Ir para conteúdo
ViniciusRamoa

Postar em site criado em HTML, CSS3 e JavaScript

Recommended Posts

Primeiro, duas coisas: o texto é grandinho e não sei se postei no local correto, se não, eu peço que me orientem, se sim, obrigado, é meu primeiro post aqui.

Olá, eu estou criando um site bem simples, ele vai funcionar apenas para os usuários lerem conteúdos postados, será postados livros/quadrinhos e outros conteúdos próprios, eu já criei todo o site usando html e css3, mas ainda sou bem novo nessa área, estou sempre procurando aprender, então desculpe se minha dúvida for muito "noob", mas é o seguinte:

O site está todo pronto, em questão de layout e estrutura, estou estudando php e Banco de dados para criar um sistema de registro/login para os usuários salvarem seus dados, como "último livro lido, livros marcados com gostei" e etc, mas antes disso, Eu tenho uma dúvida, como vou postar nesse site? Pois eu tenho ele todo pronto, mas ele é "estatico", para eu adicionar algo novo, eu teria que criar tudo por linhas de códigos e etc, mas quais linguagens uso ou como é chamado os métodos para eu deixar esse site "vivo", no sentido de ele ter postagens constantes automaticamente por meio de uma simples interface para posts dos adms? 

A minha ideia é ter um "rank" de permissões, para usuários normais, lhes seriam atribuído o "rank 0", podendo assim apenas ler e salvar os dados como últimos lidos, quais começaram e não terminaram e etc, já  para os adms, eles seriam "rank 1", tendo as mesmas opcoes/funcoes do "rank 0", mas em sua página de perfil, surgiria opções para postar conteúdos, não precisa ter ferramentas para modificar o site, como mudar logo, mudar x cor de y local, mas sim apenas para postar conteudos, pois a manutenção e edição do site eu posso fazer arrumando as linhas de código, mas o sistema de postagem eu gostaria de automatizar, como um blog, que posta uma notícia, ela aparece com uma imagem e uma pequena descrição, quando eu postar outra, a antiga vai "descer" e cada vez mais ir para baixo ou para a página 2, 3 etc...

Um exemplo do que eu mais ou menos quero dizer, seria algo assim: leitor.net ou neoxscan.com acho que esses são os melhores exemplos, é algo bem simples, a pessoa acessa, ler e pronto, quem tiver logado vai ter informações de leitura salvas, mas a pergunta agora é: como postarei? Quais linguagens são usadas para isso? Existe algum nome que denomina essa função de posts para que eu pesquise mais sobre isso? Mesmo se não for possível explicar, por ser complexo, poderia pelo menos dizer qual caminho e o que é usado para tornar isso possível, por favor?

Então essa é minha dúvida, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ViniciusRamoa

 

Você pode fazer o que você deseja usando PHP ou Java ou ASP ou NodeJS ou Python + MySQL ou SQLServer ou Oracle + Ajax + jQuery + JavaScript.

 

Existem um grande número de recursos para se construir um Website hoje em dia, o que eu recomendo é você a procurar por linguagens de programação com recursos na internet, de baixo valor ou valor zero, por este motivo eu usario neste caso o PHP + MySQL + Ajax + jQuery + JavaScript, pois são linguagens de programação com custo ZERO e de grande conteudo disponivel para auxilia-lo na construção em caso de dúvidas.

 

O problema é que, por você ter construido o site "inteiro" de forma fixa, você terá o que dizemos no mundo da programação chamado Retrabalho. Vou te explicar algo superficial, o PHP tem a "função" tornar a página dinâmica em questão de conteudo, mas o PHP após carregado não é "dinâmico" isso porque ele monta a página do lado do Servidor e apresenta para o usuário que está navegando o resultado FINAL, então para que o site se torne completamente dinâmico, como no caso de alguém postar algo e ele aparecer repentinamente na tela sem a necessidade de um refresh da página, como os post do facebook por exemplo, você precisa usar Ajax com jQuery, o uso do JavaScript torna o trabalho de validações em tempo de execução da página de forma mais simples, como por exemplo ao digitar um e-mail em um TEXTBOX o JavaScript pode validar no momento em que cada tecla é pressionada se o e-mail é um e-mail válido ou não e permitir que o envio seja feito ou não, bom e o MySQL é o seu SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). nele você ira guardar todas as informações como os POST, ira armazenas os usuários cadastrados, login, senha, e-mail, os livros lidos, os favoritos entre outras coisas mais.

 

Então o seu retrabalho fica em todo o seu sistema, vou te dar um exemplo, você tem a sua página inicial, a INDEX.HTML, você terá que transformar ela em INDEX.PHP e todo o conteudo nele apresentado de forma fixa você precisara subistituir por acessos ao MySQL usando query's com o PHP e com os resultados retornados você monta a página a ser apresentada com o próprio PHP, depois disso cada estimulo, cada input feito pelo usuário você ira tratar com o Ajax e o jQuery para que ele possa armazenar nas bases o conteudo como os "post".

 

Bom, se você precisar de ajuda para montar algo, poste o código com a dúvida ou solicitação que alguém irá lhe ajudar.

 

Espero ter ajudado.

 

Att.

Felipe Coutinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Eu já estava começando a estudar PHP+MySQL, mas sua resposta já me tirou muitas dúvidas, vejo que agora só depende de eu aprender as outras linguagens e fazê-las funcionar como eu quero, muito obrigado mesmo.

Mas bom, como você disse, precisarei fazer um "retrabalho", esse retrabalho envolve a parte de design? Exemplo, precisarei remodelar objetos, menus, cores e etc para tornar ela de "INDEX.HTML" para "INDEX.PHP"? Ou esse "retrabalho" não irá me fazer alterar tais coisas no site? Eu sei que irá incrementar mais conteúdos, mais funções etc, mas tudo já "estruturado" atualmente precisará ser totalmente refeito com outras configurações? Ou eu poderei apenas "linkar" as informações, adicionar scripts e etc que já funcionará? Pois o que veio a minha mente, é que com as outras linguagens, php e etc, precisarei apenas "dar vida" ao que já está "pronto". 

Obrigado novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ViniciusRamoa

 

Você não precisa mudar nada de "layout", se você mudar de HTML para PHP nada será perdido, apenas é claro que você quiser apresentar algo no meio do código "antigo" do HTML com o PHP, exemplo um nome de usuário, se você fizer isso vai precisar implementar apenas, mas refazer não.

 

De HTML para PHP "nada" muda, por enquanto.

 

Espero ter ajudado.

 

Att.

Felipe Coutinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por Thiago Duarte
      Oi, gostaria de arrastar imagem e ao soltar formar bloco html, meu bloco de html ficaria com nome, content-1.html, content-2.html, etc
       
      Alguem pode me ajudar?
    • Por juliosonic
      Boa noite..
      Estou desenvolvendo um site de https://www.maithunatantra.com.br/ e estou com um duvida sobre o menu de navegação da versão mobile.
      O menu que tem o dropdown "Terapeutas" e "Terapias" quando clico em cima ele expande como deve ser, mas quando clico denovo para recolher os submenus
      nao acontece nada.. segue o trecho do codigo do menu..
      <div class="collapse navbar-collapse" id="navbarsExample09">             <ul class="navbar-nav ml-auto">               <li class="nav-item  active"><a class="nav-link" href="index.html">Home</a></li>               <li class="nav-item  active"><a class="nav-link" href="about-us.html">Quem Somos</a></li>               <li class="nav-item dropdown1">                     <a class="nav-link dropdown-toggle" data-toggle="dropdown1" href="#">Terapeutas</a>                     <ul class="dropdown-menu">                         <li><a class="dropdown-item" href="terapeuta-julio-cezar.html">Julio Cezar</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="terapeuta-pamela-priscila.html">Pamela Priscila</a></li>                     </ul>                                    </li>               <li class="nav-item dropdown">                     <a class="nav-link dropdown-toggle" data-toggle="dropdown1" href="#">Terapias</a>                     <ul class="dropdown-menu" aria-labelledby="dropdown01">                         <li><a class="dropdown-item" href="o-que-e-reiki.html">O que é Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="beneficios-reiki.html">Benefícios do Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="principios-reiki.html">Princípios do Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="animais-reiki.html">Reiki em Animais</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="animais-reiki.html">Estudos Sobre Reiki</a></li>                         <li><a class="dropdown-item" href="terapia-massagem-tantrica.html">Terapia Tântrica</a></li>                     </ul>               </li>               <li class="nav-item  active"><a class="nav-link" href="blog.html">Blog</a></li>                <li class="nav-item"><a class="nav-link" href="contato.html">Contato</a></li>             </ul>         </div>  
      Massagem Tantrica em Curitiba
      Tantra Curitiba
      Massagem Tântrica
      Tantra
      Julio Darshan

      Obrigado
      Att
      Julio Cezar
       
       
       
    • Por belann
      Olá!
       
      Estou fazendo o upload de arquivos com fetch dessa forma
      fetch(url, {
              method: 'POST',
              headers: {'Content-Type': 'multipart/form-data',},
              body: formData 
          }).catch((error) => (console.log("Problemas com o Upload"), error));
       
      estou usando input type=file
      e criando uma const formData = new FormData(); 
      mas não faz e não dá nenhum erro.
      estou fazendo o upload com a url="http://localhost/dashboard/dados".
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.