Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme Gouveia Alves

Limitar quantidade por tempo

Recommended Posts

Boa noite,

Estou com um projeto quase pronto aqui no meu computador, mas antes de eu tirar minha dúvida quero dizer que não tenho intenção de comprar um VPS e sim uma hospedagem, no entanto hospedagem convencional não fornece usuário root no mysql (PhpMyAdmin), então não pretendo usar eventos, já que o mesmo precisa de um usuário super global (root).

Vamos lá, tenho um botão que ao clicar ele envia uma quantidade para um campo na tabela chamada count por exemplo: 50 usuários, e ao chegar nesses 50 usuários enviados, gostaria que o botão travasse e imprimisse uma mensagem para o usuário, como por exemplo: Volte em 20 minutos.

Qual a minha lógica?

R: Não tenho!

Porém, estive pensando na seguinte maneira pra vocês me ajudar na montagem do código:

Clicou no botão > Obviamente irei criar um campo chamado timer na tabela > faço update dela para 20 (minutos) > ao chegar timer no 0, seta count para 0 também.

Entenderam o que eu quero fazer? Acho que consegui explicar, não quero código pronto, preciso de ajuda na lógica, e alguns exemplos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Guilherme Gouveia Alves, seja bem-vindo!

Você não precisa de triggers para isso.

Vou te dar a lógica e você tenta aplicar, ok?

1 - Além do integer count, que contabiliza os usuários que submeteram o formulário, que você já tem em seu banco, você precisa de mais uma informação: datetime ultimo_submit. Toda vez que um usuário submeter o form, essa coluna é atualizada com a data e horário do momento em que essa ação foi feita.

2 - Ao carregar a página que contém o formulário, você carrega já com essas informações que citei acima. Caso 50 usuários já tenham enviado o formulário ($count === 50) e ainda não fazem 20 minutos entre a última atualização (exemplo abaixo), você desabilita o campo de submit e dispara uma mensagem ao usuário.

<?php
//definição do fuso horário
date_default_timezone_set( 'America/Sao_Paulo' );

//é +- assim que você receberia o dado do banco
$row[ 'ultimo_submit' ] = '2017-11-16 08:30:00';

//vamos converter essa data para um objeto Datetime
$ultimo_submit = DateTime::createFromFormat( 'Y-m-d H:i:s', $row[ 'ultimo_submit' ] );

//que horas eram 20 mins atrás?
$horario_minimo = new DateTime( '-20 mins' );

//está dentro da margem aceitável?
$pode_enviar_form = $ultimo_submit >= $horario_minimo;

//vamos confirmar se os valores estão corretos...
echo '<pre>';
print_r( $horario_minimo );
print_r( $horario_minimo );
echo '</pre>';

//tudo certo, agora condicionamos
echo $pode_enviar_form ? 'Pode fazer as bagaça tudo' : 'ERRO!';

3 - Agora o último passo é aplicar a mesma regra condicional na página que processa o submit (que efetiva as alterações no banco).

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @Guilherme Gouveia Alves.

9 horas atrás, Guilherme Gouveia Alves disse:

adicionei um use DateTime

Não faça isso. Não tem necessidade.

Se você está utilizando namespaces, apenas adicione uma contra-barra ao usar classes do escopo da raíz.

Exemplo: new \Datetime();

9 horas atrás, Guilherme Gouveia Alves disse:

mas se o usuário avançar a hora do sistema não vai dar pau n

Não. A hora que o PHP se baseia é do servidor e não é do cliente (ele nem teria acesso a essa informação do cliente).

Se você está testando local e mudar a sua hora, vai afetar, mas é pq o seu servidor está instalado na sua máquina. Quando você hospedar o site, vai ver que não fará diferença o horário do seu computador.

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus Tavares, cheguei nesse resultado, claro que ainda não salvei dado algum na DB, porém testei e tá funcionando. agora vou seguir com a lógica, mas preciso de uma opinião sua que é experiente na área, quais possíveis bugs ou erros, segurança entre outros podem haver com este código abaixo?

<?php

date_default_timezone_set('America/Sao_Paulo');

$time = time();

$actual_time = date('Y-m-d H:i:s', $time);

echo 'The actual time is: ' . $actual_time . '<br><br>';

$min_db = strtotime('2017-11-18 02:38:11');
$min_db = date('i', $min_db);
echo 'Minutes saves in Database: ' . $min_db . '<br><br>';

$min_actual = strtotime($actual_time);
$min_actual = date('i', $min_actual);
echo 'Actual minutes is: ' . $min_actual . '<br><br>';

$time_left = $min_actual - $min_db - 20;

$time_left = str_replace('-', '', $time_left);

echo 'Time left is: ' . $time_left . '<br><br>';

$send_again = $min_db >= $min_actual;

echo $send_again ? 'You can submit again!' : 'You do not can submit again, wait... ' . $time_left; 

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @Guilherme Gouveia Alves.

Não há nenhum impacto negativo em escrever seu código dessa forma, apenas é menos elegante que a forma que eu havia postado acima.

Por "menos elegante", leia-se: mais difícil de entender e mais funções para realizar uma tarefa.... maaas se está funcionando e você prefere assim, sem problemas!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa forma é exatamente a mesma da que eu propus, porém com funções, ao invés de classes.

Se resumirmos o código que eu postei para ficar no padrão que você aplicou, seria assim:

$bool = \DateTime::createFromFormat( 'Y-m-d H:i:s', $row[ 'ultimo_submit' ] ) >= new \DateTime( '-20 mins' );

E essa linha está redundante:

$bool = $timeExpires > time() ? true : false;

Deixe assim:

$bool = $timeExpires > time();

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me permita tirar uma dúvida com os amigos.

Tenho um Formulário onde o Usuário digita todos os Dados necessários.

Minha dúvida:
      --> como faço após o usuário digitar os dados e salvar, o Sistema chamar uma Modal ou mensagem perguntando se deseja imprimir agora ?

Grato,

Cesar
    • Por Carcleo
      Tenho uma abela de usuarios e uma tabela de administradores e clientes.
      Gostaria de uma ajuda para implementar um cadastro

users -> name, login, passord (pronta) admins -> user_id, registratiom, etc.. client -> user_id, registratiom, etc...
      Queria ajuda para extender de user as classes Admin e Client
      Olhem como estáAdmin
      <?php namespace App\Models; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Database\Eloquent\Model; class Admin extends User {     use HasFactory;            protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',         'registration'     ];      private string $registration;     public function create(         string $name,          string $email,          string $password,         string $registration     )     {         //parent::create(['name'=>$name, 'email'=>$email, 'password'=>$password]);         parent::$name = $name;         parent::$email = $email;         parent::$password = $password;         $this->registration = $registration;     } } User
      <?php namespace App\Models; // use Illuminate\Contracts\Auth\MustVerifyEmail; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Foundation\Auth\User as Authenticatable; use Illuminate\Notifications\Notifiable; use Illuminate\Database\Eloquent\Relations\BelongsToMany; class User extends Authenticatable {     /** @use HasFactory<\Database\Factories\UserFactory> */     use HasFactory, Notifiable;     static string $name;     static string $email;     static string $password;     /**      * The attributes that are mass assignable.      *      * @var list<string>      */     protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',     ];          /**      * The attributes that should be hidden for serialization.      *      * @var list<string>      */     protected $hidden = [         'remember_token',     ];     /**      * Get the attributes that should be cast.      *      * @return array<string, string>      */     protected function casts(): array     {         return [             'email_verified_at' => 'datetime',             'password' => 'hashed',         ];     }          public function roles() : BelongsToMany {         return $this->belongsToMany(Role::class);     }       public function hasHole(Array $roleName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->name === $roleName) {                 return true;             }         }         return false;     }         public function hasHoles(Array $rolesName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             foreach ($rolesName as $rolee) {             if ($role->name === $rolee) {                 return true;             }          }         }         return false;     }         public function hasAbility(string $ability): bool     {         foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->abilities->contains('name', $ability)) {                 return true;             }         }         return false;     }     } Como gravar um Admin na tabela admins sendo que ele é um User por extensão?
      Tentei assim mas é claro que está errado...
      public function store(Request $request, Admin $adminModel) {         $dados = $request->validate([             "name" => "required",             "email" => "required|email",             "password" => "required",             "registration" => "required"         ]);         $dados["password"] =  Hash::make($dados["password"]);                  $admin = Admin::where("registration",  $dados["registration"])->first();                  if ($admin)              return                    redirect()->route("admin.new")                             ->withErrors([                                 'fail' => 'Administrador já cadastrados<br>, favor verificar!'                   ]);                            $newAdmin = $adminModel->create(                                    $dados['name'],                                    $dados['email'],                                    $dados['password'],                                    $dados['registration']                                 );         dd($newAdmin);         $adminModel->save();         //$adminModel::create($admin);                  return redirect()->route("admin.new")->with("success",'Cadastrado com sucesso');     }  
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos, referente a PDV.

Estou escrevendo um Sistema com Ponto de Vendas, a minha dúvida é o seguinte, referente ao procedimento mais correto.

Conforme o caixa vai efetuando a venda, o Sistema de PDV já realiza:
      a baixa direto dos produtos no estoque
      ou
      somente após concretizar a venda o sistema baixa os produtos do estoque ?

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos do grupo, saudações e um feliz 2025.

Estou com uma pequena dúvida referente a Teclas de Atalho.

Quando o Caps Lock está ativado o Comando da Tecla de Atalho não funciona.
      ou seja:
      se estiver para letra minúscula ====> funciona
      se estiver para letra maiúscula ====> não funciona

Como consigo evitar essa falha, tanto para Letra Maiúscula quanto Minúscula ?

o Código está assim:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'r' ) return;// Não é Ctrl+r, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); });  
      Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Estou com uma dúvida, referente cálculo de valores em tempo real.

Tenho uma rotina, que faz o cálculo, o problema é mostrar o resultado.

Quero mostrar o RESULTADO assim: 0,00  ou  0.00

Abaixo posto o código.
      jQuery('input').on('keyup',function(){ //Remover ponto e trocar a virgula por ponto var m = document.getElementById("pgRest").value; while (m.indexOf(".") >= 0) { m = m.replace(".", ""); } m = m.replace(",","."); //Remover ponto e trocar a virgula por ponto var j = document.getElementById("pgDsct").value; while (j.indexOf(".") >= 0) { j = j.replace(".", ""); } j = j.replace(",","."); m = parseFloat(jQuery('#pgRest').val() != '' ? jQuery('#pgRest').val() : 0); j = parseFloat(jQuery('#pgDsct').val() != '' ? jQuery('#pgDsct').val() : 0); //Mostra o Resultado em Tempo Real jQuery('#pgTroco').val(m - j); <<=== aqui estou errando })  

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.