Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alack

Valor Padrão Dinâmico

Recommended Posts

Pessoal, é o seguinte...

Eu tenho a tabela 'lancamento_contratos' e nela eu tenho, dentre outros, os campos 'porcentagem' (numérico), 'valor_base' (moeda) e 'comissao_gerada' (moeda).

Eu quero colocar no campo 'comissao_gerada' um valor padrão variável de acordo com os valores dos outros campos. O valor do campo 'comissao_gerada' é igual ao valor do campo 'valor_base' multiplicado pelo valor do campo 'porcentagem' dividido por 100.

=([valor_base]*([porcentagem]/100))

Usando esta fórmula para o valor padrão do campo 'comissao_gerada' o Access me informou a seguinte mensagem ao tentar salvar as alterações:

O mecanismo de banco de dados não reconhece o campo 'valor_base' em uma expressão de validação ou valor padrão na tabela 'lancamento_contratos'.

Também já tentei usar a fórmula sem o '=', dividindo antes pra depois dividir, utilizando primeiro o campo 'porcentagem', mas a mensagem é a mesma. Só muda o campo acusado. Sempre o primeiro na fórmula.

Gostaria que respondessem tão logo possível.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui desvendar o mistério.Esse tipo de lógica usa regra de validação a nível de campo... dentro de sua p´ropria tabela. Para conseguir este efeito a regra precisa ser feita apartir de uma regra de validação a nível de tabela, o que não é possível fazer em tabelas. Tive que fazer uma nova consulta substituindo o campo 'comissao_gerada' por um alias 'comissao_gerada' com o valor calculado apartir dos valores de outros campos. Fiz em SQL mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.