Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marco_dev

Algoritmo em Portugol para preenchimento de uma PA usando Vetor

Recommended Posts

Prezados, estou com dificuldade para resolver o seguinte problema: Escreva um programa para preencher um vetor de inteiro com 20 termos de uma PA cujo termo inicial e a razão deverá ser informada pelo usuário. Somente após o preenchimento completo do vetor, o mesmo deverá ser exibido na tela.

Por mais simples que pareça para quem entende do assunto e, apesar de já ter encontrado a solução para o problema em linguagens como C por exemplo, preciso solucionar utilizando o Portugol e como disse no enunciado, utilizando Vetor devido à fase do curso em que estou.

Vou postar o código até onde consegui fazer para verem se é possível melhorá-lo. O mesmo já está calculando e imprimindo os termos da PA (creio eu conforme pede o enunciado). Mas estou em dúvida basicamente em dois pontos:

  • O termo inicial digitado pelo usuário, acaba sendo substituído de acordo com a fórmula empregada. Isto é correto?
  • Conforme pede o exercício, a exibição do vetor só ocorre quando é completado o 20º termo porém, o melhor formato em que consegui chegar foi por exemplo: n1 n2 n3 n4, n5...n20. Mas se eu quiser que sejam separados por vírgula por exemplo, o último termo também acaba ficando com a vírgula o que visualmente não fica bom e nem acho correto já que é o último. Gostaria que ficasse no formato: PA[20]: n1, n2, n3, n4, n5, n20

Podem me auxiliar a melhorar o algoritmo?

programa
{
	funcao inicio()
	{
		inteiro vetor [20], termo, razao
		inteiro indice = 0
		inteiro cont = 0

		escreva ("Digite o termo inicial da PA: ")
		leia (termo)
		escreva ("Digite a razão: ")
		leia (razao)

		para  (indice = 0; indice < 20; indice++) {
			vetor[indice]=termo+(indice-1)*razao
			escreva (vetor[indice], " ")
		}
	}
}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.