Jump to content

Recommended Posts

Boa noite/dia gente. Preciso de ajuda aqui. Tenho um exercício no qual tenho de fazer um programa em pascal com o seguinte enunciado:

Considere a soma S dos termo da série infinita apresentada abaixo:

soma_infinita.png

Fazer um programa em Free Pascal que calcule o valor aproximado da soma S dos termos da série até o momento em que a diferença das normas (módulo) de 2 termos consecutivos for menor que 0,000001 ({i.e.}, norma da diferença das normas de dois termos consecutivos).

Segue meu algoritmos/programa:

program calcserie;
var
   soma, a1, a2, an  : real;
   sinal                : longint;
   cont, n, fat         : integer;

begin
   n := 0;
   a1 := 1;
   a2 := 0;
   soma := 0;
   cont := 1;
   fat := 1;
   an := 1;
   sinal := 1;

while (an) > 0.000001 do
      begin
      n := n + 2;
        while cont <= n do
            begin
            fat := fat * cont;
            cont := cont + 1;
        end;
     soma := (soma + (a1 * sinal));
     sinal := sinal * -1;
     a2 := a1;
     a1 := ((1/fat));
        if (a2 < 0) then
        an := (a2 * -1) - a1
        else if (a1 < 0) then
        an := (a2) - (a1 * -1);
        end;
   write (soma:0:15);
end.

Meu erro está sendo a partir da 3 casa decimal

02.png

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By makioplayer
      A pressão da minha mesa não está funcionando apenas no Paint Tool SAI, alguém sabe o que pode ser?

Ela é uma Genius mousepen i608x.
    • By ViniciusRamoa
      Olá, comecei a estudar algoritimos e me informaram que o melhor programa para estudar é o Visualg, mas estou com um Problema, ele está preenchendo informações automaticamente onde o usuários deveria preencher, como nas imagens mostradas, ele deveria aguardar o usuário responder com seu nome, mas ele preenche automaticamente, como resolver este Problema? Pois eu acredito que o código está correto

• By Hashira do Vento
      O exercício pede o que eu faça um código com uma matriz, onde eu peça uma linha qualquer ao usuário, e nela será feito a soma ou média dos elementos contidos.
      O problema é na hora da decisão do usuário na hora de escolher entre média ou soma, escrevendo a letra inicial de uma dessa palavras em maiúsculo. O "If" simplesmente não funciona, e eu acho que seja essa minha dificuldade, pois quando tirei o if, a soma funcionou normalmente (com o código atual a soma fica igual a zero no printf final). E sim, eu pesquisei a fundo sobre o tipo char, mas mesmo assim não consegui resposta alguma para a solução do meu problema :/
      Segue o código:
      Obs: Claramente, o meu código não está terminado (ainda falta pôr a parte da média), a partir do momento em que eu solucionar esse problema principal, creio que conseguirei finalizá-lo sem mais contratempos.

#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale> int main (void){ setlocale (LC_ALL, "Portuguese"); float M [2][2], media; int lin, x, soma1, soma2; char op[5]; printf ("Preencha a matriz: \n"); for (int l = 0; l<2; l++) { //linha for (int c = 0; c<2; c++ ) { //coluna scanf ("%f", &M[l][c]); } } printf ("Que operação você quer? S ou M?\n"); //Entrada do char, escolha da operação scanf ("%s", op); printf ("Em qual linha da matriz a operação deve ser realizada?\n"); scanf ("%d", &x); for (int l = x; l==x; l++) { for (int c = 0; c<2; c++ ){ printf ("%f \n", M[l][c]);//só mostrando os numeros da linha (ignore) if (op=="S") //tenho quase certeza que o problema se encontra aqui soma1= M[l][c]+soma1; } } printf ("O resultado da soma deu %d", soma1); //e na hora de mostrar a soma, ela sempre aparece como zero }
    • By FILIPEINFORMATICA10
      uses Crt; var X, Y : Integer; begin Writeln ('Entre com dois Números:'); { Mostra na tela a mensagem} Readln (X, Y); { Lê os dois números } If (X = Y) Then {Condição - SE X for igual a Y} Begin {INICIO - Repare abaixo que existe duas instruções, dois comandos Writeln, por isso estão entre BEGIN e END} Writeln ('X é igual que Y'); Writeln ('O Valor de X é =', X); End; {FIM} end.
    • By Gsn99
      Olá!

Alguém conhece algum programa que faz cortes em vídeos com essa função?  -> Nós usuários que escolhemos quantas vezes o video deve ser cortado, adicionando apenas o número de vezes que deve o vídeo ser cortado, em várias tamanho uniformes que se ajustam de acordo com o número de vezes que foi inserido pelo usuário. Obrigado pela atenção.

Hello!

Someone know of some program that make cuts in videos with this funccion ? -> We users that will choice how many times  the video must be cut, adding just a number of times that it must be cut. Example: The user choice 3 times and then the program devide the video in three parts with length uniform. I Apologize you about my English.
      Thank you.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.