Ir para conteúdo
Rasp

Navegar por itens de um array

Recommended Posts

Fala galera! Estou com a seguinte situação e queria uma ajuda de pôr onde seguir o meu raciocínio para resolver:

Possuo um array X com dados que vem do meu backend, exemplo:

array = [
0: [1, 'Banana', '3.00', '...'],
1: [2, 'Maça', '4.00', '...'],
2: [3, 'Abacaxi', '5.00', '...']
];

Monto para o usuário uma tela com a tabela desses dados, com informações resumidas e um botão "detalhar" para exibir o conteúdo em um modal:

| ID | Fruta  | Preço| Ação     |

| 1  | Banana | 3.00 | Detalhar |
| 2  | Maça   | 4.00 | Detalhar |
| 3  | Abacaxi| 5.00 | Detalhar |

Até aí tudo certo, funciona redondo. Mas preciso fazer com que ao abrir o modal, independente do registro que cliquei (ID 1, 2 ou 3), eu possa "navegar" entre os outros registros no modal (possuo botões para isso) sem precisar sair do modal, como se fosse uma paginação.

Como poderia construir essa lógica?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode criar uma variável global para armazenar o index atual do array, e sempre que avançar ou retornar um item, você incrementa ou decrementa essa variável.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/08/2021 at 15:58, LucasLV disse:

Você pode criar uma variável global para armazenar o index atual do array, e sempre que avançar ou retornar um item, você incrementa ou decrementa essa variável.

@LucasLV o grande problema nesse caso é que um ID no meio do caminho pode simplesmente não existir, por exemplo, pelo registro ter sido removido. Com isso, não tenho como confiar no incremento ou decremento de uma variável global.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão aqui fica no encargo de como os dados trafegam do serve-side (backend) para o client-side (javascript).

Somente dizendo como você repassa esses valores você já tem 50% da questão resolvida.

Bom vendo isso presumo que seja um objeto uma vez que o javascript não usa arrays multi-dimensional:

Em 29/07/2021 at 10:56, Rasp disse:

array = [
];

Como um objeto no geral nunca deveria ser indexado com um inteiro temos pegar o total de chaves dentro de um loop contando seus índices de acordo com a volta do loop, assim sendo fácil identificar qual chave do objeto temos o array para manipular.

<div id="botao_aqui"></div>

<div id="modal" style="display: none">
    <div id="resultado_aqui"></div>
</div>

<script>
    var objeto = {
    };

var botaoAqui = document.getElementById('botao_aqui'),
        modal = document.getElementById('modal'),
        resultadoAqui = document.getElementById('resultado_aqui'),
        botao = null;

for (var i = 0; i < Object.keys(objeto).length; i++) {
        botao = document.createElement('button');
        botao.innerHTML = 'Visualizar &gt; ' + objeto[i][1];
        /* No caso o id do array for 3 menos um então a chave o objeto é dois
         * E é atravéz desse numero que podemos regatar o array do objeto alvo
         * objeto[i][0] - 1) */
        botao.setAttribute('data-chave', (objeto[i][0] - 1));
        botao.addEventListener('click', abrirModal, false);
        botaoAqui.appendChild(botao);
    }

function abrirModal(alvo) {
        var dados = objeto[(alvo.target).dataset.chave];
        resultadoAqui.innerHTML = '<p>ID(chave) : ' + dados[0] + '</p>'
                + '<p>Texto : ' + dados[1] + '</p>'
                + '<p>Preço : ' + dados[2] + '</p>'
                + '<p>Pontos : ' + dados[3] + '</p>';
        modal.removeAttribute('style');
    }
</script>

6 horas atrás, Rasp disse:

o grande problema nesse caso é que um ID no meio do caminho pode simplesmente não existir, por exemplo, pelo registro ter sido removido. Com isso, não tenho como confiar no incremento ou decremento de uma variável global.

Também nesse caso você vai se esbarrar nesse contexto, pois os dados já foram renderizados para o cliente, ou seja vão existir na tela dele mesmo que tenham sido alterados ou excluídos.

Então você tem duas alternativa:

1 - Ao invés de resgatar os dados já renderizados quando abrir o modal, você executa um ajax buscando essas informações, se elas não existirem mais você toma as medidas cabíveis de acordo com a sua necessidade.

2 - Usar um sistema como o socket.io por exemplo, para que quando essas informações sejam alteradas no servidor elas sejam renderizadas novamente para todos os usuários.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Estou com uma pequena dúvida se é possível ser realizado.

Preciso passar 2 IDs para o Sistema executar a função, estou utilizando desta forma e gostaria de saber como faço via JS para passar os parâmetro que preciso.

Observação:
      Dentro da TABELA utilizei 2 Forms, para passar os IDS que preciso, funcionou conforme código abaixo.
      <div class="card-body"> <table id="tab_clie" class="table table-bordered table-hover"> <thead> <tr> <th style="text-align:center; width:10%;">Pedido Nº</th> <th style="text-align:center; width:10%;">Data Pedido</th> <th style="text-align:center; width:32%;">Fornecedor</th> <th style="text-align:center; width:10%;">Status</th> <th style="text-align:center; width:5%;">Ação</th> </tr> </thead> <tbody> <?php foreach ($results as $r) { $dta_ped = date(('d/m/Y'), strtotime($r->dataPedido)); switch ($r->pd_status) { case '1': $status = '&nbsp;&nbsp;Aberto&nbsp;&nbsp;'; $txt = '#FFFFFF'; //Cor: Branco $cor = '#000000'; //Cor: Preta break; case '2': $status = 'Atendido Total'; $txt = '#FFFFFF'; //Cor: Branco $cor = '#086108'; //Cor: Verde break; case '3': $status = 'Atendido Parcial'; $txt = '#000000'; //Cor: Branco $cor = '#FEA118'; //Cor: Amarelo break; default: $status = 'Cancelado'; $txt = '#FFFFFF'; //Cor: Branco $cor = '#D20101'; //Cor: Vermelho break; } echo '<tr>'; echo '<td width="10%" height="10" style="text-align:center;">'.$r->pd_numero.'</td>'; echo '<td width="10%" height="10" style="text-align:center;">'.$dta_ped.'</td>'; echo '<td width="32%" height="10" style="text-align:left;">'.$r->nome.'</td>'; echo '<td width="10%" height="10" style="text-align:left;"><span class="badge" style="color:'.$txt.'; background-color:'.$cor.'; border-color:'.$cor.'">'.$status.'</span></td>'; echo '<td width="5%" style="text-align:center;">'; ?> <div class="row"> <?php if($this->permission->checkPermission($this->session->userdata('permissao'), 'vPedido')){ ?> <form action="<?= base_url() ?>compras/pedidos/visualizar" method="POST" > <input type="hidden" name="idPedido" value="<?php echo $r->idPedidos; ?>"> <input type="hidden" name="nrPedido" value="<?php echo $r->pd_numero; ?>"> <button class="btn btn-warning" title="Visualizar" style="margin-left:50%; padding: 1px 3px;"><i class="fa fa-search icon-white"></i></button> </form> <?php } if($this->permission->checkPermission($this->session->userdata('permissao'), 'ePedido')){ ?> <form action="<?= base_url() ?>compras/pedidos/editar" method="POST" > <input type="hidden" name="idPedido" value="<?php echo $r->idPedidos; ?>"> <input type="hidden" name="nrPedido" value="<?php echo $r->pd_numero; ?>"> <button class="btn btn-primary" title="Editar" style="margin-left:50%; padding: 1px 3px;"><i class="fa fa-edit icon-white"></i></button> </form> <?php } ?> </div> <?php echo '</td>'; echo '</tr>'; } ?> </tbody> </table> </div>
      Grato,

Cesar.
    • Por belann
      Olá!

Estou usando o editor quill em uma página html, sem fazer a instalação com npm, mas usando as api´s via internet com http, no entanto não consigo fazer a tecla enter funcionar para mudança de linha, tentei essa configuração abaixo, mas não funcionou.

modules: {       syntax: true,       toolbar: '#toolbar-container',       keyboard: {         bindings: {           enter: {             key: 13,             handler: function(range, context) {                       quill.formatLine(range.index, range.length, { 'align': '' });             }           }  

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Gostaria de poder tirar uma dúvida com os amigos.

Como faço uma função para Comparar a Data Digitada pelo o Usuário com a Data Atual ?

Data Digitada:  01/09/2024

Exemplo:
      25/09/2024 é menor que DATA Atual  ====> mensagem: informe uma data válida.
      25/09/2024 é igual DATA Atual ===> o sistema libera os INPUT's.

Como faço uma comparação com a Data Atual, para não Deixar Gravar Data retroativa a data Atual.

Grato,

Cesar
    • Por Rafael Castelhano
      Olá, quero preencher um dict dinamicamente onde a chave é uma string multidimencional no dict, ex:
      var dict = {} var path = 'a.b.c' dict[path] = 55 // isso faz dict ficar desta forma {'a.b.c': 55} // mais quero que fique assim {a: {b: {c: 55}}} Como consigo alterar desta forma? 
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Estou com um problema de cálculo que não estou conseguindo resolver.

Tenho uma rotina em Javascript que faz o seguinte cálculo qtde x vrUnit = total.

qtde   x  vrUnit    =    total
      1,23   x  1,00       =    1,23    << até aqui tudo bem.

o problema seria fazer o arredondamento para cima para impedir de fazer este cálculo:
      0,01 x 0,01 = 0,0001

para digitar o valor estou utilizando esta função:

/*Esta função quando o usuário digitar o valor aparece * 1,23 */ function formataDigitacao(i) { //Adiciona os dados para a másrcara var decimais = 2; var separador_milhar = '.'; var separador_decimal = ','; var decimais_ele = Math.pow(10, decimais); var thousand_separator = '$1'+separador_milhar; var v = i.value.replace(/\D/g,''); v = (v/decimais_ele).toFixed(decimais) + ''; var splits = v.split("."); var p_parte = splits[0].toString().replace(/(\d)(?=(\d{3})+(?!\d))/g, thousand_separator); (typeof splits[1] === "undefined") ? i.value = p_parte : i.value = p_parte+separador_decimal+splits[1]; } /*Esta função faz a multiplicação entre Valor Unitário X Quantidade *faz a multiplicação correta */ function calcProd(){ //Obter valor digitado do produto var prod_qtde = document.getElementById("qtde").value; //Remover ponto e trocar a virgula por ponto while (prod_qtde.indexOf(".") >= 0) { prod_qtde = prod_qtde.replace(".", ""); } prod_qtde = prod_qtde.replace(",","."); //Obter valor digitado do produto var valor_unit = document.getElementById("vlrunit").value; //Remover ponto e trocar a virgula por ponto while (valor_unit.indexOf(".") >= 0) { valor_unit = valor_unit.replace(".", ""); } valor_unit = valor_unit.replace(",","."); //Calcula o Valor do Desconto if (valor_unit > 0 && prod_qtde > 0) { calc_total_produto = (parseFloat(valor_unit) * parseFloat(prod_qtde)); var numero = calc_total_produto.toFixed(2).split('.'); //<<== aqui faço o arredondamento das casas decimais de 1,234 p/ 1,23 numero[0] = numero[0].split(/(?=(?:...)*$)/).join('.'); document.getElementById("vlrtotal").value = numero.join(','); } else { if (valor_unit > 0) { document.getElementById("vlrtotal").value = document.getElementById("vlrunit").value; } else { document.getElementById("vlrtotal").value = "0,00"; } } } Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.