Jump to content
TutoDS

Via Verde em C

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.
Sou novo a programar em C, programo diariamente em PHP e já programei em C#.
Porém agora tenho que fazer um projeto para a minha Licenciatura em C, um programa estilo Via Verde.
Mas estou com dificuldades, pois o meu pensamento está mais virado para Base de Dados.

Se alguém me puder tirar as seguintes dúvidas agradeço:

• Como recomendam estruturar os ficheiros para guardar os dados do cliente, os veículos e as viagens?
  • Como posso fazer a pesquisa num ficheiro, por exemplo inserir 123456789 e aparecer me os dados do cliente com esse NIF?

Obrigado

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Cangemi
      Olá, alguém pode me ajudar? Estou fazendo um trabalho para estrutura de dados sobre arvore binária e eu decidi usar as funções fprintf para salvar as informações em arquivo e fscanf para ler essas informações e joga - las na minha função de inserção da arvore. O programa está funcionando, ele salva dos dados da arvore, só que, o que acontece é, que na hora de usar o fscanf ele não lê todas as informações contidas no arquivo, ele lê somente dois cadastros e joga pra função de inserção. Alguém sabe como eu posso corrigir isso?

Arquivo fonte: 

Código completo: 
      #include<stdio.h> #include<stdlib.h> #include<conio.h> #include<ctype.h> #include<string.h> struct jogador { char nome [31]; char posicao [15]; char escalacao; float salario; int numero; struct jogador *esq; struct jogador *dir; }; struct jogador *raiz; struct jogador *pointer; struct jogador *r; FILE *p; char name [31]=" ", time[51]; char position [15]=" "; char lineup; float salary=0; int num=0, aux = 0; void cadastrar(); void carregar(); struct jogador *salvar(struct jogador *i); struct jogador *criar( struct jogador *a); // função para inserir struct jogador *listar(struct jogador *i, int x); struct jogador *all (struct jogador *i); main() { pointer = NULL; raiz = NULL; int op; do { printf("\t\t\t\t\t\t--------------------------\n"); printf("\t\t\t\t\t | *-*-*Time*-*-* |\n\t\t\t\t\t | |\n\t\t\t\t\t | | \n"); printf("\t\t\t\t\t | [1] Escolher o time |\n\t\t\t\t\t | |\n"); printf("\t\t\t\t\t | [2] Contratar jogador |\n\t\t\t\t\t | |\n"); printf("\t\t\t\t\t | [4] Listar crescente | \n\t\t\t\t\t | | \n"); printf("\t\t\t\t\t | [5] Listar decrescente | \n\t\t\t\t\t | |\n"); printf("\t\t\t\t\t | [6] Excluir time | \n\t\t\t\t\t | |\n"); printf("\t\t\t\t\t | [9] Salvar | \n\t\t\t\t\t | |\n"); printf("\t\t\t\t\t | [0] Sair |\n"); printf("\t\t\t\t\t\t--------------------------\n"); printf("\t\t\t\t\t Opcao [ ]\b\b"); scanf("%i",&op); switch(op) { case 1: { aux=0; cadastrar(); } break; case 2: { cadastrar(); } break; case 4: { if(raiz==NULL) { printf("\n Nao possui cadastro.\n"); system("pause"); } else { system("cls"); listar(pointer, 1); system("pause"); } } break; case 5: { if(raiz==NULL) { printf("\n Nao possui cadastro.\n"); system("pause"); } else { listar(pointer, 2); system("pause"); } } break; case 6: { if(raiz!=NULL) { pointer=all(pointer); printf("\n Todos os jogadores foram excluidos\n"); system("pause"); } else { printf("\n*****Nenhum jogador cadastrado*****.\n"); system("pause"); } } break; case 9: { p=fopen(time,"w"); fclose(p); salvar(pointer); } break; } system("cls"); }while(op!=0); } void cadastrar () { char resposta; char answer; do { if(aux==0) { system("cls"); printf("\n\n\n\n\n\n"); printf("\t\t\t\t\t Escolha o time para iniciar \n"); printf("\t\t\t\t\t\t___\b\b\b "); fflush(stdin); gets(time); strcat(time,".csv"); carregar(); fclose(p); aux = 1; return; } system("cls"); printf("\nNome do jogador: "); fflush(stdin); gets(name); printf("\nPosicao do jogador: "); fflush(stdin); gets(position); printf("\nO jogador e titular? <S/N>: "); answer=getche(); if(toupper(answer)=='S') { lineup = 'T'; } else { lineup = 'R'; } printf("\n"); printf("\nSalario pago ao jogador: "); scanf("%f",&salary); printf("\nInforme o numero do jogador: "); scanf("%i",&num); pointer=criar(pointer); printf("\nCadastrar novamente? <S/N>: "); resposta=getche(); printf("\n "); }while(toupper(resposta)=='S'); } struct jogador *criar( struct jogador *a) { if(a==NULL) { r=(struct jogador*)malloc(sizeof(struct jogador)); if(!r) { printf("\n Nao ha memoria"); exit(1); } strcpy(r->nome,name); strcpy(r->posicao,position); r->escalacao = lineup; r->salario = salary; r->numero = num; r->esq = NULL; r->dir = NULL; if(raiz==NULL) { raiz=r; } return r; } else { if(num>a->numero) { a->dir=criar(a->dir); } else { if(num<a->numero) { a->esq=criar(a->esq); } else { printf("\n Jogador ja cadastrado\n"); system("pause"); return a; } } } fclose(p); return a; } struct jogador *listar(struct jogador *i, int x) { if(i!=NULL&&x==1) { listar(i->esq, x); printf("\t\t\t\n----------\n"); printf("\n-----|%s|-----\n",i->nome); printf("\n-----|%s|-----\n",i->posicao); printf("\n-----|%c|-----\n",i->escalacao); printf("\n-----|%.2f|-----\n",i->salario); printf("\n-----|%i|-----\n",i->numero); listar(i->dir, x); } if(i!=NULL&&x==2) { listar(i->dir, x); printf("\n-----|%i|-----\n",i->numero); listar(i->esq, x); } return i; } struct jogador *all (struct jogador *i) { if(i->esq!=NULL) { all(i->esq); } if(i->dir!=NULL) { all(i->dir); } free(i); if(i==raiz) { raiz=NULL; i=raiz; } return i; } struct jogador *salvar(struct jogador *i) // função que salva os dados no arquivo, esta funcionando. { if(i!=NULL) { salvar(i->esq); p=fopen(time,"a"); strcpy(name,i->nome); strcpy(position,i->posicao); lineup = i->escalacao; salary = i->salario; num = i->numero; fprintf(p,"%s;%s;%c;%f;%i\n",name,position,lineup,salary,num); salvar(i->dir); } fclose(p); } void carregar() // função para ler os arquivos { if((p=fopen(time,"r"))==NULL) { return; } else { while(fscanf(p,"%[^;];%[^;];%c;%f;%i%*c",name,position,&lineup,&salary,&num)!=EOF) { // esse printf foi colocado pra saber quais numeros ele esta lendo. printf("\n-----|%i|-----\n",num); // ele le somente dois cadastros, se tiver mais ele não le, e por isso não joga na função de inserção. pointer=criar(pointer); // chamada da função de inserção, os dois unicos cadastros que são lidos, são inseridos corretamente. } system("pause"); } fclose(p); }  
    • By silver sanths
      #include <stdio.h> int main() { float valor_produto = 0, valor_pagamento = 0; int troco = 0; troco = valor_pagamento - valor_produto; scanf("%f", &valor_produto); scanf("%f", &valor_pagamento); if (valor_produto < valor_pagamento) { printf("100: %d", troco / 100); printf("\n50: %d", troco % 100 / 50); printf("\n2: %d", troco % 50 / 20); printf("\n10: %d", troco % 20 / 10); printf("\n5: %d", troco % 10 / 5); printf("\n2: %d", troco % 5 / 2); printf("\n1: %d", troco % 2 / 1); } return 1;
    • By marcelojoss
      //O valor na média (resposta) sai muito diferente, gostaria de corrigir o código próximo  a lógica que ele está.

#include <stdio.h>
      #include <stdlib.h>
      #include <locale.h>
      double media(int vetor[], int tamanho)
      {
          float soma = 0, media = 0;
          int i = 0;
          for(i = 0; i<tamanho; i++)
          {
              soma+=vetor;
          }
          media = soma / tamanho;
          return media;
      }

int main()
      {
          setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
          int i, x;
          float soma;
          printf("Qual o tamanho do vetor ?\n");
          scanf("%d", &x);
          double vet[x];
          for ( i = 0; i < x; i++ )
          {
              printf ( "Valor na %d posição:\n", i +1 );
              scanf("%lf", &vet[i + 1]);
              printf("%lf",vet[i + 1]);
              soma = soma  + (vet[i + 1]);
          }
          printf("\n %f", soma);
          float resposta = media(vet, x);
          printf ("A média é: %.2f \n", resposta);
          system ("pause");
          return 0;
      }

• By aqueiroz2
      Olá estou com dificuldades em desenvolver um algoritmo que leia um arquivo.txt, faça a correção do texto e crie o resultado
      em outro arquivo de saida. O processo de leitura deverá ocorrer linha por linha, porém o arquivo de entrada possui
      o seguinte erro de sintaxe. O arquivo de entrada possui um problema em que diversas linhas são strings repetidas da 
      linha anterior, diferenciando de apenas um caractere. O algoritmo deverá ter uma função que faça a comparação entre as duas
      strings devolver 0 se forem iguais e o 1 se um caracter for diferente. Se mais caracteres forem diferentes, retorne a quantidade de caracteres diferentes entre elas.
      t
      te
      tes
      test
      teste
      saida: "teste"
      ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
      #include <stdlib.h>
      #include <string.h>
      // cada linha não deverá ter mais que 1000 caractere//
      int Comparar(char *s1, char *s2) {
          int i, j;
          while (*s1) 
              s1++;
          while (*s2) {
              *s1 = *s2;
               s2++;
               s1++;
          }
          *s1 = '\0';
      }
      int main(int argc, char *argv[]) {
          char Linha[1000]
          FILE *arquivo;
          arquivo = fopen("entrada.txt", "r");
          if (arquivo == NULL) {
              printf("Nao foi possivel abrir o arquivo \n");
                 return 1;
          }
          while (fgets(Linha, 1000, arquivo) != NULL)
              printf("%s", arquivo);
              fclose(
        if (argc != 3) {
          printf("\nExecute o programa da forma:\n");

return 0;

}

return 0;
      }
    • By {Hyroshima)
      bom-dia pessoal, não tenho conhecimento para fazer essa conversão ou deixar compatível, se alguém puder por favor fazer isso pra mim ficarei agradecido de coração.

meu problema é o código abaixo que está usando biblioteca do windows WINSOCK2.H para fazer um ping no ip fornecido por um comando ping("ip")  e retornar uma msg igual ao ping do windows, gostaria se possível que o mesmo fosse utilizado em linux (centos) mantendo a mesma funcionalidade ?

ping.c
      #ifdef _DEBUG #define new DEBUG_NEW #undef THIS_FILE static char THIS_FILE[] = __FILE__; #endif #include <WINSOCK2.H> #define DEF_BUF_SIZE 1024 #define IP_HEADER_SIZE 20 #define ICMP_HEADER_SIZE 12 typedef struct _ICMP_HEADER { BYTE bType; BYTE bCode; USHORT nCheckSum; USHORT nId; USHORT nSequence; UINT nTimeStamp; }ICMP_HEADER, *PICMP_HEADER; USHORT GetCheckSum(LPBYTE lpBuff, DWORD dwSize) { DWORD dwCheckSum = 0; USHORT* lpWord = (USHORT*)lpBuff; while(dwSize > 1) { dwCheckSum += *lpWord++; dwSize -= 2; } if(dwSize ==1) dwCheckSum += *((LPBYTE)lpBuff); dwCheckSum = (dwCheckSum >> 16) + (dwCheckSum & 0XFFFF); return (USHORT)(~dwCheckSum); } BOOL Ping(char* lpDestIP, int *nRet_, int *nTime_) { int nTime = 0; int ret = 0; char ICMPPack[ICMP_HEADER_SIZE] = {0}; char szRcvBuff[DEF_BUF_SIZE] = {0}; int i = 0; int nRet = 0; int nLen = 0; int nError = 0; SOCKET s; PICMP_HEADER pRcvHeader; SOCKADDR_IN SourceSockAddr; SOCKADDR_IN DestSockAddr; PICMP_HEADER pICMPHeader; DestSockAddr.sin_family = AF_INET; DestSockAddr.sin_addr.S_un.S_addr = inet_addr(lpDestIP); DestSockAddr.sin_port = htons(0); pICMPHeader = (PICMP_HEADER)ICMPPack; pICMPHeader->bType = 8; pICMPHeader->bCode = 0; pICMPHeader->nId = (USHORT)GetCurrentProcessId(); pICMPHeader->nCheckSum = 0; pICMPHeader->nTimeStamp = 0; s = socket(AF_INET, SOCK_RAW, IPPROTO_ICMP); nTime = 1000; ret = setsockopt(s, SOL_SOCKET, SO_RCVTIMEO, (char*)&nTime, sizeof(nTime)); for(i=0; i <1; i++) { pICMPHeader->nCheckSum = 0; pICMPHeader->nSequence = i; pICMPHeader->nTimeStamp = GetTickCount(); pICMPHeader->nCheckSum = GetCheckSum((LPBYTE)(ICMPPack), ICMP_HEADER_SIZE); nRet = sendto(s, ICMPPack, ICMP_HEADER_SIZE, 0, (SOCKADDR*)&DestSockAddr, sizeof(DestSockAddr)); if(nRet == SOCKET_ERROR) { return FALSE; } nLen = sizeof(SOCKADDR_IN); if(nRet == SOCKET_ERROR) { return FALSE; } nRet = recvfrom(s, szRcvBuff,DEF_BUF_SIZE,0,(SOCKADDR*)&SourceSockAddr,&nLen); if(nRet == SOCKET_ERROR) { return FALSE; } pRcvHeader = (PICMP_HEADER)(szRcvBuff + IP_HEADER_SIZE); nTime = GetTickCount() - pRcvHeader->nTimeStamp; //printf("Return Message: %s bytes=%d time=%dms\n", inet_ntoa(SourceSockAddr.sin_addr), nRet, nTime); *nRet_ = nRet; *nTime_ = nTime; } return TRUE; }  
      a outra estrutura:
      #include "ping.c" BUILDIN_FUNC(ping) { // const char *name; char _cmd[500]; int nRet=0, nTime=0; // // name = script_getstr(st,2); Ping((char *)name, &nRet, &nTime); if( nRet <= 0 || nTime < 0 ) sprintf(_cmd,"Return Message: %s fail to connect", (char *)name); else sprintf(_cmd,"Return Message: %s bytes=%d time=%dms\n", (char *)name, nRet, nTime); // script_pushstrcopy(st, _cmd); return 0; } BUILDIN_DEF(ping,"s")  
      Desde já muito obrigado, fiz algumas buscas mas não achei nada que possa me ajudar a fazer essa conversão ou até mesmo redigir o código para funcionar em linux.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.