Jump to content
Luckshor

Converter Excel para INSERT SQL

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Sou iniciante no MySQL, essa semana veio uma dúvida de 10 milhões de dólares.

O Chefinho querido me entregou uma planilha excel com 554 mil registros e me pediu para inserir isso na tabela para fazer levantamento de algumas informações.

Aiiii me vêm aquele dúvida...

Fazer 554 mil INSERT INTO (') ???

INSERT INTO `tab_teste_cliente` (`id_cliente`, `cnpj`, `razao_social`) VALUES ('NULL,'12345678901234','Empresa Linda');

Massssss... quando eu exporto uma tabela no MySQL, ele faz aqueles inserts com 200 valores.

Isso torna o INSERT mais rápido é melhor certo?

Então há alguma forma de converter o Excel para um arquivo SQL com esses Inserts múltiplos e facilitar minha vida?  

Algum site, script, gambiarra, subterfúgio técnico ou contato divino para fazer isso?

Obrigado, pela ajuda pessoal até mais!

Luckshor

A pergunta inicial é, você esta apenas utilizando EXCEL e o Banco De Dados MySQL?

Existem muitos meios de se trabalhar com as informações, basta você ter em mãos as ferramentas necessárias, dito isso, o meio que eu recomendaria você a fazer este processo é,  transformar a planilha do EXCEL em um formato popular do próprio EXCEL que é o formato CSV opção SALVAR COMO TEM ESSE FORMATO, que nada mais é do que uma planilha que pode ser lida por qualquer interpretador de texto, como o próprio NOTEPAD, ele separa as colunas da tabela do excel por(PONTO E VIRGULA).

Por exemplo.

PLANILHA SALDO

COLUNAS Nome          Saldo                Data                  ValorDeclarado          Bloqueio De Saldo

LINHAS     Jose            R$ 1.500,00     15/08/2019    R$ 275,00                     Não

LINHAS     Maria          R$ 10.000,00   01/08/2019    R$ 750.000,00              Sim

Planilha acima em formato CSV ficaria

Jose;R$ 1.500,00;15/08/2019;R$ 275,00;Não

Maria;R$ 10.000,00;01/08/2019;R$ 750.000,00;Sim

Com esse formato você pode LER pelo comando do PHP abaixo: