Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipessz

Sistema de XP e Badges (Gamification)

Recommended Posts

Olá pessoal, mais uma vez. Bom dia!

Hoje venho sanar uma questão sobre um assunto que ando estudando, o "Gamification". Pois bem, como nos meus outros posts eu coloquei um sisteminha que estou criando para estudo e navegando nessa imensa web me deparei com vários sites contendo esse esquema de "Gamificar" as coisas (usuário com xp, badges, conquistas, objetivos...). Gostaria de receber abaixo algumas visões e entendimento de vocês a respeito em:

  • Como iniciar o escopo desse sistema em relação as tabelas (algo básico);
  • Identificação dos objetivos efetivados para ganhar a conquistas cadastradas;
  • Calculo de XP com a barra e whatever rs.

Grato desde já e fiquem com Deus!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Felipe,

Essa é uma prática que mantém os usuários interagindo com o site para receber as bonificações. Com isso, você ganha, provavelmente, mais visitações, usuários realmente participativos... e por aí vai.

Primeiro de tudo, você precisa definir quais serão os objetivos e etapas. Vou listar um exemplo...

- Conquista 01: Visitou o site mais de 1x (ganha um Badge Bronze)

- Conquista 02: Visitou o site mais de 10x (ganha um Badge Prata)

- Conquista 03: Visitou o site mais de 50x (ganha um Badge Ouro)

Determinando o objetivo, fica mais fácil saber o que terá que programar. Neste caso, você terá que coletar as visitações dos usuários logados, e gravar as mesmas em um banco de dados. Quando esta contagem chegar ao número pedido pela conquista, você pode exibir uma mensagem na tela.

Como o exemplo acima é simples, você pode só criar um campo "visitas" na tabela deste usuário e utilizar um update neste registro toda vez que o usuário acessar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Felipe,

Essa é uma prática que mantém os usuários interagindo com o site para receber as bonificações. Com isso, você ganha, provavelmente, mais visitações, usuários realmente participativos... e por aí vai.

Primeiro de tudo, você precisa definir quais serão os objetivos e etapas. Vou listar um exemplo...

Determinando o objetivo, fica mais fácil saber o que terá que programar. Neste caso, você terá que coletar as visitações dos usuários logados, e gravar as mesmas em um banco de dados. Quando esta contagem chegar ao número pedido pela conquista, você pode exibir uma mensagem na tela.

Como o exemplo acima é simples, você pode só criar um campo "visitas" na tabela deste usuário e utilizar um update neste registro toda vez que o usuário acessar.

Pois é Maykel-ctba essa prática ajuda e muito a estimular os usuários a continuar no sistema em questão e eu particularmente acho algo bem robusto e charmoso. Então, era desse modo que estava pensando mesmo agora fico na duvida em relação a barra de Experiência que por sinal teríamos LV's. To pensando em fazer uma assim:

iHxNXUq.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A barra da pra tu fazer com regra de três, tirar a porcentagem entre o próximo nível e a exp atual, é bem simples na verdade fazer esse tipo de sistema, como o Maykel disse, se você fizer um brainstorm e organizar isso, o desenvolvimento vai ser a parte mais simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A barra da pra tu fazer com regra de três, tirar a porcentagem entre o próximo nível e a exp atual, é bem simples na verdade fazer esse tipo de sistema, como o Maykel disse, se você fizer um brainstorm e organizar isso, o desenvolvimento vai ser a parte mais simples.

Pois é Mateus Silva, não é algo complicado e pude perceber que tudo que havia pensado sobre como fazer, você e o Maykel disseram a mesma coisa, muito obrigado. To pensando uma estrutura da tabela LVl , pensei em algo como por exemplo as tabelas:

  • ID_lvl;
  • FK do ID do usuario,
  • Xp_contador por dafult 0.

Podendo ser comparado com um array, sei la por exemplo rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for por exp, pensando rápido aqui, imagino algo assim:

tbl_niveis

- id

- nome

- exp_min

- exp_max

tbl_usuario_data

- id_usuario

- exp

- id_nivel_atual (este pode ser opcional, talvez nem seja necessario)

aí daria pra ver em qual dos niveis de tbl_niveis o campo exp da tbl_usuario_data se encaixa e fazer o calculo para o proximo nivel, acho que talvez um beetwen entre exp, exp_min e exp_max

que nem eu disse, pensei rapido nisso, se parar pra pensar melhor da pra fazer um negocio legal e bem simples

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Felipe,

Essa é uma prática que mantém os usuários interagindo com o site para receber as bonificações. Com isso, você ganha, provavelmente, mais visitações, usuários realmente participativos... e por aí vai.

Primeiro de tudo, você precisa definir quais serão os objetivos e etapas. Vou listar um exemplo...

Determinando o objetivo, fica mais fácil saber o que terá que programar. Neste caso, você terá que coletar as visitações dos usuários logados, e gravar as mesmas em um banco de dados. Quando esta contagem chegar ao número pedido pela conquista, você pode exibir uma mensagem na tela.

Como o exemplo acima é simples, você pode só criar um campo "visitas" na tabela deste usuário e utilizar um update neste registro toda vez que o usuário acessar.

Você poderia me dar um exemplo basico de como faria, por favor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.