Jump to content
Cleudiney T Brandão

Criar coluna em tabela que aceite NULL e UNIQUE

Recommended Posts

Pessoal alguém me dá uma ajuda com Mysql por favor.
Tenho uma coluna em meu BD que precisaria o seguinte: 
Ela não é obrigatória mas se preenchida não poderia ter outras ocorrências dela.
É um campo que ao meu ver seria UNIQUE mas que aceitasse NULL.

UNIQUE aceita normalmente "parâmetros" nulos em sua coluna,

segue exemplo:

SQL

CREATE TABLE users (
  idUser INT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR(100) NOT NULL,
  chave INT,
  PRIMARY KEY(idUser),
  UNIQUE (chave)
);

INSERT INTO users (nome, chave) VALUES 
('Jadson e Judson', 29992),
('Judson e Jadson', NULL),
('Judson', NULL);

RESULTADO

image.png.0e3fbbbff3200c5a9b4b10b9e442d845.png

Crie uma verificação, segue exemplo:

CÓDIGO

<?php
	if ( $_POST ) {
		# VERIFICA O POST 'CAMPO' CHAVE
		if ( $_POST [ 'chave' ] == 0 ) {
			$_POST [ 'chave' ] = NULL;
		}

$pdo = new PDO ( 'mysql:host=localhost;dbname=imasters', 'root', '' );
		$pdo->setAttribute ( PDO::ATTR_ERRMODE, PDO::ERRMODE_EXCEPTION );

$stmt = $pdo->prepare ( 'INSERT INTO users (nome, chave) VALUES (?, ?)' );
		$stmt->bindValue (1, $_POST [ 'nome' ]);
		$stmt->bindValue (2, $_POST [ 'chave' ]);
		$stmt->execute ();

if ( $stmt->rowCount () > 0 ) {
			$stmt = $pdo->prepare ( 'SELECT * FROM users' );
			$stmt->execute ();

$ret = $stmt->fetchAll ( PDO::FETCH_OBJ );

echo "<pre>";
			var_dump (
				$ret
			);
		}
	}
?>

<!DOCTYPE html>
<html>
	<head>
		<title> EXAMPLE </title>
	</head>

<body>
		<form action="#" method="post">
			<label>Nome: </label>
			<input type="text" name="nome" />
			<br />
			<label>Chave: </label>
			<input type="number" name="chave" />
			<br />
			<br />
			<input type="submit" value="enviar" />
		</form>
	</body>
</html>

Disponível ;)

E sim, existe sim! O SQL tem funções de verificação também, porém acho até mais fácil por PHP rsrsrs

14 horas atrás, Cleudiney T Brandão disse:

porém quando ele vém de um POST e não está preenchido o mysql o assume como 0 e avisa que o campo é duplicado.

Se o comando INSERT tiver nulo fica nulo no Banco !

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Duilio Gomes Pereira
      Tenho um banco de dados com mais de 21 mil usuários do wordpress. Como faço para deletar os usuário no  Phpmyadmin e deixar apenas 2 usuários?

Pois só preciso de 2 usuários neste site.

Obrigado!
    • By Duilio Gomes Pereira
      Olá!
      Tenho um bando de dados com mais de 21 mil usuários do wordpress. Como faço para deletar no Phpmyadmin e deixar apenas 2 usuários?
      Obrigado!
    • By Junior SAIZO
      Estou com uma duvida na qual não obtive solução. Tenho um objeto Array values e um array status, onde eu quero relacionar os índices do objeto Array values aos indices do array status. De modo que eu possa escrever um teste lógico onde: Se o indice 0 do objeto Array values for diferente de null (ou seja, contém valor), então o indice 0 do array status receberá o valor '1'.
      OU 
      Se o indice 1 do objeto Array values for diferente de null (ou seja, contém valor), então o indice 1 do array status receberá o valor 1.

Por exemplo, antes do teste lógico:
      values:[ 0 => [ 0 => "1,02" 1 => "2,032" 2 => "32,01" 3 => "0,021" ] 1 => [ 0 => "null" 1 => "null" 2 => "8,258" 3 => "1,021" ] 2 => [ 0 => "4,021" 1 => "6,258" 2 => "null" 3 => "10" ] ] status:[ 0 => "0" 1 => "0" 2 => "0" ] Após o teste lógico:

status:[   0 => "1"   1 => "0"   2 => "0" ] Neste exemplo só o indice 0 do array status recebeu o valor "1", porque APENAS o array 0 do objeto Array values tinha valores diferente de null.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O array status sempre terá o mesmo número de índices que o objeto Array values terá de arrays (Se array status tem 5 indices (0, 1, 2, 3, 4), o objeto Array value terá 5 arrays (0, 1, 2, 3, 4)). Além disso o array status sempre iniciará com os valores do indice igual a '0'. E se os valores dos indices do objeto values forem TODOS diferentes de null, cada indice do array status receberá o valor '1'.

Exemplificando:

<?php status:[   0 => "1",   1 => "1",   2 => "1", ] ?>  

Em outro fórum obtive a seguinte resposta:

<?php $aValues = [ 0 => [ 0 => "1,023" , 1 => "0,023" , 2 => "5,023" , 3 => "1" ], 1 => [ 0 => null , 1 => null , 2 => "5" , 3 => "1,87" ], 2 => [ 0 => "null" , 1 => null , 2 => null , 3 => null ] ]; $aStatus = [ 0 => 0 , 1 => 0 , 2 => 0 ]; foreach ($aValues as $chave => $values) { $status = 1; foreach ($values as $value) { // se tiver qquer valor null status recebe 0 if ($value == null) { $status = 0; break; } } $aStatus[$chave] = $status; } echo '<pre>'; print_r($aStatus); ?> Porém, quando eu executo o código NÂO é me retornado o array status com os indices com valores "0" ou "1", me retorna apenas uma nova chave FORA do array status com algum valor "0" ou "1". Tentei modificar o código ou tentar uma abordagem diferente, mas sem resultado. Vou inserir uma imagem para melhor compreensão do que o código me retorna.

Espero ter sido claro na minha dúvida.  
      Desde já, agradeço.

• By Giovanird
      Estou quebrando a cabeça para fazer uma consulta em 2 colunas da mesma tabela.
      Preciso retornar a NOTA1 e NOTA2 consultando ambas colunas e listar sem repetir as notas vinculadas com cada série.

TABELA ALUNOS
      COD |    CODSERIE  |  DATACADASTRO  |  NOTA1  |  NOTA2  
      1       |    2                  |  01/08/2021           |  5            |  3
      2       |    1                  |  11/08/2021           |  3            |  5
      3       |    2                  |  12/08/2021           |  5            |  3
      4       |    3                  |  15/08/2021           |  3            |  1
      5       |    2                  |  15/08/2021           |  5            |  3
      6       |    3                  |  18/08/2021           |  4            |  5
      7       |   2                   |  22/08/2021           |  2            |  3
      8       |   1                   |  12/08/2021           |  1            |  3
      9       |   2                   |  25/08/2021           |  5            |  6

RETORNAR:
      SERIE 1
      Nota: 3
      Nota: 5
      Nota: 1

SERIE 2
      Nota: 2
      Nota: 6

SERIE 3
      Nota: 1
      Nota: 4

Aqui tenho um foreach de outra tabela que devolve o codigo das séries e as notas para consulta foreach($rsserie as list($varserie,$varnota1,$varnota2)){ SELECT nota1, nota2 FROM alunos WHERE codserie like '$varserie' and (nota1 = '$varnota1' or nota1 = '$varnota2' or nota2 = '$varnota1' or nota2 = '$varnota2') Group by nota1, nota2 }  
    • By TheRonaldoStar
      Olá, gostaria de saber como faço para fazer um select em uma tabela de usuários e retornar todos os registro e fazer uma contagem de quantos amigos o usuário tem.
      Por exemplo:
      | ID | Nome | Amigo(ID) | Amigos | | 1 | Ronaldo | null | 3 | | 2 | Teste1 | 1 | 0 | | 3 | Teste2 | 1 | 0 | | 4 | Teste3 | 1 | 2 | | 5 | Teste4 | 4 | 0 | | 6 | Teste5 | 4 | 1 | | 7 | Teste6 | 6 | 0 |  
      Agradeço a ajuda desde já. Já fiz horas de pesquisa e até agora não encontrei nada que resolvesse 100%.

Isso acho que resolveria o meu cado mais dá um erro:  #1054 - Coluna 'p1.id' desconhecida em 'where clause'
      SELECT * FROM `users` p1 INNER JOIN (SELECT COUNT(friend) AS friends FROM `users` p2 WHERE (p2.friend = p1.id)) p3 ON (p1.friend = 2);  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.