Jump to content
matheusbattisti

Diferença de performance de uma aplicação com cenários idênticos

Recommended Posts

Neste fim de semana fizemos deploy de uma aplicação com base no framework Magento, que foi exaustivamente testada em vários cenários, com alta carga de usuários fazendo várias requisições ao banco de dados, como consultas, atualizações e inserções, todo o percurso dos clientes finais foi simulado.

Nos testes as configurações eram idênticas as que estavam na hora do deploy, a única diferença era o subdomínio, que estavamos usando um de homologação e depois apontamos para o www, e para nossa surpresa a aplicação ficou totalmente instável, apresentando erros de banco de dados, na verdade apenas um erro:

MySQL error 2006: mysql server has gone away

Este erro ocorreu em diversas tabelas, e na aplicação de testes não ocorreu nem uma vez, com 50 usuários simultâneos fazendo compras, e na hora do deploy estavamos com 20 usuários (segundo o analytics).

A configuração da infra é:

- 2 Web servers
- 1 File server
- RDS
- Servidor para Redis

A pergunta é: Como é possível que em casos idênticos de configuração a aplicação se comportou tão diferente? o subdomínio tem alguma influência nisto?

Obs: se precisarem de mais detalhes, favor solicitar

Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá!

 

Dificilmente esse problema seja de performance, ainda mais com os testes que você citou, de 20 ou 50 usuários simultâneos, pois esse número não é tão grande. Além disso você disse que estava rodando sem problemas em outro domínio.

Você está usando qual máquina da AWS? t2.nano? Pois creio que qualquer máquina superior à ela suporte tranquilo essa quantidade de usuários, mas não custa testar uma máquina mais forte para ver se há diferença.

 

Você citou que está usando a RDS, e por isso eu assumo que sua arquitetura esteja toda na AWS. Como você está rodando as máquinas da aplicação? Diretamente com o EC2, com ElasticBeanstalk ou com outro serviço, como o ECS (Docker)?

Você deve saber, mas não custa lembrar que o ElasticBeanstalk possui um leque de variáveis que podem ser definidas e alteram o comportamento da sua aplicação, através das ebextensions. Um exemplo de definição que pode ser feita é:

option_settings:
  aws:elasticbeanstalk:container:php:phpini:
    document_root: '/public'
    memory_limit: '256M'
    zlib.output_compression: 'On'
    allow_url_fopen: 'On'
    display_errors: 'Off'
    max_execution_time: 60

 

Se você utiliza o Composer, deveria indicar que a instalação é para produção e quer otimizar o autoloader, assim:

option_settings:
  aws:elasticbeanstalk:container:php:phpini:
    composer_options: '--no-dev --optimize-autoloader'

 

Como surgem problemas relacionados ao banco, não custa perguntar também: qual máquina você está usando no RDS? Já tentou aumentar o poder computacional dela? Pois pelo erro reportado, quem está com problemas em atender às requisições é o banco. 

 

1 hora atrás, matheusbattisti disse:

o subdomínio tem alguma influência nisto?

Aí que tá, não deveria ter influência nenhuma.

Meu maior palpite é algum problema relacionado à rede/dns/vpc. Talvez no seu novo deploy você tenha esquecido de dar acesso ao RDS ou outro serviço à máquina nova de produção.

 

Você podia também rodar um benchmark temporário (na máquina de produção mesmo) para ver se encontra o ponto específico que está causando problemas. Aconselho fortemente dar uma olhada no blackfire. É bem fácil rodar ele.

 

Boa sorte...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By fideles
      Pessoal, tenho uma dúvida, talvez muito boba.
       
      Tenho um formulario com os input em array, e um alert javascript mostrando que foi registrado com suceso.
       
      O problema maior é que se for gravado 30 registro no banco de dados, ele mostra 30 alertas de registro gravado com suceso, por acaso é possivel limitar esse tanto de alerta para somente 1 independente da quantidade que ele grava no banco ?
    • By violin101
      Caros amigos, saudações...
       
      Desculpa em recorrer ao auxílio dos amigos.
       
      Como consigo realizar ORDENAÇÃO de Tabela usando Radio button ?

      por Exemplo:
      ordenar por: [ ]Código  ou  [ ]Descrição.
       
      Grato,
       
      Cesar
    • By Diego-SLP
      Bom dia,
       
      Estou fazendo uma tela de relatorios de registro de ponto e não estou conseguindo totalizar as horas conforme trago do banco de dados, se alguem puder me ajudar.
       
      SELECT p.cod_obra,f.nome,o.obra, TIME_FORMAT(SEC_TO_TIME(SUM(TIME_TO_SEC(p.totalhora))),'%H:%i') AS hora, TIME_FORMAT(SEC_TO_TIME(SUM(TIME_TO_SEC(p.totalhoraextra))),'%H:%i') AS horaextra, f.funcao FROM rh_pontoFuncionario p, rh_funcionario f, rh_obra o WHERE p.data BETWEEN '2020/10/01' AND '2020/11/20' AND p.cod_obra = '20056' AND p.cod_func = f.cod AND p.cod_obra = o.cod GROUP BY p.cod_obra, f.nome Essa query me traz COD_OBRA,NOME,OBRA,HORA,HORAEXTRA,FUNCAO e eu gostaria de TOTALIZAR o campo HORA e HORAEXTRA somando todas as linhas mas não consigo
    • By Erick Plant
      Olá! Precisando de uma ajudinha.
       
      FICAREI MUITO GRATO PELA AJUDA...SE PUDEREM ME DAR UMA LUZ!
       
      Estou arrumando um código que foi de outra pessoa, mas antes disso, preciso "apagar o incêndio" aqui e fazer funcionar uma implementação.
       
      Tenho um dropzone que carrega um arquivo sem necessidade de form. O problema começa por agora. Foi-me pedido para que eu implementasse um select trazendo do banco uma info e que enviasse via get 'junto com a url que envia as informaçoes do arquivo'.
      O carregador do select foi feito, eu estou pegando o value do select dinamicamente, pois não tem form.
      Porém, o problema é q nao sei como pegar esse value capturado para implentá-lo  na url via get.
       
       
      o js  e o dropzone na pag é esse:
      //AQUI EU PEGO O VALOR DO SELECT DE FORMA DINÂMICA id = ''; $(document).ready(function () { $("#seguimento").change(function () { id = $('#seguimento').val(); }); }); Dropzone.autoDiscover = false; Dropzone.options.tstDz = { //////////////////////////////////////////////////////// //AQUI O DROPZONE QUE PASSA OS PARAMETROS VIA GET /////////////////////////////////////////////////////// url: "<?= base_url('homeCgmrr/MonitoramentoPadraoDesempenho/addDoc?ambiente='.$ambiente.'&value='); ?>", paramName: "arquivo", maxFilesize: 2, acceptedFiles: ".xlsx,.ods,.xls,.csv", addRemoveLinks: true, // init: function () { // this.on("complete", function (file) { // setGallery(file); // }) // } init: function () { this.on('error', function(file, response) { $.notify("Você não pode fazer upload de arquivos com essa extensão, apenas arquivos .xlsx !", 'warning'); }); this.on('success', function(file, resp){ if(resp['status'] == false){ $.notify("Ocorreu erro no preenchimento da planilha. Por favor, verifique e tente novamente.", 'warning'); setGalleryError(file); }else{ setGallery(file); $.notify("Arquivo enviado com Sucesso!", 'success'); } }); } };  
      Como eu posso fazer pra carregar o id SE o base_url está em PHP?
      url: "<?= base_url('homeCgmrr/MonitoramentoPadraoDesempenho/addDoc?ambiente='.$ambiente.'&value='AQUI VAI O ID); ?>",  
      Obrigado pela ajuda!
       
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.