O Laravel é um PHP avançado, onde você consegue colocar um HTML dentro de outro HTML, mas falar é muito fácil.
Eu não sei usar o Laravel. Lá em 2017, o João Ribeiro começou a publicar no YouTube um tutorial do Laravel. Bem no começo, ele ensina o estudante a instalar o Laravel pelo método Composer e também pelo método Laragon. O professor decidiu usar o método Laragon, ele é interessante, mas eu já tinha instalado pelo método Composer.
As telas são diferentes e os resultados são diferentes. De 2017 até 2022, muita coisa mudou, e assim eu preciso consultar o Google para ver se consigo chegar no mesmo resultado do João Ribeiro, fazendo os ajustes no Laravel.
Mas o que não mudou foi o Artisan. Para fazer ele funcionar o comando é "php artisan serve", e assim você conecta o Laravel com o navegador do seu notebook.
O que mais me deixou assustado foi o tamanho do Laravel. João Ribeiro chamou o projeto de "primeiro", e na hora de fazer uma cópia de segurança no OneDrive, isso demorou três minutos (são 7.200 arquivos, totalizando 58 mb). O tamanho não é tão grande, mas o número de pastas assusta. A próxima etapa do OneDrive é sincronizar os arquivos do notebook com o servidor da Microsoft, isso levou 13 minutos. Ou seja, 16 minutos é uma eternidade! Claro que esse tempo pode ser diminuito, o problema é que sai mais caro eu aumentar a velocidade. Estou usando uma operadora de pobre, um modem de pobre e uma conexão de pobre.
Para contornar esse problema, eu pedi para o Visual Studio Code abrir o projeto diretamente no OneDrive. Eu criei um route bem safado assim:
<?php
use Illuminate\Support\Facades\Route;
Route::get('/', function() { return "olá mundo 2022!";});
Ativei o artisan, e o resultado apareceu na tela do navegador do jeito que eu esperava.
Eu gostei do artisan. É uma pena que não sei fazer o WampServ fazer a mesma coisa com relação aos código PHP.