Ir para conteúdo
joagostini

JS - criar rotina que só avança após certa condição ser satisfeita pelo usuário

Recommended Posts

Olá, sou iniciante, e estou fazendo, como exercício, o jogo da velha. 'Desenvolvi' uma rotina de escolha de nível do jogo (serão 3 níveis) que deve aguardar a escolha do usuário para o programa prosseguir. Mas acho que não entendi direito como o javascript funciona, pois o que fiz não funciona e não encontrei uma solução (talvez não saíba como pesquisar corretamente o assunto na web).


O começo do HTML (que é pouco) onde está um select para escolha do nível é este:

<body>
    <div id="dvmenu">
        <button onclick="iniciar()">Iniciar Jogo</button>
        <p><br></p>
        <div id="dvQuemComeca">
            <label for="nivel">Escolha o nivel:</label>
            <select id="nivel" onChange='atualiza()'>
                <option value=0 selected>Escolha um nível</option>
                <option value=1>Nível 1 - Brincadeira</option>
                <option value=2>Nivel 2 - Surpresa</option>
                <option value=3>Nível 3 - Desafio</option>
            </select>
        </div>
        <div id="jogador" class="jogador"></div>
        <div id="vencedor" class="jogador"></div>
    </div>

 

O código JS é este:

//INÍCIO VEM DE LOAD
function iniciar() {
    casela = document.querySelectorAll('div[id^="p"]');
    for (let cas of casela) {
        cas.innerHTML = '';
    }
    for (let i = 0; i < 9; i++){
       tab = tab;
    }
    console.log(tab);
    nivel = 0; 
    msg = '';
    qtosLancesJog = 0;
    sorteiaJogador();
    //até aqui funcionou direito
}
//--------------------------------------------------------------------
//ESCOLHA DO NÍVEL DO JOGO
function atualiza(){
    let selecao = document.querySelector('#nivel');
    let opcao = selecao.options[selecao.selectedIndex];
    return opcao.value;   
}
 
//--------------------------------------------------------------------
 
//SORTEIA QUEM VAI COMEÇAR JOGANDO
//função para definir o jogador que inicia o tab
function sorteiaJogador() {//funcionou direito
    let quemComeca = parseInt(Math.floor(Math.random() * 2));
    if (quemComeca == 0{
        msg = 'Computador';
        //setTimeout(lanceCpu, 2000);//dá um intervalo antes do computador realizar o 1 lance
        lanceCpu();
    } else msg = 'Humano';//neste caso a rotina espera que o jogador clique no tabuleiro, qdo roda a função lancetab(pos)
        lanceHumano();
    document.querySelector('#jogador').innerHTML = `<br>O ${msg} começa!`;
}
//--------------------------------------------------------------------
 
//ESCOLHA RANDÔMICA, NIVEL = 1, Da POSIÇÃO DO LANCE DA CPU NO tabULEIRO
function jogouCpu(){//funcionou direito
//nível 1 modo randômico
pos = Math.floor(Math.random() * 9);
return pos;
}
 
//função humana
function lanceHumano(){
    console.log('Estou na função humana');
    do {
        nivel = atualiza();
        console.log(nivel);
    } while (nivel === 0);
    console.log(nivel + ' passei direto');
}

 

O problema está nesse do...while da function lanceHumano(). Segundo entendi, ele prosseguiria apenas quando nivel!== 0, caso contrário, ficaria 'preso' até o momento que o usuário escolhesse uma das opções. Pelo HTML percebesse que setei o select para value=0. Mas ele nem se dá ao trabalho de esperar um miléssimo de segundo, segue em frente com o valor que tiver, no caso 0. O while  não tem efeito. Essa minha perspectiva está errada? Se sim, o que fazer? (paradigma funcional, await?) Obrigado.

P.S.. No código tem uns conole.logs que servem watch-dogs para ajudar a entender por onde vão as rotinas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala pessoal, tudo bem?
       
      Tô tentando fazer um pre-loading, mas não consigo de jeito algum.
      Quero mostrar uma animação enquanto a página é carregada e depois de caregada, esconder a animação e mostrar conteúdo.
       
      Aguém pode me ajudar?
       
      Segue código abaixo
       
       
      <!DOCTYPE html>
      <html lang="pt-br">
      <head>
          <meta charset="utf-8">
          <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0" />  
          <title>PÁGINA LOAD</title>

      <style type="text/css">
      .loadclass {
          border: 2px solid #f3f3f3; /* Light grey */
          border-top: 4px solid #ffc401; /* Blue */
          border-radius: 50%;
          width: 50px;
          height: 50px;
          animation: spin 2s linear infinite;
      }
      @keyframes spin {
          0% { transform: rotate(0deg); }
          100% { transform: rotate(360deg); }
      }
      .conteudo {
          display:none;
      }
      </style>
      <script>
          function loading(){
              document.getElementsByClassName('loadclass')[0].style.display="none";
              document.getElementsByClassName('conteudo').style.display="block";
          }
      </script>
      </head>
      <body onLoad="loading()">
      <div class="loadclass"></div>
      <div class="conteudo">SEU CONTEUDO AQUI DENTRO!!!</div>
      </body>
      </html>
    • Por ILR master
      Pessoal, pergunta bem simples. Abaixo tenho o seguinte código:
       
      <script>
      function alerta()
      {
        if (window.confirm("Você realmente quer sair?")) {
          window.open("sair.html");
      }
      }
      </script>
       
      Funciona perfeitamente, só que está abrindo em outra janela e quero que abra na mesma janela.
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Por Giovanird
      Olá a todos!
      Tenho uma pagina que possui uma DIV onde coloquei uma pagina PHP.
      Uso a função setInterval para atualizar a pagina inclusa dentro da DIV.
      O problema é que ao acessar o site , a DIV só me mostra a pagina inclusa somente quando completo o primeiro minuto.
      Preciso que a pagina inclusa já inicie carregada
       
      Meu código JavaScript e a DIV com a pagina PHP
       
      <script> function atualiza(){ var url = 'direita.php'; $.get(url, function(dataReturn) { $('#direita').html(dataReturn); }); } setInterval("atualiza()",60000); </script> <div> <span id="direita"></span> </div>  
    • Por Thiago Duarte
      Oi, gostaria de arrastar imagem e ao soltar formar bloco html, meu bloco de html ficaria com nome, content-1.html, content-2.html, etc
       
      Alguem pode me ajudar?
    • Por belann
      Olá!
       
      Estou fazendo o upload de arquivos com fetch dessa forma
      fetch(url, {
              method: 'POST',
              headers: {'Content-Type': 'multipart/form-data',},
              body: formData 
          }).catch((error) => (console.log("Problemas com o Upload"), error));
       
      estou usando input type=file
      e criando uma const formData = new FormData(); 
      mas não faz e não dá nenhum erro.
      estou fazendo o upload com a url="http://localhost/dashboard/dados".
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.