Jump to content
Sapinn

Verificar se o valor de duas tabelas é igual

Recommended Posts

Tô fazendo esse forum pq não achei nada que me ajudasse. Tenho um site em que os professores dão temas para as usuarios produzirem textos, basicamente um site de historias. Preciso que o aluno saiba se ja fez um texto sobre aquele determinado tema. Sendo assim tenho duas tabelas no meu banco usuario que cadastra todos os usarios e historia que tem o tema. Quando o aluno vai enviar a historia automaticamente envia seu email. O que eu realmente quero é comparar se o email existe nas duas tabelas se sim ele retorna já foi feito se não ele retorna Nada feito ainda.

Ao menos para mim não ficou claro , você que checar se um aluno já enviou um história ou se o texto da história já foi enviado ?

Mostre o modelo (descrição) de suas tabelas.

Vou tentar explicar novamente pq realmente não ficou claro.  Quando o aluno envia uma historia com o tema os três porquinhos, por exemplo,  é enviado automaticamente seu email para a tabela historia juntamente com o tema e a historia. Assim quando eu mostrar todos os temas pedidos pelo professor em uma tabela html quero fazer um verificação em php se o aluno logado ja fez uma historia com aquele tema ou não.

Por exemplo:

Temas                                   status

Chapeuzinho Vermelho      Não feita

Cinderela                               Não feita

Os três porquinhos                Feita

Lobisomen                            Não feita

O que eu falei acima, o email do aluno logado é verificado se tem uma historia com aquele tema

Por exemplo:

Aluno logado: fulano@gmail.com

tabela redacao:

tema                                          historia     email_aluno

Chapeuzinho vermelho          Blá blá blá         sicrano@gmail.com

Cinderela                                  Blá blá blá          beltrano@gmail.com

Os três porquinho                   Blá blá blá          fulano@gmail.com

Lobisomen                               Blá blá blá          alguem@hotmail.com

Talvez o problema seja minha lógica ou sei lá kkkkkkkkkkkkk

Desde ja agradeço a ajuda.

Oi Sapin, usando sua lógica da certo, mas sei lá... Como o Motta disse não ficou muito claro (neste segundo post esclareceu um pouco).

Talvez se você criasse uma nova tabela(terceira) relacionando o aluno com o tema criado seria mais fácil fazer um select verificando se ele já enviou o determinado tema.

Mas como eu disse, é apenas uma suposição... talvez exista outras alternativas.

Abraço.

Grosso Modo

Aluno

Cod pk

Nome

...

Tema

Cod pk

Nome

Data

...

Publicacao

Cod_aluno pk fk(aluno)

Cod_tema pk fk(tema)

Texto

...

Os ... indicam demais campos da tabela , não veem ao caso agora.

Leia sobre chaves primárias e estrangeiras para mais detalhes

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Chave_primária

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Chave_estrangeira

https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/primary-key-optimization.html

https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/foreign-key-optimization.html

Muito obrigado pessoal! Encontrei a solução depois de tomar um bom banho e tirar um cochilo kkk. Não sei se está correto mas pelo menos está dando certo.

include '../php/conexao.php';//conexao com o banco
        $sql = mysql_query("select * from temas_historia'");//seleciona todos os temas
        $row = mysql_fetch_assoc($sql);
        if($sql){

$sql = mysql_query("SELECT * FROM historia where email_aluno = '$email' and tema='".$row['nome_tema']."'") or die(mysql_error());
                    if(mysql_num_rows($sql)> 0){
                    ?>
                    <b style="color:green;">Você ja fez uma redação com esse tema</b><br>
                    <?php }else{?>
                    <b style="color:red;">Você ainda não fez</b>
                    <?php }?>

}

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By egalauber
      Preciso descobrir qual é o nome do arquivo com a extensão.
      Só sei o início do nome:

pasta "anexos".
      nome_do_arquivo_DAQUI_PRA_FRENTE_NAO_SEI_O_RESTO_DO_NOME_NEM_A_EXTENSAO

Com a função glob eu consigo achar o arquivo, mas o nome completo ainda não.

$verifica = glob("anexos/nome_do_arquivo_*");
      if($verifica == true){
         // achei o arquivo e agora preciso pegar o nome completo e a extensão
      } else {
            echo "Arquivo não encontrado";
         }
    • By kelvinferraz
      Bom dia Pessoal,

Estou com um problema que talvez muitos já devem ter passado, eu criei um FormRequest de um cadastro que fiz para validar os campos de anexo que vai para o BD. Incluindo a seguinte regra do name anexo_rg
        return [ 
                 'anexo_rg'           => 'mimes:jpeg,png,jpg,pdf|max:2048', 
              ];

O campo não é required, porém ele fica pedindo para inserir um arquivo do tipo que foi criado na regra, ou seja, ele esta forçando um required no anexo, como consigo ignorar quando não possuir anexo?

OBs: Eu criei um campo hidden para enviar um texto "NÃO POSSUI ANEXO". Antes de eu criar esse FormRequest ele conseguia deixar o anexo vazio, porém não tinha regras e a pessoa conseguia anexar qualquer tipo de arquivo.

• By mayko@123
      TENHO O SEGUINTE SELECT :   select loja,NOME,PREÇO from produtos  GROUP BY NOME,LOJA order by NOME,PREÇO ASC ;
      E O RETORNO É : 

LOJA             NOME                            PREÇO
      A banana prata 1,98 C                  banana prata 1,99 B          COCO VERDE 1 123   COCO VERDE 1 C  COCO VERDE 1 C   laranja pera rio 0,49 A       laranja pera rio 1,99 123 laranja pera rio 1211 B LARANJA SERRA DAGUA 1,99 C LARANJA SERRA DAGUA 2,99 B maca fuji 2,50 C maca fuji 2,97 A maca fuji 2,99 B MAMAO 1,97 C MAMAO 2,10 123 PESSEGO 12 C PESSEGO 2,30 A PESSEGO 234 C UVA 1212 123 UVA 212 A UVA 3,25  
      QUERIA QUE ME RETORNASSE APENAS O PRIMEIRO PRODUTO,PREÇO DE CADA LOJA POR EXEMPLO : A LOJA 'A'  VENDEU A BANANA MAIS BARATA, A LOJA 'B' VENDEU O COCO VERDE MAIS BARATO A LOJA 'C' A LARANJA..... e assim por diante , senão o retorno vai ficar muito extenso pois vai ser muitas lojas e produtos.
    • By Vibraphera
      Oi gente eu recentemente comecei a aprender php e fui atras de desafios legais e me deparei com um que até hoje não consigo resolver.
      Preciso mostrar a maior e a menor palavra de uma frase ou texto. Eu tentei transformar em um array mas não sei se seria o adequado.
      Resumindo apenas me retorna corretamente a maior palavra mas a menor não me retorna nada. ALGUÉM ME DA UM HELP kk
      OBS: quando não tem ponto final parece que não retorna nada e quando tem ponto final ele retorna o 'ou' da frase mas não deveria retornar a letra 'é' ou a letra 'a'?

<?php
      $texto = 'Como faço para saber qual é a menor e a maior de uma frase ou grandes textos';
      $arr = explode(" ", $texto);
      $maior="";
      $menor="";
      for ($i=0; $i <count($arr) ; $i++) { 
          $atual = $arr[$i];
          if (strlen($atual) > strlen($maior)) {
              $maior = $atual;
          } else if (strlen($atual) < strlen($maior)) {
              $menor = $atual;
          }
      }
      echo "<br>";
      echo $maior;
      echo "<br>";
      echo $menor;
    • By danteblatt
      Olá Srs,
      Não tenho muito conhecimento em PHP e estou com um formulário onde o usuário tem alguns campos para preencher e gravar no banco de dados SQL, sendo que um campo deste form será dinâmico onde o usuário poderá adicionar quantos campos forem necessários a partir de um botão "+".
      Nome do campo dinâmico: chavenf
      Segue abaixo o código do formulário:
      <form method="POST" action="../includes/mf-processa.php"> <div class="form-group"> <div class="form-row"> <div class="form-group col-md-4"> <input type="hidden" name="usuario[]" value="<?php echo $_SESSION['usuarioNome']; ?>" /> <select class="form-control" id="tipo" name="tipo[]"> <option selected>Tipo</option> <option>1</option> <option>2</option> </select> </div> <div class="form-group col-md-4"> <select class="form-control" id="prioridade" name="prioridade[]"> <option selected>Prioridade</option> <option>Alta</option> <option>Padrão</option> </select> </div> <div class="form-group col-md-4"> <input class="form-control" type="text" name="fornecedor[]" placeholder="Fornecedor" id="fornecedor"> </div> </div> <div style="display:none;" class="form-row" id="chavecte"> <div class="form-group col-md-12"> <label>Chave </label> <input class="form-control" type="text" name="chavecte[]"> </div> </div> <div class="form-row" id="row-nota"> <div class="form-group col-md-12"> <label>Chave da NF </label> <input class="form-control" type="text" name="chavenf[]" id="chavenf"> </div> </div> <div style="display:none;" class="form-row" id="add-field-nf"> <div class="form-group col-md-2"> <button type="button" class="btn btn-primary" id="add"> + </button> </div> </div> <div class="form-row"> <div class="form-group col-md-2"> <input type="submit" class="btn btn-primary" value="Cadastrar"> </div> </div> </div> </form> <script> $( "#add" ).click(function() { $( "#row-nota" ).append('<div class="form-group col-md-12"><input class="form-control" type="text" name="chavenf[]" id="chavenf"></div>'); }); </script> Abaixo o arquivo que conecta e insere no BD, "mf-processa.php"
      <?php session_start(); include_once("conexao.php"); $prioridade = filter_input(INPUT_POST, 'prioridade', FILTER_SANITIZE_STRING); $usuarioentrada = filter_input(INPUT_POST, 'usuario', FILTER_SANITIZE_STRING); $tipofrete = filter_input(INPUT_POST, 'tipofrete', FILTER_SANITIZE_STRING); $fornecedor = filter_input(INPUT_POST, 'fornecedor', FILTER_SANITIZE_STRING); $chavenf = preg_replace("/\s+/", "", filter_input(INPUT_POST, 'chavenf', FILTER_SANITIZE_STRING)); $chavecte = preg_replace("/\s+/", "", filter_input(INPUT_POST, 'chavecte', FILTER_SANITIZE_STRING)); $nNF = substr($chavenf, 25, 9); $timenow = date('d-m-Y'); $timenow .= ' '.date('H:i:s'); $qtnotas = count($chavenf)-1; for ($f = 0; $f <= $qtnotas; $f++) { $sql = "INSERT INTO base (data, usuarioentrada, prioridade, tipofrete, nf, fornecedor, chavenf, chavecte, acao, dataretorno, usuariofiscal) VALUES ( '.$timenow[$f].', '.$usuarioentrada[$f].', '.$prioridade[$f].', '.$tipofrete[$f].', '.$nNF[$f].', '.$fornecedor[$f].', '.$chavenf[$f].', '.$chavecte[$f].', '', '', '' )" or die ("<center>Erro: " . mysqli_error() . "</center>"); $insert = mysqli_query($conn, $sql); if(mysqli_insert_id($conn)){ $_SESSION['msgrec'] = "<p style='color:green;'>Nota cadastrada com sucesso!</p>"; header("Location: ../recebimento/recebimento.php"); }else{ $_SESSION['msgrec'] = "<p style='color:red;'>Nota não cadastrada com sucesso!</p>"; header("Location: ../recebimento/recebimento.php"); }  

Veja o erro retornado na página.. Já tentei alterar o código e mesmo assim não consegui efetuar a inserção dos dados no BD.

( ! ) Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in D:\Wamp\www\RecebimentoAdm\includes\mf-processarecebimento.php on line 31 Call Stack # Time Memory Function Location 1 0.0001 411528 {main}( ) ...\mf-processarecebimento.php:0  
      ( ! ) Notice: Uninitialized string offset: 0 in D:\Wamp\www\RecebimentoAdm\includes\mf-processarecebimento.php on line 41 Call Stack # Time Memory Function Location 1 0.0001 411528 {main}( ) ...\mf-processarecebimento.php:0  
      ( ! ) Notice: Uninitialized string offset: 0 in D:\Wamp\www\RecebimentoAdm\includes\mf-processarecebimento.php on line 42 Call Stack # Time Memory Function Location 1 0.0001 411528 {main}( ) ...\mf-processarecebimento.php:0

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.