Jump to content
Ianziii

Utilização de subconsultas com o MySQL

Recommended Posts

Estou com uma dúvida no tipo de subconsulta realizar para revelar determinado tipo de registro em uma tabela

A questão é :

-> Mostre o código e a descrição dos produtos que não entraram em nenhum pedido de cliente. Quantos não entraram?

-------------------------------

O inicio do código seria, amostrar o código e a descrição dos produtos -> select CodProd, DescProd from produto; 

Porém não sei se devo de usar o INNER JOIN ou NATURAL JOIN, mas acabei deixando desta maneira

select CodProd, DescProd from produto
where CodPed not in (select CodPed, CodCli from pedido); <-- Não sei se estou certo.

-------------------------------

Detalhes: 

Tabela item_pedido possui as colunas (CodItem,CodPed,PosicaoItem e QtdItem)

Tabela pedido possui as colunas (CodPed,CodCli,SituacaoPed e DataPed)

Tabela produto possui as colunas (CodProd,DescProd e CodDepto)

Seria mais ou menos assim:

DATABASE

CREATE TABLE produto  (
	CodProd INT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
	DescProd VARCHAR(100) NOT NULL,
	PRIMARY KEY (CodProd)
);
INSERT INTO produto (DescProd) VALUES 
('Suco de Laranja'),
('Salame'),
('Peça');

CREATE TABLE cliente (
	CodCli INT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
	nomeCli VARCHAR(100) NOT NULL,
	PRIMARY KEY (CodCli)
);
INSERT INTO cliente (nomeCli) VALUES 
('Jureg');

CREATE TABLE pedido (
	CodPed INT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
	CodCli INT NOT NULL,
	PRIMARY KEY(CodPed),
	FOREIGN KEY (CodCli) REFERENCES cliente (CodCli)
);
INSERT INTO pedido (CodCli) VALUES 
(1);

CREATE TABLE item_pedido (
	CodItem INT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
	CodPed INT NOT NULL,
	CodProd INT NOT NULL,
	QtdItem INT(5) NOT NULL,
	PRIMARY KEY (CodItem),
	FOREIGN KEY (CodPed) REFERENCES pedido (CodPed),
	FOREIGN KEY (CodProd) REFERENCES produto (CodProd)
);
INSERT INTO item_pedido (CodPed, CodProd, QtdItem) VALUES 
(1, 1, 10),
(1, 3, 20);

QUERY

SELECT 
	p.CodProd AS 'CodProd', 
	p.DescProd AS 'DescProd'
FROM produto p
LEFT JOIN item_pedido ip ON
	(p.CodProd = ip.CodProd)
WHERE 
	ip.CodProd IS NULL

RESULTADO

image.png.b977d665dc653651896d72741524567e.png

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By lesilva
      Então pessoal estou precisando fazer um consulta no banco e comprar os dados das tabelas e ver o que não se encaixa.

A estrutura é essa tabela principal pessoa, quando cria uma pessoa ele popular o id na tabela pessoa, parte, pessoa_fisica ou pessoa_juridica, preciso verificar se o ID de pessoa está em algum dessas tabelas caso não esteja em algum delas o sistema deve retornar o ID para que possa ser verificar visto que ele é um órfão.
    • By Adriana de Luca
      Estou tentando pegar o id do livro para depois fazer um update para controlar o estoque, consegui pegar o id, porem não consigo coloca-lo no mysql
      Se coloco um id valido, ele traz as informações, porem se chamo  {'$livro_id'} da erro.

Alguém pode por favor me ajudar? agradeço muito.

<?php

$query = mysql_query("SELECT * FROM produtos 
      inner join estoque ON produtos.livro_id = estoque.livro_id");

?>
      <div class="central">
                     <form action="#" method="GET">
                         <fieldset>
                             <legend class="titulo">Consultar Livraria</legend>
                             <select type="text" name="produtos">
                                 <option value="">Selecionar..</option>
                              <?php
                                     $sql =  mysql_query("SELECT livro_id, nome as titulo FROM produtos");
                                      while ($result = mysql_fetch_array($sql) )
                                      {
                                         echo "<option value='".$result['livro_id']."'>".$result['titulo']."</option>";
                                     }
                                 ?>                            
                             </select>
                             <input class="botao" type="submit" name="ajustar" value="Ok" />
                         </fieldset>
                      </form>

<?php
      //aqui ele mostrara o código do livro    
      echo $_GET['produtos'];
      $livro_id='produtos';

$sql1="SELECT * FROM produtos 
      inner join estoque ON produtos.livro_id = estoque.livro_id WHERE produtos.livro_id= {'$livro_id'}";

$res=mysql_query($sql1); 
                    while($registro=mysql_fetch_row($res))                
      {    

$nome=$registro[1];                             
        $autor=$registro[2]; 
        $editora=$registro[3]; 
        $colecao=$registro[4];                             
        $preco=$registro[5];                                   
        $data=$registro[6];   
        $quantidade=$registro[0];                      

?>
        <?php 
            echo "Título: $nome<br>";                                    
            echo "Autor: $autor<br>"; 
            echo "Editora: $editora<br>";  
            echo "Coleção: $colecao<br>";                             
            echo "Preço: $preco<br>";                                    
            echo "Quantidade: $quantidade<br>"; 
            echo "Data: ".date('d-m-Y', strtotime($data))."<br><p>";   

mysql_close($connect);               

?>
    • By bradry
      Eae galera tranquilo ?

Sou novo no SQL. E estou usando bastante banco agora na empresa e tenho a seguinte dúvida..

Tenho uma base de 1 milhão de registros formados de CPF, NOME e TELEFONE.

Tenho que extrai 10 mil registros por dia. Como faço para continuar de onde parei ? por exemplo, extrai  20 mil reg. é depois como faço pra pegar da linha 20 mil até o 30 mil ?
    • By vinihhylian0103
      Boa noite, eu tenho um campo no meu cadastro para o usuário selecionar seu curso, que seria esse:

<select name="curso" type="text" required=".$this->fields["cursos"]."> <option value="Informática">Informática</option> <option value="ADM">Administração</option> <option value="Edificações">Edificações</option> /> e eu gostaria de saber como gravar essa escolha no banco de dados, segue o código de inserrir

<?php if(!$conect=mysqli_connect('localhost','root','','cadastros')) die ('erro ao conectar'); #Recolhendo os dados do formulário $nome=mysqli_real_escape_string($conect, $_POST['nome']); $sobrenome=mysqli_real_escape_string($conect, $_POST['sobrenome']); $data=mysqli_real_escape_string($conect, $_POST['data_nasc']); $rm=mysqli_real_escape_string($conect, $_POST['rm']); $curso=mysqli_real_escape_string($conect, $_POST['curso']); $email=mysqli_real_escape_string($conect, $_POST['email']); $senha=mysqli_real_escape_string($conect, $_POST['senha']); # Verificando apenas um campo, no caso dado1. $sql = $conect->query("SELECT * FROM usuarios WHERE email='$email'"); if(mysqli_num_rows($sql) > 0){ echo "Este email já foi cadastrado!"; exit(); } else { if(!$conect->query("INSERT INTO usuarios(nome, sobrenome, data_nasc, rm, curso, email, senha) VALUES('$nome','$sobrenome','$data','$rm','$curso','$email','$senha')")) die ('Os dados não foram inseridos'); echo "<script type='text/javascript'>alert('Cadastro Concluído!');</script>"; header('Location: index.html'); } Muito obrigado desde já!
    • By vanderlei_nucash
      Tenho verificado que muitas pessoas ao redor do mundo têm esbarrado em uma falha do MySQL em não trabalhar corretamente com Views, quando estas possuem consultas complexas com muitos joins entre muitas tabelas. O link abaixo faz referência a uma dúvida do ano de 2011, mas já vi casos de 2005, 2006, 2007, 2012, 2013, 2015,2016,2017 e 2018. Afirmo que está questão é antiga, pois me deparei com o mesmo problema busquei soluções em diversos fóruns no Brasil e exterior e nada funcionava, pois é de fato um problema do MySQL, que até o momento  na versão 8, não foi resolvido. O problema é que o Mysql ignora todos os indices em consultas dentro de uma VIEW.

https://forum.imasters.com.br/topic/438365-consulta-a-partir-de-view-lenta/

Verifiquei que muitas tentativas em passar  parâmetros para as consultas dentro da view, em busca de solucionar o problema.
      RESOLVI O PROBLEMA através de uma procedure, com um único parâmetro de varchar(300) suficiente para para uma string "where <condições...>" ou "having <condições...>"  que funcionam bem de acordo com a complexidade da View. Coloquei o exemplo com o HAVING como parâmetro, devido este cenário ser mais complicado de solucionar para a grande maiorias das pessoas. OU SEJA, quando a consulta possui muitas tabelas, cada delas com colunas com nomes diferentes, padronizadas na VIEW com apelidos nas colunas, o HAVING é a solução ideal.
      A solução é super simples e funcional.

Se alguém tiver outra solução favor compartilhar, enquanto isso vou usando esta aqui. 
      DELIMITER ;; CREATE PROCEDURE `SP_QUERY_VIEW_WITH_PARAMETERS`(IN p_having VARCHAR(300))     COMMENT 'Executes the statement' BEGIN   SET @v_having = p_having;   SET @v_sql=CONCAT('SELECT                        id    AS id_emp  ,                       user  AS emp_name,                       .                       .                       .                       FROM table1                       UNION ALL                       SELECT                        idtifier_us    AS id_emp  ,                       description    AS emp_name,                       .                       .                       .                       FROM table2'); SET @v_sql2 = CONCAT(@v_sql,@v_having);   PREPARE stmt FROM @v_sql2;   EXECUTE stmt;   DEALLOCATE PREPARE stmt; END ;; DELIMITER ; CALL `SP_QUERY_VIEW_WITH_PARAMETERS`('having id_emp=63 and emp_name like ''VANDERLEI%'' and created_at between ''2019-05-01'' and ''2019-05-17''  ')  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.