Ir para conteúdo
  • ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Conteúdo Similar

    • Por Daniel Jose Sobrinho
      Olá, eu tenho um memo em Delphi com as seguintes linhas
       
      CALDO DE GALINHA
      LEMON PEPPER
       
      Preciso que fique com 10 ponto e virgula, já contando os que vão estar no espaço em branco assim:
       
      CALDO;DE;GALINHA;;;;;;;;
      LEMON;PEPPER;;;;;;;;;
       
      Pra substituir os espaços em branco já usei o stringreplace e funcionou corretamente:
       
      memo1.text := StringReplace(memo1.text,',',';',[rfReplaceAll]);
    • Por jjunior100
      Preciso armazenar o total das páginas de um determinado documento em uma variável no delphi. Sei como inserir a informação no modelo MSWord.Selection.Fields.Add( Range:=MSWord.Selection.Range, Type:=wdFieldEmpty, Text:= 'NUMPAGES * Arabic ', PreserveFormatting:=True);
      mas como armazenar essa informação em uma variável tipo integer? Obrigado
    • Por Hacker_Buiu
      Delphi está na área errada,não deveria ser numa área desktop,ao contrário de web?
    • Por janir.matheus
      Bom dia,
       
      Preciso de ajuda ajuda para resolver o problema de SIGSEGV, basicamente tennho um zconection dentro de uma classe e recebo erro quando tento acessá-lo. Segue um trecho da classe:
      unit unt_classconexao; {$mode objfpc}{$H+} interface uses Classes, SysUtils, ZConnection, ZDataset; type { tConexao } tConexao = class private public vConector : TZConnection; function Listar_Usuarios:TZReadOnlyQuery; procedure Conectar_Banco; end; implementation { tConexao } function tConexao.Listar_Usuarios: TZReadOnlyQuery; var zrquery : TZReadOnlyQuery; begin Conectar_Banco; try zrquery := TZReadOnlyQuery.Create(nil); zrquery.Connection := vConector; zrquery.SQL.Clear; zrquery.SQL.Text := 'SELECT * from tbl_profissionais'; zrquery.Open; Listar_Usuarios := zrquery; finally end; end; procedure tConexao.Conectar_Banco; begin //vConector := TZConnection.Create(nil); vConector.HostName := 'localhost'; vConector.Port := 3306; vConector.Database := 'Caps'; vConector.Protocol := 'mysql-5'; vConector.User := 'root'; vConector.Password := ''; vConector.Connected := true; end; end. Após isso tento fazer uso dessa classe para popular um DBGrid:
      unit unt_frmprincipal; {$mode objfpc}{$H+} interface uses Classes, SysUtils, DB, Forms, Controls, Graphics, Dialogs, Menus, DBGrids, ZConnection, unt_classconexao; type { Tfrm_principal } Tfrm_principal = class(TForm) DataSource1: TDataSource; DBGrid1: TDBGrid; MainMenu_frmPrincipal: TMainMenu; MenuItem_AplicativoSair: TMenuItem; N1: TMenuItem; MenuItem_AplicativoLogin: TMenuItem; MenuItem_Aplicativo: TMenuItem; procedure MenuItem_AplicativoLoginClick(Sender: TObject); private public vConexao : tConexao; end; var frm_principal: Tfrm_principal; implementation {$R *.lfm} { Tfrm_principal } procedure Tfrm_principal.MenuItem_AplicativoLoginClick(Sender: TObject); begin //vConexao := tConexao.Create; DataSource1.DataSet := vConexao.Listar_Usuarios; end; end. A mensagem de erro que recebo dá a entender que o problema ocorre logo que o zconnection começa a ser configurado, como vocês podem ver pelos trechos comentados eu tentei instanciar o componente também sem sucesso. Não tenho experiencia com POO e tenho certeza que estou cometendo um erro bobo, então peço uma explicação sobre como resolver isso. Agradeço de antemão a quem puder me ajudar.
       
      PS. Estou usando o Lazarus.
    • Por Sapinn
      Fala galera, tudo blz? Então estou com uma dúvida um pouco boba mas que não consegui resolver o problema ainda. Estou desenvolvendo um site para agendamento de serviços e resolvi fazer a pagina principal como uma dashboard (área de administrador) onde seria muito mais fácil para o usuário registrar os serviços entre outras coisas, enfim, estou com um problema quanto ao layout da página. Normalmente o dashboard tem um menu à esquerda e o conteúdo  fica à direita quando ocorre o clique no botão hambúrguer( Aquele que tem três tracinhos) esse menu é recolhido e esse conteúdo que fica a direita fica centralizado, às vezes, em muitos dashboard esse menu só é um pouco recolhido ficando amostra apenas os ícones enquanto o conteúdo da direita fica um pouco mais centralizado. A pergunta é como eu posso fazer isso? Outra coisa, na responsividade quando a página diminui o menu da uma retraída e o conteúdo fica centralizado quando é clicado no botão hambúrguer o menu não afasta o conteúdo de volta e sim fica por cima desse conteúdo. Não sei como fazer isso, eu estou melhorando quando ao desenvolvimento front-end mas ainda não é muito a minha praia. Eu tentei fazer isso com css grid (que por sinal é algo que eu não tenho tanta pratica, já que eu sou melhor com flebox) mas não funcionou e o código só ficou ruim e confuso. Se alguém puder me ajudar ficaria muito grato
       
      Não tem muito coisa ainda mas irei disponibilizar o código que desenvolvi até agora:
       
      <!DOCTYPE html> <html lang="pt-br"> <head>     <meta charset="UTF-8">     <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">     <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">     <title>Sistema de Gerenciamento</title>     <link rel="stylesheet" href="assets/css/style.css">     <link rel="icon" href="assets/images/icone-logo.png">     <link rel="stylesheet" href="https://cdn.jsdelivr.net/npm/bootstrap-icons@1.4.1/font/bootstrap-icons.css"> </head> <body>     <header>         <div class="bar-header">             <i class="bi bi-list"></i>         </div>     </header>     <nav class="menu">         <div class="user">             <i class="bi bi-person-circle"></i>             <p>Nome do Usuário</p>         </div>         <ul>             <li class="active"><a href=""><i class="bi bi-house-fill"></i> Inicio</a></li>             <li><a href=""><i class="bi bi-calendar-plus-fill"> </i>Adicionar Serviço</a></li>             <li><a href=""><i class="bi bi-person-plus-fill"></i> Adicionar Admin</a></li>             <li><a href=""><i class="bi bi-file-earmark-post-fill"></i> Configurações de Nota</a></li>             <li><a href=""><i class="bi bi-file-person"></i> Configurações da Conta</a></li>             <li><a href=""><i class="bi bi-box-arrow-right"></i> Sair</a></li>         </ul>     </nav>     <main></main>     <footer></footer> </body> </html>  
       
      *{     padding: 0;     margin: 0; } body{     font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;     background-color: #e5e5e5; } .bar-header{     background-color: #4285f4;     position: fixed;     color: #fff;     width: 100%;     height: 40px;     font-size: 37px;     padding: 8px 16px;     z-index: 1; } .menu{     background-color: #26353e;     width: 260px;     height: 100vh;     position: fixed;     padding-top: 65px; } .menu ul li{     list-style: none;     padding: 15px;     cursor: pointer;     border-bottom: 1px solid #26353e; } .menu ul li:hover{     background-color: #4285f4;      } .menu li a{     color: #fff;     font-size: 18px;     text-decoration: none;     } .menu i{     font-size: 27px; } .menu .active{     background-color: #4285f4; } .user{     margin-left: 50px;     padding-bottom:10px ; } .user i{     font-size: 120px;     color: #4285f4; } .user p{     font-weight: bold;     font-size: 18px;     color: #fff; }
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.