Jump to content
vinihhylian0103

ENVIAR EMAIL COM ARQUIVOS ANEXOS VIA PHP

Recommended Posts

Eu estou usando esse código: 

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Enviar e-mail com anexo</title>
</head>
<body>
<form id="form1" name="form1" method="post" action="?acao=enviar" enctype="multipart/form-data">
   <table width="500" border="0" align="center" cellpadding="0" cellspacing="2">
   <tr>
     <td align="right">Nome:</td>
     <td><input type="text" name="nome" id="nome" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align="right">Assunto:</td>
     <td><input type="text" name="assunto" id="assunto" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align="right">Mensagem:</td>
     <td><textarea name="mensagem" id="mensagem" cols="45" rows="5"></textarea></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align="right">Anexo:</td>
     <td><input type="file" id="arquivo" name="arquivo" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td colspan="2" align="center"><input type="submit" value="Enviar" /></td>
   </tr>
   </table>
</form>

<?php
if($_GET['acao'] == 'enviar'){
 $nome      = $_POST['nome'];
 $assunto   = $_POST['assunto'];
 $mensagem  = $_POST['mensagem'];
 $arquivo   = $_FILES["arquivo"];

$corpoMSG = "<strong>Nome:</strong> $nome<br> <strong>Mensagem:</strong> $mensagem";
 // chamada da classe       
 require_once('class.phpmailer.php');
 // instanciando a classe
 $mail   = new PHPMailer();
 // email do remetente
 $mail->SetFrom('remetente@dominio.com.br', 'remetente');
 // email do destinatario
 $address = "destinatario@dominio.com.br";
 $mail->AddAddress($address, "destinatario");
 // assunto da mensagem
 $mail->Subject = $assunto;
 // corpo da mensagem
 $mail->MsgHTML($corpoMSG);
 // anexar arquivo
 $mail->AddAttachment($arquivo['tmp_name'], $arquivo['name']  );

if(!$mail->Send()) {
   echo "Erro: " . $mail->ErrorInfo;
  } else {
   echo "Mensagem enviada com sucesso!";
  }
}
?>
</body>
</html>

E estou recebendo o seguinte erro:

( ! ) Notice: Undefined index: acao in C:\wamp\www\EMAILL\email.php on line 33
Call Stack
# Time Memory Function Location
1 0.0020 386856 {main}( ) ...\email.php:0

Alguém poderia me ajudar por favor!

Olá amigo, saudações...

Troque essa linha: if($_GET['acao'] == 'enviar'){

por essa linha......: if($_POST['acao'] == 'enviar'){

acho que vai dar certo

Em 06/09/2019 at 22:28, vinihhylian0103 disse:

Eu tentei mas o erro se mantém o mesmo. Não sei o que pode ser.

Amigo tente assim:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Enviar e-mail com anexo</title>
</head>
<body>

<!--Linha abaixo modificada - FORM-->
<form id="form1" name="form1" method="POST" action="" enctype="multipart/form-data">
   <table width="500" border="0" align="center" cellpadding="0" cellspacing="2">
   <tr>
     <td align="right">Nome:</td>
     <td><input type="text" name="nome" id="nome" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align="right">Assunto:</td>
     <td><input type="text" name="assunto" id="assunto" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align="right">Mensagem:</td>
     <td><textarea name="mensagem" id="mensagem" cols="45" rows="5"></textarea></td>
   </tr>
   <tr>
     <td align="right">Anexo:</td>
     <td><input type="file" id="arquivo" name="arquivo" /></td>
   </tr>
   <tr>
     <td colspan="2" align="center">
         <!--Linha abaixo modificada - BUTTON-->
         <button type="submit" name="execut" id="execut" class="btn btn-primary" value="Enviar" >Enviar</button>
     </td>
   </tr>
   </table>
</form>

<?php
//Linha abaixo modificada
if(isset($_POST['execut']) && $_POST['execut'] == 'Enviar'){
 $nome      = $_POST['nome'];
 $assunto   = $_POST['assunto'];
 $mensagem  = $_POST['mensagem'];
 $arquivo   = $_FILES["arquivo"];

$corpoMSG = "<strong>Nome:</strong> $nome<br> <strong>Mensagem:</strong> $mensagem";
 // chamada da classe       
 require_once('class.phpmailer.php');
 // instanciando a classe
 $mail   = new PHPMailer();
 // email do remetente
 $mail->SetFrom('remetente@dominio.com.br', 'remetente');
 // email do destinatario
 $address = "destinatario@dominio.com.br";
 $mail->AddAddress($address, "destinatario");
 // assunto da mensagem
 $mail->Subject = $assunto;
 // corpo da mensagem
 $mail->MsgHTML($corpoMSG);
 // anexar arquivo
 $mail->AddAttachment($arquivo['tmp_name'], $arquivo['name']  );

if(!$mail->Send()) {
   echo "Erro: " . $mail->ErrorInfo;
  } else {
   echo "Mensagem enviada com sucesso!";
  }
}
?>
</body>
</html>

Em 06/09/2019 at 22:28, vinihhylian0103 disse:

Eu tentei mas o erro se mantém o mesmo. Não sei o que pode ser.

Você precisa de estudo. Está fazendo algo que não sabe nem o que é nem de onde vem.

Você precisa saber o que é GET o que é POST... como seu formulário está sendo enviado, como tratar os dados, etc.

o seu $_GET['acao'] está sendo enviado realmente, só faltou a verificação com o "isset". Se você trabalha com envio de arquivos via formulário para o servidor, é necessário dizer isso ao seu formulário com a marcação "

enctype="multipart/form-data"

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By anabeatrizzz
      2. Por que PHP é a mais utilizada em projetos? Explique.

3. São 24 anos de desenvolvimento em PHP, o que faz ele durar tanto na área da programação? Explique.

4. Você acredita que o PHP vai morrer ou não? Explique.

5. Explique o que seria esta HHVM que as empresas utilizam.

6. PHP tem a facilidade de criar APIs, quais seriam as vantagens na hora de desenvolver aplicativos para celular? Explique.

7. Explique um pouco sobre o Laravel, Zend Framework, Sympony, lumen, codelgniter que foram surgindo ao decorrer dos anos.

8. “O PHP veio da WEB e da WEB ele permanecerá”. O que essa frase significaria para você? Explique.

9. Como funcionariam as comunidades em PHP? Por que existem tantas pessoas ainda usando a linguagem? Explique.

10. O PHP vem se modernizando durante anos, quais seriam estas evoluções dele? Explique.
    • By fideles
      Mais uma vez venho aqui pedir ajuda a vocês.

Tenho um formulario que criei aqui na empresa algo bem simples, somente para sair das planilhas de excel, que seria cadastro de funcionarios.

Tem os campos, matricula, nome completo, unidade de trabalho, endereço e telefone de emergencia.

A parte do formulario funciona, a gravação no BD tbm, listar as informações também, ai me perguntaram se era possível um auto preenchimento dos campos colocando somente a matricula do funcionario e respondi que eu não sei porque realmente não sei.

A ajuda que eu preciso de vocês seria, é possível fazer isso ? Colocar a matricula e vir do banco e preencher os outros inputs? Se sim, é possível me derem um exemplo de como funciona e eu estudar o codigo e colocar nos outros inputs.

Obrigado antecipadamente. 

• By tetsuo
      Boas galera?
      Às vezes subo um projeto que, despercebidamente passa um arquivo com letra maiúscula/minúscula
      E dá trabalho pra descobrir que era somente e apenas isso.

Como posso resolver isso?
      Uso rWindows 10.
      Mas a hospedagem é em linux.

O Docker serviria pra me ajudar com essa questão?

• By lUANZIKA3
      minha pagina contém uma table que
      exibe a ultima id da minha DB porém ela não fica ativa.
      a ultima id só é exibida se o form tiver sido enviado.
      ↓table aonde é exibida a Insert_id
      <table class="table table-dark" method="POST" action="processa.php"> <thead> <tr> <th scope="col">#</th> <th scope="col">Ultimo ID</th> </tr> </thead> <tbody> <tr> <th scope="row">1</th> <td> <?php if(isset($_SESSION['id'])){ echo $_SESSION['id']; } ?></td> </tr> </tbody> </table> Agora a conexao.php
      <?php session_start(); $servidor = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = ""; $dbname = "contas"; //Criar a conexao $conn = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $dbname); $nome = filter_input(INPUT_POST, 'nome', FILTER_SANITIZE_STRING); $face = filter_input(INPUT_POST, 'face', FILTER_SANITIZE_STRING); $numeros = filter_input(INPUT_POST, 'numeros', FILTER_SANITIZE_STRING); //echo "Nome: $nome <br>"; //echo "E-mail: $email <br>"; $result_usuario = "INSERT INTO usuarios (nome, face, numeros, created) VALUES ('$nome', '$face', '$numeros', NOW())"; if ($conn->query($result_usuario) === TRUE) { $id = $conn->insert_id; $_SESSION['id'] = "" . $id; } else { echo "Error: " . $result_usuario . "<br>" . $conn->error; } $resultado_usuario = mysqli_query($conn, $result_usuario); if(mysqli_insert_id($conn)){ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-success' role='alert'> Parabéns agora você está participando! </div>"; header("Location: index.php"); }else{ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-danger' role='alert'> OPS! Parece que você já está participando, espere por outro sorteio e volte! </div>"; header("Location: index.php"); }  
    • By lUANZIKA3
      minha pagina contém uma table que
      exibe a ultima id da minha DB porém ela não fica ativa.
      a ultima id só é exibida se o form tiver sido enviado.
      ↓table aonde é exibida a Insert_id
      <table class="table table-dark" method="POST" action="processa.php"> <thead> <tr> <th scope="col">#</th> <th scope="col">Ultimo ID</th> </tr> </thead> <tbody> <tr> <th scope="row">1</th> <td> <?php if(isset($_SESSION['id'])){ echo $_SESSION['id']; } ?></td> </tr> </tbody> </table> Agora a conexao.php
      <?php session_start(); $servidor = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = ""; $dbname = "contas"; //Criar a conexao $conn = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $dbname); $nome = filter_input(INPUT_POST, 'nome', FILTER_SANITIZE_STRING); $face = filter_input(INPUT_POST, 'face', FILTER_SANITIZE_STRING); $numeros = filter_input(INPUT_POST, 'numeros', FILTER_SANITIZE_STRING); //echo "Nome: $nome <br>"; //echo "E-mail: $email <br>"; $result_usuario = "INSERT INTO usuarios (nome, face, numeros, created) VALUES ('$nome', '$face', '$numeros', NOW())"; if ($conn->query($result_usuario) === TRUE) { $id = $conn->insert_id; $_SESSION['id'] = "" . $id; } else { echo "Error: " . $result_usuario . "<br>" . $conn->error; } $resultado_usuario = mysqli_query($conn, $result_usuario); if(mysqli_insert_id($conn)){ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-success' role='alert'> Parabéns agora você está participando! </div>"; header("Location: index.php"); }else{ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-danger' role='alert'> OPS! Parece que você já está participando, espere por outro sorteio e volte! </div>"; header("Location: index.php"); }  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.