Jump to content
Wesley Santos

MVC + AJAX Melhor maneira de organizar os arquivos ?

Recommended Posts

Eu tenho uma duvida que ate hoje não consegui chegar a conclusão de qual á melhor forma, pois atualmente estou estudando a arquitetura MVC por conta.

Se alguém puder me ajudar ou mandar algum artigo que trata sobre o assunto.

Imagina que o meu diretório esteja organizado dessa forma:

ASSETS

JAVASCRIPT

IMAGENS

APP

CONTROLLER

MODELS

ROUTES

VIEWS

CONFIG

SERVER

DB

INDEX.PHP

E na views tem uma página que eu gostaria de  listar os clientes via ajax, da forma "tradicional" caso eu gostaria que essa listagem fosse feita no carregamento da página, no controller eu faria essa requisição ao model e entregava para a view um array de clientes, certo?

Mas no cenário em que eu preciso desses clientes via ajax, qual seria a melhor forma?

Eu pensei em duas situações,  primeira:

No model uma variável chamada função, que recebe por GET qual função executar, ai ficaria algo do tipo no modelCliente.php

<?php

$funcao = $_GET['funcao'];
  $objCliente = new Cliente;
  $lista = $objCliente->$funcao();

class Cliente{
      public function all(){
    	...
        echo $array_clientes;
      }
  }

?>

Ai no JS, seria algo desse tipo:

$.ajax({
	url: "clienteModel.php",
	type: "get",
	data: {funcao: "all"},
	success: function(result){
		console.log(result);
	}
})

A segunda maneira seria a modelCliente.php assim:

<?php
  class Cliente{
      public function all(){
    	...
        return $array_clientes;
      }
  }
?>

Ai teria uma página em PHP ponte, seria algo desse tipo listar_todos.php:

<?php
include_once "modelCliente.php";
$model_cliente = new Cliente;
$clientes = $model_cliente->all();
echo $clientes;

?>

Ai no JS, seria algo desse tipo:

$.ajax({
	url: "listar_todos.php",
  	success: function(result){
    	console.log(result);
    }
})

A segunda maneira eu acho mais simples, porém eu teria que ter um arquivo ponte para todas as classes do model e onde eu deixaria esses arquivos na arquitetura MVC?

Deve-se entender que o MVC foi criado muito antes da existência da internet. Ou seja, muitas novidades foram introduzidas. 

Se for analizar ao pé da letra, nenhum dos seus exemplos é MVC. Precisou emitir/imprimir alguns caracteres, deve ser feito na view.

Entretanto, ninguém lhe obriga a utilizar o MVC em tudo ou ao pé da letra. Uma leitura para entender um pouco do MVC pode ser realizada abaixo:

Sobre a organização de arquivos, isso não é de responsabilidade do MVC:

• +1 1

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Matheus B. Siqueira
      Fala pessoal, meu problema é o seguinte: Tento retornar os valores do json_encode via AJAX, só que na hora de armazenar no const ele da erro de:
      <b>Notice</b>: Undefined variable: videos_pendentes in <b>C:\xampp\htdocs\tcc\monitor.php</b> on line <b>504</b><br /> <br /> <b>Notice</b>: Trying to access array offset on value of type null in <b>C:\xampp\htdocs\tcc\monitor.php</b> on line <b>504</b><br /> null); Não sei qual seria a melhor forma de retornar esses dados, alguma sugestão?
      AJAX:
      $('#btn-lista-videos-carousel').click(function() { var nome_monitor = $("#nomecomp").val(); $.ajax({ url: 'pesquisar_video_pendente.php', data: {nome_monitor}, dataType: 'json', type: "POST", complete: function(data) { const videos_pendentes = JSON.parse(<?php echo json_encode($videos_pendentes[0]) ?>); let itens = ''; let indicadores = ''; $('#botaobaixar').hide(); $('#tudo_monitor').hide(); $('#carouselExampleIndicators_2').hide(); if (videos_pendentes.length > 0) { videos_pendentes.forEach(function(video, indice) { indicadores += '<li data-target="#carouselExampleIndicators" data-slide-to="' + indice + '" class="' + (indice == 0 ? 'active' : '') + '"></li>' itens += '<div data-link_video="' + video.link_video + '" data-id="' + video.idvideo_monitor + '" data-titulo="' + video.titulo_video + '" data-situacao="' + video.situacao + '" class="carousel-item ' + (indice == 0 ? 'active' : '') + '">'; itens += ' <iframe width="100%" height="350" src="https://www.youtube.com/embed/' + video.link_video + '" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>' itens += '</div>'; }); $('#tudo_monitor').show(); $('#carouselExampleIndicators').show(); $('#carousel-indicadores').html(indicadores); $('#carousel-itens').html(itens); } else { alert('Nenhum vídeo pendente'); } } }); }); E o meu PHP, a qual busca os dados no mysql:
      <?php $monitor = $_POST['nomecomp']; $servidor = 'localhost'; $usuario = 'root'; $senha = 'root'; $banco = 'onteach'; $conexao = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $banco); $consulta = "SELECT * FROM video_monitor WHERE video_monitor.monitor = '$monitor' AND video_monitor.pendente = 1 OR video_monitor.pendente = 3"; $resultados = mysqli_query($conexao, $consulta); $videos_pendentes = array(); while ($video = mysqli_fetch_assoc($resultados)) $videos_pendentes[] = $video; mysqli_free_result($resultados); mysqli_close($conexao); $videos_pendentes = json_encode($videos_pendentes); echo json_encode($videos_pendentes); ?>  
    • By Matheus B. Siqueira
      Olá, tento fazer uma requisição para atualização de item do accordion no mysql, porém apenas um item é atualizado.
      O código funciona da seguinte forma: É buscado perguntas referente ao vídeo selecionado no carousel, logo após, o código da Amostra de Código 1, cria os cards dentro do modal. Cada card é referente a uma pergunta diferente registrada no Banco de Dados.
      Porém, ao tentar atualizar um item do MYSQL, dentro do card, no textarea, o primeiro item (1º pergunta) desse accordion é atualizado, o segundo item (2º pergunta) não é atualizado.
      Cada pergunta possui um id no MYSQL, bem como, um assunto, uma resposta, uma pergunta... de acordo com a Figura 01.
      Vale ressaltar que, de acordo com a Amostra de Código 2, é buscado juntamente com o AJAX, todas as perguntas referente ao vídeo selecionado no carousel.
      Amostra de Código 1:
      $(document).ready(function() { $(function() { $('#responder_duvidas').click(function() { var codigoVideo2 = $('.carousel-item.active').attr('data-link_video'); var accordion2 = ""; $.post("buscar_duvida_monitor_resp.php", { codigo_video_monitor: codigoVideo2, }, function(data2, status) { if (data2 !== "Fail") { $("#dynamic_accordion #accordion").html(accordion2); // Adiciona essa linha $.each(JSON.parse(data2), function (index2, duvida3) { accordion2 += '<div class="card" style="margin: 5px">'; accordion2 += '<div class="card-header" id="heading'+index2+'">'; accordion2 += '<h5 class="mb-0">'; accordion2 += '<button class="btn btn-link" data-toggle="collapse" data-target="#collapse'+index2+'" aria-expanded="true" aria-controls="collapse'+index2+'">'; accordion2 += duvida3.assunto; accordion2 += '</button>'; accordion2 += '</h5>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '<div id="collapse'+index2+'" class="collapse" aria-labelledby="heading'+index2+'" data-parent="#accordion">'; accordion2 += '<div class="card-body">'; accordion2 += '<div style="background: #ddd; color #fff; padding: 10px 20px; border-radius: 5px">'; accordion2 += duvida3.pergunta; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '<hr>'; accordion2 += '<div style="background: #fff; color #fff; padding: 10px 20px; border-radius: 5px">'; accordion2 += '<form method="post" enctype="multipart/form-data">'; accordion2 += '<textarea class="form-control" name="resposta" id="resposta" required>'+duvida3.resposta+'</textarea>'; accordion2 += '<input type="hidden" id="id_duvidas" value="'+duvida3.idduvidas+'" />'; accordion2 += '<br><button type="button" id="enviar_resposta" class="btn btn-success btn-sm">Enviar resposta</button>'; accordion2 += '</form>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '</div>'; accordion2 += '</div>'; $("#dynamic_accordion #accordion").html(accordion2); }); } }); }); $(document).on("click", "#enviar_resposta",function(){ $.ajax({ url: "atualizar_resposta.php", method: "POST", data: { resposta: $('#resposta').val(), idduvidas: $('#id_duvidas').val() }, success: function(res) { var data = JSON.parse(res); alert((data.success == true) ? "Pergunta atualizada" : "Pergunta não atualizada"); $('.modal-backdrop').remove(); return; } }); // fecha modal $("#modalDuvidas").modal("hide"); }); }); }); Figura 1:

Amostra de Código 2:
      <?php if (isset($_POST['idduvidas']) && isset($_POST['resposta'])) { $id_resposta = $_POST['idduvidas']; $resposta = $_POST['resposta']; $servidor = 'localhost'; $usuario = 'root'; $senha = 'root'; $banco = 'onteach'; $conexao = mysqli_connect($servidor,$usuario,$senha,$banco); $consulta2 = "UPDATE duvidas SET duvidas.resposta = '$resposta' WHERE duvidas.idduvidas = '$id_resposta'"; die(json_encode(['success'=>(mysqli_query($conexao, $consulta2))])); } Figura 2 (FIGURA COMPLEMENTAR APRESENTANDO O ACCORDION NO WEBSITE)

Por fim, este tópico auxilia em um tema que é específico, porém, pode ser utilizado para outros fins de programação, bem como, a utilização de definição de váriantes em accordion com maiores itens.
      Desde já, agradeço.

• By Sapinn
      Pessoal estou com um dúvida terrivel não consigo checar os paramentros passados pela url ele sempre pagar anterior o que fazer? 
      Vejam o codigo:: 
        <?php     class Rota     {         private $controlador = 'Paginas';         private $metodo = 'index';         private $parametros = [];         public function __construct()         {             $url = $this->url() ? $this->url() : [0];             if (file_exists('../app/Controllers/' . ucwords($url[0] . 'php'))) {                 $this->controlador = ucwords($url[0]);                 unset($url[0]);             }             require_once '../app/Controllers/' . $this->controlador . '.php';             $this->controlador = new $this->controlador;             if (isset($url[1])) {                 if (method_exists($this->controlador, $url[1])) {                     $this->metodo = $url[1];                     unset($url[1]);                 }             }             $this->parametros = $url ? array_values($url) : [];             call_user_func_array([$this->controlador, $this->metodo], $this->parametros);             var_dump($this);         }         private function url()         {             $url = filter_input(INPUT_GET, 'url', FILTER_SANITIZE_URL);             if (isset($url)) {                 $url = trim(rtrim($url, '/'));                 $url = explode('/', $url);                 return $url;             }         }     } Minha class Paginas:
      <?php class Paginas{              public function sobre($id){             echo $id."<hr>";         }     } O debug está me retornando:

paginas
      _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
      object(Rota)#1 (3) { ["controlador":"Rota":private]=> object(Paginas)#2 (0) { } ["metodo":"Rota":private]=> string(5) "sobre" ["parametros":"Rota":private]=> array(1) { [0]=> string(7) "paginas" } }

url usada: http://localhost/minha_pagina/paginas/sobre

Ele não deveria gerar um erro e pedir para que eu passasse mais um paramentro na url? Ao invés disso ele só me retorna o método paginas o que fazer?
    • By acneto.frc
      Olá a todos! Estou modificando algumas funções que utilizam callback para utilizar asyn-await. Uso o padrão MVC. Meu problema é que chamo a função assíncrona na model ela é executada, não retorna erro mas não volta para o controller. Abaixo parte do código.

arquivo routes.js
      const segurosRoutes = require('../controllers/segurosControllers.js');
      module.exports = (app) => {
      app.get('/estagio/movimentacoes/cadastroSeguros', segurosRoutes.segurosGetAll);
      }
      arquivo controllers.js
      const segurosController = require('../models/segurosModels.js');
      module.exports = { segurosGetAll, }
      function segurosGetAll(req, res){
      console.log("Entrando em Controllers Seguros: ")
      segurosController.getAll(function (err, result){
      if(err) {
      console.log("Erro: " + err) throw err;
      }else{ console.log("Resultado "+result)
      }
      })
      }
      arquivo models.js
      const client = require('../../config/conexao.js');
      const moment = require('moment');
      module.exports = {
      getAll,
      }
      async function getAll() {
      m_sql = 'select A.*, B.seg_razaosocial, B.seg_nomefantasia, C.alu_nome, D.usu_username from seguros A left join seguradora B on A.seg_codigo = B.seg_codigo left join usuarios D on A.usu_codigo = D.usu_codigo left join alunos C on A.alu_codigo = C.alu_codigo ';
      console.log("SQL em Seguros...."+m_sql)
      console.log("-----------------------")
      let retorno
      try{
      const retorno = await client.query(m_sql)
      console.log("Retornando da SQL: "+retorno)
      } catch(erro) {
      console.log(erro)
      retorno = erro
      }
      return retorno
      }

• By fideles
      Mais uma vez venho aqui pedir ajuda a vocês.

Tenho um formulario que criei aqui na empresa algo bem simples, somente para sair das planilhas de excel, que seria cadastro de funcionarios.

Tem os campos, matricula, nome completo, unidade de trabalho, endereço e telefone de emergencia.

A parte do formulario funciona, a gravação no BD tbm, listar as informações também, ai me perguntaram se era possível um auto preenchimento dos campos colocando somente a matricula do funcionario e respondi que eu não sei porque realmente não sei.

A ajuda que eu preciso de vocês seria, é possível fazer isso ? Colocar a matricula e vir do banco e preencher os outros inputs? Se sim, é possível me derem um exemplo de como funciona e eu estudar o codigo e colocar nos outros inputs.

Obrigado antecipadamente. 

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.