Ir para conteúdo
Gabrielvt14

Validação de formulário com dois botões

Recommended Posts

Olá pessoal,

estou dificuldade em validar um formulário, mas da forma que estou tentando não sei se é possível, alguém pode me dar uma força?

Tenho um formulário com dois botões submit.

E na tag form estou colocando o onsubmit = checa_formulario()

Porém, um dos botões deve realizar o submit sem entrar nesta funcão do onsubmit, mas o outro botão deve executar essa função.

Tentei chamar essa função no onclick do botão que quero que execute a função, mas aí ele executava a função, mas independente do resultado, ele realizava o submit.

Alguém poderia me ajudar?

Desde já agradeço!

##### EDIT #####

Devo utilizar javascript puro

### Código

HTML

<!-- Botões -->
<button type="submit" name="submit" value="1">
<button type="submit" name="submit" value="2">

<!-- Tag form -->
<form method="POST" action="arquivo.php" onsubmit="return checa_formulario()">

JavaScript

if (document.getElementById('descri_icon').value.length < 10) {
	alert("Erro");
	return (false);
}

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Gabrielvt14 disse:

Editei a pergunta pra explicar melhor

Você não pode colocar um form diferente para cada botão?

Compartilhar este post

Link para o post

Não porque só há um form.

É um formulário bem extenso, então o botão com value = 1 conclui o formulário.

E o botão com value = 2 salva tudo que ja foi preenchido mas nao conclui o formulario. Então o botão com value = 2 não precisa de verificação do formulario

Mas preciso que os dois realizem o submit, porque ambos precisam do backend

Compartilhar este post

Link para o post
<button id="teste" type="submit" name="submit" value="2">

Javascript---------------------------------------------------------------------------------------------------

window.onload = function () {

var teste = document.getElementById("teste");

teste.onsubmit = function () { return false; }

}

Tentou algo parecido com isso?

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Gabrielvt14 disse:

Isso jogaria onde? Dentro da função checa_formulario()?

Perdão pela ignirancia... sou bem fraco no front :/

Você pode pegar as informações dentro da função checar_formulario() e colocar aqui:

Javascript---------------------------------------------------------------------------------------------------

window.onload = function () {

var teste = document.getElementById("teste");

teste.onsubmit = function () { -->aqui<-- return false; }

}

Então quando você clicar no botão com o id="teste", ou outro id que você especificar, ela não vai disparar o submit do formulário.

Compartilhar este post

Link para o post

E se os botões, ao invés de serem do tipo submit, fossem do tipo buttom mesmo?

Aí você tiraria o onSubmit do form

E um  dos botões um executaria um javascript para dar o submit direto e o outro faria a validação antes de dar o submit

Algo +/- assim:

<!-- Botões -->
<button type="button" name="btnSemValidacao" value="1" onclick="javascript:document.getElementById('form').submit()">
<button type="button" name="btnComValidacao" value="2" onclick="javascript: if (checa_formulario()) { document.getElementById('form').submit() }">

<!-- Tag form -->
<form  id="form" method="POST" action="arquivo.php">

• +1 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado aos dois pela ajuda!

Solucionei da seguinte forma:

<!-- Botões -->
<button type="button" name="btnComValidacao" value="1" onclick="checa_formulario()">
<button type="submit" name="btnSemValidacao" value="2">

E a função checa_formulario()

function checa_formulario(){
                if (document.getElementById('descri_icon').value.length < 10){
                  alert("erro");
                  return (false);
                } else {
                    document.getElementById('form').submit();
                }
        }

E tirei o onsubmit da tag <form>.

Assim, quando clicado no botao com value = 2, que ja é do tipo submit, ele da o submit.

E quando clicado no botao com value = 1, que é do tipo button, ele primeiro entra na função e verifica a textarea, se o if der falso, ele realiza o submit

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Kelven
      Galera to enfrentando um problema, no meu tumblr to querendo colocar o popup de newsletter do Mailchimp, até ai tudo bem, é pra funcionar que nem no script abaixo, porém esse script só funciona se eu excluir aquela parte que está marcada, porém se eu excluir ela o tema do tumblr não funciona como deveria em celulares. Alguém sabe me dizer que tipo de conflito é esse e como posso resolver???
      <script type='text/javascript' src='http://space.fitterbiz.com/wp-includes/js/wp-embed.min.js?ver=4.9.10'></script> <script type="text/javascript" src="//downloads.mailchimp.com/js/signup-forms/popup/embed.js" data-dojo-config="usePlainJson: true, isDebug: false"></script> <script> function showMailingPopUp() { require( ["mojo/signup-forms/Loader"], function(L) { L.start({"baseUrl":"mc.us14.list-manage.com","uuid":"7f359a9e538573b27c9e39820","lid":"e64535f817"}) } ); document.cookie = 'MCPopupClosed=;path=/;expires=Thu, 01 Jan 1970 00:00:00 UTC;'; document.cookie = 'MCPopupSubscribed=;path=/;expires=Thu, 01 Jan 1970 00:00:00 UTC;'; } document.getElementById("open-popup").onclick = function() {showMailingPopUp()}; </script> <a onclick="showMailingPopUp(); return false;" id="open-popup" style="cursor:pointer">Subscribe!</a> <!-- quando coloco isso não funciona --> <script src="https://static.tumblr.com/xlsgtjb/mt5o305mz/scripts.min.js" charset="UTF-8"></script> <!-- quando coloco isso não funciona -->
    • Por Kelven
      Olá pessoal tudo bem?

Então eu quero colocar um formulário de newsletter em um servidor q não tem suporte para php, o negócio é q depois que a pessoa clica em se cadastrar eu quero que ela seja redirecionada para outro site, então gostaria de saber como posso estar fazendo isso usando apenas javascript, jquery ou ajax com o API do Mailchimp? Porque já procurei muito e não achei, só achei em php.
    • Por reginaldo123
      estou com dificuldade em criar uma url pernalizada exemplo

href="www.bolacha,.com/novabolacha"
      value= "www.bolacha.com"

quando o usuario copia a url para colocar em outra pagina quero que apareça o conteudo de value, e seja direcionado para o href.

• Por JGD
      Supondo que tenho um input name = dataHoraINI...
      Este input tem o  valor/value =  21/03/2019 09:00 
      Chamo a função abaixo pelo <button...:

<button class="btn btn-primary" onclick="popdataJGD('dataHoraINI','pop1',document.getElementById('dataHoraINI').value)"> <i class="glyphicon glyphicon-calendar"></i> </button>  
      São 03 parâmetros: popdataJGD(objeto, div, value).. Sendo o 3º: data + hora.

Observar que passo para a função o 3º parâmentro assim: document.getElementById('dataHoraINI').value
      Como poderia passar este 3º paramentro como string e inline a data e hora ???

Qual diferença entre: 
      document.getElementById('dataHoraINI').value E
      this.value E/Ou ainda.
      var data_hora = "21/03/2019 09:00" Neste caso : popdataJGD(objeto, div, data_hora)... Observar no code acima a questão das aspas simples.

Agradeço qualquer ajuda conceitual

• Por _badi_
      Preciso de ajuda! Pode parecer uma dúvida besta, mas sou nova nessa área e não estou conseguindo resolver essa questão da facul!
      A questão é:
      1)      Faça o fluxograma e depois faça o código em Javascript de um programa  que lê  3 notas obtidas por um aluno e depois calcule  e imprima a média dos para avaliação, usando  a fórmula abaixo. Imprimir depois o conceito, conforme a tabela abaixo. Use o prompt no javascript e um botão que mostre a média e o conceito depois que do clique no mesmo.
      MA = (Nota1 + Nota2 x 2 + Nota3 x 3 + ME )/7
      Média de Aproveitamento
      Conceito
      10
      A
      7,5 e < 10
      B
      4,0 e < 7,5
      C
      < 4,0
      D

Meu código ficou assim:
      <!DOCTYPE html> <html> <head>      </head> <body> Para calcular sua media e saber seu conceito, clique no botao abaixo: <br> <br> <button onclick='mostra()'>Try it</button> <p id="resp"></p> <br> <br> <script>     function mostra(){         var nota1 = prompt ("Digite a nota 1");         var resp1 = parseInt (nota1);         var nota2 = prompt ("Digite a nota 2");         var resp2 = parseInt (nota2);         var nota3 = prompt ("Digite a nota 3");         var resp3 = parseInt (nota3);         var ME = (resp1 + resp2 + resp3)/3;         var MA = resp1 + (resp2 * 2) + (resp3 * 3) + ME/7;         if (MA=10) {             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi A!");         } else if (MA=7.5&&MA<10){             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi B!");         } else if (MA=4&&MA<7.5){             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi C!");         } else if (MA<4){             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi D!");         }         }          </script> </body> </html>  
      Mas sempre volta como conceito A, não importa os valores que coloco :(
      Obrigado!

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.