Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

clickanapolis

Formulario sem refresh

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, me surgiu uma necessidade de fazer um sistema de agendamento de sala de reunião aqui na empresa, ontem para usar uma sala de reunião é obrigatorio fazer a reserva.

O problema que de acordo que vou selecionando por exemplo a sala, o dia, automaticamente preciso mostrar ao lado as reservas dessa sala ao lado para evitar horarios duplos sem refresh.

Ah se tiver já horario marcado no que o usuario selecionar o botão de salvar do formulario não pode aparecer.

Qual melhor maneira para eu fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode utilizar AJAX para realizar os inserts de agendamento, e ao mesmo tempo exibir os posts numa div, fiz rápido e sem testar, mas caso queira estudar mais sobre essa função, irei disponibilizar o link:

No caso de desabilitar o botão, você tem que fazer um SELECT, criar uma array com os horários disponíveis e verificar por javascript se aquele horário existe na array, caso exista, habilite, caso contrário, desabilite.

<html>
<head>
<script type="text/javascript" src="js/jquery.js"></script> <!-- Inporte de algum CDN ou baixe o Javascript -->
<script type="text/javascript">
function submitdata()
{
 var cliente = document.getElementById("cliente");
 var data = document.getElementById("data");
 var hora = document.getElementById("hora");

$.ajax({
  type: 'POST',
  url: 'insert.php',
  data: {cliente:cliente, data:data, hora:hora},
  success: function (response) {
    //Aqui você pode exibir o conteúdo numa div, caso seja sucesso
   $('#success__para').html("Dados enviados: Cliente = " + cliente + ", Data = " + data + ", Hora = " + hora + "");
  }
 });
 return false;
}
</script>
</head>
<body>

<form method="POST" onsubmit="return submitdata();">
 <input type="text" name="cliente" id="cliente">
 <input type="text" name="data" id="data">
 <input type="text" name="hora" id="hora">
 <input type="submit" name="submit_form" value="Submit">
</form>

<p id="success_para" ></p>

</body>
</html>

Fonte: http://talkerscode.com/webtricks/submit the form without page refresh using ajax and jquery.php

Links alternativos: https://stackoverflow.com/questions/16616250/form-submit-with-ajax-passing-form-data-to-php-without-page-refresh

https://stackoverflow.com/questions/37019309/submit-form-without-reload-using-jquery-ajax

https://code.tutsplus.com/tutorials/submit-a-form-without-page-refresh-using-jquery--net-59

Compartilhar este post

Link para o post

Jess ate a parte de gravar sem refresh eu já havia visto. Minha duvida é como ir consultando sem refresh a cada vez que o usuário selecionar um campo no formulário.

o Formulário terá 

Sala em um select

Data campo date

Horario inicio

Horário fim

ambos em select, já que a sala e alugada de 30 em 30 minutos podendo alugar mais de um horario.

Assim quando o usuário selecionar por exemplo.

Sala 1

Data: 21/03/2018

Hora inicio: 08:00

Hora Fim: 09:00

o sistema só pode mostrar o botão de cadastrar caso os horários estejam livres.

Vou ler os links para pegar mais aprendizado.

abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Segue minha lógica:

Vamos fazer um select no banco na tabela de horários, agora vamos criar um input select com todos os horários, e dentro desse laço que cria os options do input select, vamos deixar na função disabled apenas os não-disponíveis. Ok, espero que tenha entendido até aí... E quando selecionar o horário disponível (tanto no horário fim quanto no início) o botão habilitará.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta lógica não possui AJAX, hehe, apenas PHP e MySQL, desse modo:

Supondo que tenha uma tabela chamada "horarios" e nela tenha 3 colunas: id, hora, disponivel

<select>
 <?php
 $sql = "SELECT * FROM horarios";
 $result = $conn->query($sql);

if ($result->num_rows > 0) {
    while($row = $result->fetch_assoc()) { ?>
    	<option value="<?php echo $row['hora']; ?>" <?php if($row['disponivel'] == 'N'){echo 'disabled';}?>><?php echo $row['hora'];?></option>
    <? }
 }?>
</select>

Aqui ele pega TODOS os horários do banco, e desabilita os que estão indisponíveis (supondo que no banco, quando um horário está ocupado ele recebe o valor "N" na coluna "disponivel").

Para atualizar este SELECT assim que inserir um novo agendamento, para o usuário não registrar no mesmo horário, aí sim você usa AJAX, você pode desabilitar os horários escolhidos com InnerHTML, forçando o usuário a não pegar este horário de novo. E caso o usuário atualize a página (ou mude de página e volte), o SELECT já busca aquele horário como indisponível. 

Compartilhar este post

Link para o post

Jhess fiz aqui a parte de consulta no banco de dados e funcionou ok, ate coloquei para rodar aqui com um botão avançar.

O usuario escolhe a sala, a data e avança, quando ele avança no meu select tem apenas os horarios que não tem marcado.

Minha duvida agora é so no ajax, como fazer para apos eu selecionar a sala e a data e sair do campo data forçar o ajax executar o arquivo consultaagenda.php levando o id_sala e a data assim mostrando o select so os horarios em aberto daquela data.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o que quer fazer, claramente. Mas me esclarece uma coisa, você está usando sistema step-by-step?

Exemplo:

image.png.e4a4caf682c0b82193c5173a43fb2fc2.png

Ou você criou 1 página específica para: sala e data | e outra página para o select?

No sistema step-by-step os valores dos inputs são sobrepostos em segundo plano no próprio formulário. Por exemplo: No passo 1 eu seleciono a sala, no passo 2 eu seleciono a data, quando eu tiver no 3, o ajax entra em ação fazendo a busca pelos horários disponíveis para aquela sala naquele dia. Espero ter entendido com clareza o que eu quis dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Jhess na verdade não seria isso.

Hoje eu criei com o botão de avançar devido a pressa do cliente para atender inicialmente.

O que preciso e tipo aqueles combox de estado e cidades.

a diferença que só faria a busca apos preencher a sala e a data, para ai sim mostrar os horarios disponivel.

a consulta eu já tenho o problema e como fazer o ajax na mesma tela ler o id da sala e a data.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ter pego os dados (sala e data) o ajax seria este:

$(document).ready(function () {
        $.ajax({
            type: "GET",
            url: "ArquivoQueBuscaAsSalasDisponiveis", //Exemplo: SELECT horario FROM horarios WHERE disponivel = 'S' AND sala = '$_GET['sala'] AND data = '$_GET['data']...'
            data: { sala: $("#sala").val(), data: $("#data").val()},
            dataType: 'json',
            contentType: "application/json; charset=utf-8",
            success: function (obj) {
                if (obj != null) {
                    var data = obj.data;
                    var horarios = $('#horarios'); //ID do Select onde vai cair os horarios disponiveis
                    horarios.find('option').remove();
                    $.each(data, function (i, d) {
                        $('<option>').val(d.Horario).text(d.Horario).appendTo(horarios);
                    });
                }
            }
        });
    });

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos do grupo, saudações e um feliz 2025.

Estou com uma pequena dúvida referente a Teclas de Atalho.

Quando o Caps Lock está ativado o Comando da Tecla de Atalho não funciona.
      ou seja:
      se estiver para letra minúscula ====> funciona
      se estiver para letra maiúscula ====> não funciona

Como consigo evitar essa falha, tanto para Letra Maiúscula quanto Minúscula ?

o Código está assim:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'r' ) return;// Não é Ctrl+r, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); });  
      Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Estou com uma dúvida, referente cálculo de valores em tempo real.

Tenho uma rotina, que faz o cálculo, o problema é mostrar o resultado.

Quero mostrar o RESULTADO assim: 0,00  ou  0.00

Abaixo posto o código.
      jQuery('input').on('keyup',function(){ //Remover ponto e trocar a virgula por ponto var m = document.getElementById("pgRest").value; while (m.indexOf(".") >= 0) { m = m.replace(".", ""); } m = m.replace(",","."); //Remover ponto e trocar a virgula por ponto var j = document.getElementById("pgDsct").value; while (j.indexOf(".") >= 0) { j = j.replace(".", ""); } j = j.replace(",","."); m = parseFloat(jQuery('#pgRest').val() != '' ? jQuery('#pgRest').val() : 0); j = parseFloat(jQuery('#pgDsct').val() != '' ? jQuery('#pgDsct').val() : 0); //Mostra o Resultado em Tempo Real jQuery('#pgTroco').val(m - j); <<=== aqui estou errando })  

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caro amigos, saudações.

Tenho uma tabela escrita em JS que funciona corretamente.

Minha dúvida:
      - como devo fazer para quando a Tabela HTML estiver vazia, exibir o LOGO da Empresa ?

Abaixo posto o script:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'i' ) return;// Não é Ctrl+A, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); //Chama a Função Calcular Qtde X Valor Venda calcvda(); var idProdutos = document.getElementById("idProdutos").value; var descricao = document.getElementById("descricao").value; var prd_unid = document.getElementById("prd_unid").value; var estoque_atual = document.getElementById("estoque_atual").value; var qtde = document.getElementById("qtde").value; var vlrunit = document.getElementById("vlrunit").value; var vlrtotals = document.getElementById("vlrtotal").value; var vlrtotal = vlrtotals.toLocaleString('pt-br', {minimumFractionDigits: 2}); if(validarConsumo(estoque_atual)){ //Chama a Modal com Alerta. $("#modal_qtdemaior").modal(); } else { if(qtde == "" || vlrunit == "" || vlrtotal == ""){ //Chama a Modal com Alerta. $("#modal_quantidade").modal(); } else { //Monta a Tabela com os Itens html = "<tr style='font-size:13px;'>"; html += "<td width='10%' height='10' style='text-align:center;'>"+ "<input type='hidden' name='id_prds[]' value='"+idProdutos+"'>"+idProdutos+"</td>"; html += "<td width='47%' height='10'>"+ "<input type='hidden' name='descricao[]' value='"+descricao+"'>"+descricao+ "<input type='hidden' name='esp[]' value='"+prd_unid+"'> - ESP:"+prd_unid+ "<input type='hidden' name='estoq[]' value='"+estoque_atual+"'></td>"; html += "<td width='10%' height='10' style='text-align:center;'>"+ "<input type='hidden' name='qtde[]' value='"+qtde+"'>"+qtde+"</td>"; html += "<td width='12%' height='10' style='text-align:right;'>"+ "<input type='hidden' name='vlrunit[]' value='"+vlrunit+"'>"+vlrunit+"</td>"; html += "<td width='14%' height='10' style='text-align:right;'>"+ "<input type='hidden' name='vlrtotal[]' value='"+vlrtotal+"'>"+vlrtotal+"</td>"; html += "<td width='12%' height='10' style='text-align:center;'>"+ "<button type='button' class='btn btn-uvas btn-remove-produto' style='margin-right:1%; padding:1px 3px; font-size:12px;' title='Remover Item da Lista'>"+ "<span class='fa fa-minus' style='font-size:12px;'></span></button></td>"; html += "</tr>"; $("#tbventas tbody").append(html); //Função para Somar os Itens do Lançamento somar(); $("#idProdutos").val(null); $("#descricao").val(null); $("#prd_unid").val(null); $("#qtde").val(null); $("#vlrunit").val(null); $("#vlrtotal").val(null); $("#idProdutos").focus(); //Se INCLUIR NOVO produto - Limpa a Forma de Pagamento $("#pgSoma").val(null); $("#pgRest").val(null); $("#pgDsct").val(null); $("#pgTroco").val(null); $("#tbpagar tbody").empty(); }//Fim do IF-qtde }//Fim do Validar Consumo });//Fim da Função btn-agregar  
      Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.