Ir para conteúdo
Danilo MC

[Resolvido] enviar lista array para banco de dados

Recommended Posts

Olá possuo um sistema de horários para linha de circulares, preciso em 1 linha inserir vários horários e depois esses horários preciso salvar ele no banco de dados.

eu fiz da seguinte forma

<form action="mysql.php" method="post">
<div class="container">
<div class="row">
<div class="col">
Nome da Linha<input type="text" name="linha" value="" class="form-control" /></br>
</div>
<div class="col">
Dias<input type="text" name="dias" value="" class="form-control" />
</div>
</div>

</br></br></br>
<div class="topo_text"><h3>Definir Horários</h3></div></br></br>

<div class="container">
      <a class="btn btn-primary" href="javascript:void(0)" id="addInput">
        <span class="glyphicon glyphicon-plus" aria-hidden="true"></span>
        Adicionar Campo
      </a>
      <br/><br/><br/>
      <div id="dynamicDiv">
        <p>
<input type="text" id="Hora" OnKeyUp="Mascara_Hora(this.value)" name="h_en[]" placeholder="00:00:00" class="caixa" />
<input type="text" id="inputeste" name="saida[]" placeholder="Saída" class="caixa" />
<input type="text" id="inputeste" name="via[]" placeholder="VIA" class="caixa" />
<input type="text" id="Hora2" OnKeyUp="Mascara_Hora2(this.value)" name="h_sa[]" placeholder="00:00:00" class="caixa" />
<input type="text" id="inputeste" name="destino[]" placeholder="Destino" class="caixa" />

<a class="btn btn-danger" href="javascript:void(0)" id="remInput">
         <span class="glyphicon glyphicon-minus" aria-hidden="true"></span>
         Remover Campo
          </a>
     </p>
     </div>

<script>
      $(function () {
       var scntDiv = $('#dynamicDiv');
       $(document).on('click', '#addInput', function () {
       $('<p>'+
         '<input type="text" name="h_en[]" placeholder="00:00:00" class="caixa" /> '+ '<input type="text" id="inputeste" name="saida[]" placeholder="Saída" class="caixa" /> '+ '<input type="text" id="inputeste" name="via[]" placeholder="VIA" class="caixa" />'+ '<input type="text" id="inputeste" name="h_sa[]" placeholder="00:00:00" class="caixa" />'+ ' <input type="text" id="inputeste" name="destino[]" class="caixa" placeholder="Destino" /> '+
         '<a class="btn btn-danger" href="javascript:void(0)" id="remInput">'+
              '<span class="glyphicon glyphicon-minus" aria-hidden="true"></span> '+
              'Remover Campo'+
         '</a>'+
          '</p>').appendTo(scntDiv);
       return false;
       });
       $(document).on('click', '#remInput', function () {
     $(this).parents('p').remove();
       return false;
       });
      });
      </script>
    </div>
<input type="submit" value="Cadastrar" class="btn btn-primary bnt" />
</form>

Aqui eu consigo abrir vários inputs e inserindo os horários.

O meu problema começa qndo tento colocar os horários no bando de dados, pq não sei chamar ele no foreach e enviar, o q fiz foi criar a chamada através do post e ele envia array de cada horário, mais não sei colocar no banco de dados.

eu salvo o nome da linha, consulto ela para achar o seu id e na outra tabela de horários eu não sei como enviar os horários.

<?php

include "conexao.php";

$linha = $_POST['linha'];
$dias = $_POST['dias'];

$h_en = $_POST['h_en'];
$saida = $_POST['saida'];
$via = $_POST['via'];
$h_sa = $_POST['h_sa'];
$destino = $_POST['destino'];

//print_r($lista);

$sql = "INSERT INTO `linha` (`id_linha`, `linha`, `dias`, `ativo`) VALUES (NULL, '". $linha ."', '".$dias."', '1');";
$qry = mysqli_query($db,$sql);

// consultar o valor enviado para encontrar o id

$sql2 = "SELECT * FROM `linha` WHERE `linha` LIKE '".$linha."'";
//print_r($sql2);
$qry2 = mysqli_query($db,$sql2);
$resp = mysqli_fetch_array($qry2);
$id = $resp["id_linha"];

// registrar os horários

foreach( $lista as $valor){

}

?>

Gostaria da ajuda de vcs. pois estou bem perdido aqui. Desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu arquivo mysql.php ,  não foi muito claro!

Não testei, mais deve ser por ai.

segue exemplo: 

<?php

//ARQUIVO DE CONEXAO//
$servername = "localhost";
$username = "username";
$password = "password";
$dbname = "myDB";

// Create connection
$conn = new mysqli($servername, $username, $password, $dbname);
// Check connection
if ($conn->connect_error) {
    die("Connection failed: " . $conn->connect_error);
}
//FIM ARQUIVO CONEXAO//

$linha = $_POST['linha'];
$dias = $_POST['dias'];

$h_en = $_POST['h_en'];
$saida = $_POST['saida'];
$via = $_POST['via'];
$h_sa = $_POST['h_sa'];
$destino = $_POST['destino'];

//Insere a linha
$sql = "INSERT INTO `linha` (`id_linha`, `linha`, `dias`, `ativo`) VALUES (NULL, '" . $linha . "', '" . $dias . "', '1')";
if ($conn->query($sql) === TRUE) {
    //se caso executar, traz o id do registo inserido
    $id = $conn->insert_id;
} else {
    echo "Tem bicho aqui: " . $sql . "<br>" . $conn->error;
}

//faz o laço de for no array de horarios
for ($i = 0; $i < count($h_en); $i++):
    //para cada registro inserir a linha
    $sql = "INSERT INTO `horarios` (`h_en`, `saida`, `via`, `h_sa`, `destino`, 'linha') 
        VALUES ('$h_en[$i]', '$saida[$i]', '$via[$i]', $h_sa[$i]','$destino[$i]', '$id' )";
    if ($conn->query($sql) === TRUE) {
        echo 'Inseriu o Registro';
    } else {
        echo "Tem bicho aqui: " . $sql . "<br>" . $conn->error;
    }
    echo '<br/>';
endfor;

$conn->close();
?>

Neste exemplo eu utilizei o mysqli_insert_id

que no caso não há necessidade de você abrir uma consulta para verificar o ultimo id.

http://php.net/manual/pt_BR/mysqli.insert-id.php

o laço para inserir o array , utilizei o for

https://secure.php.net/manual/pt_BR/control-structures.for.php

seria bom dar uma estuda em ambos para entender um pouco.

abraços

• Obrigado! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por leo_santo1
      Venho por meio desse post procurar ajuda com meu código!
      Estou fazendo um código usando `DataTable` , sou iniciante na programação, depois de umas pesquisas e até mesmo algumas dicas conseguir construir uma DataTable com banco de dados.
      Continuando minhas pesquisas para aprimorar mais ainda o código, percebi que a  `DataTable` possuir varias funções interessantes, umas delas em especifico chamou bastante minha atenção e até me ajudaria no código que no caso é o uso de Linhas filhas ocultas, que quando fazemos o click em cima de um botão aparece as informações extras da linha ( no caso os dados a mais do banco ) e ao apertar ela novamente ele oculta as informações.
      Gostaria de ajuda para criar essa função na minha Tabela, já realizei pesquisas no próprio site da  `DataTable` , aqui, porem não entendo bem o jeito que eles explicam.
      segue abaixo meu código da table e da  `DataTable` que conecta com o Banco.

Tabela
      <table id="employee-grid" cellpadding="0" cellspacing="0" border="0" class="display" width="100%"> <thead> <tr> <th>Nome</th> <th>CPF</th> <th>Data de Nascimento</th> <th></th> <th>Ação</th> <th></th> </tr> </thead> <thead> <tr> <td><input type="text" data-column="0" class="search-input-text" style="width: 150px;"></td> <th><input type="text" data-column="1" class="search-input-text" style="width: 150px;"></td> <th><input type="text" id="data" data-column="2" class="search-input-text" style="width: 150px;"></th> <th></th> <td> </td> <td></td> </tr> </thead> </table> Script DataTable
      $(document).ready(function() { var dataTable = $('#employee-grid').DataTable( { "processing": true, "serverSide": true, "bJQueryUI": true, "oLanguage": { "sProcessing": "Processando...", "sLengthMenu": "Mostrar _MENU_ registros", "sZeroRecords": "Não foram encontrados resultados", "sInfo": "Mostrando de _START_ até _END_ de _TOTAL_ registros", "sInfoEmpty": "Mostrando de 0 até 0 de 0 registros", "sInfoFiltered": "", "sInfoPostFix": "", "sSearch": "Buscar:", "sUrl": "", "oPaginate": { "sFirst": "Primeiro", "sPrevious": "Anterior", "sNext": "Seguinte", "sLast": "Último" } }, "ajax":{ url :"../Tabelas/Tabela_consulta_cliente.php", // json datasource type: "post", // method , by default get error: function(){ // error handling $(".employee-grid-error").html(""); $("#employee-grid").append('<tbody class="employee-grid-error"><tr><th colspan="3">No data found in the server</th></tr></tbody>'); $("#employee-grid_processing").css("display","none"); } } } ); $("#employee-grid_filter").css("display","none"); // hiding global search box $('.search-input-text').on( 'keyup click', function () { // for text boxes var i =$(this).attr('data-column'); // getting column index var v =$(this).val(); // getting search input value dataTable.columns(i).search(v).draw(); } ); $('.search-input-select').on( 'change', function () { // for select box var i =$(this).attr('data-column'); var v =$(this).val(); dataTable.columns(i).search(v).draw(); } ); } ); Conexão DataTable com o Banco de dados
      <?php $servername = "localhost"; $username = "root"; $password = ""; $dbname = "loc_equipamentos"; $conn = mysqli_connect($servername, $username, $password, $dbname) or die("Connection failed: " . mysqli_connect_error()); $requestData= $_REQUEST; $columns = array( 0=>'nome_usuario', 1=> 'cpf_usuario', 2=> 'data_nascimento', 3=> 'id_usuario', 4=> 'id_usuario', 5=> 'id_usuario' ); $sql = "SELECT nome_usuario, cpf_usuario, data_nascimento, id_usuario "; $sql.=" FROM usuario"; $query=mysqli_query($conn, $sql) or die("employee-grid-data.php: get employees"); $totalData = mysqli_num_rows($query); $totalFiltered = $totalData; . $sql = "SELECT nome_usuario, cpf_usuario, data_nascimento, id_usuario "; $sql.=" FROM usuario WHERE tipo_perfil = 'CLIENTE' AND ativo_usuario = 'TRUE'"; if( !empty($requestData['columns'][0]['search']['value']) ){ $sql.=" AND nome_usuario LIKE '".$requestData['columns'][0]['search']['value']."%' "; } if( !empty($requestData['columns'][1]['search']['value']) ){ $sql.=" AND cpf_usuario LIKE '".$requestData['columns'][1]['search']['value']."%' "; } if( !empty($requestData['columns'][2]['search']['value']) ){ //age $sql.=" AND data_nascimento LIKE '".$requestData['columns'][2]['search']['value']."%' "; } $query=mysqli_query($conn, $sql) or die("employee-grid-data.php: get employees"); $totalFiltered = mysqli_num_rows($query); $sql.=" ORDER BY ". $columns[$requestData['order'][0]['column']]." ".$requestData['order'][0]['dir']." LIMIT ".$requestData['start']." ,".$requestData['length']." "; $query=mysqli_query($conn, $sql) or die("employee-grid-data.php: get employees"); $data = array(); while( $row=mysqli_fetch_array($query) ) { $nestedData=array(); $informacao ="<div class='botaodiv'> <a href = ?informacao=".$row['id_usuario']." >+ Informações</a> </div>"; $editar ="<div class='botaodiv'> <a href = ?editar=".$row['id_usuario']." >Editar</a> </div>"; $deletar ="<div class='botaodiv'> <a href = ../Eventos/evento.php?DesativaCadastro=".$row['id_usuario']." >Excluir</a> </div>"; $nestedData[] = $row["nome_usuario"]; $nestedData[] = $row["cpf_usuario"]; $nestedData[] = $row["data_nascimento"]; $nestedData[] = $informacao; $nestedData[] = $editar; $nestedData[] = $deletar; $data[] = $nestedData; } $json_data = array( "draw" => intval( $requestData['draw'] ), "recordsTotal" => intval( $totalData ), "recordsFiltered" => intval( $totalFiltered ), "data" => $data ); echo json_encode($json_data); ?> Fora o caso de criar Detalhes para Linhas, Caso alguém tenha alguma sugestão de como melhorar meu código ( por exemplo uma Conexão ao Banco mais simples, um Js melhor etc.. ) ou alguma critica para eu evoluir, irei agradecer bastante!  
    • Por anepri
      Preciso fazer uma página de consulta onde selecionando a cidade traga como resultado estabelecimentos comerciais daquela cidade. O exemplo do código que estou usando funciona perfeitamente com países, estados e cidade, mas na hora que faço a função "lojas", mesmo o código sendo idêntico não aparece o resultado. O que tem me deixado doida é que os primeiros select funcionam, mas o último "lojas" não funciona de jeito nenhum! Alguém pode olhar o código e me dizer onde estou pecando?

$(function(){ // Pais function pais(){ $.ajax({ type: 'GET', url: 'funcoes.php', data: { acao: 'pais' }, dataType: 'json', success: function(data){ console.log(data); for(i = 0; i < data.qtd; i++){ $('select[name=pais]').append('<option value="'+data.id[i]+'">'+data.pais[i]+'</option>'); } } }); } pais(); function estado(pais){ $.ajax({ type: 'GET', url: 'funcoes.php', data: { acao: 'estado', id: pais }, dataType: 'json', beforeSend: function(){ $('select[name=estado]').html('<option>Carregando...</option>'); }, success: function(data){ $('select[name=estado]').html(''); $('select[name=estado]').append('<option>Selecione o estado</option>'); for(i = 0; i < data.qtd; i++){ $('select[name=estado]').append('<option value="'+data.id[i]+'">'+data.estado[i]+'</option>'); } } }); } // Cidade function cidade(estado){ $.ajax({ type: 'GET', url: 'funcoes.php', data: { acao: 'cidade', id: estado }, dataType: 'json', beforeSend: function(){ $('select[name=cidade]').html('<option>Carregando...</option>'); }, success: function(data){ $('select[name=cidade]').html(''); $('select[name=cidade]').append('<option>Selecione a cidade</option>'); for(i = 0; i < data.qtd; i++){ $('select[name=cidade]').append('<option value="'+data.id[i]+'">'+data.cidade[i]+'</option>'); } } }); } function contrubuinte(cidade){ $.ajax({ type: 'GET', url: 'funcoes.php', data: { acao: 'contrubuinte', id: cidade }, dataType: 'json', beforeSend: function(){ $('select[name=contrubuinte]').html('<option>Carregando...</option>'); }, success: function(data){ console.log(data); $('select[name=contrubuinte]').html(''); $('select[name=contrubuinte]').append('<option>Selecione a contrubuinte</option>'); for(i = 0; i < data.qtd; i++){ $('select[name=contrubuinte]').append('<option value="'+data.id[i]+'">'+data.contrubuinte[i]+'</option>'); } } }); } $('select[name=pais]').change(function(){ var id = $(this).val(); estado(id); }); $('select[name=estado]').change(function(){ var idEstado = $(this).val(); cidade(idEstado); }); $('select[name=cidade]').change(function(){ var id = $(this).val(); contrubuinte(id); }); }); <?php require("config.php"); $retorno = array(); if($_GET['acao'] == 'pais'){ $sql = $pdo->prepare("SELECT * FROM pais"); $sql->execute(); $n = 0; $retorno['qtd'] = $sql->rowCount(); while($ln = $sql->fetchObject()){ $retorno['pais'][$n] = $ln->pais; $retorno['id'][$n] = $ln->id; $n++; } } if($_GET['acao'] == 'estado'){ $id = $_GET['id']; $sql = $pdo->prepare("SELECT * FROM estados WHERE id_pais = :id"); $sql->bindValue(":id", $id, PDO::PARAM_INT); $sql->execute(); $n = 0; $retorno['qtd'] = $sql->rowCount(); while($ln = $sql->fetchObject()){ $retorno['estado'][$n] = $ln->estado; $retorno['id'][$n] = $ln->id; $n++; } } if($_GET['acao'] == 'cidade'){ $id = $_GET['id']; $sql = $pdo->prepare("SELECT * FROM cidades WHERE id_estado = :id"); $sql->bindValue(":id", $id, PDO::PARAM_INT); $sql->execute(); $n = 0; $retorno['qtd'] = $sql->rowCount(); while($ln = $sql->fetchObject()){ $retorno['cidade'][$n] = $ln->cidade; $retorno['id'][$n] = $ln->id; $n++; } } if($_GET['acao'] == 'contribuinte'){ $id = $_GET['id']; $sql = $pdo->prepare("SELECT * FROM contribuinte WHERE id_cidade = :id"); $sql->bindValue(":id", $id, PDO::PARAM_INT); $sql->execute(); $n = 0; $retorno['qtd'] = $sql->rowCount(); while($ln = $sql->fetchObject()){ $retorno['contribuinte'][$n] = $ln->contribuinte; $retorno['id'][$n] = $ln->id; $n++; } } die(json_encode($retorno)); <!DOCTYPE html> <html lang="en"> <head> <meta charset="UTF-8"> <title>Document</title> </head> <body> <select name="pais"> <option>Selecione o Pais</option> </select> <select name="estado"> <option>Selecione o Estado</option> </select> <select name="cidade"> <option>Selecione a Cidade</option> </select> <select name="contribuinte"> <option>Selecione o Contribuinte</option> </select> <script src="jquery.js"></script> <script src="funcoes.js"></script> </body> </html>  
    • Por dba.amaro
      Galera, bom dia/tarde/noite, 

Estou desenvolvendo uma aplicação web, porém preciso mostrar algumas informações e os objetos vão mudar de cor / porcentagem, segundo as informações que estão contidas no banco de dados, 

Tenho, algumas ideias, porém não sei nem por onde começar, se alguém puder ajudar, agradeço !!

Um abraço  a todos e bons posts!
    • Por Malebo
      Boas.

Estou a três semana com erro abaixo, preciso da vossa ajura para poder baixar as imagens do mysql no laradock.
      Abaixo o trecho de codigo, quando executou docker-compose up -d mysql ele nunca sai desta tela.

$ docker-compose build --no-cache mysql
      Building mysql
      Step 1/9 : ARG MYSQL_VERSION=8.0
      Step 2/9 : FROM mysql:${MYSQL_VERSION}
      8.0: Pulling from library/mysql

• Por zinleo1
      Estou precisando consultar o endereço(tipo_logradouro e logradouro) de um cliente no meu banco de dados mas to tendo problemas no select, alguém consegue me ajudar, como faço para dar select em duas tabelas? Segue o código:

<html>
          <head>
              <meta charset="UTF-8">
              <title></title>
          </head>
          <body>
      <fieldset>
      <legend>Lista de Registros</legend>
      <table border="1" width="100%">
       <tr>
            <th>Código do Usuário</th>
            <th>Nome do Usuário</th>
            <th>Sobrenome do Usuário</th>
            <th>Tipo de Logradouro</th>
            <th>Logradouro</th>
       </tr>

<?php

if(isset($_POST["consultar"])){
                  $nome = $_POST['nome'];
                  $sobrenome = $_POST['sobrenome'];

include('conexao.php');

$sqlconsultaraluno= "select * from aluno where nome_aluno='$nome' or sobrenome_aluno='$sobrenome'"; 
                  $consultaraluno = mysqli_query($con,$sqlconsultaraluno);

$i = 0;
              if (mysqli_num_rows($consultaraluno, $consultarendereco) == 0){
                  echo "<h4>Nenhum Registro Encontrado!</h4>";
              }
              else{
              while ($linha = mysqli_fetch_array($consultarendereco)) {
                 $cod_aluno = $linha["cod_aluno"];
                 $nome = $linha["nome_aluno"];
                 $sobrenome = $linha["sobrenome_aluno"];
                         $tipologradouro = $linha['tipo_logradouro'];
                         $logradouro = $linha ['logradouro'];    

if ($i % 2 == 0){
                    $cor = "#DDDDDD";
                 }
                 else{
                    $cor = "#FFFFFF";
                 }

?>
              <tr bgcolor="<?php echo $cor; ?>"
                          <td></td>
                          <td><?php echo $cod_aluno; ?></td>
                          <td><?php echo $nome; ?></td>
                          <td><?php echo $sobrenome; ?></td>
                          <td><?php echo $tipologradouro; ?></td>
                          <td><?php echo $logradouro; ?></td>

<td><?php echo "<a href='editar_usuario.php?id=".$linha["cod_aluno"]."'>Editar</a>";?></td>
                          <td><?php echo "<a href='deletar_usuario.php?id=".$linha["cod_aluno"]."'>Deletar</a>";?></td>
              </tr>

<?php
                 $i++;

}
          }

}

?>
      </table>
          </body>
      </html>

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.