Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Insider

The Matrix Effect

Recommended Posts

Fala MatrixManíacos!! B)

Como eu sou um fanzasso de matrix não foi sacrifício nenhum traduzir esse tuto, pelo contrário eu me amarrei. Eu sei que é grande, mas vale a pena fazer, e além do mais você pode criar suas próprias variações.

Vamu lá?

Quem quiser dar uma olhadinha no original em inglês taí:

:: The Matrix Text Effect - English ::

1 - Abra um novo Documento do tamanho que você quiser. Coloque uma camada com fundo preto. Crie uma nova camada e selecione Type Tool (ferramenta de texto).

2 - Agora vamos ter que trabalhar pra criar aquele texto com as letras estranhas. Como fazemos isso? Bom, nós poderíamos gastar a metade do dia digitando estranhas combinações no teclado ou usar um editor de texto. Já que eu estou em um Mac (!) as escolha óbvia é BBEdit. Para PC's, eu não sei (!!!), talvez Word ou algo parecido funcione (Dica: abra um arquivo de imagem no Bloco de notas). O que você tem que fazer é abrir um arquivo gráfico não suportado pelo editor de texto. Eu consegui abrindo um arquivo TIFF e até que funcionou bem.

Olha só isso! Exatamente como o texto de Matrix só que está na horizontal e não tão brilhante. Selecione um grande pedaço de texto no meio e copie para a área de transferência. Depois volte para o Photoshop.

3 - Com a ferramenta texto (Type Tool) selecionada escolha "Texto Vertical" clicando no ícone no canto esquerdo da barra de opções da ferramenta, então selecione "Top Align" (Alinhamento Superior) clique e arraste por todo o documento para criar um parágrafo. Então, abra Character and Paragraph Palettes (Paleta de Texto). Escolha uma fonte legal. Eu usei Courier New. Coloque o tamanho da fonte para 6px (seis píxels, 6 pt também dá). Escolha uma cor verde para o texto. Agora cole o seu texto da área de transferência e confirme clicando na marca da barra de opções da barra de ferramentas. Coloque o Tsume (!!!!) para 70%. Isso reduz o espaço ao redor das letras em 70%, deixando-os mais juntos e mais parecidos com os texto de Matrix.

4 - Coloque o espaçamento para 10px e duplique a camada. Mude o tamanho da fonte para 8px e o espaçamento para 15px. Coloque o modo de camada (Blend Mode) para Linear Dodge (?).

Duplique essa camada. Mude o tamanho da fonte para 10px e o espaçamento para 30px.

5 - OK. Tá dando trabalho hein? Vamos colocar um pouco de Random. Clique no ícone de máscara de camada na parte de baixo da paleta de camadas e coloque as suas cores de "foreground/background" (primeiro plano/plano de fundo) para o padrão (preto e branco - Aperte a tecla "D"). Vá até Filter>Render>Clouds (Filtro>Acabamento>Nuvens), depois Image>Adjusments>Brightness/Contrast (Imagem>Ajustes>Brilho/Contraste). Arraste o contraste todo para direita até chegar a 100%. Dê um Gaussian Blur de uns 20 pixels. Faça isso com todas as três camadas de texto, deve estar ficando melhor, mas ainda não acabamos.

6 - Mais random é necessário. Mais máscara também. Crie uma Layer Set (pasta de camadas) clicando no ícone de pasta na parte de baixo da paleta de camadas e coloque as três camadas de texto lá dentro. Assegure-se de que a Layer Set (pasta de camadas) está selecionada e clique no ícone de máscara de camada. Desta vez nós vamos gastar um pouco mais de tempo com nossa máscara. Escolha a Brush Tool (Ferramenta Pincel) e selecione um brush (pincel) de 6px, sólido, redondo. Tenha certeza de que sua cor de primeiro plano é preto e comece pintar listras em cima do texto (na máscara), isso é só pra apagar algumas linhas. Fica melhor se você apagar mais na parte de baixo do que na parte de cima, e também apague algumas bem no meio. Lembre-se, se você fizer besteira é só pintar com a cor branca pra fazer tudo aparecer novamente, seu texto não está sendo realmente estragado. Esta é a beleza das máscaras. (Dica: Dê dois cliques no mesmo lugar, depois segure Shift e clique no final do trecho que você quer píntar, isso serve para pinta em linha reta)

7 - Agora vamos dar ao texto um pouco de brilho. Duplique cada uma das camadas de texto. Depois de duplicar clique com o botão direito em cada uma das três camadas duplicadas e escolha "Rasterize Layer" (Converter camada para Bitmap), então dê um clique com o botão direito do quadradinho(!) da máscara (das camadas duplicadas) e escolha "Apply Layer Mask" (Aplicar Máscara). Após ter feito uma cópia bitmap de todas as três camadas de texto e aplicado as máscaras, coloque as três embaixo das camadas de texto e mescle as três para que fique só uma. Dê uma Gaussian Blur de 1,5. Clique no ícone de máscara de camada e vá até Filter>Render>Clouds (Filtro>Acabamento>Nuvens). Eu achei que seria muito solitário lá em baixo sem uma máscara para fazer companhia. Quase pronto!

8 - Crie uma nova camada acima da Layer Set (Pasta de camadas). Selecione a transparência de todas as três camadas de texto segurando Ctrl e clicando na primeira camada e então segurando Shift+Ctrl e clicando nas duas outras camadas de texto. Aperte Ctrl+H to ocultar a seleção, assim você pode ver o que está fazendo. Coloque branco como foreground (cor de primeiro plano) e pinte parte brancas no texto (isso serve para iluminar algumas listras, aquelas que ficam tipo blilhando). Tire a seleção (Ctrl+D) e dê um gaussian blur de uns 1,5 pixels (pra mim 0,5, obrigado), coloque Blending Mode (Modo de camada) para Color Dodge (Subexposição de Cor) e coloque a Opacity (transparência da camada) para 80% (pra mim 50%) .

9 - Esta é opicional. Se suas cores parecerem um pouquinho apagadas como as minhas, apenas adicione uma camada de ajuste Hue/Saturation (Matiz/Saturação) e vá arrastando o Hue (Matiz) até ficar satisfeito.

10 - Agora nós faremos o texto. Crie uma nova camada emcima de todas. Selecione a Type Tool (Ferramenta de texto) e uma fonte que fique legal em letras maiúsculas. Eu usei Patatino, tamanho 48px. Você provavelmente pode encontrar uma Matrix Font melhor em um desses sites de download de fontes, se quiser. Você também deve "resetar" o tsume (!!?) e o espaçamento devolta ao normal na palete de texto. Digite seu texto em branco e duplique a camada duas vezes. Converta as três camadas para bitmap (clique com o botão direito em cada uma e escolha "Rasterize Layer" (Converter camada para Bitmap)). Vá para a camada de texto debaixo e clique na caixa de "Preserve Transparecy" (Preservar Transparência) na paleta de camadas. Preencha a camada com a cor usada para o texto de fundo e desative a caixa de Preseve Transparency. Faça isso com a camada do texto do meio também. Na camada de texto debaixo faça Filter>Blur>Motion Blur (Filtro>Desfoque>Desfoque de Movimento), coloque ângulo 0 (zero), faça isso até você achar que ficou bom. Na camada de texto do meio assegure-se de que "Preserve Transparency" está desativado e faça Filter>Other>Minimum (Filtro>Outros>Mínimo) e configure 2 pixels mais ou menos dependendo do tamanho do seu texto. Agora dê um gaussian blur de 2 ou 3 pixels. Na camada de cima (que deve estar com texto branco) selecione a Rectangular marquee Tool (ferramenta de seleção retangular) e selecione um pedaço do texto em uma das letras. Então selecione Move Tool (ferramenta mover) e mova a seleção para qualquer direção 1 ou 2 pixels. Repita quantas vezes você quiser em outras partes do texto. Vincule as três camadas de texto a posicione onde você quiser. É isso aí, acabou.

Bom pessoal, eu fiz isso tudo que tá escrito aí em cima e deu nessa imagem aí em baixo, derepente com umas fontes maiores fica melhor, sei lá. Se alguém fizer esse tutorial, postaê pra galera ver, falou?

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Insider.... demoro, tb sou fãããããããzaço de Matrix !!!! Matrix rulez !!!!Ficou bom o tut... depois posto minha imagem q agora ja to indo. E q bom q traduziu o tuto q publiquei, assim me poupa trabalho. Mas como eu disse noutro tópico talvez eu poste minha versão tb. Vamo ve. Inté.

Compartilhar este post

Link para o post

eu num cunsigo passa da parte das camadaseh q soh sei usa quick mask!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu num cunsigo passa da parte das camadaseh q soh sei usa quick mask!!

Pra colocar máscara na camada é só você clicar na camada que vai ser mascarada e depois clicar no botão de mascara de camada (é um desenho de um retângulo com uma bolinha) que está na parte de baixo da paleta de camadas, no mesmo lugar onde fica o botão de estilos (aquele com o F).Então quando você clica nesse botão, a parece um quadrado branco na camada. Nesse quadrado tudo que você pintar de branco vai fazer com que sua camada normal (uma imagem por exemplo) apareceça exatamente no lugar que você está pintando, se você pintar usando preto irá apagar (mas não está apagando realmente é só pintar de branco pra voltar tudo).Bom, esse quadrado pode ser editado, pode-se aplicar filtros e mais uma porrada de coisas porque ele é independente da camada normal. Pra você alternar pra um ou pra outro é só clicar em cima do quadradinho que vai ficar uma borda indicanto onde você está. Então é só clicar no quadrado da máscara pegar um brush e pintar de preto em cima da imagem pra apagar.Espaçamento: quando você clica na ferramenta Type Tool (Ferramenta de texto) a barra de opçôes muda toda pra opções de texto, certo? Então, lá tem um botão escrito "Patela" ou "Palete", enfim, é um botão, clica nele que vai abrir a paleta de texto. Vai passando o mouse em cima das opções que você achará algo como "Spacing" ou " Espaçamento".Espero que isso tenha ajudado meus amigos!Qualquer coisa é só perguntar valeu?[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

e pa sair da camada eh como Q ou tem q clicar no botaozinhu la?

Compartilhar este post

Link para o post

e pa sair da camada eh como Q ou tem q clicar no botaozinhu la?

Negativo, a máscara é fixa, se quiser tirar você pode clicar nela preencher tudo de branco, ou então clicar nela e arrastar a até o botão da lixeira na paleta de camadas.Mas aê, você não precisa tirar, você pode alternar, clicando na máscara você vai tá editando a máscara, clicando no quadradinho da imagem você volta a editar a camada normalmente.Máscara e Imagem, é como se fossem duas camadas em uma sacou? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

mto doido mesmo auhuhauhauhaqndo eu tiver tempo eu testo devolta!

Compartilhar este post

Link para o post

na coluna ou no forum??posta o link aki veio!!

Compartilhar este post

Link para o post

o insider u teu tuto é show ieu fiz ... tava buscando novas formas de fazer e achei este tuto ... mas não consegui acertar meu inglês não é aquelas coisas... e pra ajudar meu photoshop é em portuga...

você que é fera tenta ai vai o link

MAtrix

huauhasuahauhauhauhauhhhahhaha

Compartilhar este post

Link para o post

Putz valeu Graffo! Mas num sô fera naum. Posso ser é meio psicopata homicida, mas nãu chego a ser fera! huahauahau B) Esse tuto que eu coloquei aqui é só uma tradução minha de um tuto que tava em inglês e tinha uma galera aí querendo fazer.Esse tuto aê que você arrumou é muito maneiro cara. Só que grande PKCT!Qualquer hora dessa eu faço ele, aí eu posto o resultado aqui, valeu?![]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Po, fiz, refiz e o meu nao saiu como o do cara la do tuto original, nao sei, mas tenho a impressao que alguma coisa mais ele uso. Outra, esse lance de Tsumi ai, é só no Mac que tem ou coleh?

Compartilhar este post

Link para o post

esse tipo de efeito foi a primeira coisa q aprendi no ps huehuehue fico ate emocionado de lembrar uheuhehue

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.