Ir para conteúdo
matheusbattisti

Diferença de performance de uma aplicação com cenários idênticos

Recommended Posts

Neste fim de semana fizemos deploy de uma aplicação com base no framework Magento, que foi exaustivamente testada em vários cenários, com alta carga de usuários fazendo várias requisições ao banco de dados, como consultas, atualizações e inserções, todo o percurso dos clientes finais foi simulado.

Nos testes as configurações eram idênticas as que estavam na hora do deploy, a única diferença era o subdomínio, que estavamos usando um de homologação e depois apontamos para o www, e para nossa surpresa a aplicação ficou totalmente instável, apresentando erros de banco de dados, na verdade apenas um erro:

MySQL error 2006: mysql server has gone away

Este erro ocorreu em diversas tabelas, e na aplicação de testes não ocorreu nem uma vez, com 50 usuários simultâneos fazendo compras, e na hora do deploy estavamos com 20 usuários (segundo o analytics).

A configuração da infra é:

- 2 Web servers
- 1 File server
- RDS
- Servidor para Redis

A pergunta é: Como é possível que em casos idênticos de configuração a aplicação se comportou tão diferente? o subdomínio tem alguma influência nisto?

Obs: se precisarem de mais detalhes, favor solicitar

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Dificilmente esse problema seja de performance, ainda mais com os testes que você citou, de 20 ou 50 usuários simultâneos, pois esse número não é tão grande. Além disso você disse que estava rodando sem problemas em outro domínio.

Você está usando qual máquina da AWS? t2.nano? Pois creio que qualquer máquina superior à ela suporte tranquilo essa quantidade de usuários, mas não custa testar uma máquina mais forte para ver se há diferença.

 

Você citou que está usando a RDS, e por isso eu assumo que sua arquitetura esteja toda na AWS. Como você está rodando as máquinas da aplicação? Diretamente com o EC2, com ElasticBeanstalk ou com outro serviço, como o ECS (Docker)?

Você deve saber, mas não custa lembrar que o ElasticBeanstalk possui um leque de variáveis que podem ser definidas e alteram o comportamento da sua aplicação, através das ebextensions. Um exemplo de definição que pode ser feita é:

option_settings:
  aws:elasticbeanstalk:container:php:phpini:
    document_root: '/public'
    memory_limit: '256M'
    zlib.output_compression: 'On'
    allow_url_fopen: 'On'
    display_errors: 'Off'
    max_execution_time: 60

 

Se você utiliza o Composer, deveria indicar que a instalação é para produção e quer otimizar o autoloader, assim:

option_settings:
  aws:elasticbeanstalk:container:php:phpini:
    composer_options: '--no-dev --optimize-autoloader'

 

Como surgem problemas relacionados ao banco, não custa perguntar também: qual máquina você está usando no RDS? Já tentou aumentar o poder computacional dela? Pois pelo erro reportado, quem está com problemas em atender às requisições é o banco. 

 

1 hora atrás, matheusbattisti disse:

o subdomínio tem alguma influência nisto?

Aí que tá, não deveria ter influência nenhuma.

Meu maior palpite é algum problema relacionado à rede/dns/vpc. Talvez no seu novo deploy você tenha esquecido de dar acesso ao RDS ou outro serviço à máquina nova de produção.

 

Você podia também rodar um benchmark temporário (na máquina de produção mesmo) para ver se encontra o ponto específico que está causando problemas. Aconselho fortemente dar uma olhada no blackfire. É bem fácil rodar ele.

 

Boa sorte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Loconarrativo
      Bom, no meu form, eu peço para o cliente digitar um valor (esse valor em reais), mas para continuar eu preciso me certificar que a variável que contem o valor, tenha 16 dígitos ao total, então se a pessoa digita uma 1000.00, eu preciso completar com 9 zeros a esquerda (fica assim 0000000001000.00), para eu saber quantos dígitos tem na variável, eu faço
      $i = strlen( $_POST['valor']);   ai eu faço
      $u = 8 - $i ; eu tenho o numero de zeros que preciso colocar a esquerda, mas como eu transformo isso em vários zeros? 
    • Por leandrosv
      Boa tarde pessoal, uma dúvida somente,se conseguirem  me responder ficarei grato!.
      Programo em php há 6 meses. Até o momento foquei em aprender e fazer para  mim.
      Peguei meu primeiro projeto, para um amigo, porém design, css e javascript não é meu forte, falta criatividade e aprender bastante sobre o JS.
      A duvida é a seguinte: Comprei um tema no themeforest.net à escolha dele(amigo), e o tema veio com puglins woocommerce, a minha dúvida é se posso hospedar e utilizar normalmente no site esses plugins sem usar o sistema wordpress. Editei o código js e css do que não me interessa e está funcionando legal. A dúvida mesmo, unica dúvida é se posso e vou conseguir rodar meu site em uma hospedagem normal sem o sistema wordpress.
      Obrigado!
      **moderadores e administradores do fórum, caso seja aqui um tópico errado, perdão, procurei mas não achei nada a respeito do assunto.
    • Por Marcos Bellini
      Olá amigos, alguém já fez integração do Frenet (frenet.com.br) utilizando PHP?
       
      Vi que existe muitos módulos prontos para Magento e etc, porém quero integrar com minha loja, código próprio e estou tendo dificuldades.
       
      Alguém já fez o mesmo?
    • Por M. Alberto
      O que preciso alterar para acessar meu banco de dados remotamente?
       
      Tenho o IP e outros dados... como faço com este código?
       
      <?php $link = mysql_connect('localhost', 'USUARIO_NOME', 'SENHA_ACESSO'); if (!$link) { die('Não conseguiu conectar: ' . mysql_error()); } $db_selected = mysql_select_db('BANCODEDADOS_NOME', $link); if (!$db_selected) { die ('Não pode selecionar o banco : ' . mysql_error()); } $rst_pedidos=mysql_query("SELECT * FROM pedidosgarotao WHERE impresso='nao' ORDER BY id",$link); $num_pedidos=mysql_num_rows($rst_pedidos); if ($num_pedidos==0) { ?>  
    • Por M. Alberto
      Estou realizando a migração de meu site que utiliza um banco de dados em mySQL PHP porém estou obtendo erro.
       
      Criei o banco de dados e fiz upload dos arquivos, porém agora neste servidor não roda de maneira alguma. Alguém poderia me ajudar ?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.