Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabianoSouza

Registros como objetos em campo de tabela

Recommended Posts

Tenho uma situação aparentemente 1 para N. Mas penso em usar uma abordagem diferente. Vamos ao caso.

Desenvolvo uma ferramenta para gestão em RH. Ela tem uma funcionalidade para disparar e-mails.

Os alvos desses emails são pessoas que participarão de um processo de seleção no papel de "avaliadores", como

por exemplo a pessoa que solicitou o processo seletivo ao RH (geralmente o gerente de algum departamento).

Na prática posso ter até três pessoas nessa condição.

Até aqui ok, sem crise.

Quero manter um pequeno histórico de emails disparados. Imaginei criar um campo texto (numa tabela já existente) para guardar esse histórico em formato de objeto JSON, algo como

[{"emails":{"destinatario":"NomePessoa","email":"EmailPessoa","dataEnvio":"10/11/2016"}}] (apenas para ilustrar)

(claro que a aplicação precisaria tratar essa informação)

Pensei em fazer isso pois terei no máximo uns seis envios (até três pessoas recebendo até dois emails cada uma) .

Acho que seria desnecessário criar uma tabela apenas para guardar isso.

Gostaria de saber a opinião dos colegas.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde Fabiano, por mais simples que uma situação possa parecer é sempre bom agente seguir padrões, por que agente nunca sabe o tanto que a aplicação pode crescer e que talvez outra pessoa possa prestar suporte nesta aplicação, por esse motivo acho que seria melhor sim criar uma tabela de histórico de emails enviados, com os dados de quem enviou para quem e quando, até por que desta maneira você poderia realizar um select nela depois e seria bem mais fácil recuperar estas informações, e saber quantas vezes um gerente enviou um email para uma outra pessoa, você pode incluir um campo data e criar um limite dentro de uma data, utilizando parâmetros configurados pelo usuário master, creio eu que esta seja a melhor forma, o que você acha?

espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Diego!

Agradeço pelas esclarecimentos.

Eu precisava da opinião de pessoas experientes para tomar essa decisão.

Seguirei sua recomendação, criando uma tabela para controlar a quantidade de emails enviados.

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.