Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Retondar

Fora Tableless!

Recommended Posts

Hey, guys!

 

Recentemente li um artigo no blog do Maujor:

Artigo:

Tableless é extremamente nocivo e presta um enorme desserviço aos Padrões Web.

Tableless dissemina um conceito totalmente equivocado sobre as tecnologias do W3C e no meu entender deveria ser banido definitivamente.

 

Escrevo esta matéria com dois propósitos básicos:

 

1. Conclamar todos meus leitores que desenvolvem Blogs a escrever algo contra Tableless

2. Alertar os desenvolvedores iniciantes (e até mesmo alguns não iniciantes) para os perigos de Tableless

A motivação para escrever esta matéria veio de um post colocado na seção Web Standards de um fórum para desenvolvedores. Lá, possivelmente um iniciante nos estudos dos padrões Web, perguntava como inserir dinamicamente o resultado de uma consulta a Banco de Dados em uma grade composta de n linhas por m colunas de DIVs.

 

Obteve como primeira resposta a sugestão de usar uma tabela desde que supostamente os dados a apresentar se enquadravam na categoria "dados tabulares" (como são os dados contidos em tabelas de índices financeiros, horários de meios de transporte, datas de jogos de campeonatos de futebol, preços em geral e similares).

 

Várias outras respostas e sugestões surgiram e lá pelas tantas o iniciante que postou a dúvida, talvez indignado com a insistência de outros participantes em convencê-lo a usar a usar uma bela e apropriada tabela argumentou que não queria a solução, pois (sic) "E este forum tbm nao fala sobre tableless?".

 

Humm! ele deve ter raciocinado assim: este fórum é sobre tableless, logo vou buscar uma solução tableless (sem tabelas).

Perfeito o raciocínio! Mas, baseado em uma premissa errada.

 

Tableless significa realmente sem tabelas, contudo Padrões Web não é e nem nunca foi desenvolver sites sem usar tabelas. Associar o nome Tableless aos Padrões Web é um erro altamente nocivo ao aprendizado. Tabelas são perfeitamente legais em marcações seguindo as recomendações do W3C, pois o elemento TABLE tem o valor semântico de "apresentar dados tabulares" e não deve nunca ser substituido por DIV, um elemento sem valor semântico, quando se trata de apresentar dados.

Não gostei da forma na qual se expressou no primeiro e segundo parágrafos. Não sei se eu aprendi errado, ou se ele levou a tradução do termo tableless de forma muito literal, ao-pé-da-letra.

 

Aprendi que tableless é apenas um termo simbólico denominado a não estruturação de sites em tabelas. Fiquei intrigado com isso e resolvi pesquisar sobre. Com uma simples frase digitada no Google, achei o tópico mencionado no artigo dele, e quando vejo a resposta dele, me esclarece tudo!

 

Coloquem a opinião de vocês referente ao termo Tableless. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Ahh, para quem quiser ver o tópico, está aqui o link http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/index.php...st&p=979396

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente acompanhei esse topico, e ja tinha lido esse post do blog do Maujor.

 

Mas sera que eu nao sei nada de ingles ou ninguem soube traduzir corretamente Tableless ate hoje ??

 

Me diga, ONDE ? ONDE? surgiu o "SEM" ??

 

less ate onde eu sei de ingles eh menos !!

No meu entender, e de quem 'criou' esse termo, tableless = menos tabelas.

 

E nao, nunca, "sem tabelas". O post do Maujor se justifica com todas as palavras, e os exageros dos primeiros paragrafos, pois assim chama mais atenção à questão que ele queria abordar. É sim, muito nocivo, que mal entendam o termo e os conceitos, e apliquem de forma errada, como foi o caso desse tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, apesar de não viver de web, comecei a criar páginas sem graça em 1995. E o que mais se via era layout feito com tabelas, com aqueles milhoes de x.gif, spacer.gif e outros p/ dar o espaçamento correto entre os elementos. A primeira vez que li sobre tableless foi uma frase curta e simples: não se faz layout de site com tabela.

 

Você mesmo disse num tópico meu que o tal display:table-cell nas divs não funciona no IE. A única solução que eu vejo, por enquanto, são tabelas (a não ser que eu arranje um modo de usar o float). Isso tudo porque eu não quero enfiar montes e montes de hacks nas páginas.

 

Lendo o post do Maujor, provavelmente o que ajuda a matar mais é o desconhecimento de semântica, afinal, de um jeito ou de outro, todo mundo está um pouco viciado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Bruno, mas é por isso que coloquei esse tópico. Para esclarecer as diferenças entre "SEM TABELAS" e "MENOS TABELAS".

 

Imagine fazer uma tabelas do Campeonato Brasileiro em DIVs utilizando juntamente com floats. Ficaria no mínimo nada semântico.

 

Acho que o pessoal associa muito o termo tableless à topless, que popularmente é conhecido como "sem a parte de cima". Eles acabam achando que os padrões web não aceita a tag <table> e suas respectivas subordinadas, como foi o caso do usuário desse tópico, em que o Maujor respondeu.

 

Já vi gente me apresentando site, pelo MSN <_< , onde ele colocou umas 150 linhas de classes para fazer uma tabela com DIVs.

 

Também há aqueles que me respondem "Faço sites em tabelas pois funciona perfeitamente no Internet Explorer, cujo qual é o browser mais usado!".

 

Minha opinião sobre o tópico: O termo Tableless está sim correto, a não ser quando o usuário leva seu sentido de forma muito literal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendo LESS por Menos o.O

E mesmo que LESS seja SEM, acredito que a essa altura do campeonato nada mais pode ser feito =/

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Também há aqueles que me respondem "Faço sites em tabelas pois funciona perfeitamente no Internet Explorer, cujo qual é o browser mais usado!".

 

Lá no fórum de C isso equivale a "Uso conio.h porque funciona no Windows, que é mais usado".

 

Outra palavra que contribui p/ a confusão: wireless.

 

No mais, só explicando o significado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aeee pessoal, quanto tempo que não apareço aqui na WS. ^^

 

Pooo vi essa postagem do Maujor, reconheço a importância que ele tem e tudo mais, mas acredito que ele se preciptou nessa postagem.

 

Assim como disseram o termo Tableless é menos tabelas e não sem.

 

O problema pra mim não está no termo, ele já diz com objetividade o que quer dizer, seja comercial ou não isso ja fica bem claro, o problema é a forma com que isso é explicado pra quem ta iniciando.

 

Quantas vezes já não vi um cara perguntar. "O que é tableless?"

 

E um infeliz respondendo, "É você criar um site sem tabelas".

 

Isso foi falado pra mim também, porém eu tive tempo de descobrir que tabelas poderiam ser usadas antes de sair me matando com divs e css pra simular uma tabela.

 

Então o problema não é nem o termo, não adianta nem lutar contra isso, o termo já deixa bem claro o que é tableless, a pessoa pode não seber ler ingles, mas só botar as duas palavras separadas no tradutor do google que já aparece.

 

E sim que o explica para iniciantes.

 

O Maujor é um dos grandes formadores de opinião neste assunto, sendo assim acho que ele teria que tomar mais cuidado antes de postar essas coisas.

 

Termo Tableless é comercial... ééé...

 

Mas o que interessa é que por mais que confunda os iniciantes no começo é um comercial que funciona, tanto que está aumentando e muito o número de sites que são montados com uso de CSS.

 

O Maujor continua tendo todo o meu respeito, mas ele querer "matar o tableless"... isso não tem o menor sentido.

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Nícolas, quanto tempo tu não aparece por aqui. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

Então, cara, tua opinião é bem próxima da minha.

 

É um termo comercial... éééé... mas para mim não faz muita diferença utilizar. Apenas o uso para explicar para os iniciantes. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

Vamos ver se aparecem mais opiniões sobre aqui.

 

Abraços e participa mais aí quando puder. :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse SEM nas traduções para LESS quando acoplado a outra palavra se deve principal, mas não exclsuivamente, aos meios de comunicações e, direta ou indiretamente, às traduções que empresas de dublagem fazem destes termos.

 

Já vi desde filmes, como Senseless, até Episódios de Desenhos Animados (Faceless - O Mago)

 

Não é um erro e muito menos um equívoco, apenas um entendimento diferente do sentido literal. Bons sites de tutoriais, nacionais ou internacionais pregam que as tabelas AINDA devem ser usadas para exibir dados tabulares (como DataGrids).

 

O problema é que os novatos do WebStandards acham ser possível, e o que pior, certo, abolir a tag <table> e suas companheiras.

 

Na minha opinião, é que deve ser feita uma re-reeducação nos usuários do conceito para que os padrões não venham a novamente? se perder ou pior, que seja retransmitidos de pessoas que aprenderam errado àqueles que ainda estão engatinhando no assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que as tabelas nunca devem ser excluídas do nosso mundo, pois elas nos ajudam e muito, lógico que para o seu objetivo principal, os dados tabulares.

 

Olhe essa página http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://thiagotestes.site90.com/acao/trabalhos.html.

 

Imagine fazer a tabela - está no fim da página - com <div> mais trocentos floats e class. Meio difícil, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha opiniao é a seguinte tableless como referiram ae acima significa menos tabela o que significa tb que elas sao necessarias so que "menos".

 

usar divs em vez de tabelas é utili pk ocupa menos codigo é mais facil de identificar para quando se usam estilos css e podem-se moviemntar na pagina da forma quer quiseremos (claro que a tabela tb dá).

 

mas usar tb divs em excesso a chamada divmania tb pode ser prejudicial assim como o excessivo uso de tabeas a tablemania pode afectar.

 

 

independentemente disso, devem-se usar tanto divs, tabelas, listas de forma bem estruturada de forma a dar a uma pagina web para além de um design limpo, um codigo limpo, o que muitos desenvolvedores fazem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu deus, eles acabaram fazendo uma bagunça realmente.

Bom, não importa o significado literal da palavra, mas sim o que a expressão quer dizer no meio web.

 

Quando foi que começaram a falar que usar tabless significaria extinguir por completo as tabelas? Realmente acho que estrtura de layout não devem ser feitas em tabelas, mas há coisas no conteúdo que deverão ser colocadas em tabelas.

 

Creio que o tabless veio para ajudar. Então, se for para fazer um código que deixará a página mais pesada e mais "suja" pare e olhe o que está fazendo. Veja se aquele conteúdo que está colocando não faz parte de uma tabela.

 

Logo, não podemos abolir nem o tabless nem as tabelas, é uma questão de ser inteligente e saber mesclar ambos. Acho que houve um terrível equívoco por ambas as partes (aqueles que são fissurados pelo tabless e os tradicionais que usam tabelas).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saudações galera... Ihh... oh o kara aih... agora eh Modera???

 

Questão muuuutíssimo bem levantada Thiago...

 

Eu mesmo admito que já fui um "tabelero", depois aderi a divmania... Nem sempre a gente aprende do jeito certo =/...

 

Hoje aprendi a equilibrar os dois lados...

 

É meio claro que ninguém nasce sabendo, mas uma coisa é falta de conhecimento e outra bem diferente é preguiça em obtê-lo...

 

Nunca tive problemas com isso, sempre corri atrás do que precisei e continuo aprendendo até hoje, afinal a gente nunca sabe o suficiente...

 

O termo TABLELESS causa um pouco de estranheza mesmo...

 

Em algumas palavras do inglês ela pode significar "menos" ou "falta de"... órfão é "fatherless" (sem pai)...

 

O termo TABLELESS é o primeiro caso... Não é pra abolir o uso de tabelas...

 

TABELAS SÃO PARA DADOS TABULARES [fato].

 

Ficar lá se matando com floats e clears em divs pra simular uma tabela que é o fim da picada (eu jah fiz isso :s).

 

O seu link aí de cima é um ótimo exemplo do uso de tabelas com a semântica correta... Só uma pequena observação: faltou o atributo "summary" (resumo do conteúdo da tabela), que deve estar gerando um warning no validador do W3C...

 

Como aquele antigo dizer: "Dai a César o que é de César", use tabelas para o seu fim específico... Tabelas estruturando sites é errado, Divs simulando tabelas é tão ou mais errado ainda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com @webmind: e alguns outros posts no mesmo estilo. Sou iniciante mas sei o que significa tableless e sei quando usar tabelas quando necessário.

 

Agora, tem uma questão nesse artigo do Maujor me levantou um ponto polemico aqui: Pelo que percebi até agora o site do maujor e do tableless são duas grandes referencias deste assunto no Brasil. O termo tableless surgiu atrvés do tableless.com com o Diego Eis e com o Elcio. Aqui tem um video que mostra o começo desse termo: Video. Penso que nesse artigo o maujor pode ter criticado o termo tableless por existir uma certa "concorrencia" até mesmo inconciente entre o site do tableless e do maujor. Tenho certeza que muitos aqui vão discordar plenamente disso mas o fato é que ao meu ver o maujor não gosta desse termo nem da forma que ele se popularizou no Brasil apesar do pessoal do tableless.com fazer do jeito correto. Para mim a aplicação do termo tabeless é totalmente válida a ser relacionada com padrões web desde que as pessoas realmente saibam o que ele significa (não utilizar tabelas para a estruturação do layout).

 

Gosto muito do site do maujor e de seus artigos assim como os do tableless mas não gostei da forma que ele expos esse assunto dando ao entender que o termo tableless causa confusão tentando atingir o termo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, muito bom este tópico. Eu tinha pra mim que tableless era realmente a extinção da tag <table>.

 

Aproveitando então, já foi dito que deve sim usar tabelas pra dados tabulares, mas como formatar?

 

<table width="400" height="100">
ou

<table style="width:400;height:100;">
?

 

Me surgiu a dúvida quando foi dito que a tag <table> e outras relacionadas não foram abolidas, mas e formatação, como ficou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta certo, eu desenvolvo site com divs e tabelas acho de extrema impotância o uso de tabelas.

 

Más pera ae, culpa foi do Eric e do otro ae, assassinar o inglês não neh galera?

 

Se os caras colocaram, "Tableless" e o povo Brasileiro "Adotou" esse termo "Publicitário" efetuando uma lavagem cerebral, o inglês não é o culpado, se o nome fosse Table less, seria "Menos Tabela", más os caras colocaram junto, "Tableless" isso é uma palavra com um sentido, ou seja, Sem Tabelas. Não tem essa de tradução ao pé da letra.

 

Entendem meu ponto de vista? Isso foi culpa de quem criou o termo, e pior ainda quem o adotou, agora, deixem o inglês fora da ignorância brasileira por favor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É quase a mesmacoisa que o termo AJAX.Assynchronous JavaScript and XML

 

Quem falou que só pode ser XML? Até mesmo na "época" que foi lançado o termo, sem frameworks, era possível manipular XML ou textoplano.

 

Agora podemos manipular XML, texto plano, JSON, HTML...

 

É um modismo. Tradução é tradução. Adaptação é adaptação.Ésó raciocinar antes de julgar, adotar ou piorcompreender errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Correto, eu não considero o termo "Tableless" correto, temos que deixar bem claro, que Tableless, é um nome publicitário, adotado da forma FOLK.

 

"Açúcar, tempero, tudo que há de bom e elemento X!!!, esse foi o ingrediente perfeito"

 

"Tabela, CSS, criatividade, e tudo que há de bom!!!" esse tambem é um ingrediente perfeito, é só saber a medida e hora correta de cada um. ;D

 

e o inglês não é o culpado, XD

 

Grande abraço a todos, fiquem com Deus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que complica é a ignorância do Brasileiro, de quem lê, e de quem escreve.

 

Se for ver no Wikipedia por exemplo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tableless

Tableless é uma forma de desenvolvimento de sites que não utiliza tabelas para disposição de conteúdo na página

Tá quem sabe que as tabelas não foram abandonadas entederam claramente o termo disposição de conteúdo, mas e quem não entende???

 

Afinal a tabela também é utilizada para disposição de conteúdo, a tabela do campeonato brasileiro tem uma disposição de conteudo que exibe os colocados, jogos ganhos, perdidos, empates saldo de gols e etc.

 

Então para quem não entende, estes dados também estão inclusos no termo disposição de conteúdo.

 

Vixe, isso vai longe... Tem gente que escreve e não sabe o que está escrevendo, e gente que lê e não entende o que está lendo.

 

Eu sei que o que o Maujor falou foi em relação a "matar o termo", sei que ele ainda defende o uso de criar sites nos Padrões Web.

 

Padrões Web é diferente de Semântica que é diferente de Tableless.

 

Tem muita gente que acha que tudo isso é a mesma coisa, mas não é.

 

Você pode criar um site em Tableless, fora dos Padrões WEB e Semânticamente incorreto.

 

Ou até mesmo criar um site fora dos Padrões WEB mais Semânticamente correto.

 

Tableless = É só uma técnica usada para criar sites utilizando CSS e Div's para sua estrutura e não tabelas.

Semântica = Utilizar as tag's de forma correta, para o propósito que foram criadas

Padrões WEB = Um conceito que visa padronizar toda a codificação para uma melhor organização e integração de toda a WEB. (Que envolve também o DOM, CSS, WAI, MWI, XML, que se extende ao RSS entre outros)

 

Então os 3 não são a mesma coisa.

 

Concordo que um outro termo pudesse criar menos confusão, como Layout CSS não fariam as pessoas excluirem as tabelas, mas será que se fosse utilizado outro termo a "evangelização" dos Padrões WEB seriam tão bem propagada? Pois eu particularmente só vi as pessoas se mobilizando para "uma internet melhor" quando descobriram o Tableless. E no início não foi nem por uma internet melhor, foi apenas para seu próprio benefício.

 

Aos poucos essas pessoas foram descobrindo as semânticas e os padrões e aprendendo a ver o quão vantajoso é utiliza-los.

 

Pra mim o termo ainda deveria ficar, por mais que possa causar alguma confusão, uma hora ou outra as pessoas sempre aprendem como devem realmente fazer, nada como a experiencia. Ele (o termo) ainda trás muitas pessoas para os padrões, falar que esse termo é um erro e difundir que isso não funciona para trazer um novo termo pode trazer riscos, afinal, iniciantes podem ver matérias como essa e entender que tableless foi um grande erro na comunidade web e voltar as tabelas quando mal conheceu o que é realmente fazer um site com os padrões.

 

Por isso sou a favor do termo tableless continuar, apesar do falso conceito criado pelo nome.

 

=)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.