Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Osmar L Lima

JSON e Banco de Dados

Recommended Posts

Olá, estou a desenvolver um portal de notícias para uma cidade, coisa simples, tenho o CRUD já pronto, porém me surgiu uma dúvida e gostaria de uma sugestão: "Existem vantagens ou desvantagens de você ao invés de consultar o BD e retornar as notícias para depois montar a página, no próprio CRUD gerar arquivos JSON ou XML para depois quando no momento de montar a página principal do portal, você trabalhar com esses arquivos?"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grande vantagem de usar modelos de crud ao meu ver é o fato de se você for utilizar em outra plataforma (um aplicativo por exemplo) o consumo de dados vai ser menos traumático do que preparar do 0 um webservices.

Outra coisa legal é ter a possibilidade de 'mockar' os dados Tendo a separação muito mais fácil podendo testar as partes independentes uma das outras.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria mais seguro também, uma vez que não existirá nenhuma requisição ao banco por parte do usuário final??

Compartilhar este post

Link para o post

A entrada de usuário deveria ser tratada tanto via webservice (crud/ -> json/xml) qnt via $_SESSION tradicional.

A parte legal de 'Statless' é o uso do token sem pendurar uma sessão dependendo da arquitetura pode desafogar o servidor:

Tem um artigo bem legal sobre JWT:

http://www.webstreaming.com.ar/articles/php-slim-token-authentication/

WebService RESTful Stateless :wub: é muito amor haha

Já usei Slimframework e curti, atualmente to alocado num projeto de Laravel tmb ta fluindo legal.

A jogada qnd se vai construir um webservice é saber os métodos do protocolo HTTP, GET/POST/PUT/DELETE, para casar com as iterações do banco CRUD xD.

Recomendo a serie tmb:

https://javabrains.io/courses/javaee_jaxrs/lessons/Introduction

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.