Ir para conteúdo
Eduardo Rocha Kmiecik

Soma de dados por data

Recommended Posts

select DISTINCT(registro.cm_idcm), cm.prefixo, registro.dataViagem, SUM(registro.quantidade), registro.local from registro inner join cm where cm_idcm = idcm  ORDER BY prefixo

Bom dia, eu tenho uma tabela onde preciso exibir a quantidade de viagens realizadas por determinado caminhão por dia. Tentei agrupar os caminhões e somar a quantidade por data mas não consegui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como você tem que somar essa quantidade? Você especifica uma data em uma input ou você especifica um caminhão? Pq dá pra fazer de diversas formas.

A forma mais básica é você puxar os dados pela data que você quer somar e ir somando dessa forma.

$data_que_vc_quer_somar = $_POST['data']; // pega de um formulário
$id_do_caminhao         = $_POST['id_caminhao']; // pega de um formulário

//faz a sua conexão no banco de dados
$sql = "SELECT * FROM sua_tabela_onde_esta_as_datas WHERE data='$data_que_vc_quer_somar' AND caminhao='$id_do_caminhao'"; // vai pegar as datas que você quer somar as viagens junto com o caminhão especificado
$result = $conexao->query($sql);
while($lista_viagem = $result->fetch_assoc()){

// compara a data que você quer com a data que o caminhão fez a viagem
	if($data_que_vc_quer_somar == $lista_viagem['data']{ 

echo $soma_viagem++; // vai somando +1 a cada viagem encontrada do caminhão e a data especificada

}

}
$conexão->close();

Outra coisa que você pode fazer é pegar todos os caminhões da data X e mostrar em uma tabela com todas as viagens somadas, algo mais ou menos nessa lógica:

<table>
<th>soma</th>
<th>caminhão</th>
<?php

// no lugar de "id_caminhao" você pode por o nome de identificação do caminhão ou pode por o ID numérico dele.

$lista_caminhao = array(0 => "id_caminhao1",
                        1 => "id_caminhao2",
                        2 => "id_caminhao3",
                        3 => "id_caminhao4",
                        4 => "id_caminhao5"
                        );

for($i = 0;$i < count($lista_caminhao);$i++){

// pega o array com os id's dos caminhões
    $caminhao = $lista_caminhao[$i]; // vai passar por cada um da lista 0,1,2,3,4

$sql = "SELECT * FROM sua_tabela_onde_esta_as_datas WHERE data='$data_que_vc_quer_somar' AND caminhao='$caminhao'"; // vai pegar as datas que você quer somar as viagens junto com o caminhão especificado

// dá o ponto de partida pra contagem pra cada vez que o laço while terminar
  	$soma_viagem = 0; 

if($caminhao == $lista_viagem['caminhao'] AND $data_que_vc_quer_somar == $lista_viagem['data']{ 

echo "<tr>"

echo "<td>" . $soma_viagem++ . "</td>"; 
            // vai somando +1 a cada viagem encontrada do caminhão e a data especificada
            echo "</td>";
            echo "<td>";
            echo $caminhão;
            echo "<td>";

echo "</tr>";
        }

}// while
}// for
  $conexão->close();

?>
</table>

aí é só você adaptar aí o seu código pra essa lógica, você pode acrescentar informações por horário, dia, noite e com o tempo ir adicionando mais controle e mais funções pra fazer o monitoramento aí dos caminhões.

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, BrunoMs disse:

Como você tem que somar essa quantidade? Você especifica uma data em uma input ou você especifica um caminhão? Pq dá pra fazer de diversas formas.

A forma mais básica é você puxar os dados pela data que você quer somar e ir somando dessa forma.

$id_do_caminhao         = $_POST['id_caminhao']; // pega de um formulário

$sql = "SELECT * FROM sua_tabela_onde_esta_as_datas WHERE data='$data_que_vc_quer_somar' AND caminhao='$id_do_caminhao'"; // vai pegar as datas que você quer somar as viagens junto com o caminhão especificado

if($data_que_vc_quer_somar == $lista_viagem['data']{ 

echo $soma_viagem++; // vai somando +1 a cada viagem encontrada do caminhão e a data especificada

}

}
$conexão->close();

Outra coisa que você pode fazer é pegar todos os caminhões da data X e mostrar em uma tabela com todas as viagens somadas, algo mais ou menos nessa lógica:

<table>
<th>soma</th>
<th>caminhão</th>
<?php

// no lugar de "id_caminhao" você pode por o nome de identificação do caminhão ou pode por o ID numérico dele.

$lista_caminhao = array(0 => "id_caminhao1",
                        1 => "id_caminhao2",
                        2 => "id_caminhao3",
                        3 => "id_caminhao4",
                        4 => "id_caminhao5"
                        );

// pega o array com os id's dos caminhões
    $caminhao = $lista_caminhao[$i]; // vai passar por cada um da lista 0,1,2,3,4

$sql = "SELECT * FROM sua_tabela_onde_esta_as_datas WHERE data='$data_que_vc_quer_somar' AND caminhao='$caminhao'"; // vai pegar as datas que você quer somar as viagens junto com o caminhão especificado

// dá o ponto de partida pra contagem pra cada vez que o laço while terminar
  	$soma_viagem = 0; 

if($caminhao == $lista_viagem['caminhao'] AND $data_que_vc_quer_somar == $lista_viagem['data']{ 

echo "<tr>"

echo "<td>" . $soma_viagem++ . "</td>"; 
            // vai somando +1 a cada viagem encontrada do caminhão e a data especificada
            echo "</td>";
            echo "<td>";
            echo $caminhão;
            echo "<td>";

echo "</tr>";
        }

}// while
}// for
  $conexão->close();

?>
</table>

aí é só você adaptar aí o seu código pra essa lógica, você pode acrescentar informações por horário, dia, noite e com o tempo ir adicionando mais controle e mais funções pra fazer o monitoramento aí dos caminhões.

Boa tarde, gostei da ideia e vou usar essa ideia mais pra frente hahaha. Eu estou buscando os dados no mysql e exibindo eles direto do banco, não estou pegando os dados por meio de formulário. Preciso calcular quantas viagens determinado caminhão fez por dia

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo, com esse script você consegue calcular a viagem que o caminhão fez hoje, com ele você pode exibir as viagens de hoje e também pode adicionar uma tabela de histórico (ex: tbl_historico_viagens) pra armazenar as viagens da data de hoje e criar um relatório/histórico de cada caminhão e a soma de suas viagens do dia:

<?php
$data_que_vc_quer_somar = date("Y-m-d");
$lista_caminhao = array(0 => "id_caminhao1",1 => "id_caminhao2",2 => "id_caminhao3",3 => "id_caminhao4",4 => "id_caminhao5");
    $caminhao = $lista_caminhao[$i];
    $sql = "SELECT * FROM sua_tabela_onde_esta_as_datas WHERE data='$data_que_vc_quer_somar' AND caminhao='$caminhao'";
  	$soma_viagem = 0; 
			echo $soma_viagem++;
          /*

aqui dentro você pode fazer o que quiser com os caminhões que viajaram hoje
		  você pode armazenar em uma tabela no banco pra fazer um histórico, você pode exibir em um <table> etc.

*/
        }

}// while
}// for
  $conexão->close();
?>

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, kinzinho disse:

Pela sua query basta adicionar o WHERE data...="2017-10-05"

Bom dia Kinzinho! eu acrescentei em meu script porém não deu certo. Segue abaixo meu script.

select DISTINCT(cm.prefixo), DISTINCT(registro.dataViagem), SUM(registro.quantidade), registro.local from registro inner join cm ON cm_idcm = idcm WHERE dataViagem = dataViagem ORDER BY prefixo

Compartilhar este post

Link para o post

Tá errado..

Não vi a estrutura das tabelas, mas seria algo parecido com isso:

SELECT
cm.prefixo, 
regi.dataViagem, 
SUM(regi.quantidade),
regi.local

FROM registro AS regi 
INNER JOIN cm ON cm.cm_idcm = regi.idcm 
WHERE 
regi.dataViagem = "2017-10-06" 

GROUP BY 

cm.prefixo
ORDER BY 
regi.prefixo

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, kinzinho disse:

Tá errado..

Não vi a estrutura das tabelas, mas seria algo parecido com isso:

SELECT
cm.prefixo, 
regi.dataViagem, 
SUM(regi.quantidade),
regi.local

FROM registro AS regi 
INNER JOIN cm ON cm.cm_idcm = regi.idcm 
WHERE 
regi.dataViagem = "2017-10-06" 

GROUP BY 

cm.prefixo
ORDER BY 
regi.prefixo

Ele da um erro, (pelo que eu entendi) como se não tivesse jeito de agrupar os dados 

erro.png

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é configuração do seu Mysql... Altera o sql_mode dele, remova o 'only_full_group_by' por ' ' (em branco)..

mysql > SET GLOBAL sql_mode=(SELECT REPLACE(@@sql_mode,'ONLY_FULL_GROUP_BY',''));

depois reiniciar seu Mysql...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por marcossantana10
      Olá, minha dúvida é a seguinte:

Eu faço um cadastro de médico e cada médico tem sua lista de especialidades, que é preenchida no ato do cadastro do médico. Até ai tudo bem..

O problema é que na hora de fazer a página de Editar o registro desse médico, eu preciso listar todas as especialidades que eu tenho já cadastradas no sistema para caso o cara deseje inserir uma nova especialidade pra aquele médico. Eu consigo listá-las numa boa dentro do formulário de edição de registro, mas, gostaria de deixar o checkbox marcado com aquelas que ele já atende, conforme exemplo:

Porém, esse registro do exemplo acima tem uma lista com duas especialidades (Urologia e Cardiologia), mas o checkbox só tá marcando uma, como se não tivesse percorrendo o vetor que armazena os resultados.

Segue código:

Consultas a tabela de todas as especialidades e a tabela das especialidades que já estão contidas no cadastro daquele médico

E aqui o HTML/PHP:

• Por LuanMartinsTI
      Eu gostaria de saber se existe algum problema relacionado a seguranca criando uma funcao assim, no exemplo sempre que eu crio uma funcao pre reutilizar os dados sao passados direto na chamada da funcao dentro do php, o usuario nao insere nenhum dado, quando o usuario vai inserir dados eu nao trabalho dessa forma, entao minha duvida [e, se mesmo o parametro da funcao sendo informado dentro do php no codigo pode existir algum problema.
      public function contar_cadastro($tabela, $sql){ try { if($sql == null){ $this->Select = $this->Conn->prepare("SELECT * FROM $tabela"); $this->Select->execute(); return $this->Select->rowCount(); }else{ $this->Select = $this->Conn->prepare("SELECT * FROM $tabela". " " ." $sql"); $this->Select->execute(); return $this->Select->rowCount(); } } catch (PDOException $exc) { exibeMensagens($Msg, $ErrNo); } } E as chamadas das funcoes assim

$cmsPDO = new CmsPDO(); $r_userStaff = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', ' where cargo > 2'); $r_userVip = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', ' where cargo = 2'); $r_userBan = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', " where ban = '1'"); $r_usuarioPDO = $cmsPDO->contar_cadastro('usuarios', null); $r_servVip = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where vipfree = 'V'"); $r_servFree = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where vipfree = 'F'"); $r_servInat = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where verificado = '1'"); $r_servOff = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where estado = 'Off'"); $r_servOn = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', " where estado = 'On'"); $r_servidores = $cmsPDO->contar_cadastro('servidores', null); Eu normalmente crio as funcoes assim:
      public function cadastrar_usuario($usuario){ try { if($this->veriricarnick($usuario) == false){ if($this->verificiarEmail($usuario) == false){ $query = 'INSERT INTO usuarios ' . '(id, nome, senha, email, cargo, ip)' . 'value(null,:nome, :senha, :email, :cargo, :ip)'; $this->Criar = $this->Conn->prepare($query); $this->Criar->bindValue(':nome' , $usuario->getNome() , PDO::PARAM_STR); $this->Criar->bindValue(':senha' , $usuario->getSenha(), PDO::PARAM_STR); $this->Criar->bindValue(':email' , $usuario->getEmail(), PDO::PARAM_STR); $this->Criar->bindValue(':cargo' , $usuario->getCargo(), PDO::PARAM_INT); $this->Criar->bindValue(':ip' , $usuario->getIp() , PDO::PARAM_STR); $this->Criar->execute(); if($this->Criar->rowCount() == 1){ return 1; }else{ return false; } }else{ return false; } }else{ return false; } } catch (PDOException $exc) { exibeMensagens("<b> Erro ao inserir.</b> Mensagem:{$exc->getMessage()} Código: {$exc->getCode()}", WS_ERROR); } }  
    • Por nosredna
      Olá amigos,

tenho o seguinte código:
      <html> <script type="text/javascript"> function Soma(){ var soma = 0; var ipts = document.querySelectorAll('input[oninput="Soma()"]'); for(var x=0; x<ipts.length; x++){ var valorItem = parseFloat(ipts[x].value); !isNaN(valorItem) ? soma += parseFloat(valorItem) : null; } document.querySelector('#final').value = soma.toFixed(2); } </script> <form action=""> Total produto1: <input type="text" oninput="Soma()" value="0"><br> Total produto2: <input type="text" oninput="Soma()" value="0"><br> <br> Total todos os produtos12: <input type="text" id="final"> </form> </html> Bom...para essas duas inputs funciona corretamente.
      Porém, se eu quiser colocar mais inputs como: Total produto3 + Total produto4 = Total todos os produtos34, Total produtoX + Total produtoY = Total todos os produtosXY, ...
      e usar o mesmo código JS, é possível? alguém poderia me dar uma dica de como eu faço para fazer isso? já tentei de várias maneiras, mas não estou tendo sucesso...

Fico agradecido. 
    • Por moreaux
      Tenho um apache2 configurado para a minha pasta /var/www/meusite , porem quando clonaram, usaram https e nao SSH, fiz o clone do novo projeto, todos os arquivos estão iguais, porem quando renomeio as pastas para ir para o meu novo projeto, me da o erro :

This page isn’t working
      Dando o erro de HTTP ERROR 500, ja tentei verificar no LOG do apache, porem não esta logando nada, alguem poderia me ajudar? 
    • Por cesaroet
      Galera, estou com o seguinte problema:
      tenho 4 redirecionamento, até a 2 funciona normal, mas a partir da 3 redireciona para o menu.php novamente.
      alguem tem uma dica?
      <?php session_start(); if(!isset($_SESSION['usuario']) /*|| ($_SESSION['nivel']) */){ session_destroy(); header("location:menu.php"); exit; } if($_SESSION['nivel'] == '1'){ header("location:checklist_gabriel/index.php"); } if($_SESSION['nivel'] == '2'){ header("location:checklist/index.php"); } if($_SESSION['nivel'] == '3'){ header("location:conferencia/controle/"); } if($_SESSION['nivel'] == '4'){ header("location:controle/index.php"); } ?>  

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.