Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lella

asp e sql server to enroscada.....

Recommended Posts

Oi meninos do forum.

estou com dificuldades em um servicinho que peguei será

que alguem pode me ajudar?

Peguei um trabalho para fazer um sistema de busca para um site

e o cliente quer que nunca retorne a tela em branco tipo:

"nesta cidade nao existe esse serviço"

O PRIMEIRO PROBLEMA:

O Banco de dados deve ser em SQL SERVER.

Nunca vi nem usei.

O SEGUNDO PROBLEMA:

Entao após 3 reuniões ficou acertado que tudo seria feito

com caixas de SELECT onde:

1º a pessoa escolhe o Estado em um SELECT

com a seleção do estado consulto o banco de dados e retorno

todas as cidades deste Estado e jogo dentro de outro SELECT

onde a pessoa devera entao escolher uma das cidades retornadas.

2º a mesma coisa com a Cidade retornando em outro SELECT os

profissionais que atendem nesta cidade.

3º De novo a mesma coisa só que desta vez retornara um novo SELECT

com a especialidade deste profissional apenas se necessário.

EX.: Se a pessoa escolher MÉDICO devera retornar:

a especialidades ENDOCRINOLOGISTA, GENICOLOGISTA, ONCOLOGISTA....

e assim por diante dentro do SELECT.

Mas se a pessoa escolher como profissional ENCANADOR, dai vai direto para

a busca e joga o resultado em paginação.

O problema é que ele quer tudo isso na mesma pagina.

O TERCEIRO PROBLEMA:

Não sei fazer paginação.

Peguei alguns exemplos mas não entendo o raciocinio de como funciona.

Alias o que é o recordset?

Será que deu pra entender gente?

Por favor me ajudem senão estou morta.....ai ..ai

ah é sou meio novata em asp, quer dizer meu conhecimento

é basico se puderem explicar detalhadamente, agradeço.

Prometo dar um beijo em quem me ajudar, mesmo que seja virtual.....rs

Obrigada! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto a fazer tudo na mesma pagina não a problema, para não se embaralhar no codigo você pode fazer includes e separar... os proficionais usam muito isso... mas não entendi pq o banco de dados tem que ser em sql... pra você q esta começando o melhor seria access ou então o oracle ... mas não é complicado não... me de o seu email e lhe manderei um programinha para fazer ligação com banco de dados... t+

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes...

Para não aparecer buscas que retornam nulas tu tem que criar os teus selects somente com as opções que existem no banco...

Faça uma busca no banco para pegar os Estados disponíveis e faça um select só com eles... assim nunca vai ser pesquisado um estado que não tem registros cadastrados...

Eu coloquei em um forum um código a poucos dias que faz automaticamente o preenchimento do segundo select: http://www.protagonista.com.br/imoveis/default.asp mas este código é bastante complexo se tu não tá acostumada... talves tu não iria conseguir mexer nele... então faz assim:

-faz um sql buscando todos os estados e monte o select do Estado...

-quando o cara escolher o estado, de um reload na página e faça outro sql buscar as cidades daquele estado, (agora o cara vai ter o estado selecionado e o select das cidades daquele estado (inicialmente fica selecionado "todas cidades") e já pode ver a lista de profissionais disponíveis naquele estado num terceiro select... )

-se o usuário escolher uma cidade, de outro reload e traga o select dos profissionais populado somente com os que existem naquela cidade, pois a cidade só aparecerá no select anterior se existir algum profissional cadastrado lá... sacou? (pra isso tu tem que fazer os selects com os dados que estão no banco de dados) E faça uma página de busca bem limpa para recarregar rapidamente, se possível em um frame menor ou um iframe...

Quando tu começar a fazer os selects a gente te ajuda aqui... Tu pode fazer o banco no Access e depois importar no SQLServer, poderá haver problemas com campos "nulos" que no access são "vazios" mas é fácil de arrumar...

Ve se conseguiu entender

Lucky

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes...

Para não aparecer buscas que retornam nulas tu tem que criar os teus selects somente com as opções que existem no banco...

Faça uma busca no banco para pegar os Estados disponíveis e faça um select só com eles... assim nunca vai ser pesquisado um estado que não tem registros cadastrados...

Eu coloquei em um forum um código a poucos dias que faz automaticamente o preenchimento do segundo select: http://www.protagonista.com.br/imoveis/default.asp mas este código é bastante complexo se tu não tá acostumada... talves tu não iria conseguir mexer nele... então faz assim:

-faz um sql buscando todos os estados e monte o select do Estado...

-quando o cara escolher o estado, de um reload na página e faça outro sql buscar as cidades daquele estado, (agora o cara vai ter o estado selecionado e o select das cidades daquele estado (inicialmente fica selecionado "todas cidades") e já pode ver a lista de profissionais disponíveis naquele estado num terceiro select... )

-se o usuário escolher uma cidade, de outro reload e traga o select dos profissionais populado somente com os que existem naquela cidade, pois a cidade só aparecerá no select anterior se existir algum profissional cadastrado lá... sacou? (pra isso tu tem que fazer os selects com os dados que estão no banco de dados) E faça uma página de busca bem limpa para recarregar rapidamente, se possível em um frame menor ou um iframe...

Quando tu começar a fazer os selects a gente te ajuda aqui... Tu pode fazer o banco no Access e depois importar no SQLServer, poderá haver problemas com campos "nulos" que no access são "vazios" mas é fácil de arrumar...

Ve se conseguiu entender

Lucky

Desculpe a pergunta imbecil mas como dar o reload na pagina? :D

Alias lendo o que escreveu até parece facil mas passar isso para codigo é que são elas

Gostaria de usar os iframes mas como seria mais ou menos?

B)

Compartilhar este post

Link para o post

quanto a fazer tudo na mesma pagina não a problema, para não se embaralhar no codigo você pode fazer includes e separar... os proficionais usam muito isso... mas não entendi pq o banco de dados tem que ser em sql... pra você q esta começando o melhor seria access ou então o oracle ... mas não é complicado não... me de o seu email e lhe manderei um programinha para fazer ligação com banco de dados... t+

Poderia me explicar melhor como seria possivel fazer com os includes? :D

meu email é:lella24@bol.com.br B)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz um esqueminha parecido com o seu mais eu usei o menu do imaster como referencia iniciei a partir dai,,, tudo ficou como o iniciar do windowsTipo leva o mause sobre um e abre o outro é pratico e fica tudo na mesma pagina, voce pode usar vários niveis... tipo estado -> ...cidade-> ...profissional-> (ao clicar listagem)Tudo vindo do banco de dados.Agora se não conhece sql server vai complicar, vai ter que ralar um pouco. B)

Compartilhar este post

Link para o post

<!--#Include file="funcao.asp"--> serve pra você incluir uma pagina que contenha o que você quiser por exemplo desde uma pagina com css, como ligação de banco de dados =) é muito facil o basico é você ligar uma pagina hehehe =)

Compartilhar este post

Link para o post

Para dar o tal "reload" tu chama a mesma página numa função em JAVASCRIPT quando um select é alterado passando os valores que estão definidos, por exemplo:

<select name="uf" onchange="java script:atualiza()">...

e no script:

function atualiza(){

v_uf=document.form.uf.value;

v_cidade=document.form.cidade.value;

v_profissional=document.form.profissional.value;

window.open("menu.asp?UF="+v_uf+"&CIDADE="+v_cidade+"&PROFISSIONAL="+v_profissional, "_self");

}

quando o cara escolhe o estado vai chamar:

menu.asp?UF=RS&CIDADE=qualquer&PROFISSIONAL=selecione

daí tu busca nos recordsets somente as cidades e os profissionais deste estado...

Assim a mesma pagina recarrega e pode refazer os recordsets baseados nas escolhas feitas...

Faca um frame pequeno com este menu.asp para que ele possa ser recarregado rapidamente e mostre os resultados finais da busca em outro frame...

Compartilhar este post

Link para o post

nossssa que zona..rs..rs..rs.r.s posso ajudar !?

Mas é claro que pode Silas. ;)

Gostaria muito de ver o que você tem para postar aqui para me ajudar,

creio que seja boas ideias e muito claras já que comentou

"nossssa que zona ..rs.................rs"

Compartilhar este post

Link para o post

Para dar o tal "reload" tu chama a mesma página numa função em JAVASCRIPT quando um select é alterado passando os valores que estão definidos, por exemplo:

<select name="uf" onchange="java script:atualiza()">...

e no script:

function atualiza(){

v_uf=document.form.uf.value;

v_cidade=document.form.cidade.value;

v_profissional=document.form.profissional.value;

window.open("menu.asp?UF="+v_uf+"&CIDADE="+v_cidade+"&PROFISSIONAL="+v_profissional, "_self");

}

quando o cara escolhe o estado vai chamar:

menu.asp?UF=RS&CIDADE=qualquer&PROFISSIONAL=selecione

daí tu busca nos recordsets somente as cidades e os profissionais deste estado...

Assim a mesma pagina recarrega e pode refazer os recordsets baseados nas escolhas feitas...

Faca um frame pequeno com este menu.asp para que ele possa ser recarregado rapidamente e mostre os resultados finais da busca em outro frame...

Poderia ser um iframe ao invés do frame? ;)

porque o site esta em tabela, e o dono não quer que mude nada.

apenas acrescente essa busca e jogue o resultado em paginação na tabela central.

Compartilhar este post

Link para o post

Iframe seria ótimo... a página com o código dos menus ficaria minuscula e carregaria rapidamente e o usuário não se perderia pois a página fica parada...Manda ver... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.