Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

keven1406

Salvar arquivos sem precisar ter ou simular banco de dados

Recommended Posts

Pessoal, estou com uma duvida intrigante. Sou iniciante em JavaScript e na programação também. Queria saber se tem como salvar arquivos de um mini app que fiz sem precisar de um banco de dados de um servidor. Não fiz um site, fiz um joguinho com html, css e JS que não irá sair do meu PC, no entanto fiquei pensando: Será que da pra salvar o jogo sem precisar ter ou simular um servidor?. No caso, em uma pasta no nosso próprio computador. Até por que é ruim sempre que fechar o app, ele apaga todos os dados inseridos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vê se usar o localStorage te atende:

 

<script type="text/javascript">
	
    var nome = 'joao';
    var pontuacao = 0;
    var fase = 1;

	localStorage.setItem('nome', nome);
	localStorage.setItem('pontuacao', pontuacao);
	localStorage.setItem('fase', fase);

	nome = localStorage.getItem('nome');
	pontuacao = localStorage.getItem('pontuacao');
	fase = localStorage.getItem('fase');

	alert(nome + ' ' + pontuacao + ' ' + fase); // exibira João 0 1

	// também seria possivel passar um objeto:

	informacoes = {'nome':'joao', 'pontuacao': 0, 'fase':1};
	localStorage.setItem('informacoes', JSON.stringify(informacoes));
	info = JSON.parse(localStorage.getItem('informacoes'));
	alert(info.nome + ' ' + info.pontuacao + ' ' + info.fase); // exibira joao 0 1

</script>

Os valores de localStorage estarão disponíveis, mesmo apos a sessão do navegador ter sido encerrada. 
Você fecha e reabre o navegador e faz apenas:
 

<script type="text/javascript">
    nome = localStorage.getItem('nome');
    alert(nome);
</script> 

E sera exibido joão, que ficou salvo na storage do navegador

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Window/localStorage
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso a dica do @EdCesar cai como uma luva. 

Outra opção seria o FireBase, é um base S.a.a.s. (software as a service). Powerd by  Google xD + 
JSON na veia

https://firebase.google.com/?hl=pt-br

Tem opção gratuita:
https://firebase.google.com/pricing/



Outra coisa que seria legal é você disponibilizar ele como OpenSource em algum lugar. (claro se for do seu interesse)
Por exemplo no GitHub você ganha um controle de versionamento + Hospedagem de arquivos HTML/CSS/JS
https://tableless.com.br/criando-paginas-web-para-seus-repositorios-com-o-github-pages/

Dessa forma você teria uma url para mostrar o jogo aos amigos e uma base de dados gratuita (FireBase).
Exemplo do meu usando a gh-pages: 
http://gabrieldarezzo.github.io/velha/

Ou pode seguir a dica do amigo acima e usar apenas a hospedagem para 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/04/2017 at 17:22, EdCesar disse:

Vê se usar o localStorage te atende:

 


<script type="text/javascript">
	
    var nome = 'joao';
    var pontuacao = 0;
    var fase = 1;

	localStorage.setItem('nome', nome);
	localStorage.setItem('pontuacao', pontuacao);
	localStorage.setItem('fase', fase);

	nome = localStorage.getItem('nome');
	pontuacao = localStorage.getItem('pontuacao');
	fase = localStorage.getItem('fase');

	alert(nome + ' ' + pontuacao + ' ' + fase); // exibira João 0 1

	// também seria possivel passar um objeto:

	informacoes = {'nome':'joao', 'pontuacao': 0, 'fase':1};
	localStorage.setItem('informacoes', JSON.stringify(informacoes));
	info = JSON.parse(localStorage.getItem('informacoes'));
	alert(info.nome + ' ' + info.pontuacao + ' ' + info.fase); // exibira joao 0 1

</script>

Os valores de localStorage estarão disponíveis, mesmo apos a sessão do navegador ter sido encerrada. 
Você fecha e reabre o navegador e faz apenas:
 


<script type="text/javascript">
    nome = localStorage.getItem('nome');
    alert(nome);
</script> 

E sera exibido joão, que ficou salvo na storage do navegador

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Window/localStorage
 

Que legal. Você usou alguma biblioteca Javascript ou foi tudo no grosso? Esse JSON eu não tenho conhecimento. Já que sei o JS grosso, o básico de orientação a objetos e um pouco do DOM que estou estudando agora. Mas isso ainda não vi. O que preciso estudar pra entender direitinho o  localStorage?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ignorado com sucesso kkkk

 

Enfim.

 

Como usar:

https://developers.google.com/web/tools/chrome-devtools/manage-data/local-storage

 

Old but gold:
https://diveintohtml5.com.br/storage.html


Seu amigo do dia a dia:
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/Window/Window.localStorage

Sobre JSON você pode entender como um Objeto de arrays ou array de objetos.

 

Exemplo das funções utilizadas pelo Ed...

var stringJsonFromArray = JSON.stringify([
	{
		 "id" : 1
		,"name":"John"
		,"age":30
		,"city":"New York"
	}
	,{
		 "id" : 2
		,"name":"Meu Nome não é JSON"
		,"age":35
		,"city":"Bahia"
	}
]);

console.log(stringFromJson);
/*
//Imprime uma string serializada...
[{"id":1,"name":"John","age":30,"city":"New York"},{"id":2,"name":"Meu Nome não é JSON","age":35,"city":"Bahia"}]
*/

var ObjFromJson = JSON.parse(stringFromJson);

//Transforma aquela String do JSON em um array de Objetos
console.log(ObjFromJson[0]); //Imprime o indice do John

Você deve estar se perguntando...

Pq caralhos esse cara falou tudo isso acima?

Basicamente essa é uma técnica de armazenar dados 'complexos' em campos chave-valor (como por exemplo o localStorage), apesar que temos outras alternativas como citado no meu post para arrays complexos.

 

No localStorage não temos uma opção de ir 'descendo' os niveis como o Mongo que você pode ir navegando na arvore ... 

 

-pessoas

--João

---Arquivo1

---Arquivo2

---Arquivo3

--Maria

---Arquivo1

---Arquivo2

 

Consegue compreender a limitação ?

 

Enfim da uma lida sobre JSON, brinca um pouco com ele, tem alguns plugins no Chrome que ajudam a leitura 

Apesar q tem esse site que é bem bacaninha para a leitura:

http://jsonviewer.stack.hu/

 

 

Tenta ir praticando ai, por exemplo salvar uma estrutura como citado acima.

Um conjunto de pessoas onde cada pessoa possui 1 ou mais arquivos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2017 at 13:44, gabrieldarezzo disse:

No seu caso a dica do @EdCesar cai como uma luva. 

Outra opção seria o FireBase, é um base S.a.a.s. (software as a service). Powerd by  Google xD + 
JSON na veia

https://firebase.google.com/?hl=pt-br

Tem opção gratuita:
https://firebase.google.com/pricing/



Outra coisa que seria legal é você disponibilizar ele como OpenSource em algum lugar. (claro se for do seu interesse)
Por exemplo no GitHub você ganha um controle de versionamento + Hospedagem de arquivos HTML/CSS/JS
https://tableless.com.br/criando-paginas-web-para-seus-repositorios-com-o-github-pages/

Dessa forma você teria uma url para mostrar o jogo aos amigos e uma base de dados gratuita (FireBase).
Exemplo do meu usando a gh-pages: 
http://gabrieldarezzo.github.io/velha/

Ou pode seguir a dica do amigo acima e usar apenas a hospedagem para 

Desculpa, mas não te ignorei como foi parecido kkk. Vi sua resposta e vou disponibilizar ele no GitHub depois como Open Source . Me desculpe por não comentar nada kkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, gabrieldarezzo disse:

Ignorado com sucesso kkkk

 

Enfim.

 

Como usar:

https://developers.google.com/web/tools/chrome-devtools/manage-data/local-storage

 

Old but gold:
https://diveintohtml5.com.br/storage.html


Seu amigo do dia a dia:
https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/Window/Window.localStorage

Sobre JSON você pode entender como um Objeto de arrays ou array de objetos.

 

Exemplo das funções utilizadas pelo Ed...


var stringJsonFromArray = JSON.stringify([
	{
		 "id" : 1
		,"name":"John"
		,"age":30
		,"city":"New York"
	}
	,{
		 "id" : 2
		,"name":"Meu Nome não é JSON"
		,"age":35
		,"city":"Bahia"
	}
]);

console.log(stringFromJson);
/*
//Imprime uma string serializada...
[{"id":1,"name":"John","age":30,"city":"New York"},{"id":2,"name":"Meu Nome não é JSON","age":35,"city":"Bahia"}]
*/

var ObjFromJson = JSON.parse(stringFromJson);

//Transforma aquela String do JSON em um array de Objetos
console.log(ObjFromJson[0]); //Imprime o indice do John

Você deve estar se perguntando...

Pq caralhos esse cara falou tudo isso acima?

Basicamente essa é uma técnica de armazenar dados 'complexos' em campos chave-valor (como por exemplo o localStorage), apesar que temos outras alternativas como citado no meu post para arrays complexos.

 

No localStorage não temos uma opção de ir 'descendo' os niveis como o Mongo que você pode ir navegando na arvore ... 

 

-pessoas

--João

---Arquivo1

---Arquivo2

---Arquivo3

--Maria

---Arquivo1

---Arquivo2

 

Consegue compreender a limitação ?

 

Enfim da uma lida sobre JSON, brinca um pouco com ele, tem alguns plugins no Chrome que ajudam a leitura 

Apesar q tem esse site que é bem bacaninha para a leitura:

http://jsonviewer.stack.hu/

 

 

Tenta ir praticando ai, por exemplo salvar uma estrutura como citado acima.

Um conjunto de pessoas onde cada pessoa possui 1 ou mais arquivos.

 

Obrigado cara. Isso foi muito bem explicativo. Isso é uma forma de salvar como cash dos navegadores ou não tem nada a ver com isso? Vou ler as links que você postou. Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim o localStorage é um cache do browser, inclusive muitos sites / webapps (ou até mesmo apps IoS/Android - híbridos) utilizam essa técnica para persistência e cacheamento.

 

Sobre o openSource legal a iniciativa, depois q liberar avisa aqui a galera sempre tem uns pitacos pra melhorar.


Abraço e bons estudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.
       
      Estou com uma pequena dúvida, referente a PEGAR AUTOMATICAMENTE a HORA e alimentar o campo INPUT.
       
      Tenho uma rotina, que estava aparentemente funcionando corretamente, mas agora estou tendo problema.
       
      A rotina, pega a HORA atual e informa automaticamente o INPUT, não estou entendendo porque agora não está mais fazendo.

      Abaixo a rotina.

       
      <div class="col-lg-3"> <label for="cotaHrsinicio">Hora da Abertura<span class="required">*</span></label> <div class="controls"> <input type="time" id="cotaHrsinicio" name="cotaHrsinicio" class="form-control" style="width:100%;" value="" /> <!-- NESSE INPUT A ROTINA INFORMA A DATA ATUAL --> </div> </div>  
       
      function date_time() { var date = new Date(); //var am_pm = "AM"; var hour = date.getHours(); /* if(hour>=12){ am_pm = "PM"; } */ if (hour == 0) { hour = 12; } if(hour<12){ hour = hour - 12; } if(hour>12){ hour + 12; } if(hour<10){ hour = "0"+hour; } var minute = date.getMinutes(); if (minute<10){ minute = "0"+minute; } var sec = date.getSeconds(); if(sec<10){ sec = "0"+sec; } /* *Formato da Hora (h:m:s) * Passar para a Variável: Hora Atual */ var cotaHrsinicio = document.getElementById("cotaHrsinicio").value = hour+":"+minute; }
      Grato,
       
      Cesar

       
    • Por luiz monteiro
      Bom dia.
      Estou precisando formatar um campo de entrada type text somente para numero com a seguinte formatação.
      se menor que 999 mostrar dessa forma mesmo, nesse caso seria para centena.dezena.unidade. Tipo 001 até 009 depois 010 até 099 depois 100 até 999
      de 1.000 até 999.999  mostrar com o ponto, nesse caso seria para milhar.centena.dezena.unidade. Tipo 001.000 até 001.999 e assim por diante.
      de 1.000.000 até 9.999.000, nesse caso seria para milhão.milhar.centena.dezena.unidade. aqui mesma ideia....
      Parecidos com aqueles campos de preço, que ao digitar os zeros ficam a esquerda até o valor atingirem a unidade correspondente.
       
      Tentei adaptar esse que encontrei na net.
      function moeda(a, e, r, t) { let n = "" , h = j = 0 , u = tamanho2 = 0 , l = ajd2 = "" , o = window.Event ? t.which : t.keyCode; if (13 == o || 8 == o) return !0; if (n = String.fromCharCode(o), -1 == "0123456789".indexOf(n)) return !1; for (u = a.value.length, h = 0; h < u && ("0" == a.value.charAt(h) || a.value.charAt(h) == r); h++) ; for (l = ""; h < u; h++) -1 != "0123456789".indexOf(a.value.charAt(h)) && (l += a.value.charAt(h)); if (l += n, 0 == (u = l.length) && (a.value = ""), 1 == u && (a.value = "0" + r + "0" + l), 2 == u && (a.value = "0" + r + l), u > 2) { for (ajd2 = "", j = 0, h = u - 3; h >= 0; h--) 3 == j && (ajd2 += e, j = 0), ajd2 += l.charAt(h), j++; for (a.value = "", tamanho2 = ajd2.length, h = tamanho2 - 1; h >= 0; h--) a.value += ajd2.charAt(h); a.value += r + l.substr(u - 2, u) } return !1 } Mas sem sucesso.
       
      Grato por enquanto.
       
       
       
    • Por Giovanird
      O script abaixo atualiza a página (centro.php) a cada um minuto e dentro desta página terei uma div que não poderá ser atualizada.
      Tentei colocar esta div como pagina com setInterval de 100 minutos porem ao dar o refresh no centro.php  tudo vai junto.  Será que isto é possivel?

      Desde já meu muito obrigado!
      <script> function atualiza(){ var url = 'centro.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#centro').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script>  

    • Por luiz monteiro
      Bom dia. Eu estou tentando encontrar uma maneira de evitar que após o usuário selecionar, se selecionar, uma imagem, essa seja substituída apenas por outra selecionada. Porém quando o usuário cancela a seleção, o input file remove o arquivo se já foi selecionado anteriormente.
      Essa é a estrutura que estou usando HTML
      form action="#" method="post" name="formulario" id="formulario" enctype="multipart/form-data"
      input type="file" name="file_name[]" br input type="file" name="file_name[]" br button enviar /button /form
      JS PURO
      Peguei esse script em um post aqui do stackoverflow e adaptei
      script type="text/javascript"
      let formulario = document.querySelector("#formulario"); formulario.addEventListener("change", (e)=>{ e.preventDefault(); var file = e.target.files[0]; if (e.target.files.length === 1 && e.target.files !== undefined && e.target.files !== null && file.type.match('image.*')) { console.log("if okay"); } else { //preciso entender o que devo fazer aqui para verificar se há arquivo no DOM desse target caso, o usuário cancele a seleção, para evitar que se há um arquivo no DOM esse permaneça. console.log(file); //CASO O USUÁRIO CANSELA A SELEÇÃO, RETORNA undefined } }); /script
      O if está correto, porém o que falta é o que fazer no else. Agradeço desde já.
    • Por ILR master
      Fala pessoal, tudo bem?
       
      Tô tentando fazer um pre-loading, mas não consigo de jeito algum.
      Quero mostrar uma animação enquanto a página é carregada e depois de caregada, esconder a animação e mostrar conteúdo.
       
      Aguém pode me ajudar?
       
      Segue código abaixo
       
       
      <!DOCTYPE html>
      <html lang="pt-br">
      <head>
          <meta charset="utf-8">
          <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0" />  
          <title>PÁGINA LOAD</title>

      <style type="text/css">
      .loadclass {
          border: 2px solid #f3f3f3; /* Light grey */
          border-top: 4px solid #ffc401; /* Blue */
          border-radius: 50%;
          width: 50px;
          height: 50px;
          animation: spin 2s linear infinite;
      }
      @keyframes spin {
          0% { transform: rotate(0deg); }
          100% { transform: rotate(360deg); }
      }
      .conteudo {
          display:none;
      }
      </style>
      <script>
          function loading(){
              document.getElementsByClassName('loadclass')[0].style.display="none";
              document.getElementsByClassName('conteudo').style.display="block";
          }
      </script>
      </head>
      <body onLoad="loading()">
      <div class="loadclass"></div>
      <div class="conteudo">SEU CONTEUDO AQUI DENTRO!!!</div>
      </body>
      </html>
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.