Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Adriano Barbosa

[Resolvido] Warning: mysqli_affected_rows() expects exactly 1 parameter, 0 given

Recommended Posts

Amigos,

Alguém pode me ajudar como resolver esse problema?

Estou fazendo da seguinte forma:

if(mysqli_affected_rows() >= 0) {
	$idInserido = mysqli_insert_id();
	... ... ...
}

Att

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi @Matheus Tavares

Sim eu verifiquei. Vou te passar o trecho do script pra você entender melhor o que eu estou fazendo, talvez fique mais claro pra você me ajudar.

Dessa forma que eu fiz, como devo chamar o link de conexão?

function consulta($sql) {

$conexao = new mysqli(DB_HOST, DB_USER, DB_PASS, DB_NAME);
	if (mysqli_connect_errno()) trigger_error(mysqli_connect_error());

$consulta = $conexao->query($sql) or die("<strong>ERRO</strong><br><br>SQL:<br><b>".$sql."</b><br><br>Error:<br><b>".mysqli_error($conexao)."</b>");

return $consulta;

}

$sqlInsert = "INSERT INTO teste (nome, email) VALUE ('Adriano', 'xxx@gmail.com')";
$insert = consulta($sqlInsert);

if(mysqli_affected_rows() >= 0) {
	$ultimoId = mysqli_insert_id();
	.... .... .... 
}

Tenho uma outra function que é assim:

function mnr($sql) {
  return mysqli_num_rows($sql);
}

eu poderia fazer dessa forma? 

$ultimoId = mnr($insert) + 1;

Mas é meio gambiarra não é?

Se puder me ajudar te agradeço muito. Estou tendo esse problema pois alteramos a versão do PHP então muita coisa já está pronta, achei que substituindo apenas mysql_affected_rows por mysqli_affected_rows iria funcionar.

O mesmo se aplica para o mysql_insert_id

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal era usar classes (orientação à objetos), mas não vou complicar pra você:

conexao.php

<?php
if ( mysqli_connect_errno() )
    trigger_error( mysqli_connect_error() );

function consulta( $sql ) use ( $conexao ) {
	return $conexao->query( $sql )
        or die("<strong>ERRO</strong><br><br>SQL:<br><b>".$sql."</b><br><br>Error:<br><b>".mysqli_error($conexao)."</b>");
}

//dessa forma $conexao fica em um contexto global (fora da função)

Inclua o arquivo acima em todas as páginas que interagirem com o banco.

Agora você pode chamar $conexao onde quiser:

<?php
//após ter incluido o arquivo conexao.php:

if ( mysqli_affected_rows( $conexao ) >= 0 ) {

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Me dei conta de que cometi um deslize no meu post anterior.

A sintaxe do  'use' em function é válida somente para Closures/funções anônimas, que não é o nosso caso.

Em outras palavras, isso aqui não funciona:

function consulta( $sql ) use ( $conexao ) {

Você tem duas opções:

1 - Usar consulta como uma função anônima, da seguinte forma:

$consulta = function ( $sql ) use ( $conexao ) {
    //implementação da função normalmente aqui...
};

para usar:

$consulta( 'SEU SELECT VEM AQUI' );

// Sim, a única diferença no uso é o $ antes da função

2 - Ou passar sua conexão como parâmetro da função consulta:

function consulta( $conexao, $sql ) {
    //implementação...
}

consulta( $conexao, 'SQL AQUI' );

Escolha o modo que preferir e adapte ao seu código...

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus Tavares

Não deu muito certo não. 

Fiz da seguinte forma:

$consulta = function ( $sql ) use ( $conexao ) {
    return $conexao->query($sql) or die("<strong>ERRO</strong><br><br>SQL:<br><b>".$sql."</b><br><br>Error:<br><b>".mysqli_error($conexao)."</b>");
};

Até ai não deu erro, porém eu tenho isso aqui:

function mnr($sql) {
  return mysqli_num_rows($sql);
}

function mfo($sql) {  
	return mysqli_fetch_object($sql);
}

Foi quando começou a dar erro. Estou fazendo a parte da conexão errada?

Agradeço sua atenção

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Então, meu amigo:

1 - Lembre-se de que como você preferiu usar a função consulta em forma de variável, você precisa dar um nome que dificulte a sobrescrita nessa variável. Em outras palavras, se você definiu "$consulta = function..." você tem que cuidar para que no meio desse processo você não faça algo como:

$consulta = 'SELECT * FROM tabela'; //sobrescreveu a função...

Por isso o ideal seria usar o nome da função com algo como $consultarBanco ou $fn_consulta. Talvez seja esse o problema.

2 - Você disse apenas que começou a dar erro, mas não temos como adivinhar o que pode ser... verifique o que eu disse acima e caso o erro persista, cole ele aqui.

EDIT: outra coisa, sem relação com o problema... esses nomes de funções estão horríveis, meu caro. Imagine alguém abrir um código cheio de mnr(), mfo()... Use nomes que expressam seus respectivos propósitos.

getQtdRegistros, getLinhaDaConsulta, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Matheus Tavares

Consegui resolver, veja se está de acordo:

function consulta($conexao, $sql) {
	$consulta = $conexao->query($sql) or die("<strong>ERRO</strong><br><br>SQL:<br><b>".$sql."</b><br><br>Error:<br><b>".mysqli_error($conexao)."</b>");
	return $consulta;
}

$sqlInsert = consulta($conexao, "INSERT INTO cliente (codigo) VALUES ('".rand(1,100)."')");

if($conexao->affected_rows >= 0) {	
	echo $conexao->insert_id;	
} else {
	echo mysql_error();
}

Sobre sua observação dos nomes das funções, farei como sugeriu... obrigado pela sugestão, realmente fica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me permita tirar uma dúvida com os amigos.

Tenho um Formulário onde o Usuário digita todos os Dados necessários.

Minha dúvida:
      --> como faço após o usuário digitar os dados e salvar, o Sistema chamar uma Modal ou mensagem perguntando se deseja imprimir agora ?

Grato,

Cesar
    • Por Carcleo
      Tenho uma abela de usuarios e uma tabela de administradores e clientes.
      Gostaria de uma ajuda para implementar um cadastro

users -> name, login, passord (pronta) admins -> user_id, registratiom, etc.. client -> user_id, registratiom, etc...
      Queria ajuda para extender de user as classes Admin e Client
      Olhem como estáAdmin
      <?php namespace App\Models; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Database\Eloquent\Model; class Admin extends User {     use HasFactory;            protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',         'registration'     ];      private string $registration;     public function create(         string $name,          string $email,          string $password,         string $registration     )     {         //parent::create(['name'=>$name, 'email'=>$email, 'password'=>$password]);         parent::$name = $name;         parent::$email = $email;         parent::$password = $password;         $this->registration = $registration;     } } User
      <?php namespace App\Models; // use Illuminate\Contracts\Auth\MustVerifyEmail; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Foundation\Auth\User as Authenticatable; use Illuminate\Notifications\Notifiable; use Illuminate\Database\Eloquent\Relations\BelongsToMany; class User extends Authenticatable {     /** @use HasFactory<\Database\Factories\UserFactory> */     use HasFactory, Notifiable;     static string $name;     static string $email;     static string $password;     /**      * The attributes that are mass assignable.      *      * @var list<string>      */     protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',     ];          /**      * The attributes that should be hidden for serialization.      *      * @var list<string>      */     protected $hidden = [         'remember_token',     ];     /**      * Get the attributes that should be cast.      *      * @return array<string, string>      */     protected function casts(): array     {         return [             'email_verified_at' => 'datetime',             'password' => 'hashed',         ];     }          public function roles() : BelongsToMany {         return $this->belongsToMany(Role::class);     }       public function hasHole(Array $roleName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->name === $roleName) {                 return true;             }         }         return false;     }         public function hasHoles(Array $rolesName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             foreach ($rolesName as $rolee) {             if ($role->name === $rolee) {                 return true;             }          }         }         return false;     }         public function hasAbility(string $ability): bool     {         foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->abilities->contains('name', $ability)) {                 return true;             }         }         return false;     }     } Como gravar um Admin na tabela admins sendo que ele é um User por extensão?
      Tentei assim mas é claro que está errado...
      public function store(Request $request, Admin $adminModel) {         $dados = $request->validate([             "name" => "required",             "email" => "required|email",             "password" => "required",             "registration" => "required"         ]);         $dados["password"] =  Hash::make($dados["password"]);                  $admin = Admin::where("registration",  $dados["registration"])->first();                  if ($admin)              return                    redirect()->route("admin.new")                             ->withErrors([                                 'fail' => 'Administrador já cadastrados<br>, favor verificar!'                   ]);                            $newAdmin = $adminModel->create(                                    $dados['name'],                                    $dados['email'],                                    $dados['password'],                                    $dados['registration']                                 );         dd($newAdmin);         $adminModel->save();         //$adminModel::create($admin);                  return redirect()->route("admin.new")->with("success",'Cadastrado com sucesso');     }  
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos, referente a PDV.

Estou escrevendo um Sistema com Ponto de Vendas, a minha dúvida é o seguinte, referente ao procedimento mais correto.

Conforme o caixa vai efetuando a venda, o Sistema de PDV já realiza:
      a baixa direto dos produtos no estoque
      ou
      somente após concretizar a venda o sistema baixa os produtos do estoque ?

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos do grupo, saudações e um feliz 2025.

Estou com uma pequena dúvida referente a Teclas de Atalho.

Quando o Caps Lock está ativado o Comando da Tecla de Atalho não funciona.
      ou seja:
      se estiver para letra minúscula ====> funciona
      se estiver para letra maiúscula ====> não funciona

Como consigo evitar essa falha, tanto para Letra Maiúscula quanto Minúscula ?

o Código está assim:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'r' ) return;// Não é Ctrl+r, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); });  
      Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.