Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kim.y

Formulário PHP com AJAX

Recommended Posts

Boa tarde galera,

estou com a seguinte dúvida, eu fiz um form para inserir dados no meu banco de dados via AJAX, ele insere normalmente porém quando faço o teste no arquivo ajax ele não mostra os alerts que eu fiz para testar a rotina.

insert.php

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <meta charset="utf-8" />
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
    <title>Page Title</title>
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
    <link rel="stylesheet" type="text/css" media="screen" href="css/css.css" />
    <script type="text/javascript" src="http://code.jquery.com/jquery-1.7.1.js"></script>
    <script type="text/javascript" src="ajax.js"></script>

<style>
* {
    box-sizing: border-box;
}

input[type=text], select{
    width: 100%;
    padding: 12px;
    border: 1px solid #ccc;
    border-radius: 4px;
    box-sizing: border-box;
    resize: vertical;
}

label {
    padding: 12px 12px 12px 0;
    display: inline-block;
}

input[type=submit] {
    background-color: #4CAF50;
    color: white;
    padding: 12px 20px;
    border: none;
    border-radius: 4px;
    cursor: pointer;
    float: right;
}

input[type=submit]:hover {
    background-color: #45a049;
}

.container {
    border-radius: 5px;
    background-color: #f2f2f2;
    padding: 20px;
}

.col-25 {
    float: left;
    width: 25%;
    margin-top: 6px;
}

.col-75 {
    float: left;
    width: 75%;
    margin-top: 6px;
}

/* Clear floats after the columns */
.row:after {
    content: "";
    display: table;
    clear: both;
}

/* Responsive layout - when the screen is less than 600px wide, make the two columns stack on top of each other instead of next to each other */
@media (max-width: 600px) {
    .col-25, .col-75, input[type=submit] {
        width: 100%;
        margin-top: 0;
    }
}
</style>
</head>
<body>
<div style="width:50%; margin:140px auto;">
    <?php
        include "navbar.php"
    ?>

<div class="container">
  <form>
    <div class="row">
      <div class="col-25">
        <label for="fname">Login</label>
      </div>
      <div class="col-75">
        <input type="text" id="nome" name="nome" placeholder="Insira seu nome de usuário.." autocomplete="off">
      </div>
    </div>
    <div class="row">
      <div class="col-25">
        <label for="lname">Senha</label>
      </div>
      <div class="col-75">
        <input type="text" id="senha" name="senha" placeholder="Insira sua senha.." autocomplete="off">
      </div>
    </div>
    <div class="row">
      <div class="col-25">
        <label for="lname">Email</label>
      </div>
      <div class="col-75">
        <input type="text" id="email" name="email" placeholder="Insira seu email.." autocomplete="off">
      </div>
    </div>

<div class="row">
      <input type="submit" id="enviar" value="Enviar" style="margin-top:5px;">
    </div>
  </form>
</div>

ajax.js

$(document).ready(function(){
    $('#enviar').click(function(){
        $.ajax({
            url: 'inserir.php',
            type: 'POST',
            data: 'nome=' + $('#nome').val() + '&senha=' + $('#senha').val() + '&email=' + $('#email').val(),
            success: function(data){        
                alert("YOUR SUCCESS MESSAGE HERE");
            },
            error: function (data) {
                alert("Error");
            }
        });
    });
})

inserir.php

<?php
    $conn = mysqli_connect("localhost", "root","", "banco_teste");
    mysqli_select_db($conn, "banco_teste");

$nome = $_POST['nome'];
    $senha = $_POST['senha'];
    $email = $_POST['email'];

$retorno = 'OLÁ MUNDO!!!';

mysqli_query($conn, "INSERT INTO `usuario`(`nome`, `senha`, `email`) VALUES  ('$nome', '$senha','$email')");

if(mysqli_affected_rows($conn) != -1){
        $retorno = 'Sucesso!!!';
    }
    else{
        $retorno = 'ERRO!!!';
    }

echo $retorno;
?>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fico curioso, porque as pessoas usam id e name em forms sem a necessidade? Poderia me esclarecer isso?

Uma vez que ambos são identificadores.

Bem com jQuery facilita tudo, então você pode criar variáveis encapsulando para cada input. 

var nome = $('input[name="nome"]').val();
var senha = $('input[name="senha"]').val();
var email = $('input[name="email"]').val();
$.ajax({
    method: 'POST',
    dataType: 'html',
    data: {nome: nome, senha: senha, email: email},
    success: function (data) {
    // Post success
    }
});

Tem uma jeito mais simples veja:

Spoiler

<form method="POST" onsubmit="return enviarPost();">
    <input type="text" name="nome" placeholder="Insira seu nome de usuário..">
    <input type="text" name="senha" placeholder="Insira sua senha..">
    <input type="text" name="email" placeholder="Insira seu email..">
    <input type="submit" value="Enviar">
</form>

A função

function enviarPost() {
    $.ajax({
        method: 'POST',
        dataType: 'html',
        data: $('form').serialize(),
        success: function (data) {
            // Post success
        }
    });
    return false;
}

O método serialize da jQuery já vai enviar todos os valores que estiverem em inputs que estejam identificados com NAME para o arquivo que colocar em url

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Omar~ disse:

Eu sempre fico curioso, porque as pessoas usam id e name em forms sem a necessidade? Poderia me esclarecer isso?

Uma vez que ambos são identificadores.

Bem com jQuery facilita tudo, então você pode criar variáveis encapsulando para cada input. 

O método serialize da jQuery já vai enviar todos os valores que estiverem em inputs que estejam identificados com NAME para o arquivo que colocar em url

Eu uso porque vi em um livro que estou lendo sobre ajax, ainda estou iniciando nesse mundo web.

Mas bom saber que não tem a necessidade, tive essa dúvida mas parecia ser uma coisa besta, só uma dúvida, qual dos dois é mais utilizado, tem alguma padrão ou tanto faz?

Quanto ao código, vou testar aqui, valeu man.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora deu certinho!!

Só para deixar registrado aqui, eu estava usando o link abaixo e por isso não estava conseguindo fazer como o Omar~ falou.

<script type="text/javascript" src="http://code.jquery.com/jquery-1.7.1.js"></script>

Inseri esse:

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/3.2.1/jquery.min.js"></script>

e o código dele rodou certinho, não sei se foi coincidência mas deu certo.

Vou dar uma estudada nesse código para tentar entender melhor o que está acontecendo.

Valeu Omar~.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Omar~ disse:

porque as pessoas usam id e name em forms sem a necessidade? Poderia me esclarecer isso?

20 minutos atrás, kim.y disse:

Mas bom saber que não tem a necessidade, tive essa dúvida mas parecia ser uma coisa besta, só uma dúvida, qual dos dois é mais utilizado, tem alguma padrão ou tanto faz?

Respondendo:

Especificação W3C para o atributo global id:

The id attribute specifies its element's unique identifier (ID). The value must be unique amongst all the IDs in the element's home subtree and must contain at least one character. [...]

An element's unique identifier can be used for a variety of purposes, most notably as a way to link to specific parts of a document using fragment identifiers, as a way to target an element when scripting, and as a way to style a specific element from CSS.

Especificação W3C para o atributo name no contexto de um input:

name - Name of form control to use for §4.10.21 Form submission and in the form.elements API

A definição do Form Submission é muito grande para eu colar aqui, mas é explicada aqui: https://www.w3.org/TR/html5/sec-forms.html#forms-form-submission

Resumindo: "id" você usa para idenitificar no DOM. Manipular no JS, no CSS e identificar unicamente o elemento.

"name" tem uma semântica completamente diferente: é utilizada como fonte de dados para Submissão de formulários.

Ambos devem ser usados, cada um em seu contexto.

Como o envio do formulário está sendo feito manualmente por AJAX, e não pela ordem natural do navegador, você precisa definir os dados que são enviados. Do contrário, essa necessidade não existe, pois o form irá automaticamente carregar os inputs definidos (com tuplas name=value).

Sobre isso:

var nome = $('input[name="nome"]').val();
var senha = $('input[name="senha"]').val();
var email = $('input[name="email"]').val();

Sem utilizar o serialize, apontado pelo @Omar~, essa sintaxe não estaria suficientemente boa exatamente pela ausência do id.

Faz muito mais sentido (além de ser muito mais rápido para o navegador) trabalhar com ids, utilizando o ID Selector (no caso do jQuery): $( '#meu-elemento' );

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Matheus Tavares disse:

Resumindo: "id" você usa para idenitificar no DOM. Manipular no JS, no CSS e identificar unicamente o elemento.

"name" tem uma semântica completamente diferente: é utilizada como fonte de dados para Submissão de formulários.

Ambos devem ser usados, cada um em seu contexto.

Em tese foi isso que quis me referir que cada coisa é cada coisa, no caso aqui em questão o uso o ID é desnecessário. Usar o ID no input seria uma forma de atacar um input em questão.

No entanto para o uso do serialize com jquery é melhor apontar um ID no form para esse tipo de requisição. Hora que se encapsular simplesmente o form sem aponta-lo e tenha mais de um form na página todos os inputs "NAME" pertencentes ou não ao formulário em questão serão processados, fazendo o uso de algo completamente desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

@Omar~, eu não disse que você estava errado, apenas complementei seu post.

20 minutos atrás, Omar~ disse:

No entanto para o uso do serialize com jquery é melhor apontar um ID no form

É verdade, assim como no exemplo anterior à esse, onde é melhor apontar os IDs dos campos, ao invés de selecioná-los com [name=...].

Foi esse exemplo e as dúvidas do autor do tópico que motivou minha resposta, mas eu entendi o que você quis dizer e concordo com você. :smiley:

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me permita tirar uma dúvida com os amigos.

Tenho um Formulário onde o Usuário digita todos os Dados necessários.

Minha dúvida:
      --> como faço após o usuário digitar os dados e salvar, o Sistema chamar uma Modal ou mensagem perguntando se deseja imprimir agora ?

Grato,

Cesar
    • Por Carcleo
      Tenho uma abela de usuarios e uma tabela de administradores e clientes.
      Gostaria de uma ajuda para implementar um cadastro

users -> name, login, passord (pronta) admins -> user_id, registratiom, etc.. client -> user_id, registratiom, etc...
      Queria ajuda para extender de user as classes Admin e Client
      Olhem como estáAdmin
      <?php namespace App\Models; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Database\Eloquent\Model; class Admin extends User {     use HasFactory;            protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',         'registration'     ];      private string $registration;     public function create(         string $name,          string $email,          string $password,         string $registration     )     {         //parent::create(['name'=>$name, 'email'=>$email, 'password'=>$password]);         parent::$name = $name;         parent::$email = $email;         parent::$password = $password;         $this->registration = $registration;     } } User
      <?php namespace App\Models; // use Illuminate\Contracts\Auth\MustVerifyEmail; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Foundation\Auth\User as Authenticatable; use Illuminate\Notifications\Notifiable; use Illuminate\Database\Eloquent\Relations\BelongsToMany; class User extends Authenticatable {     /** @use HasFactory<\Database\Factories\UserFactory> */     use HasFactory, Notifiable;     static string $name;     static string $email;     static string $password;     /**      * The attributes that are mass assignable.      *      * @var list<string>      */     protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',     ];          /**      * The attributes that should be hidden for serialization.      *      * @var list<string>      */     protected $hidden = [         'remember_token',     ];     /**      * Get the attributes that should be cast.      *      * @return array<string, string>      */     protected function casts(): array     {         return [             'email_verified_at' => 'datetime',             'password' => 'hashed',         ];     }          public function roles() : BelongsToMany {         return $this->belongsToMany(Role::class);     }       public function hasHole(Array $roleName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->name === $roleName) {                 return true;             }         }         return false;     }         public function hasHoles(Array $rolesName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             foreach ($rolesName as $rolee) {             if ($role->name === $rolee) {                 return true;             }          }         }         return false;     }         public function hasAbility(string $ability): bool     {         foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->abilities->contains('name', $ability)) {                 return true;             }         }         return false;     }     } Como gravar um Admin na tabela admins sendo que ele é um User por extensão?
      Tentei assim mas é claro que está errado...
      public function store(Request $request, Admin $adminModel) {         $dados = $request->validate([             "name" => "required",             "email" => "required|email",             "password" => "required",             "registration" => "required"         ]);         $dados["password"] =  Hash::make($dados["password"]);                  $admin = Admin::where("registration",  $dados["registration"])->first();                  if ($admin)              return                    redirect()->route("admin.new")                             ->withErrors([                                 'fail' => 'Administrador já cadastrados<br>, favor verificar!'                   ]);                            $newAdmin = $adminModel->create(                                    $dados['name'],                                    $dados['email'],                                    $dados['password'],                                    $dados['registration']                                 );         dd($newAdmin);         $adminModel->save();         //$adminModel::create($admin);                  return redirect()->route("admin.new")->with("success",'Cadastrado com sucesso');     }  
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos, referente a PDV.

Estou escrevendo um Sistema com Ponto de Vendas, a minha dúvida é o seguinte, referente ao procedimento mais correto.

Conforme o caixa vai efetuando a venda, o Sistema de PDV já realiza:
      a baixa direto dos produtos no estoque
      ou
      somente após concretizar a venda o sistema baixa os produtos do estoque ?

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos do grupo, saudações e um feliz 2025.

Estou com uma pequena dúvida referente a Teclas de Atalho.

Quando o Caps Lock está ativado o Comando da Tecla de Atalho não funciona.
      ou seja:
      se estiver para letra minúscula ====> funciona
      se estiver para letra maiúscula ====> não funciona

Como consigo evitar essa falha, tanto para Letra Maiúscula quanto Minúscula ?

o Código está assim:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'r' ) return;// Não é Ctrl+r, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); });  
      Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.