Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alessandro

designer x micreiro

Recommended Posts

Indiferença: designer x micreiro

Não vou generalizar designers, micreiros ou profissões, mas vou falar do Desenho Industrial. Nessa área existem dois tipos de pessoas: os designers (com diploma) e os micreiros (sem diploma). Essa profissão ainda está em fase de regulamentação e por enquanto não é vista pelos pequenos e médios empresários como um ponto forte para a identidade da empresa. E nossa função não é vender criatividade, mas sim, "uma vida aos olhos".

Pois bem, os designers simplesmente discriminam os micreiros, pois, para eles, micreiros são pessoas sem estudo, sem estrutura, que não são capazes de fazer uma marca, e que quando fazem é só por acharem bonitinho, sem levar em conta os conceitos e todo o processo que acontece antes e durante sua construção. E digo mais, designers acham que os micreiros tomam muitos trabalhos que poderiam ser feitos certos por eles, mas realmente tomam. Resumindo, os micreiros são pessoas sem moral nenhuma para fazer qualquer coisa que se relacione a design.

Existem sim micreiros que fazem algo porque acharam bonito, mas também há muitos que ralam todos os dias pra estudar, são autodidatas e têm consciência do que estão fazendo - claro que com um pouco menos de teoria, mas com o tempo o nível de conhecimento vai aumentando, depende da vontade da pessoa em crescer. E existem os micreiros que realmente atrapalham todo o processo de construção do design, fazem por fazer, pelo dinheiro, e criticam os formados.

Existem os designers que têm toda a teoria e um pouco mais de prática por fazerem trabalhos acadêmicos próprios da faculdade, além de possíveis trabalhos "por fora", e que possuem consciência de que não são todos os micreiros que sabem fazer design. Assim como existem os designers que generalizam os micreiros e os criticam constantemente por seus trabalhos. Porém, existem muitos micreiros que já estão em algum emprego enquanto muitos estudantes da faculdade de Desenho Industrial ainda não têm serviço. Agora eu pergunto: porque estes que estão estudando não conseguiram trabalho e algum micreiro conseguiu?

Sou totalmente a favor de que as pessoas que optaram por essa área devem ter diploma sim, isso vai ajudar também, ao meu ver, que a regulamentação aconteça mais depressa, vai nos dar um alicerce maior e vai nos mostrar um caminho, pois esse é o papel da faculdade. Mas e os que não tiveram oportunidade de cursar o ensino superior? Eu mesmo quero ter o diploma, e quem não quer? Só acho injusta essa discriminação e indiferença dos designers pelos micreiros.

A faculdade pode ensinar muitas coisas, mas ela não ensina bom gosto, não lhe dá dom, não dá criatividade e nem ensina a ser humilde. Tenho certeza de que as pessoas que criticam, são as que não conseguem um trabalho pra fazer ou se mordem porque aquele cara é melhor que ela, que já tem diploma ou está estudando. Do que adianta fazer faculdade só pra mostrar que tem o canudo? Este será mais um no mercado de trabalho. Nesse mundo existe espaço apenas para quem realmente ama o que faz, estuda muito e é sempre dedicado.

E os donos de pequenas, médias e grandes empresas e principalmente das agências de publicidade e design, e até mesmo os concursos, deveriam dar uma chance para aqueles que estão começando, e não só para aqueles que estão no topo ou tiveram a oportunidade de entrar em uma faculdade. Antes de alcançar o sucesso ou crescer profissionalmente, alguém precisou lhe dar uma chance e aposto que esse alguém hoje se sente orgulhoso do que fez, descobriu um novo talento.

Agora, se me perguntarem se eu deixaria qualquer um fazer uma cirurgia em mim ou me defender no tribunal só porque estudou muitos livros e não fez faculdade, nesse caso peço-lhe pra ler o primeiro parágrafo desse texto. Mesmo assim há muitas pessoas formadas que escandalizam, não fazem direito e nem honram seu diploma, enquanto muitas pessoas que não tem diploma amam o que fazem, assim como eu.

Acredito que quando fazemos um trabalho, colocamos 1% de dom, 1% de talento, 49% de inspiração e 49% de muito estudo. Portanto, sejamos humildes e saibamos respeitar as pessoas para que, no presente e no futuro, possamos ser sempre respeitados e dignos de sermos nós mesmos. Vamos ser seres humanos, dar valor e reconhecer cada um pelo que merece, pois, enquanto houver a desigualdade, andaremos no mesmo círculo dentro deste circo que foi armado por algumas pessoas cujo caráter se resume na sua ignorância.

Espero que um dia essa palavra chamada "indiferença" possa não existir mais, pois é um dos nossos maiores erros julgar por não saber o que há e nem discutir sobre sua própria certeza. Não temos que competir com os outros, temos que competir com nós mesmos, só assim cresceremos, e com isso vamos subir de degrau em degrau sem percebermos.

Essa é minha opinião sobre essa indiferença entre designers e micreiros, no mundo existem coisas muito mais importantes a serem discutidas do que essa indiferença que pode ser finalizada se colocarmos as mãos em nossa consciência por um minuto. Mas se não conseguirmos resolver esse pequeno problema, será um sinal de que sequer conseguimos entender a nós mesmos.

creditos

Gregório José Morelli

Designer Gráfico

Alessandro Novaes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei esse artigo muito interessante . . . Tb acho q devemos tentar sempre melhores do q somos e nao melhores q os outros . . . Acho q nao existe a necessidade de haver indiferença entre as pessoas , pois todos podemos aprender e com esforço e dedicação desempenharmos um grande papel na profissão e na vida . . . Temos q aprender a sermos mais humildes, mesmo q saibamos mai q determinadas pessoas . . . Enfim nuca devemos achar q somos "os karas", pois um dia o tombo pode ser bem feio . . .

Té + <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho formação em design, e estou numa faze de aprendizado, mas trabalho com isso, com certeza minha intenção é fazer uma faculdade, porém sem trabalho não há dinheiro pra se fazer a faculdade então me sinto um pouco de mãos atadas.Mas enquanto não tenho condiçoes de fazer uma faculdade, eu procuro me aprofundar cada vez mais na minha "profissão" . . tendo cada vez mais certeza que é isso mesmo q eu quero pro meu futuro![soçarba!]

Compartilhar este post

Link para o post

Sou designer e sou micreiro....numa formaçao você aprende a base...nao soh a base mais alguma coisa a mais...mais "fuçando" que eh coisa de micreiro eu aprendi muita coisa....entao o negocio eh ser designer e micreiro...tenho amigos micreiros q me ensinam muitas coisas...e esse negocio de emprego soh pra quem tem diploma nao sei c ta muito certo...o empregador vai procurar aquele q pode fazer o q ele quer...c um micreiro tem essa capacidade e vai ter um salario mais baixo q um designer entao o empregador com certeza vai escolher o micreiro....o negocio eh estudar...ser designer...entender do q ta fazendo..e mandar nos micreiros.....falow.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.