Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

matheusbattisti

Diferença de performance de uma aplicação com cenários idênticos

Recommended Posts

Neste fim de semana fizemos deploy de uma aplicação com base no framework Magento, que foi exaustivamente testada em vários cenários, com alta carga de usuários fazendo várias requisições ao banco de dados, como consultas, atualizações e inserções, todo o percurso dos clientes finais foi simulado.

Nos testes as configurações eram idênticas as que estavam na hora do deploy, a única diferença era o subdomínio, que estavamos usando um de homologação e depois apontamos para o www, e para nossa surpresa a aplicação ficou totalmente instável, apresentando erros de banco de dados, na verdade apenas um erro:

MySQL error 2006: mysql server has gone away

Este erro ocorreu em diversas tabelas, e na aplicação de testes não ocorreu nem uma vez, com 50 usuários simultâneos fazendo compras, e na hora do deploy estavamos com 20 usuários (segundo o analytics).

A configuração da infra é:

- 2 Web servers
- 1 File server
- RDS
- Servidor para Redis

A pergunta é: Como é possível que em casos idênticos de configuração a aplicação se comportou tão diferente? o subdomínio tem alguma influência nisto?

Obs: se precisarem de mais detalhes, favor solicitar

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Dificilmente esse problema seja de performance, ainda mais com os testes que você citou, de 20 ou 50 usuários simultâneos, pois esse número não é tão grande. Além disso você disse que estava rodando sem problemas em outro domínio.

Você está usando qual máquina da AWS? t2.nano? Pois creio que qualquer máquina superior à ela suporte tranquilo essa quantidade de usuários, mas não custa testar uma máquina mais forte para ver se há diferença.

Você citou que está usando a RDS, e por isso eu assumo que sua arquitetura esteja toda na AWS. Como você está rodando as máquinas da aplicação? Diretamente com o EC2, com ElasticBeanstalk ou com outro serviço, como o ECS (Docker)?

Você deve saber, mas não custa lembrar que o ElasticBeanstalk possui um leque de variáveis que podem ser definidas e alteram o comportamento da sua aplicação, através das ebextensions. Um exemplo de definição que pode ser feita é:

option_settings:
  aws:elasticbeanstalk:container:php:phpini:
    document_root: '/public'
    memory_limit: '256M'
    zlib.output_compression: 'On'
    allow_url_fopen: 'On'
    display_errors: 'Off'
    max_execution_time: 60

Se você utiliza o Composer, deveria indicar que a instalação é para produção e quer otimizar o autoloader, assim:

option_settings:
  aws:elasticbeanstalk:container:php:phpini:
    composer_options: '--no-dev --optimize-autoloader'

Como surgem problemas relacionados ao banco, não custa perguntar também: qual máquina você está usando no RDS? Já tentou aumentar o poder computacional dela? Pois pelo erro reportado, quem está com problemas em atender às requisições é o banco. 

1 hora atrás, matheusbattisti disse:

o subdomínio tem alguma influência nisto?

Aí que tá, não deveria ter influência nenhuma.

Meu maior palpite é algum problema relacionado à rede/dns/vpc. Talvez no seu novo deploy você tenha esquecido de dar acesso ao RDS ou outro serviço à máquina nova de produção.

Você podia também rodar um benchmark temporário (na máquina de produção mesmo) para ver se encontra o ponto específico que está causando problemas. Aconselho fortemente dar uma olhada no blackfire. É bem fácil rodar ele.

Boa sorte...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos.

Preciso fazer um Relatório onde o usuário pode Gerar uma Lista com prazo para vencimento de: 15 / 20/ 30 dias da data atual.

Tem como montar uma SQL para o sistema fazer uma busca no MySql por período ou dias próximo ao vencimento ?

Tentei fazer assim, mas o SQL me traz tudo:
      $query = "SELECT faturamento.*, DATE_ADD(faturamento.dataVencimento, INTERVAL 30 DAY), fornecedor.* FROM faturamento INNER JOIN fornecedor ON fornecedor.idfornecedor = faturamento.id_fornecedor WHERE faturamento.statusFatur = 1 ORDER BY faturamento.idFaturamento $ordenar ";  
      Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos, tenho uma dúvida.

Gostaria de uma rotina onde o Sistema possa acusar para o usuário antes dos 30 dias, grifar na Tabela o aviso de vencimento próximo, por exemplo:

Data Atual: 15/11/2024
                                           Vencimento
      Fornecedor.....................Data.....................Valor
      Fornecedor_1...........01/12/2024..........R$ 120,00 <== grifar a linha de Laranja
      Fornecedor_1...........01/01/2025..........R$ 130,00
      Fornecedor_2...........15/12/2024..........R$ 200,00 <== grifar a linha de Amarelo
      Fornecedor_2...........15/01/2025..........R$ 230,00
      Fornecedor_3...........20/12/2024..........R$ 150,00

Alguém tem alguma dica ou leitura sobre este assunto ?

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a ajuda dos amigos, mas preciso entender uma processo que não estou conseguindo sucesso.

Como mencionado no Título estou escrevendo um Sistema Web para Gerenciamento de Empresa.

Minha dúvida, que preciso muito entender:
      - preciso agora escrever a Rotina para Emissão de NFe e essa parte não estou conseguindo.

tenho assistido alguns vídeos e leituras, mas não estou conseguindo sucesso, já fiz toda as importações das LIB da NFePhp conforme orientação.

Preciso de ajuda.

Algum dos amigos tem conhecimento de algum passo-a-passo explicando a criação dessa rotina ?

tenho visto alguns vídeos com LARAVEL, mas quando tento utilizar e converter para PHP+Codeiginter, dá uma fila de erros que não entendo, mesmo informando as lib necessárias.

Alguns do amigo tem algum vídeo, leitura explicando essa parte ?

Grato,

Cesar.
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer ao auxílio dos amigos, mas preciso entender e resolver um problema.

Tenho uma Rotina que o usuário seleciona os produtos que deseja para requerer ao setor responsável.

O usuário escolhe um produto qualquer e Clicla em um button para incluir a lista.

O problema que estou enfrentando é que após escolher o produto e teclar ENTER o Sistema já salva no BD.

Gostaria de criar uma Tecla de Atalho, para quando incluir/escolher o produto na lista, o usuário tecla como exemplo:
      ALT+A  para agregar a lista
      ALT+S para salvar a lista de itens desejados.

Assim, quando teclar enter, o sistema não dispara o GRAVAR na Base de Dados.

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.