Ir para conteúdo
Renato Muniz

Melhor prática? criam campo Total ou fazer um join sum()?

Recommended Posts

Olá pessoal , sempre nas minhas tabelas nunca criei campo Total, nos casos tipo... tabela_venda e tabela_pedidos, o que eu faço é um join somando os campos valor*quantidade

daí é criado um campo "temporario" (Total)... correto?? pois bem, agora programando em java (spring) + JPA me deparei com problemas na hora de criar minhas classes anotadas como @Entity, pois esse campo "temporario" ta difícil de manipular na classe, pois na hora de persistir no banco ele o "JPA" tenta gravar esse campo "Total" tbm. Existe uma tag @transient  que inibe essa persistência no banco, ele retira da serialização, porém tbm nao consigo visualizar o conteúdo dele na view (no HTML), ou seja, ele nao carrega nos métodos get() vem sempre null!!

sei aqui é relacionado a banco de dados e acabei falando mais da linguagem do que o próprio banco, mas voltando ao assunto...

Vocês preferem criar o campo Total da tabela e assim ter a preocupação de sempre atualizar o campo ao incluir ou editar um valor da tabela Pedidos , ou preferem fazer um JOIN executando um SUM(), dessa forma nao precisando se preocupar com atualizações na tabela Vendas????

Citação

Certamente com o Join perco um pouco de performance, ou outro lado tenho a preocupação de ta atualizando o campo (total)

com o zendFramework (PHP) eu nao tinha problema nenhuma fazia o que queria "mandava e desmandava" :D  mas no "Spring" a coisa mudou!!

Qual a preferencia de vcs!! ??

obrigado!

Renato Muniz.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que no seu caso seja melhor o campo Total, com mais fácil manipulação

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, AmaandaSantos3 disse:

Obg por responder Amaanda, acho q assim seria mais complicado de manter nao?? me preocupar em atualiza o campo total , sempre que houver um insert ou update na tabela de produtos, apesar que na classe entity tem as tags preupdate e preinsert dai eu poderia tentar calcular e etc... mas da forma q implementei ficaria ruim dessa forma.

Obg

Compartilhar este post

Link para o post
16 hours ago, Renato Muniz said:

Obg por responder Amaanda, acho q assim seria mais complicado de manter nao?? me preocupar em atualiza o campo total , sempre que houver um insert ou update na tabela de produtos, apesar que na classe entity tem as tags preupdate e preinsert dai eu poderia tentar calcular e etc... mas da forma q implementei ficaria ruim dessa forma.

Obg

Eu pensei nessa forma, porque você pode perder esse dado com esse campo temporário, se seu sistema crescer, então uma forma de não perder esse dado seria criar ele real, mas aí se for uma coisa pequena usa o sum(), faz um teste com os dois, o que ficar melhor na sua necessidade usa, eu faço isso sempre, ajuda a saber o que realmente necessita 

Ps... Pesquisa mais sobre campos temporários e tabelas temporárias, que você pode achar um jeito de não perder esse dado, e usar o sum(), mas faz o teste que te falei ... :3 

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, AmaandaSantos3 disse:

Oi Amanda, consegui contornar separando as tabelas mesmo, tirei o join da tabela "PAI" e fiz um filtro separado com a tabela "FILHA"

daí no controller deu FOR ( entity) somando manualmente e depois dei um setTotal() e enviei pra View. o que mudou pra ficar mais pesado é quantidade de vezes que preciso ir no banco de dados, com o join era uma instrução só!!

por enquanto vou deixar assim, pra dar continuidade no projeto, mas depois vou melhorar esse trecho!!

Obg!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por luisfeliperm2
      Estou criando um sistema de login e cadastro de um jogo em php. Conectei ao postgresql e agora estou com um problema. Preciso saber qual criptografia é utilizada. Todas as hashs possuem 32 caracteres e por isso pensei que fosse MD5. Mas não é.
      password - > 62f9f2022536274b47f4daa0887361cf
      teste1 -> deaafc806aef00d0262e098ff089fff1
      Outras senhas criptografadas:
      59a93faaaf6d43ca4c3ef9ec183200ea
      47d163c4e9388dfd4b2dc7c327a33761
      8dffc56f2382d0f5552c04d9fa014d0e
    • Por caioandreis
      Olá, pessoal. Tudo bem?
      Gostaria de pedir um direcionamento com a seguinte situação:

Tenho um amigo que tem um site feito em php, com painel gerenciador de conteúdo. Como estou estudando mais a fundo php agora, gostaria de pegar um site que funciona e estudar em cima dele: (alterar tanto layout quanto incluir/retirar novas funcionalidades).

Meu amigo liberou o acesso ao ftp e banco de dados dele, para eu fazer uma cópia e colocar em um localhost (xampp) para estudar em cima dele. Assim, não corro risco de danificar o site dele que está no ar.

Já estou com a pasta do site dentro do htdocs, e o banco de dados importado no phpmyadmin, porém ao tentar acessar o site, o browser acusa erro no servidor. 500

Busquei tutoriais sobre isso, mas encontrei apenas passo-a-passo para sites em wordpress. Com isso, vem a pergunta:

Alguém tem algum tutorial ou poderia me dizer como faço para "plugar" o site com o banco de dados no localhost? 

Peço desculpas se a pergunta é muito leiga mas, como não encontrei nada específico sobre o assunto, achei que valia a tentativa.

Desde já, agradeço pela atenção.

Caio

• Por DoVaK
      Boa tarde,

Estamos desenvolvendo um software wms (controle de estoque) que inicialmente funcionará na nuvem.
      Por ser um sistema complexo e com enorme quantidade de dados, estamos pensando em criar um banco de dados separado para cada empresa (cliente).
      Teriamos um banco de dados nosso onde estariam centralizadas algumas informações importantes, tais como as informações de cada empresa, dados para pagamento e os códigos que referenciariam o banco de dados especifico de cada cliente nosso (para fazer o redirecionamento correto no login).
      Seguem as dúvidas:

- Esta seria uma boa forma de modelagem? 
       - Seria interessante ter o cadastro de todos os usuários no nosso banco de dados central ou deixar a tabela de usuários no banco de cada empresa?

OBS: o SGBD é o MySQL.

Obrigado pela ajuda.

Jonathan.
    • Por JeysonRomualdo
      <?php //conexão com banco de dados.   $pdo = new PDO("mysql:dbname=cadastro", "root", "");   ?>   <html> <head> <title>Autenticando Usuario</title> <script type="text/javascript"> function loginsussesfully() { setTimeout("window.location='painel.php'", 5000); } function loginfailed(){ setTimeout("window.location='login.php'", 5000); } </script> </head> <body>   <?php //capturando informaçoes digitadas pelo usuario $email = $_POST['email']; $senha = $_POST['senha']; $sql = "SELECT * FROM usuarios WHERE email = '$email' and senha = '$senha'"; $row = mysql_num_rows($sql); if ($row > 0) { session_start(); $SESSION['email'] = $_POST['email']; $SESSION['senha'] = $_POST['senha']; echo "<center>Você foi autenticado com susseco!</center>"; echo "<script>loginsuccesfully</script>"; } else{ echo "<center>Nome de usuario ou senha invalidos!</center>"; echo "<script>loginfailed</script>"; } ?>   </body>   </html> erro na linha 25... nao consigo identificar o que pode estar errado ou faltando
    • Por Fabricio N. B
      Estou fazendo um projeto da escola que é um sistema para informatizar uma locadora de filmes, porém preciso listar os filmes mais alugados no mês e não estou sabendo fazer essa parte.

Abaixo segue minhas tabelas mysql:

create table clientes (
      id BIGINT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
      nome VARCHAR(255),
      email VARCHAR(255),
      rg VARCHAR(255),
      endereco VARCHAR(255),
      dataNascimento DATE,
      primary key (id)
      );

create table filmes (
      titulo VARCHAR(255),
      genero VARCHAR(255),
      anoLancamento int,
      primary key (id)
      );

create table alugueis (
      cliente bigint,
      filme bigint,
      dataAluguel DATE,
      dataDevolucao DATE,
      primary key (id),
      foreign key (cliente) references clientes(id),
      foreign key (filme) references filmes(id)
      );

Desde já agradeço.

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.