Jump to content
Cascais51

111 Tabelas com Chave Estrangeira

Recommended Posts

Olá, pessoal!
Tenho um banco de dados com 111 tabelas de um sistema de gestão feito para um cliente. Acontece que agora quero transformar esse sistemas em SaaS, Quero manter ele com a mesma base, apenas incluindo uma tabela "licencas" onde terei o cadastro de meus clientes na modalidade SaaS com as configurações necessárias e possíveis ligações com tabelas de mensalidades e etc.
Pois bem, para não fazer grandes alterações nesse sistema, adicionei uma coluna de nome "licenca" em cada uma das 111 tabelas e fiz uma chave estrangeira em cada uma ligando a chave primária da tabela "licencas" (id_licenca).
A ideia é com mais tempo organizar para apenas as tabelas chaves terem essa ligação com a tabela licencas, mas por enquanto tenho pouco tempo, mas gostaria de saber de vocês se ter essa coluna "licenca"  em todos as tabelas ligando a tabela licenças vai ser muito custoso em processamento para meu banco de dados, ou é indiferente?

Acham que eu deveria deixar o campo sem chave estrangeira?

Enviei a imagem com o diagrama de apenas 5 tabelas para ilustrar. são muitas tabelas para enviar todas.

diagrama.png

Não sei se você não capitou bem a ideia ou se eu não capitei a sua.
A ideia central é transformar um sistema para um um cliente, em um sistema "multi-cliente", ou seja, usar a mesma base e o mesmo sistema para vários, sendo o fator diferencial apenas uma coluna em cada tabela .
exemplo:

Licença 1 - "Supermercado Extra" - ID: 1

Tudo que for movimentado em todas as tabelas do banco de dados terá uma coluna licenca com valor 1, ligando a Supermercado Extra. 

nesse mesmo banco eu terei outras licenças como Farmácia Legal (ID: 2), Salão de Beleza (ID: 3), Loja Linha bela (ID: 4), Etc..

Não pensou em replicar os bancos ?

Todas as tabelas são gerenciadas pelo cliente ?

Em 26/06/2019 at 08:01, Motta disse:

Não pensou em replicar os bancos ?

Todas as tabelas são gerenciadas pelo cliente ?

A ideia de fazer um SaaS com banco de dados único é justamente por causa da praticidade no desenvolvimento e manutenção do sistema. Se eu replicar o banco de dados, basicamente vou replicar o sistema. Então não é prático fazer um banco de dados pra cada cliente.
Se eu tiver 100 clientes e fizer uma mudança na estrutura do banco de dados, terei que sair atualizando todos. E a ideia é um sistema em constante evolução.
Quanto as tabelas, sim, todas gerenciadas pelo cliente através do sistema, com exceção da tabela "licenças" que é gerenciada somente por nós.

Sua solução então , não creio ter muito o que pensar.

[]s

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By maruoppolo
      Olá, tenho 2 tabelas:

tb_dados: ID - MUSICA

tb_votos: ID - VOTO - RADIO - MUSICA

Preciso fazer uma query que traga as musicas da tb_dados porém ordenando pelo número de votos que ela teve na tb_votos.

Então assim, existem 2 tipos de voto 1 = like e 2 = dislike, cada ver que um usuário vota eu pego qual radio que ele esta ouvindo e salvo no campo radio, o id da musica na tb_dados e salvo no campo musica da tb_votos e coloco o número 1 para like e 2 para dislike no campo voto.

A query precisa contar quantos likes teve na tv_votos filtrando por radio e mostrando os resultados em ordem decrescente as musicas com mais likes.

A ideia é trazer as 10 musicas com mais like de cada radio

Alguma ideia de como fazer?? Estou enroscado nisso a dias.
    • By Chester1
      oi, eu to tentando mexer com servidores agora no PHP e esta dando um erro muito estranho que quando eu procuro em um programa que acha erros de sintaxe ele me diz que o erro esta no </HTML>    se alguem puder me dizer qual foi o erro que eu cometi eu agradeceria

<HTML> <HEAD><TITLE>incluindo no banco de dados</TITLE></HEAD> <body> <BODY bgcolor="#d0d0d0"> <center> <h3>Lanchonete coma bem (voltada para o internauta)</h3> <h1>24horas</h1> <?php $login_digitado=$_POST['login']; $senha=$_POST['senha']; $nome=$_POST['nome']; $email=$_POST['email']; $telefone=$_POST['telefone']; $celular=$_POST['celular']; $endereco=$_POST['endereco']; $complemento=$_POST['complemento']; if ($login_digitado == "" || $senha == "" || $nome =="" || $email == "" || $telefone == "" || $endereco == "" || $complemento == "") { echo "existem(m) campos(s) de preenchimento obrigatorio em branco,<BR> infelizmente tera que voltar para preenche-lo(s)."; echo "<BR><a href=\"cadastro.php\">clique aqui para tentar novamente</a>"; } else { { $link=mysql_connect("localhost", "root", "") or die ("<h1>nao foi possivel conectar !!!</h1> ".mysql_error());  
      obs :estou trabalhando com formularios e servidores

?>
      </BODY>
      </HTML>
    • By rainbowily
      Sou nova em sql e estou com duvida em como fazer uma consulta:
      Eu tenho uma tabela de produto(id, descricao), cor(id, nome) e produto_cor(id, id_produto, id_cor). Preciso descobrir se tem algum produto que tenhas as cores (1,2,3) respectivamente para não deixar cadastrar outro produto. Alguém poderia me ajudar? Obrigada

• By DavidPin94
      Boa tarde, estou tentando criar uma validação para saber se o usuário já está cadastrado no meu banco de dados para meu sistema ficar mais organizado, porém quando realizo o teste cadastrando um usuário já cadastrado, o cadastro ocorre sendo que não era para ocorrer
      <?php require_once("conexao.php");?> <?php if (isset($_POST['usuario'])) { $nome = utf8_decode($_POST['usuario']); $senha = utf8_decode($_POST['senha']); $inserir = "INSERT INTO cadastro "; $inserir .= "(usuario, senha) "; $inserir .= "VALUES "; $inserir .= "('$nome', '$senha')"; $query = "SELECT usuario FROM cadastro WHERE usuario = '$usuario' LIMIT 1"; $consulta = mysqli_query($conecta, $query); $query = "SELECT usuario FROM clientes WHERE usuario = '$usuario' LIMIT 1"; $consulta = mysqli_query($conecta, $query); if (mysqli_num_rows($consulta) < 1) { $operacao_inserir = mysqli_query($conecta, $inserir); if (! $operacao_inserir) { die("Erro no banco"); }else header("location: login.php"); }else{ die("Usuário existente!"); } } ?> <!DOCTYPE html> <html> <head> <meta charset="utf-8" /> <title>Cadastrar novo usuário</title> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css"> </head> <body> <nav> <ul> <li><a href="inicial.php">PÁGINA INICIAL</a></li> <li><a href="quem_somos.php">QUEM SOMOS</a></li> </ul> </nav> <div id="cadastro"> <form method="post" action="cadastro.php"> <label>Digite seu nome de usuário</label> <input type="text" name="usuario" placeholder="Ex: Usuario123" required size="50" minlength="5" maxlength="20" autofocus><br> <label>Digite sua senha</label> <input type="password" name="senha" placeholder="Deve conter mais de 5 caracteres" required size="50" minlength="5" maxlength="20" autofocus><br> <input type="submit" value="Cadastrar" id="enviar" name="enviar"> </form> </div> </body> </html> ,  alguém poderia me ajudar?  Meu código:
    • By thunanchiu@hotmail,com
      Bom dia, gostaria dessa ajuda.
      Tenho uma tabela de "INSCRIÇÃO" onde a mesma possui 2 chaves estrangeiras (CAND_SQ e CANDPL_SQ). Ambas as chaves estrangeiras possuem um campo CPF.
      Gostaria de saber como eu trago os cpfs que são iguais dentro da inscrição.
      Ou seja, atualmente tenho uma INSCRIÇÃO onde pode ser feita de duas maneiras diferentes. Inscrição Regular e Inscrição Atraso. Quando eu for fazer a Inscrição Atraso, caso eu já tenha feito a Inscrição Regular não poderei fazer a Inscrição Atraso.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.