pouco sobre como realizar CRUD usando POO, vou colocar abaixo os links dos arquivos no GitHub, se possível, gostaria que analisassem, criticas, elogios e dicas são muito bem vindas, obrigado \o/

https://github.com/victorfernandesjp/training-files/blob/master/index.php //Pagina inicial do sistema onde tem o formulario e o SELECT.

https://github.com/victorfernandesjp/training-files/blob/master/processarDados.php //Pagina onde é realizado o INSERT e o UPDATE.

https://github.com/victorfernandesjp/training-files/blob/master/excluirdado.php //Pagina onde é realizado o DELETE.

vlw o/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum.

Apesar de estar utilizando objetos, seus códigos são todos procedurais. Além do uso de PDO, não há nada de orientação à objetos.

Entretanto, para um iniciante, os seus códigos, mesmo que estruturais, estão bons. Parabéns pelo fato de usar exceptions ao invés de retornos.

Dica:

Sobre o livro do Pablo Dall´Oglio, meu conterrâneo, teve um começo meio conturbado. Mas parece que melhorou na 3ª Edição. Realmente não sei dizer, pois o que eu li foi a primeira ou segunda (não me lembro).

Sugiro você ler mais livros, tal qual:

- PHP Objects, Patterns and Practice do Matt Zandstra;

- The Pragmatic Programmer: From Journeyman to Master de Andrew Hunt e David Thomas;

- Clean Code do Robert C. Martin;

- Agile Software Development: Principles, Patterns, and Practices do Robert C. Martin;

- E muitos outros que se tornaria uma lista extensa e gigantes.

Absorva tudo que eles tem a oferecer e interprete o que cada um ensina. Não fique apenas em um livro, mas bons livros servem como referência ao dia dia

PS.: Tentarei ler a nova edição do livro do Pablo Dall'Oglio e ver como está. É bom ter escritores nacionais como referência, se esses estiverem realizando um bom trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ps. 2: Exemplos de CRUD, apesar de facilmente encontrados como exemplo/estudo, são os mais complexos a serem estudados. Principalmente pelo fato de se querer fazer tudo o mais abstrato possível.

De uma pesquisada aqui pelo fórum e encontrará vários tópicos abordando o porque não é bom usar CRUD como estudo

Compartilhar este post

Link para o post

Ps. 2: Exemplos de CRUD, apesar de facilmente encontrados como exemplo/estudo, são os mais complexos a serem estudados. Principalmente pelo fato de se querer fazer tudo o mais abstrato possível.

De uma pesquisada aqui pelo fórum e encontrará vários tópicos abordando o porque não é bom usar CRUD como estudo

Cara, muito obrigado pelas dicas e criticas, o livro que tenho do Pablo Dall´Oglio é a 3ªedição, vou finalizar a leitura deste e irei partir para outros exemplares que você citou \o/

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.