Jump to content
Israel Lira

PHP - fazer duas consultas por um único button

Recommended Posts

Caros, não estou sabendo implementar duas consultas quando o usuário clicar no (button). É uma proposta de apresentar a folha, mostrar os funcionários pelo SELECT .  Atualmente, consigo fazer com que ele veja se existe a referencia e se não existir apresenta um span de não encontrado. Preciso que faça de imediato uma sub-consulta trazendo os dados do select abaixo e se possivel implementar um exemplo calculando por exemplo um desconto de inss, por exemplo.: Salário: 1200,00  * 8% = 96,00.    

$consulta=pg_query($db,"SELECT funcionario.nome, funcionario.cargo, cargo.salario from funcionario INNER JOIN cargo ON funcionario.cargo = cargo.descricao ORDER BY funcionario.nome");

Segue primeiro o consulta folha:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>Consultar Folha</title>
    <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.css" >
    <!-- 
        Por comodidade, eu estou usando jquery direto do site deles, isso é mto comum e recomendado inclusive.
    -->
    <script src="https://code.jquery.com/jquery-3.4.0.min.js" type="text/javascript"></script>
    <script src="js/jquery.mask.min.js" type="text/javascript"></script>

<script type="text/javascript">
        $(document).ready(function(){
            $("#cpf").mask("000.000.000-00");
            $("#rg").mask("0.000.000");
            $("#horario").mask("00:00");
            $("#Mesano").mask("00/0000");
        });

/**
         * Este aqui é o nosso método Javascript que irá fazer a requisição assincrona
         */
        function pesquisarMesano(codigoMes) {
            document.getElementById('mensagem_erro').innerText = '';

/**
             * Este é o método do Jquery que nos ajuda com o assincrono
             * Aqui ele faz uma request para http://nome_do_nosso_servidor/FOLHAPAGAMENTO/obtemFuncionarioPorCodigo.php
             * e passa como query string o parametro codigoFuncionario no final a url fica assim:
             * http://nome_do_nosso_servidor/FOLHAPAGAMENTO/obtemFuncionarioPorCodigo.php?codigoFuncionario=VALOR
             *
             * O valor da matricula do funcionario é passado pelo botao lá no form, ele obtem o valor do campo e passa para o método
             */
            $.get(
                '/FOLHADEPAGAMENTO/RECIBOFOLHA/obtemFolhaPorCodigo.php',
                { codigoMes: codigoMes },
                /** 
                 * Esse método aqui será chamado pelo Jquery assim que o script obtemFuncionarioPorCodigo.php
                 * imprimir qualquer coisa.
                 * Isso é chamado 'callback' e como parametro recebemos a resposta devolvida pelo script php
                 */
                function (response) {
                    /** 
                     * Para entender os valores de response, de uma olhada no script obtemFunncionarioPorCodigo primeiro.
                     * Tudo que está aqui (response.erro, response.descricao e response.salario) foi ele quem devolveu.
                     */
                    if (response.erro === 404) {
                        /**
                         * Eu nao estou usando o Jquery para obter os elementos, isso pq na versao do Javascript dos navegadores modernos, nao é mais necessario o jquery para isso
                         */
                        document.getElementById('formFolhamesano').reset();
                        document.getElementById('mensagem_erro').innerText = 'Folhamesano #'+codigoMes+' não encontrado!';

return;
                    }

document.getElementById('mesano').value = response.mesano;
                    document.getElementById('nome').value = response.nome;
                    document.getElementById('cargo').value = response.cargo;
                    document.getElementById('salario').value = response.salario;
                    document.getElementById('descricao').value = response.descricao;
                    document.getElementById('horario').value = response.horario;
                },
                'json'
            );
        }

</script>

<style type="text/css">

#corposistema{

width: 1200px auto;
            height: 500px auto;      
        }
        #corpocadastro{
            border: solid gray 5px;
            width: 300px;
            height: 210px;
            border-radius: 5px;
            margin: 120px auto;
            background: white;
            padding: 50px;
        }
        #botao{
            color: #fff;
            margin-left: 370px;
            margin-top: -170px;
            background: #337ab7;
            border-radius: 85%;
            text-align: center;
            padding-top: 0 auto;
        }
        #botaocancelar{
            height: 70%;
            color: #fff;
            margin-left: 370px;
            margin-top: -5px;
            padding-top: 0 auto;
            text-align: center;
            border-radius: 85%;
        }
    </style>
</head>
<?php

include "banco_de_dados.php";

if(!empty($_GET['codigoMes'])){
    $codigoMes = (int) $_GET['codigoMes'];

/** Comentários do Adriano
     * Aqui simpliquei o uso do banco deixando apenas o que me importa. Conectar ao banco toda hora copiando aquele código
     * só vai sujar o seu script e te atrapalhar a encontrar possiveis problemas no futuro.
     *
     * O ideial seria desacoplar tudo, PHP no seu canto (E desacoplar o script PHP - código importante para um lado, código de banco para outro)
     * HTML esperando apenas valores e sem logico de PHP.
     *
     * Mas isso é para o futuro mas é bom ter em mente.
     */
    $row = consultaBanco("SELECT folhamesano.mesano FROM folhamesano WHERE folhamesano.mesano='{$codigoMes}'");

$codigoMes = $row['codigoMes'];

} else $codigoMes = null;

?>

<body>
    <div id="corposistema">
        <div id="corpocadastro">
            <form id="formFolhamesano" action="/FOLHADEPAGAMENTO/RECIBOFOLHA/CADASTROFOLHA.php" method="POST">
                    <p>
                            <label>Competência </label>
                            <input name="codigoMes" id="Mesano" type="text" style="width: 20%" value="<?=$codigoMes?>" required/>

<button type="button" onclick="pesquisarMesano(this.form.elements['codigoMes'].value)">Pesquisar</button>
                            <span style="color: red" id="mensagem_erro"></span><br/>
                    </p>

</form>

<form action="/FOLHADEPAGAMENTO/RECIBOFOLHA/FOLHACADASTRADOS.php" method="POST">
                <div id="botaocancelar"> 
                    <p>
                       <input type="submit" id="btn" value=" Cancelar  " />
                    </p>
                </div>    
            </form>
        </div>    
    </div>
</body>
</html>

--------------------------------------------------------

Segue o script que irá responder a requisição:

<?php

require "banco_de_dados.php";

function obtemfolhamesanoPorId($codigoMes) {
    return consultaBanco("SELECT folhamesano.mesano FROM folhamesano WHERE folhamesano.mesano='{$codigoMes}'");

}

/** 
 * Esse é o script que irá responder a requisição assincrona que criamos no Javascript
 *
 * Aqui eu espero que a query string codigoFuncionario esteja definida (Pode estar vazia, mas precisa estar definida, por exemplo, codigoCargo= ) por isso usei isset
 *
 *
 */
if (isset($_GET['codigoMes'])) {
    $codigoMes = $_GET['codigoMes'];

/** Novamente encapsulando em métodos para adicionar contexto ao código */
    $folhamesano = obtemfolhamesanoPorId($codigoMes);

if (empty($folhamesano)) {
        /** Como este é um código bem simples, usei o die para escrever o valor de saida
         * isso pq eu quero neste caso o texto seja escrito e a aplicação pare aqui
         * Eu poderia user um echo seguido de um return, mas para adicionar contexto
         * eu usei um método que deixe claro a intenção. Morre aqui e escreve o que eu estou pedindo.

*/
        die(json_encode([
            'erro' => 404,
        ]));
    }

/** Neste caso eu quero escrever e sair (Se nada acontecer depois, ele irá sair sozinho), poderia usar o die, sim. Mas nao é um ponto onde precisa morrer, apenas sair um texto */
    echo json_encode($folhamesano);
} else {
    die(json_encode([
        'erro' => 404,
    ]));

$tabela = '<table border="1" border: solid gray 5px;>';//abre table
                                          $tabela .='<thead>';//abre cabeçalho
                                          $tabela .= '<tr>';//abre uma linha
                                          $tabela .= '<th width="410px">Nome</th>';
                                          $tabela .= '<th width="300px">cargo</th>';
                                          $tabela .= '<th width="140px">salario</th>';
                                          $tabela .= '</tr>';//fecha linha
                                          $tabela .='</thead>'; //fecha cabeçalho
                                          $tabela .='<tbody>';//abre corpo da tabela

$db = pg_connect("port=55432 dbname=folha user=fortesrh password=1234");

$consulta=pg_query($db,"SELECT funcionario.nome, funcionario.cargo, cargo.salario from funcionario INNER JOIN cargo ON funcionario.cargo = cargo.descricao ORDER BY funcionario.nome"); 

while ($linha = pg_fetch_array($consulta)) {//declaração da variável linha trazendo o resultado da query
                                          $tabela .= '<tr>'; // abre uma linha
                                          $tabela .= '<td>'.$linha['nome'].'</td>'; // coluna nome do funcionario
                                          $tabela .= '<td align="center">'.$linha['cargo'].'</td>'; // coluna cargo
                                          $tabela .= '<td align="center">'.$linha['salario'].'</td>'; // coluna salario
                                          $tabela .= '</tr>'; // fecha linha

}
                                         $tabela .='</tbody>'; //fecha corpo
                                         $tabela .= '</table>';//fecha tabela

echo $tabela; // imprime
}