Ir para conteúdo
joao b silva

[Resolvido] quebra de linha do php para o javascript

Recommended Posts

var vCod = button.getAttribute('data-bs-grCODIGO'); var vNom = button.getAttribute('data-bs-grNOME')

esto inserindo a linha acima no meu javascript com php, neste caso especifico sao duas linhas em uma só, por isso coloquei um ponto-e-virgula antes do segundo var, ou seja ao final da primeira linha para evitar erro.

Como eu faço pra inserir uma quebra de linha ao incluir codigo JAVASCRIPT atraves do PHP?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 03/01/2023 at 17:55, tetsuo disse:

pressione enter no lugar do ponto e vírgula

Se o código javascript está sendo inserido de forma dinámica com PHP como vou pressionar enter?

ta brincando comigo? eu não estou aqui de brincadeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu escreveria assim:

<?php

echo "<script>"

echo "vCod = button.getAttribute('data-bs-grCODIGO')";

echo "Nom = button.getAttribute('data-bs-grNOME')";

echo "</script>";

 

mas eu prefiro usar o PHP aonde for necessário, ou seja, colocaria tudo na linguagem HTML, assim

<script>

vCod = button.getAttribute('data-bs-grCODIGO')

Nom = button.getAttribute('data-bs-grNOME')

</script>

 

Para mim, só vale a pena usar o dialeto PHP se for necessário usar uma variável:

<?php
$type="submit";
echo "<input type=$type>";

Essa última instrução só funciona se você usar aspas duplas, não funciona se usar aspas simples.

Ou seja, o HTML já tem um monte de regras, o JavaScript tem outras e o PHP também. O melhor é usar o HTML sempre, mas se ele não oferecer o recurso que você espera, aí sim você pode pegar outros recursos, mas lembrando que novo recurso usa um novo dialeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@joao b silva Se você posta algo abstrato as pessoas tem que adivinhar o que você está tentando fazer, daí sai respostas incoerentes como a pergunta.

Seja objetivo e claro para que a pessoa possa ter certeza do seu problema.

 

Em 03/01/2023 at 04:41, joao b silva disse:

esto inserindo a linha acima no meu javascript com php

php não insere javascript, php é o texto que o servidor interpreta, o usuário final só recebe aquilo que o php já renderizou, no caso sempre será uma marcação html.

 

11 horas atrás, joao b silva disse:

Se o código javascript está sendo inserido de forma dinámica com PHP como vou pressionar enter?

Explique como a string que corresponde do suposto javascript é criado e como será usado, que do contrário é usar uma quebra de linha "pressionando ENTER" ou um codec que representa uma quebra de linha no caso um contra-barra + N

$texto = "var primeiraLinha = 'olá', \n segundaLina = 'mundo';";

No mais um colega aqui bem disse, ficar fazendo rodeios para coisa inútil é coisa inútil.

Deixe de preferência o php fazer o trabalho de php e html fazer trabalho de html.

 

 

 

2 horas atrás, Frank K Hosaka disse:

echo "<input type=$type>";

É só escapar as aspas

echo "<input type=\"{$type}\" />";

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Omar~ disse:

@joao b silva Se você posta algo abstrato as pessoas tem que adivinhar o que você está tentando fazer, daí sai respostas incoerentes como a pergunta.

Seja objetivo e claro para que a pessoa possa ter certeza do seu problema.

 

php não insere javascript, php é o texto que o servidor interpreta, o usuário final só recebe aquilo que o php já renderizou, no caso sempre será uma marcação html.

 

Explique como a string que corresponde do suposto javascript é criado e como será usado, que do contrário é usar uma quebra de linha "pressionando ENTER" ou um codec que representa uma quebra de linha no caso um contra-barra + N


$texto = "var primeiraLinha = 'olá', \n segundaLina = 'mundo';";

No mais um colega aqui bem disse, ficar fazendo rodeios para coisa inútil é coisa inútil.

Deixe de preferência o php fazer o trabalho de php e html fazer trabalho de html.

 

 

 

É só escapar as aspas

echo "<input type=\"{$type}\" />";


Bom dia, Omar,

Eu sei que é muito difícil levar uma bofetada na face direita e logo em seguida levar outra bofetada na face esquerda, logo faz sentido você usar o seu direito de resposta e no meio da sua raiva você acabou me arrastando no meio da briga. Desde 2020, eu sempre usei as variáveis do PHP sem nenhum escape, sem nenhum colchete e menos ainda o fechamento do marcador input, logo eu uso a lei do menor esforço e sempre escrevo echo "<input type=$type>"; ao invés de usar o seu estilo acadêmico. Eu não defendo o estilo acadêmico. Se o interpretador entende <td>item<td>item como <td>item</td><td>item</td> não vejo nenhum motivo para defender a gramática formal, quando o interpretador funciona se eu usar a gramática informal. O problema não sou eu, e sim o interpretador que é flexível demais.

O mesmo problema é o fórum. Sempre encontro questões difíceis de entender, às vezes eu me arrisco a responder, mas nunca sei se a pessoa leu a minha resposta. Eu só recebo a resposta, quando a minha solução não funciona, e aí eu levo bofetada na direita e outra bofetada na esquerda. Perguntei para o padre como enfrentar esse tipo de situação e ele sugeriu entrar no fórum com a seguinte mensagem "bom dia para o senhor também". O padre também não ajuda muito.

Mas temos que agradecer por termos esse fórum. Graças a ele, ficamos sabendo que existem pessoas piores que os nossos cunhados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe, vamos acalmar os ânimos, pessoal.

 

@Frank K Hosaka, não acho que o @Omar~ tenha sido hostil com você, meu amigo, ele apenas explicou que você pode utilizar as aspas duplas no atributo se escapá-las. Acredito que seja construtivo, mas por vezes as palavras podem não soar amistosas, uma vez que é o nosso único recurso nesse recinto. Já aconteceu muito comigo por aqui também :)

 

Eu particularmente faria a sugestão da concatenação, pois não gosto de escapar as aspas (na minha opinião fica um pouco bagunçado), mas isso é totalmente de gosto.

<?php
echo '<input type="' . $type . '" />';

 

Outra possibilidade seria utilizar Heredoc: https://www.php.net/manual/pt_BR/language.types.string.php#language.types.string.syntax.heredoc

 

O bom do Heredoc é que potencialmente poderia resolver também a questão do autor do tópico, @joao b silva, pois ela preserva as quebras de linha.

Veja esse exemplo do manual:


<?php
// Sem indentação
echo <<<END
      a
     b
    c
\n
END;

// 4 espaços de indentação
echo <<<END
      a
     b
    c
    END;

Saída:

      a
     b
    c

  a
 b
c

 

(embora eu ainda faria como o Omar fez: aspas duplas e \n para representar o caractere de quebra de linha)

 

E Frank, sua forma de escrever o atributo sem aspas na verdade está correta.

Antigamente (HTML 4 pra trás) a única forma correta era com aspas duplas (até onde eu me lembre pelo menos), mas no HTML moderno (a.k.a HTML 5), você pode:

 

1 - Escrever valores de atributos sem aspas, desde que não contenham espaços.

2 - Escrever valores de atributos com aspas duplas ou aspas simples.

 

Fonte: https://html.spec.whatwg.org/multipage/syntax.html#attributes-2

 

Por convenção, no entanto, geralmente adotamos as aspas duplas, mas isso é meramente uma questão de convenção e costumes.

 

Um feliz 2023 pra todos vocês! =]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Matheus Tavares disse:

Hehe, vamos acalmar os ânimos, pessoal.

 

@Frank K Hosaka, não acho que o @Omar~ tenha sido hostil com você, meu amigo, ele apenas explicou que você pode utilizar as aspas duplas no atributo se escapá-las. Acredito que seja construtivo, mas por vezes as palavras podem não soar amistosas, uma vez que é o nosso único recurso nesse recinto. Já aconteceu muito comigo por aqui também :)

 

Eu particularmente faria a sugestão da concatenação, pois não gosto de escapar as aspas (na minha opinião fica um pouco bagunçado), mas isso é totalmente de gosto.


<?php
echo '<input type="' . $type . '" />';

 

Outra possibilidade seria utilizar Heredoc: https://www.php.net/manual/pt_BR/language.types.string.php#language.types.string.syntax.heredoc

 

O bom do Heredoc é que potencialmente poderia resolver também a questão do autor do tópico, @joao b silva, pois ela preserva as quebras de linha.

Veja esse exemplo do manual:



<?php
// Sem indentação
echo <<<END
      a
     b
    c
\n
END;

// 4 espaços de indentação
echo <<<END
      a
     b
    c
    END;

Saída:


      a
     b
    c

  a
 b
c

 

(embora eu ainda faria como o Omar fez: aspas duplas e \n para representar o caractere de quebra de linha)

 

E Frank, sua forma de escrever o atributo sem aspas na verdade está correta.

Antigamente (HTML 4 pra trás) a única forma correta era com aspas duplas (até onde eu me lembre pelo menos), mas no HTML moderno (a.k.a HTML 5), você pode:

 

1 - Escrever valores de atributos sem aspas, desde que não contenham espaços.

2 - Escrever valores de atributos com aspas duplas ou aspas simples.

 

Fonte: https://html.spec.whatwg.org/multipage/syntax.html#attributes-2

 

Por convenção, no entanto, geralmente adotamos as aspas duplas, mas isso é meramente uma questão de convenção e costumes.

 

Um feliz 2023 pra todos vocês! =]


Muito obrigado! Desejo a todos um novo ano cheio de descobertas. Ontem eu aprendi com o Omar que é possível escrever echo "{$variável}" no PHP, isso não tem o menor efeito mas faz o PHP ficar mais próximo do Blade PHP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 06/01/2023 at 08:57, Frank K Hosaka disse:

Eu escreveria assim:

<?php

echo "<script>"

echo "vCod = button.getAttribute('data-bs-grCODIGO')";

echo "Nom = button.getAttribute('data-bs-grNOME')";

echo "</script>";

 

mas eu prefiro usar o PHP aonde for necessário, ou seja, colocaria tudo na linguagem HTML, assim

<script>

vCod = button.getAttribute('data-bs-grCODIGO')

Nom = button.getAttribute('data-bs-grNOME')

</script>

 

Para mim, só vale a pena usar o dialeto PHP se for necessário usar uma variável:

<?php
$type="submit";
echo "<input type=$type>";

Essa última instrução só funciona se você usar aspas duplas, não funciona se usar aspas simples.

Ou seja, o HTML já tem um monte de regras, o JavaScript tem outras e o PHP também. O melhor é usar o HTML sempre, mas se ele não oferecer o recurso que você espera, aí sim você pode pegar outros recursos, mas lembrando que novo recurso usa um novo dialeto.

entendi. mas não da pra fazer da forma que você citou pq eu estou usando um for para escrever a linha. vou colocar o trecho do codigo a seguir pra você entender melhor:

 

            // Extract info from data-bs-* attributes
            <?php
            for ($iFor = 0; $iFor <= count($Estrutura)-1; $iFor++):
                echo "var ".$Estrutura[$iFor]['VAR1']." = button.getAttribute('data-bs-".$Estrutura[$iFor]['CAMPO']."'); ";
            endfor;
            ?>
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@joao b silva, \n é o caractere que representa a quebra de linha. Basta inseri-lo dentro de sua string, assim:

<?php
for ($iFor = 0; $iFor <= count($Estrutura)-1; $iFor++):
    echo "var ".$Estrutura[$iFor]['VAR1']." = button.getAttribute('data-bs-".$Estrutura[$iFor]['CAMPO']."'); \n";
endfor;
?>

 

E dá pra simplificar um pouquinho o código, dessa forma:

<?php
foreach ( $Estrutura as $campo )
    printf(
        "var %s = button.getAttribute( 'data-bs-%s' );\n",
        $campo[ 'VAR1' ],
        $campo[ 'CAMPO' ],
    );

Daí se $Estrutura tiver esse conteúdo, por exemplo:

<?php
$Estrutura = [
    [ 'VAR1' => 'teste', 'CAMPO' => 'meu-campo' ],
    [ 'VAR1' => 'minhaVar', 'CAMPO' => 'meu-outro-campo' ],
];

Teremos a seguinte saída:

var teste = button.getAttribute( 'data-bs-meu-campo' );
var minhaVar = button.getAttribute( 'data-bs-meu-outro-campo' );

==>> https://3v4l.org/EObSi#v8.2.1

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Matheus Tavares disse:

@joao b silva, \n é o caractere que representa a quebra de linha. Basta inseri-lo dentro de sua string, assim:


<?php
for ($iFor = 0; $iFor <= count($Estrutura)-1; $iFor++):
    echo "var ".$Estrutura[$iFor]['VAR1']." = button.getAttribute('data-bs-".$Estrutura[$iFor]['CAMPO']."'); \n";
endfor;
?>

 

E dá pra simplificar um pouquinho o código, dessa forma:


<?php
foreach ( $Estrutura as $campo )
    printf(
        "var %s = button.getAttribute( 'data-bs-%s' );\n",
        $campo[ 'VAR1' ],
        $campo[ 'CAMPO' ],
    );

Daí se $Estrutura tiver esse conteúdo, por exemplo:


<?php
$Estrutura = [
    [ 'VAR1' => 'teste', 'CAMPO' => 'meu-campo' ],
    [ 'VAR1' => 'minhaVar', 'CAMPO' => 'meu-outro-campo' ],
];

Teremos a seguinte saída:


var teste = button.getAttribute( 'data-bs-meu-campo' );
var minhaVar = button.getAttribute( 'data-bs-meu-outro-campo' );

==>> https://3v4l.org/EObSi#v8.2.1

 

PERFEITO! Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.